Rússia lançou satélite militar do cosmódromo de Plesetsk
A guerra entre a Rússia e a Ucrânia não tem fim à vista. Diz-se que a Rússia tem vindo a perder poderio, mas o país de Putin tem surpreendido com alguns ataques. A par da guerra, a Rússia tem também vindo a lançar satélites militares.
Esta semana a Força Aeroespacial Russa lançou, um foguete Soyuz-2.1b com um satélite militar a bordo a partir do cosmódromo de Plesetsk, no noroeste do país, segundo anunciou o Ministério da Defesa da Rússia.
Nos últimos meses, a Rússia, que invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro, tem lançado vários satélites militares. Em agosto, a Rússia colocou em órbita um satélite de observação iraniano, que fontes militares ocidentais disseram poder ser utilizado pelo Kremlin para apoiar a invasão da Ucrânia.
Em outubro, o Kremlin colocou em órbita três satélites militares, um no dia 15 e os outros dois no 22, lançados, respetivamente, com foguetes cargueiros Angará e Soyuz-2.1b, além de um satélite de navegação Glonass-K, também controlado pelo Ministério da Defesa.
Rússia lançou foguete Soyuz-2.1b
Às 18.17 horas, horário de Moscovo (15.17 horas, em Lisboa), do Cosmódromo Estatal do Ministério da Defesa da Rússia (cosmódromo de Plesetsk) na região de Arkhangelsk, unidades da Força Aeroespacial Russa lançaram um foguete transportador de classe média Soyuz-2.1b com um satélite militar a bordo. A confirmação foi feita pela agência de notícias russa independente Interfax.
Contas feitas, este é o quinto satélite militar enviado pelo Kremlin em menos de dois meses.
Em outubro de 2005, a Rússia já havia lançado o primeiro satélite iraniano, Sina-1, da base de Plesetsk, no noroeste da Rússia.
Os Estados Unidos têm acusado o programa espacial iraniano de se destinar a fins mais militares do que comerciais, enquanto Teerão garante que as suas atividades aeroespaciais são pacíficas e respeitam as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Lusa
Eu só acho piada, é que anda ai uma data de propaganda a dizer que os Russos andam a tirar chips das maquinas de lavar, para colocar em tanques de Guerra e outros artigos…e depois vê-se a Rússia, a lançar mais carros/autocarros/aviões/foguetões…etc.. do que nunca.
Já teem um carro a hidrogénio e salvo erro 2 a bateria, e teem também a maior frota de Autocarros Elétricos da Europa, e todos nós sabemos que estes equipamentos requerem muitos chips, e outra eletrónica..ah e preparam-.se para produzir em massa o cpu Elbrus 16S, este sim, é um projecto parado para já devido as sanções ou ou só vai ser produzido em massa quando a Rússia produzir maquinas litográficas de 28nm e menos, ou algum País vai produzir estes chips…pode ser China(Mainland/Taiwan) ou Coreia do Sul.
Mas de qualquer forma…já li um artigo onde o estado Russo está a montar um datacenter gigantesco, onde os servidores que vão para lá são Elbrus 16S..de onde eles veem é que não sei..
Sobre este artigo em Particular… a Rússia está a lançar um projecto, semelhante ao Starlink do Elon Musk..eu acho que a Rússia percebeu que este tipo de projecto pode ser utilizado tanto para uso civil como militar, e já há uns 4 satélites a formar o principio da constelação no espaço…este satélite pode estar relacionado..ou pode ser mais um Satélite de observação terrestre, para uso militar.
Sim, a Rússia lançou no mês passado em órbita o Skif-D, que é o primeiro satélite projetado para fornecer internet de banda larga. Segundo referiram, trata-se um análogo estatal da rede de satélites StarLink, desenvolvida pela SpaceX, e do projeto desenvolvido pela britânica OneWeb.