Mais potência no motor elétrico do Mercedes? Só tem de subscrever esse serviço
Com os carros elétricos a conquistar o mercado, as marcas estão a mudar o seu modelo de negócio e a criar novas oportunidades. Da mesma forma que estes têm agora atualizações periódicas, há também um novo leque de serviços e extras que podem ser comprados ou simplesmente subscritos.
A Mercedes é a mais recente a entrar neste mercado de extras e subscrições, com uma novidade. Está a dar aos condutores a possibilidade de subscreverem um serviço para dar mais potência ao motor do seu carro elétrico.
A criação de modelos de subscrição de extras para os carros elétricos não é nova. É já praticada em várias marcas, mas sempre focada em dar aos utilizadores funcionalidades associadas a sistemas de entretenimento ou elementos de conforto adicional.
Agora, a Mercedes resolveu mudar o paradigma e bloquear parte da potência do motor elétrico dos seus carros. Para remover esta limitação, e conseguir um pouco mais potência, os condutores têm de subscrever um extra que, neste caso, custa 1200 dólares anuais.
Ao pagar este extra anual, a Mercedes promete um ganho de potência e aceleração nos seus carros elétricos. Isso vai refletir-se no aumento da velocidade máxima e na redução de 1 segundo a atingir os 100 km/h. A marca descreve estas melhorias da seguinte forma:
- Libertar o desempenho aprimorado para o carro
- Melhoria notável na aceleração de 0,8 a 1,0 segundos (0-100km/h)
- Ajuste da curva característica do motor, torque e potência máxima
- Maior aceleração disponível independentemente do programa de condução DYNAMIC SELECT
Os valores destes ganhos e melhoria dependem naturalmente do motor elétrico e do modelo em que estão aplicados. A marca tem uma tabela com toda a informação no site onde o extra pode ser comprado.
O mais curioso e que pode chocar os condutores, é que este upgrade não implique nenhuma intervenção física no carro da Mercedes. Naturalmente, que o mesmo acontece nas restantes marcas como a BMW e os seus bancos aquecidos, ou com a Tesla e o seu AutoPilot ou outros extras.
Esta é uma nova realidade e que muda por completo o modelo a que estamos habituados para os carros. Tudo passará no futuro por uma subscrição e uma mensalidade, que pode ser aumentada ou reduzida de acordo com a vontade do condutor.
Este artigo tem mais de um ano
Ui… O rumo que isto está a tomar…
Vou é manter o meu Corsa a gasoil.
Com um Corsa a gasoil não estou a ver que um Mercedes elétrico seja um problema … quanto muito um sonho remoto 😀
Para quem tem um corsa de 2002, estes Mercedes só mesmo em sonhos….
Ou seja, a malta compra o carro, mas não pode usar em pleno tudo o que comprou até que pague uma renda à construtora. Tá certo…
não, tá errado!
Isso já é acontece com os carros de combustão. Por isso há as repros.
as repros não são subscrições anuais… podem extrair mais potencia de um carro, mas também podem aumentar o desgaste de componentes, aumentar emissões, etc.
Ramsomware tornado legitimo. Queres usar o hardware que compraste, paga não uma, não duas, não três mas uma vez por mês ou por ano, como preferires…Fantástico Mike…
Mas em boa verdade só compra estes produtos quem quer…
Até entendia que tivesses que pagar para desbloquear. Isto torna os carros mais baratos porque eles metem o mesmo hardware em todos e fazem tiers para conseguir vender mais barato porque baixa os custos. Agora subscrição? 0 sentido!
Spotify dos carros!
Uma subscrição para pobres, carregada de pub e outra premium para endinheirados.
No dia em que não pagares o carro não funciona.
Não comprou tudo , por isso tem de pagar a renda …
Conclusão, o carro já vem com o Hardware e pagamos, por isso. Depois ainda pagamos, por uma alteração de parâmetros, na Centralina. Grande negócio.
Não é que o fazem em algumas oficinas ?
Sim e não…. nas oficinas onde fazes uma repro, não ficas a pagar uma anuidade.
Pagas isso mesmo… a repro. Uma só vez.
é quase a mesma coisa, de vez em quando vai lá na mesma.
Mas neste caso vou estar a pagar por hardware, que poderei nunca necessitar. Na minha óptica para além de ser um desperdicio de recursos, é uma forma de obrigar o consumidor a pagar mais, por aquilo que, não necessita.
Fabricar um motor eléctrico de 200 kw é igual a um motor de 400 kw, saia mais caro produzirem motores diferentes.
Lá está, comprem um carro, e depois cheguem à conclusão que o mesmo não é vosso. É da marca, que só vos deixará o usar se assim quiser.
Se isto é tudo feito a partir de software, iremos ver nos próximos anos uma oferta de “serviços” no mercado paralelo. Vai ser uma espécie de pirataria, mas em vez de ser de filmes e séries, vai ser de alterações no software dos carros.
pois mas no software se der m$$”a pouco te afecta ja no carro é muito perigoso meter merdas compradas nas esquinas. Espero bem que nao forcem o pessoal a ir por esses caminho. Podemos estar a meter muita gente em perigo.
Para acelerar vai vale um carro a gasolina ou diesel, acelerar num carro electrico so vai limpar a autonomia e passar mais tempo agarrado as fichas
Porque a aceleração também não gasta mais num carro térmico… enfim.
Sim, o tempo que gastas a carregar o carro comparado com o abastecer um termico até é igual e tudo
Gasta tempo a carregar um carro eléctrico ?
Não me diga que fica lá a segurar a ficha ? 😀 😀
em 2-3 minutos tenho autonomia para 1100km
Eu para gastar esse tempo em cargas devo demorar uns 3 a 4 meses.
Sim, mas enche o depósito em 2 ou 3 minutos.
Ridículo isso, ter que pagar por algo que já está no carro instalado. A bmw também está cobrando subcsrição para liberar os aquecedores dos bancos. Essa nova moda está ficando comum. Absurdo.
Depois vão se queixar que os chineses apanham o mercado todo!! Os chineses vão oferecer tudo por uma fração do preço de compra e sem estes truques. Se continuarem por esta via, será o fim das construtoras tradicionais.
Até terem o mercado todo nas mãos, depois fazem o mesmo que estes ou pior
O DLC chegou à industria automóvel *facepalm*
tranquilo, continuarei a usar petroil por muitos anos (não sou rico e isso é carro de rico). Não me afeta
Não afeta? O problema não têm nada a ver com o sistema de propulsão. Aliás a BMW estava a fazer serviços de subscrição para o aquecimento dos bancos…
expliquei-me mal. Continuarei a usar o meu corsa B de 2001
Para quem tem um corsa de 2002, estes Mercedes só mesmo em sonhos….
ninguem é obrigado a comprar mercedes nem a subscrever os serviços.
isto tem bom remédio, é castigar as marcas não comprando os produtos deles…
+1
Até os demais fazerem o mesmo, como a Apple com os carregadores.
Tá boa! E não se pode abrir o capom do carro, tanto Mercedes como BMW elétricos…
Vais fazer as revisoes ao carro?
Pode, é puxar a alavanca e abrir.
Não tem é nada para ver ou fazer…
capô ou capot
Venha de lá os softwares piratas para desbloquear estas coisas…
Mais a sério, acho que isto começa a ser completamente ridículo.
Penso que deveria existir alguma regulamentação para este tipo de situações.
Mas que palhaçada é esta? Só espero que haja alguém que proíba este tipo de roubo as pessoas. Está bem que só compra quem quer, mas se isto virar moda para as outras marcas teremos um grande problema.
Não ah dúvidas que as restantes marcas vão seguir o mesmo caminho, é uma questão de tempo.
Há uns anos fui comprar uma TV LCD e vi duas LG iguais e mas os preços tinham uma diferença a volta dos 120€. Além do preço, a mais barata como característica especial era a visualização de fotos e reprodução de musica .mp3 e a mais cara acrescentava bluetooth e podia reproduzir filmes em .avi e outros formatos.
Comprei a mais barata e mais tarde descobri que podia desbloquear a tv e usufruir mais. Agora reproduz os filmes. Só não tem bluetooth, mas tb nem interessa pois apenas servia para o comando.
Isto para dizer que quem for comprar um carro, paga por todo o equipamento e será barrado ou limitado a usar. de certeza haverá desbloqueios destes equipamento, pois quem irá pagar todos os anos serviços? é que é subscrições para tudo e qualquer coisa. Agora vamos para os carros, pois as marcas perceberam que os elétricos não tem tanta manutenção, logo toca a sacar de outra forma. Mas acho que o tiro será fatal para as marcas.
Quero apenas pagar o que pedi e tenho direito e não o que estou privado em usar.
A tendência é de não possuirmos nada físico e sim subscrições e arrendamentos.
Nao percebo a indignacao. Desde que tudo seja claro no momento da compra, nao ha problema. So compra quem quer.
Mas alguém no seu perfeito juízo vai comprar um carro de 50k ou mais, e depois vai à oficina da esquina a pedir para que lhe mudem a centralina com um sofware manhoso?
O pessoal faz repos em carros de 100k…
Qual é o espanto, há pessoal com Ferraris a atestar nas bombas dos supermercados
Ter Ferrari nao quer dizer que tem Mordomo para ir as compras no Supermercado e o posto de combustível esta ali a mao. lol
Como a eletrificação do mercado automóvel levará a uma quebra nas vendas de peças e serviços conexos, as marcas começam já a usar a estratégia que já é usada pelas empresas que desenvolvem software: ao invés das licenças perpetuas, a subscrição mensal/anual será o caminho que todas as marcas seguirão. Ou seja, num futuro próximo, ter um carro elétrico (e poder usá-lo) será um sorvedouro de dinheiro para o “utilizador”.
Mas quando isso acontecer, nem os carregamentos, nem nada, poderá ter custos. Apenas pagaremos pelos quilómetros que fazemos, com o carro.
Será ? então ? é o seu desejo ?
Vou ficar chateado quando comprar um carro e poder abrir as janelas. Depois ter de pagar uma subscrição para poder fecha-las. Outra aplicação, mas o mesmo princípio. Já não rende pagares actualizações ou novas funcionalidades. Agoras pagas para usar o que já compraste.
…e mais, prometo se voltar ao poder privatizarei todas as estradas.
As estradas já são privadas. Só podes andar nelas se pagares seguro, e mais umas quantas taxas ao estado.
então quer dizer que são do estado, só algumas são privadas e paga portagem por isso.
Esse regime é light e para o bem comum, eu defendo privatizar à seria para sair mais caro ao povo e criar novos ricos! quem pode, pode!
Uma autêntica burla! Pagar pelo bem para o ter sob resgate das marcas! Se compro algo, é meu! Estas medidas violam os Direitos de propriedade dos compradores e donos do bem! Desde o início deste século que certas marcas de informática e da indústria de jogos, foram paulatinamente habituando os proprietários a convencerem-se que não são donos de nada! Basta ler as letras pequenas nos contratos. O mais incrível é os Estados, todos sem excepção, permitirem esta bandalheira, perdoem-me a expressão. Não admira nada, no caso português, somos donos de um determinado bem, e o Estado, arroga-se no direito de todos anos nos cobrar importo sobre esse bem via IMI! Qualquer dia pagarmos algo para respirar, porque para tudo o resto já pagamos. O que diriam primos meus agora quando há uns 40 anos descobriram que haviam bares que cobravam por um copo de água para tomar uma aspirina, um bem grátis onde moravam, o qual só era pago em casos de águas especiais ou de outras regiões. Hoje, paga-se tudo, até o que antes era universalmente gratuito.
Concordo e todas as outras marcas deviam desde já fazer o mesmo. Mais, por $1200 anuais os carros deviam chegar ao cliente bloqueados a 120km/h de velocidade máxima e 12 segundos 0-100 que já chegam muito bem e assim quem pagasse a anuidade sentir-se-ia melhor. Rejubilem enquanto não tiverem que pagar anuidade para que ele ande, além do ICA. Ou, e dado que já vimos vários presidentes elogiando a China como bom modelo a seguir, quando virem o regime de pontuação social implementado e mijarem fora do penico (fizerem o que seja que o sistema não gosta), o carro nem abre e o sistema hifi diz a cantar: “hoje vais a pé lá lá lá”. E com as casas inteligentes será ainda melhor.
adianta muito, só vai expandir o mercado das modificações
Não é bem assim, se a marca quiser impedir que modificações clandestinas sejam feitas tem várias formas de o fazer, além que é mais fácil controlar equipamentos que requeiram conectividade constante ou periódica para que funcionem.
O caso de reprogramar centralinas é diferente e as marcas até agradecem que o façam clandestinamente porque o motor em vez de fazer X kms só vai fazer 1/3, 1/4 ou ainda menos desses X kms que foi projectado fazer sem problemas e mais depressa compram outro carro.
Então porque não deixam fazer o mesmo nestes, mais depressa o motor e as baterias vai à viola, logo acontece o mesmo.
Não faz sentido não é ?
Não acontece o mesmo, este motor estará de fábrica preparado para a potência e binário extra, ao contrário dos motores em carros a combustão. E para mais isso também implicava a marca abdicar duma anuidade simpática.
Então é igual, os motores dos carros a combustão também vêm preparados para mais potência, até porque as versões desportivas, na maior parte dos casos, o motor é o mesmo com alterações no firmware.
O que podemos vir a ter é tipo lojas de aplicações para o mundo automóvel, hoje quero experimentar a condução autónoma da Volvo, com o aumento de potência da Tesla, e o radar da Mercedes no meu Fiat, qualquer coisa assim.
Isto já é normal nas aplicações informáticas, a Adob, ou até o Office 365 e agora o Wndows 365.
Por isso mesmo os EVs são uma fantochada e não são o futuro.
Acho que devia mudar o nome para MAYA.