Macron pede aos europeus para comprarem carros elétricos produzidos localmente
Temos conhecido medidas que visam a adoção em massa de carros elétricos, por forma a reduzir a pegada de carbono associada ao transporte. No entanto, a história conta com mais capítulos, havendo uma série de elementos para considerar. Por exemplo, o Presidente francês Emanuel Macron está a pedir aos europeus para comprarem carros elétricos produzidos localmente, de modo a estimular o mercado.
Na sua opinião, é necessário estabelecer uma política massiva que motive a Europa a industrializar-se.
Numa declaração, o Presidente francês Emanuel Macron, partilhou que “os americanos estão a comprar carros americanos, e a seguir uma estratégia muito agressiva de ajuda estatal”. Da mesma forma, “os chineses estão a fechar o seu mercado” e, por isso, a Europa não pode ser a única área, “a mais avançada em termos de clima, que não dá preferência aos seus produtos”.
O pedido de Macron foi feito na sequência dos negócios que várias empresas europeias de aluguer de automóveis estabeleceram com marcas chinesas. Uma dessas empresas foi a alemã Sixt, que acordou a compra de 100.000 carros elétricos da BYD da China, durante os próximos cinco anos.
Temos de acordar, nem os americanos nem os chineses nos darão tais dádivas. A Europa deve preparar uma resposta forte e agir muito rapidamente.
Além de os grupos europeus serem fracos no mercado chinês, estando a perder quota de mercado, comparativamente ao forte desenvolvimento das fabricantes da China, também as novas regras da administração americana estão a dificultar o sucesso das empresas europeias de automóveis. Afinal, os Estados Unidos da América decidiram que apenas os carros elétricos produzidos no país serão elegíveis para subsídios públicos.
Apesar deste cenário que tem prejudicado a Europa, o velho continente mantém os subsídios públicos para a compra de automóveis da China e dos EUA. Na opinião de Macron, “deveria haver reciprocidade”.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Os tugas estão lixados!!!!!
E esse apelo do Macron não vai contra as leis da concorrência da UE? A DGCOM aceita? 🙂
Eu vou aproveitar a ideia dele e só compro carros eléctricos feitos na minha rua. Que se dane a direcção geral da concorrência.
Eu vou aproveitar a ideia dele e só compro carros eléctricos feitos na minha rua. Que se dane a direcção geral da concorrência.
E eu se fosse a ti também só atestava o carro a combustão com combustível extraido, refinado, armazenado, na sua rua. Assim sempre estaria mais barato, não havendo os custos de distribuição.
Eu pelo menos posso dizer uma coisa parecida, não é na minha rua, mas é na minha casa produzo 80% da energia que consumo, e utilizo nas minhas deslocações, no meu carro a elétrico.
Estando muito menos dependente das volatilidades dos combustíveis e por consequente da energia.
Tem razão
E a EU também não devia permitir a compra de empresas europeias por empresas chinesas tendo em conta que todas as empresas chinesas são estatais, e o mesmo não pode acontecer na China devido a mais uma vez todas as empresas chinesas serem estatais.
Vai ver a tabela dos carros mais vendidos na china.
Nos nao devia-mos era comprar carros japoneses e nem koreanos, digam lá que marcas europeias vendem nesses pais dois paises
O macron tao preocupado com tretas e não deixa um gasoduto ligar Portugal ao resto da europa. Onde esta a comunidade europeia e o interesse de todos aqui? So querem lixar portugal e espanha pa vender a eletricidade deles. E por isto que a europa como comunidade e uma treta e os paises como Polonia e Hungria mandam os outros passear e bem!
Não podemos criticar um país por defender os interesses deles!
Podemos e devemos criticar o nosso país quando quase sempre os nossos políticos desprezam os nossos interesses em favor de outros países!!!!!
Quais? Angola, Moçambique, UK, Brasil, China (temos navios militares a rondar as ilhas!!!!!!!……….
É curioso que ignores os benefícios de pertencer à UE
Primeiro os carros elétricos precisam de ter valores mais acessíveis!
A minha segunda questão, alguém já verificou quanto polui produzir uma bateria destas?
Sem falar de, quando chegam ao fim de vida ou necessitarem de ser substituídas o que vão fazer com elas!
Ninguém obriga a comprar carros eléctricos já e espera-se que ao aumentar a oferta os preços comecem a ficar nivelados.
Já foram feitos vários estudos e feita a comparação do que polui um carro a combustão e um eléctrico durante o seu tempo de vida.
Estão já em desenvolvimento processos que permitirão reciclar as baterias
Sim, já todos verificaram a poluição de todo o processo, eles não vão em posts de facebook e pseudo-petro-ambientalistas, existem organizações para o efeito, pode começar pela T&E, ICCT.
Quando chegarem ao fim de vida, é como os motores a combustão e óleos usados, vão para centros de reciclagem para se aproveitar os elementos para outras.
Se duvida disso, já está a nascer em Portugal o primeiro centro de reciclagem para o efeito em Oiã.
Quando tiveres uma bateria do teu automovel em fim de vida (como escreves) ou se conheces alguém que tenha, eu compro.
Falo a sério. Podes indicar um contacto, pf?
Obrigado.
Também compro. 😀
O Xuxalista Franco a dar conselhos a população europeia ahahah
Emanuel Macron socialista. hahahah Dá para ver pelo X que entendes muito de política.
Local quer dizer Portugal.
A Renault vai abrir uma fábrica de eléctricos em Portugal ou será que ele pensa que local = França?
Local significa na EU.
Russian Lover
Os eléctricos não passam de uma moda para vaidosos, que está a ser muito bem explorada. O futuro está no hidrogénio.
Pelo que acabou de dizer, não pesca nada do assunto, carros a hidrogénio são electricos na mesma.
Se é futuro, para si pode ser, para mim não que já tive um durante umas semanas, gastar 120 euros para fazer 400 kms não é para mim, com esse dinheiro faço no meu mais de 5 mil kms.
Já agora, hidrogénio é o que os carteis querem, já que vão continuar a ser como as bombas de combustivel, você vai à bomba, atesta e paga, é o continuar daquilo que conhece hoje, e no fim tem um carro eléctrico na mesma, com a mesma autonomia ou até menos, com um custo alto e nem sempre são 5 minutos, gostava de ver 2 toyota mirai a abastecer seguidos na mesma bomba e o segundo levar 5 minutos, aposto um almoço como demora mais de 15 minutos.
Sabes que o hidrogénio também usa motores eléctricos e baterias certo?
Suponho que queiras dizer o modo de carregamento. Sim, faz parte da estratégia apostar na expansão do hidrogénio verde e no reforço na produção de electricidade e postos de carregamento.
E tu achas que o carro a hidrogénio (que já existe) queima o hidrogénio?
O carro a hidrogénio é elétrico na mesma, a diferença é que o carro que hoje chamamos elétrico tem uma bateria de tração que é carregada ligando-o a uma ficha, o carro a hidrogénio é elétrico na mesma, mas produz a eletricidade que vai consumir localmente através de um processo químico que ocorre na chamada “pilha de combustível”.
O seja o futuro é elétrico, agora a forma como o carro obtém essa eletricidade é que pode ser de múltiplas maneiras para já as mais utilizadas é ligá-lo a ficha ou produzir localmente. Mas num futuro até poderá haver algum tipo de reator nuclear que também produz energia elétrica e aí já anda a urânio ou outro combustível nuclear.
…carros esses, que por acaso e na sua esmagadora maioria, são eléctricos. Acontece que a forma de armazenamento da energia eléctrica, em vez de bateria, é em hidrogénio, que terá de ser convertida para uso no veículo por meio de uma fuel-cell.
Na esmagadora maioria não, todos os de produção até hoje são eléctricos.
Concordo, e nesse processo todo perde-se 70 a 80% da energia usada.
Um kg de hidrogénio custa 15 euros sem impostos. Num Toyota Mirai faz algo menos de 100 kms. À volta de 6X mais que carregar um eléctrico em casa para a mesma distância.
Custava, só na Alemanha é que encontra a esse preço e até mais baixo devido a ser financiado. EUA já vai nos 21 dólares.
Ah ok, falei de preco final ao consumidor.
A Shell fechou os postos no Reino Unido; porque não há clientes, são carros tão bons e tão desejados que não de vendem.
https://www.hydrogeninsight.com/transport/exclusive-shell-has-quietly-closed-down-all-its-hydrogen-filling-stations-in-the-uk/2-1-1335049?fbclid=IwAR0QczSjImo-Qp6l8Zyusk0f75P4gmwWElvcNt-P1Uvt3YgUwKXXUp8Zq5k&zephr_sso_ott=JfDKp0
Era interessante ver um projeto português para um carro elétrico, incentivado pelo governo, por exemplo (onde o € não fosse parar ao bolso dum merdas qualquer) que pudesse ser adquirido pelos cidadãos portugueses a preços mais competitivos e quiça, até exportar para o resto do mundo como os outros fazem.
E não é como se não tivessemos competências para o fazer, afinal se a nossa mão de obra qualificada serve para imigrar e ir trabalhar para os outros, com as condições corretas também podia servir para ficar no país e trabalhar para nós.
https ://www.motor24.pt/noticias/este-e-o-tuga-o-carro-eletrico-feito-em-portugal/1555168/
Se isso fosse um carro…
Em meados dos anos 50 houve um secretário de estado da indústria que decretou que Portugal não tem condições para ter indústria automóvel própria. O famosíssimo PM da altura assinou logo por baixo e só autorizou umas linhas de montagem com uma percentagem X de incorporação nacional: pneus, vidros, estofos, e pouco mais. Não tivemos indústria automóvel, nem marcas próprias, não temos e não vamos ter. O orgulho de ser o país mais rasca da Europa ocidental não está ameaçado e não vai estar.
Este é tipo “político tuga”. Não conhecem os salários dos tugas…
Os políticos não ligam a pobres. LOOL
Pelo menos pobres de espirito…..
Segundo ele todos os paises tem uma fabrica de carros electricos mesmo ali ao lado. Bom chego a conclusao que o melhor mesmo e esperar que a tempestade passe. E que eles brinquem la com a sua retorica e jogos de interesses. Eu so gostava mesmo de saber e quando (nunca) e que eles vao querer mudar o projecto europeu e dedicarem-se mesmo a ajudar na vida das pessoas ? O que da para ver com a UE e que passam a vida em negociatas e numeros, nao passa disso. Problemas como a corrupcao e outros isso nao e para resolver, esta bom assim.
Portugal pode ter já hoje uma vintena de fábricas de carros elétricos. É uma questão de importar as peças todas da China e Taiwan e por aqui uns indígenas a apertar parafusos, como se fazia com os PCs já nos anos 90.
Com isto o gajo denunciou-se todo. A Economia Europeia está á beira do colapso e o Euro vai cair até estoirar.
Andamos a comprar carros e telemóveis a coreanos e a chineses e o que é que eles nos compram? Todo os subsídios que vindo para um país de mão estendida ao longo dos anos tem sido dos trabalhadores alemães e franceses. Há que haver reciprocidade e comprar produtos fabricados na Europa.
Na parte da reciprocidade concordo a 100%.
Mas com os preços que as marcas europeias praticam, a transição de ICE para BEV irá continuar a arrastar-se. O Dacia Spring vem da China!
Preferia ter um carro Chinês a um Francês
Compro carros Europeus mas evito Made in France. lol
Comprar carros elétricos, mas desligar o AC, não esquecer.
Então ? O seu não aguenta com o ac ligado ?
O meu anda sempre ligado.
O meu ligo em AC em casa e em DC nos postos públicos
Quanto ao Ar Condicionado esse anda ligado quando necessário, mas como vivo no alentejo interior com temperaturas médias no verão na ordem dos 40°, então de verão anda sempre ligado já de inverno apesar de estar frio na rua, dentro do meu mokka não se nota muito então não logo.