Afinal a Tesla não está a enganar os testes de colisão da Euro NCAP e outras agências
A dúvida foi lançada há várias semanas e mostrava que a Tesla poderia estar a enganar os testes de segurança aos seus carros. Esta afirmação chegou pelo Twitter e resultava da avaliação do código dos carros da empresa.
Essa ideia parece agora ter sido deitada por terra, fruto das investigações da Euro NCAP e das declarações associadas. Esta agência avaliou a Tesla e os seus carros, não tendo encontrado evidências de que há mesmo esta proteção nestes carros elétricos.
Euro NCAP não encontrou provas de "enganar"
Nunca foi provado de forma clara que a Tesla tinha uma medida especial para proteger os seus carros contra os testes da Euro NCAP e de outras agências similares. A verdade é que era apenas código presente no software dos seus carros elétricos e que estaria dedicado à ANCAP e a outras agências como a Euro NCAP.
Foi precisamente esta última, dedicada aos mercados europeus, que veio agora dar conta dos resultados das suas investigações. A Euro NCAP avaliou os testes realizados e outros elementos e não encontrou provas de uma tentativa de enganar os testes.
A integridade do seu esquema de classificação por estrelas é de extrema importância para a Euro NCAP e continuaremos a fazer tudo o que pudermos para garantir que a classificação reflita a segurança que os consumidores podem esperar dos seus veículos. Até agora, as investigações da Euro NCAP não revelaram nenhuma evidência de uma tentativa de "enganar" os testes da Tesla
Tesla já se tinha defendido destas acusações
A Tesla já tinha vindo a público defender-se e revelar a razão pela qual este código específico existe. Serve apenas para identificar a região pretendida do carro, porque cada mercado tem a sua própria legislação e requisitos. A Tesla quer assim configurar os seus carros antes de enviá-los para a referida região.
Ainda assim e segundo @greentheonly, que denunciou inicialmente esta situação, a explicação apresentada pela Tesla parece estranha. Referiu que no Japão, que possui marcações e sinais exclusivos, não existe qualquer código específico presente nos carros elétricos da marca.
Testes aos carros vão ser repetidos no futuro
A informação agora revelada pela Euro NCAP é importante e vem ilibar a Tesla das acusações feitas antes. Não prova de forma clara que este código não age de forma direta nos testes, mas deixa bem visível que qualquer situação anormal teria sido detetada de imediato.
Depois da desconfiança deixada com um simples tweet, tudo parece esclarecido e a Tesla ilibada das acusações apresentadas. Quanto aos testes, a marca continua com valores perto da perfeição em cada um dos seus carros elétricos.
Este artigo tem mais de um ano
de há uns tempos para cá que a Musk e Tesla são alvos a abater, porquê?
Simples, branco, heterosexual e ainda por cima rico.
Também não entendo… a ultima que ouvi de um colega : ele é apenas um maluco cheio de dinheiro, nem sequer Engenheiro é … XD
Então o que faz falta são mais malucos 🙂
Maluco é quem pensa que ele é maluco.
Não é por ser branco, se ele dissesse as frases que mostravam que pertencia à igreja progressista americana = Partido Democrata estaria protegido.
Musk foi “red pilled” ou seja considera votar Republicano.
Isso é crime lesa majestade para quem domina a narrativa.
“Acusação veio pelo twitter” adoro esta ahah enta mas agora basta mandar postas de pescada no twitter.
Faltou dizer o que a tesla poderia estar a tentar manipular ao colocar as agencias no software seriam as emissões ?
Muito pessoal teve a vida estragada devido a posts no twitter
Mais uma vez a Tesla a mostrar que é a marca automóvel mais inovadora do mercado… de forma justa.
Ainda há dúvidas nisso? Só peca pela qualidade de materiais e montagem, mas pelo preço preferiram sacrificar esse aspecto ao invés do motor e tecnologia.
Ainda acreditas no pai Natal?
A Tesla é das mais corruptas.
Testam software alpha na rua. Os ratos de laboratório AKA fanboys clientes poem os outros condutores em risco.
VW ???
Que têm dos carros mais seguros do mundo é um facto, não é opinião.
Se as pessoas querem testar as funções de piloto automático, também dos mais avançados já disponível no mercado, é com elas.
Lolada!! Caminho triste segue esta humanidade…
É mudar de humanidade, já que assim pode levar o seu egoísmo a bom porto.
Moral da história: nunca se sabe a motivação por trás de um simples tweet, alarme ou chamada de atenção. Pode ser a concorrência ou só alguém que quer ficar famoso.
A moral é ganha fama, pelo menos de quem veio.
O autor do tweet é supostamente um hacker ou programador que supostamente “desmontou” (fez disassembler) muito do software que a tesla usa, de vez em quando lança umas para o ar, a dizer que descobriu isto, outras vezes aquilo, talvez acerte numas e noutras não….
Basta ver o vider o vídeo no YouTube do Tesla modelo S plaid a ter um acidente a 270 que dá para perceber bem o nível de segurança!
Qual é o vídeo?