PplWare Mobile

Tesla tem código especial para testes de colisão nos seus carros e isso levanta muitas dúvidas

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Ana Rita says:

    Do bem ou mal acredito que seja para desativar certas funcionalidades que iriam evitar o choque ou atenuar

    • Paulo Martins says:

      Magoaste-te quando caíste do céu? É que só podes ser um anjinho. Desde 2020 que a Euro NCAP alterou os testes e criou novos exactamente para ter em conta os sistemas de auxílio à condução, por isso não faz sentido desactivar qualquer desses sistemas para testes principalmente se eles têm um impacto positivo na segurança do carro.

      • iMF says:

        Há certas funções no carro que funcionam mal, nomeadamente aquelas que te travam o carro sozinho.

        A Volvo que é a Volvo em temos de segurança automóvel faz cenas do diabo.

        Basicamente tu vai te meter na rotunda logo a seguir a um carro, ele detecta o carro a frente,trava te a fundo.
        Ficas com o carro no meio da rotunda travado a fundo.
        Das 2 vezes que isso me aconteceu foi uma sorte não ter levado com um carro em cima.
        A culpa era de quem?? Minha? Do carro? Dos outros??

        Para não falar em outras marcas que são de longe piores nesse nível, há uns carros que no para arranca te travam a fundo do nada.
        Se detectam uma moto a fazer uma ultrapassagem é cá uma travagem que te borras.
        Que vem a trás é que se lixa ou trava a fundo ou bate em ti..
        Legalmente a culpa é do gajo que te pariu por trás… Mas não faz sentido, o carro fazer este tipo de travagens do nada. E são travagens violetas e inesperadas.

        • Paulo Martins says:

          Tens toda a razão, eu no meu comentário quando me referi que tinham um impacto positivo na segurança do carro é no sentido que esse tipo de situações inesperadas que levam o sistema a ter falhas não acontecem no ambiente de testes, por isso não faz sentido qualquer fabricante desligar esses sistemas durante a certificação do carro.

      • AdN says:

        A necessidade de desligar os sistemas serve para saber qual é o pior cenário que o carro vai encontrar caso os sistemas activos falhem ou não funcionem por qualquer razão. Os testes têm de prever a pior das situações.

  2. Filipe says:

    A ser verdade (espero que não) isso seria um NCAPgate. Modificar a performance dos carros para ter melhores resultados nos testes, tipo dieselgate.

  3. Vasco says:

    A menos que os parâmetros do teste sejam subjectivos, não vejo como é que o código presente num Tesla poderá atenuar os efeitos de uma colisão a determinada velocidade sobre o material.

    • Paulo Martins says:

      Os testes também têm em conta os sistemas de auxilio à condução. Alguns carros são capazes de subir/baixar a suspensão quando detetam que vai haver um impacto de forma a ajudar o veículo a absorver o choque, se o carro estiver num ambiente de testes eles podem começar a ajustar a suspensão mal detetam qualquer tipo de obstáculo porque sabem que o carro irá bater, quando no dia à dia se a sensibilidade destes sistemas for muito elevada poderia levar a comportamentos estranhos, que iriam afetar a confiança do condutor.

    • Manuel da Rocha says:

      O problema é simples:
      Num teste o carro está num ambiente controlado. Se o sistema do carro (é este caso) vê que o carro está num edifício, sem estar na estrada, automaticamente, arruma com a verificação de velocidade, a verificação de pressão dos pneus e activa todas as medidas de segurança, como o activar dos travões no eixo dianteiro e traseiro, independentemente do pressionar o pedal, compensando em menos de meio segundo no embate. Essa pequena alteração, permite reduzir os danos humanos em quase 32%. Em situação normal, essa função é para os Sport, para poderem circular em terrenos irregulares. Numa estrada, o carro nunca irá usar esse sistema… a não ser que tenha instruções, que ao ser ligado e estar fechado, deve usar essas configurações.

      • Vasco says:

        Compreendo da leitura dos comentários do Manuel da Rocha e do Paulo Martins que existe então a possibilidade de influenciar o resultado final dos testes com base na activação de parâmetros de segurança que em princípio não estariam activos em condições normais de circulação, mas que no teste assumem um “peso” não desprezível, podendo viciar esses mesmos resultados.

        • Paulo Martins says:

          Sim é possível, a notícia fala da Tesla mas isto é igual para outras marcas, um exemplo real de como as configurações podem ajustar o comportamento do carro em 2018 quando a Consumer Reports testou o Modelo 3 eles verificaram que a distância de travagem deixava muito a desejar quando comparado com outros carros, a 96,5km/h precisava de 46m para parar, após a review eles remotamente ajustaram os parâmetros do carro e diminuíram a distância para 40m, o que levanta a questão com que configurações foi o carro testado…

  4. says:

    Há uns anos alguns carros levavam autocolantes em certas peças a dizer “para testes de colisão”, sem mais detalhes.
    Ou peças defeituosas para “despachar” e que não interfeririam nos testes ou peças modificadas para melhor desempenho, em que um “Zé” se esqueceu de tirar

  5. says:

    Quero acreditar que os carros que vão para os NCAP sejam carros saídos da linha de montagem em perfeito estado, mas que tenham reprovado nos testes de qualidade esteticos

  6. secalharya says:

    A trafulhice continua…

  7. joaomatos says:

    Isto é os Americanos a fazer aquilo que melhor sabem…ser trafulhas!
    Os Alemães, que tanto crédito tinham, também não são melhores com o dieselgate..

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.