SpaceX e T-Mobile juntas para levar rede móvel para todos e “eliminar as zonas mortas”
Elon Musk tem um plano bem definido no que respeita à criação de uma rede de satélites capaz de levar internet para todos, principalmente às zonas mais remotas espalhadas pelo mundo. Agora, a SpaceX de Elon Musk e a T-Mobile estão a juntar-se para oferecer serviços de rede móvel à população mundial via satélites Starlink.
As comunicações no mundo vão mesmo mudar?
As empresas SpaceX e T-Mobile anunciaram ontem um trabalho importante que promete mudar as comunicações em todo o mundo, através da rede de satélites Starlink. O serviço será particularmente útil em áreas sem cobertura de rede móvel, principalmente em situações de emergência.
A SpaceX e a T-Mobile disseram através de um comunicado de imprensa que o novo plano tem como objetivo “fornecer cobertura quase completa na maioria dos lugares nos EUA – mesmo em muitos dos locais mais remotos anteriormente inacessíveis por sinais de rede móvel tradicionais”.
O serviço deverá ser lançado no próximo ano com a T-Mobile a usar o seu espectro de banda média para criar uma nova rede, segundo o CEO da T-Mobile, Mike Sievert, no mesmo evento. O sistema funcionará com a maioria dos telefones e o serviço de texto será o primeiro a ser lançado.
Musk também partilhou esta informação no Twitter, referindo que o novo serviço visa “eliminar zonas mortas em todo o mundo”. Os carros da Tesla também se poderão ligar a novos satélites Starlink.
Starlink V2, launching next year, will transmit direct to mobile phones, eliminating dead zones worldwide
— Elon Musk (@elonmusk) August 26, 2022
De recordar que o serviço Starlink da SpaceX foi inicialmente criado para fornecer internet de alta velocidade a pessoas que vivem em áreas rurais com cobertura fraca ou inexistente. Atualmente conta com mais de 400.000 utilizadores em todo o mundo e mais de 2.800 satélites em órbita baixa da Terra. Ontem mesmo foi anunciada uma baixa de preços significativa, tornado o serviço ainda mais acessível.
Este artigo tem mais de um ano
Estão a passar uma informação incorreta.
1. Não vai ser criada nenhuma Rede nova de comunicação da SpaceX para clientes.
2. As ligações criadas so vão ser onde não exista REDE por completo
3. Apesar de ser possível a comunicação a partir de Voz y mensagem estas vão estar limitadas a uma banda larga entre 2 a 4 megas num raio enorme por satélite e com um numero limitado de utilizadores. Musk deu o exemplo de 2mil chamadas num raio que não identificou mas indicou como enorme.
Basicamente ira ser um serviço que SpaceX pensa vender as operadoras para que estas possam vender este serviço de comunicação de emergência nos seus planos.
Isto pode ser visto aqui:https://www.youtube.com/watch?v=Qzli-Ww26Qs
Nada disso é dito no artigo. Estás a assumir isso, portanto, quem está a passar uma informação errada não somos nós.
Essa limitação de 4 megas, não seria na comunicação para os carros da Tesla?
O elom musck vai a ser premio noble de paz