Sabe quais os países europeus que pagam os salários mais altos? Veja este site
Se a questão é perceber que países europeus pagam os salários mais altos, o gráfico é claro: Portugal não é um deles. Mas também não é dos piores!
O salário médio da União Europeia em 2024 atingiu os 39.800 euros, mais 5,2% face a 2023. O Luxemburgo aproximou-se dos 83.000 euros e a Bulgária mal ultrapassava os 15.000 euros, numa diferença superior a 67.500 euros.
Comparar o salário que recebe com o de um trabalhador no Luxemburgo pode deixar qualquer pessoa sem palavras. A Europa partilha moeda, mercado único e fronteiras abertas, mas os salários contam histórias muito diferentes consoante o país onde se vive e trabalha.
O que revela o gráfico da Visual Capitalist
A Visual Capitalist elaborou um gráfico onde representa os salários ponderados de vários países europeus, com base nos dados mais recentes do Eurostat e da OCDE.
O gráfico expõe uma realidade desconfortável. Apesar de muitos elementos normativos comuns, dentro da União Europeia, o salário médio anual pode ser mais de cinco vezes superior dependendo do país.
É um gráfico simples, mas nele reflete-se uma realidade moldada por décadas de diferenças económicas, históricas e geopolíticas.

Este gráfico mostra o salário médio anual de um trabalhador a tempo integral em cada país europeu em 2024, utilizando dados do Eurostat e da OCDE . Os valores da OCDE foram convertidos para euros utilizando as taxas de câmbio de 2024.
Como são calculados os salários médios
Antes de analisar os valores, importa perceber o que o Eurostat mede quando fala de salário neste mapa.
O indicador utilizado pelo Eurostat e pela OCDE denomina-se “salário médio ajustado a tempo completo por empregado” e não corresponde ao que a maioria dos trabalhadores efetivamente recebe. Trata-se de uma média ponderada que soma todas as remunerações pagas num país e divide esse total pelo número de trabalhadores equivalentes a tempo completo.
Ou seja, se num país muitos trabalhadores estão a tempo parcial, essas horas são convertidas no equivalente a tempo completo antes do cálculo da média.
Isto significa que o valor final tende a ser superior ao salário mais comum nesse país. Embora não seja um retrato literal do que a maioria aufere, é uma ferramenta útil para comparar países. Ainda assim, deve ser encarado como uma fotografia estatística, não como o reflexo exato do vencimento mensal.
Os países com salários mais elevados
Em 2024, o salário anual médio ajustado a tempo completo na União Europeia fixou-se nos 39.800 euros, representando um aumento de 5,2% face aos 37.800 euros de 2023.
O Luxemburgo lidera o ranking europeu com quase 83.000 euros anuais, impulsionado pelo seu forte setor financeiro e tecnológico. O Grão-Ducado não é apenas o país com salários mais elevados da Europa, mas também do mundo.

O Luxemburgo mantém-se como o país com os salários médios mais elevados da Europa, impulsionado por uma economia altamente especializada nos setores financeiro, tecnológico e internacional, que sustenta níveis remuneratórios muito acima da média europeia.
A Islândia surge na segunda posição, com mais de 77.000 euros anuais, e a Suíça ocupa o terceiro lugar com 75.100 euros, sendo o país mais populoso entre os três primeiros. Seguem-se a Dinamarca e a Noruega, com 71.600 euros e 64.025 euros, respetivamente.
Os países nórdicos e da Europa Ocidental dominam claramente o topo da tabela. Bélgica, Áustria, Alemanha e Finlândia também superam a média europeia, enquanto os modelos de negociação coletiva e os sólidos Estados sociais dos países escandinavos contribuem para manter salários elevados.
A fratura salarial entre leste e oeste
O gráfico evidencia uma clivagem entre o oeste e o norte da Europa e o leste e o sul do continente, pelo menos no que respeita aos salários.
No fundo da tabela encontram-se a Bulgária, com 15.387 euros anuais, a Grécia com 17.954 euros e a Hungria com 18.461 euros. A Polónia, uma das maiores economias da Europa de Leste, regista 21.246 euros por ano.
A diferença entre Luxemburgo e Bulgária ultrapassa os 67.500 euros anuais. Esta disparidade não é casual. A herança do bloco soviético deixou economias fragilizadas, com décadas de atraso em investimento, produtividade e infraestruturas industriais.
Apesar de países como a Polónia e os Estados Bálticos terem reduzido distâncias nos últimos anos, a convergência real com o oeste continua a ser lenta.
A posição intermédia baixa de Portugal
Portugal ocupa uma posição intermédia, posição nº 22, mas abaixo da média da União Europeia. Em 2024, o salário médio ajustado a tempo completo foi de 24.800 euros brutos anuais, um aumento de 7% face aos 23.184 euros de 2023.
Ainda assim, o valor fica 15.100 euros abaixo da média europeia e bastante distante da Alemanha, com 53.751 euros, ou da França, com 43.790 euros anuais.
Portugal apresenta ainda uma posição relativamente desconfortável na comparação com o sul da Europa. Abaixo da Espanha, com 33.700, abaixo da Itália, com 33.523 euros, e batendo apenas a Grécia.
Nos últimos anos, o crescimento consistente do salário mínimo em Portugal contribuiu para aproximar os rendimentos mais baixos da média europeia, embora o aumento do salário médio na União Europeia continue a avançar a um ritmo globalmente superior, refletindo diferenças estruturais de produtividade e poder económico entre os Estados-membros.




















Ainda não vi mas tenho a certeza que Portugal deve estar entre os primeiros 😀 😀 😀 (ironia)
Todos os anos fico um pouco incrédulo com a media nacional. Na realidade não conheço praticamente ninguém que ganhe isso. Num país em que quase 20% da população vive no limiar da pobreza, significa que existe uma pequena percentagem que desiquilíbra para cima a media. O que é completamente enganador.
Já eu é ao contrario, a quantidade de malta que conheço com aqueles valores e mesmo assim é significativa, diria mesmo que pelo menos metade da malta com quem me dou ganha acima da media e isso inclui amigos de infância em carreiras completamente diferentes da minha.
A única explicação é o Manuel viver no interior
Nem assim. Há muita gente no interior com bons salários, belas vivendas e carros caros. Não há só salários altos no litoral.
Mas eu vivo no interior para todos os efeitos 😀
Mas no meu caso e de outros que conheço estão é ligados a empresas com “sede” em lisboa. Ou são cargos intermedios em empresas de media dimensão regional…
Isso paga quê? 60k? Preferia imigrar que ganhar essa miséria
Imigrar implica outras coisas, maioria da malta com salários nessa faixa consegue ter os mínimos, por mínimos digo, casa, carros, acesso à Saude e fazer umas brincadeiras, mesmo que no estrangeiro desse para ganhar o triplo, mas ai perdes o suporte familiar.
Mas em Portugal é mesmo assim. Os 5% de cima, à conta deles, sugam quase 2/3 do rendimento e da riqueza nacional. Para os mais de 90% de baixo sobra 1/3. Agora, os rendimentos dos de cima não são salários, são lucros de empresas e honorários de profissões liberais. E não pagam IRS!
E o oposto, estou no top 1% e contribui mais para a riqueza e pago mais impostos do que a maioria.
O que referes é mentira, sei que estás a tentar referir-te a patrões, mas esses rendimentos não cabem só a patrões e a maioria dos patrões não tenta fugir a pagar impostos
Que provem isso, que publiquem as declarações de IRS. Tens algum patrão a mandar para as finanças a tua folhinha com tudo o que recebeste? Ninguém vai acreditar que sem teres ninguém a chibar-te às finanças ias confessar tudo para eles te esfolarem e extorquirem a 42%. Nem o pai de todos os otários.
Como eu toda a gente que conheço recebe tudo declarado, a única coisa que “escapa” são fundos de capitalização, PRRs, carro, ou outros benefícios que a empresa te possa dar, e até esses pagam IRS.
Então pronto, a ti e aos teus amigos capitalistas basta-lhes converter os rendimentos todos deles em fundos de capitalização, PRRs, carro, casa e restantes benefícios, e bye bye IRS. Os tansos que trabalham nas empresas deles é que não têm hipóteses, têm de declarar tudo o que eles põem na folha de pagamentos.
Declarações não te vão levantar a lado nenhum já que a maior parte do salário que faz qualquer pessoa estar no top 1% não vem do que eles ‘devem’ declarar.
A sociedade foi enganada a pensar que para se ser rico deve de juntar dinheiro, trabalhar mais ou a nova de agora – investir nos stocks etc. Mas ha mais ‘behind it’
Carro ? Mas o carro nem sequer é seu !
Nao e bem assim. Se estas mesmo no top 1% sabes muito bem que isso dos impostos e mentira. Eu estou no 1%, e consigo fugir dos impostos facilmente. E so teres um bom advogado e contabilista e desviares dinheiro em 1000 maneiras. Alguem do 1% nunca recebo o dinheiro em salario, maior parte e ‘recebido’ de outras maneiras para que nao se pague imposto. Sendo assim maior parte do teu dinheiro fica teu o que te poe no top 1%.
Maioria dos patroes nao foge aos impostos porque nao pode, mas maioria dos patroes nao sao nem top 10% ja que o pais move-se nas impresas de hotelaria, retail etc. Mas o salario desses ditos patroes nao e nada comparado com o top 1%
Não foges aos impostos, tens mecanismos para pagar menos como por exemplo criar empresa e seres prestador de serviços, vais pagar impostos à mesma mas de outra forma, já um trabalhador por conta de outrem no máximo consegue ter uma percentagem isenta de SS, IRS não se livra
Simples, se não paga IRS, paga IRC, não há almoços grátis nesse aspeto.
Maioria do top 5% é alto salários, malta com 10k+ mês, mas na sua maioria é tudo por cima da mesa, mesmo stock options pagam IRS, podem ter como alguém disse um carro de empresa com despesas, mas isso é trocos ao pé do resto do salário.
Mesmo o Beneficio do PPR é trocos, recebes por exemplo 100€ num salario de 5k que fica preso num PPR por sabes lá quantos anos…
Esses 20% são RSI e reformados não são população activa.
Em Lisboa não conheço ninguém com ordenados abaixo dos 30k, se formos para a área de IT 40k, no resto do país é um bocado diferente, varia de empresa para empresa.
A grande diferença diria que é trabalhar para uma empresa nacional ou multinacional, enquanto que mesmo em empresas grandes portuguesas como Galp, EDP, Sonae, Jerónimo Martins, etc os salários para pessoas seniores com mais de 10 anos de experiência sem funções de gestão atinge um plateau entre os 40-60k, um pouco acima em IT e Finance, numa multinacional o plateau é na casa dos 80-100k, se formos para tecnológicas americanas vemos mesmo plateaus de 150k, quem faz nearshore então nem se fala, tenho amigos de curso meros devs seniores com ordenados acima disso sem terem de se chatear com idas a escritório ou com dramas institucionais.
Caro Zé, deves pensar que o país vive de gestores de lisboa. Fala com toda a gente que trabalha em restauração, comércio, motoristas, agricultura, pescas, limpeza, indústria, e continua longa a lista, certamente, na iluminada capital ,ganha 30k. Sabes, eu vivo no interior, de lx. Felizmente ganho acima da média mas sei olhar para o que me rodeia, não vivo numa bolha. Por isso vivemos num país intelectualmente limitado, os privilegiados pensam que andamos a volta fo sol por sua causa deles.
Não leste com atenção, eu falei de não gestores, pessoas com cargos normais sem funções de gestão ou coordenação de equipas.
Depois AML e AMP contam com 50% da população activa do pais, 33% da população que trabalha no país é da AML, por isso é correcto balizar os ordenados destas regiões como sendo a regra e não a excepção.
De onde vejo um trabalhador da restauração ou turismo tira 1500€ com gorjetas e horas extra, motoristas idem, comércio não a menos que trabalhem à comissão mas também não fazem nada que justifique ganhar mais, limpeza se trabalharem à hora até chegam aos 2000€, a nossa empregada está há 9 anos connosco, tem contrato, recebe x14 tem ordenado de 1500€ brutos, agricultura varia de região para região, hoje em dia é quase tudo imigrante.
Vivemos num país que é o oposto do que falas, toda a gente acha que todos ganham pouco e que os que têm salários justos não fazem nenhum e vivem vidas de sonho. Eu ganho acima de 10k mês, a minha mulher idem, só em impostos são 56%, lá ficou o ordenado cortado ao meio, em escola dos miúdos e actividades 3000€, empregada 1500€, se não tivéssemos voltado a Portugal com casa paga e carro eram mais 3500€.. fora alimentação e lazer, quem aparentemente ganha bem acaba por não ganhar assim tão bem a menos que tenha herdado alguma coisa ou tenha feito um pé de meia de viver lá fora.
Desde os anos 00 que não existem privilegiados em Portugal que o sejam fruto do seu trabalho, os impostos são demasiado altos, o custo de vida demasiado elevado e os serviços públicos e sociais impossíveis de serem uma solução para classe média-alta.
limpeza ganha 2000? Oh amigo… eu concordo na parte dos impostos altos, que eu sou portugues, cresci nos EUA, vivi em londres, singapura e toquio, nunca vi nada como portugal! E sim, ha priviligiados em portugal, mas esses sao os mesmos de ha 20 anos atras, ou os seus filhos. Nao e a gente de Cascais que vive. do cartao de credito nao.
Gorjetas e horas extras nao sao razao para ganhar ‘bom salario’. Eu nas minhas companhias sempre me desviei dessas razoes para salario aos meus empregados.
Portugal e um pais que se tornou paraiso para estrangeiros. Eu nasci em Portugal mas minha esposa e lituana, e ambos crescemos nos EUA entao para mim enquanto meio estrangeiro e um pais muito bom, com impostos amigaveis, mas para o meu irmao que viveu a vida inteira no pais ja e o contrario, por isso ha gente que lucra bem do sistema de impostos.
Deve viver noutra realidade. Aquilo é a média, significa que há quem ganhe muito menos, e há quem ganhe muito mais. Metade da população portuguesa ganha muito mal, mas outra metade ganha bastante bem para os padrões portugueses. O socialismo é ótimo a multiplicar a pobreza. Continuemos a bater na mesma tecla e daqui a uns anos, até a Bulgária nos passou à frente.
Já a mediana (que é o que realmente interessa) ninguém fala… Porque não interessa
A qualidade de um país mede-se pelos salários que paga. Portugal é de muito longe o país mais rasca da Europa Ocidental. Em igualdade de trabalho e horas um português leva para casa menos de 1/3 do que leva um holandês ou dinamarquês e mais de metade da população recebe salário mínimo- 819 euros líquidos, de 920 ilíquidos. E as coisas não vão melhorar, pelo contrário, com o pacote laboral. O negócio dos capitalistas não é pagar mais aos portugueses pelo trabalho deles. É pagar menos.
Como pagas se não tens economia para isso, agradece à esquerda sermos um país estagnado
Para os capitalistas, os iates deles, os campos de golfe e os casinos, há sempre economia. Não há é para o resto da manada. Nem podia haver, com 1/3 do rendimento e do rendimento nacional repartidos entre os mais de 10 milhões de baixo e os outros 2/3 açambarcados pelos menos de 500 mil de cima.
Não são pessoas com trabalhos com menos de 100k ano que têm essa vida, 90% dos patrões também não têm essa vida, tens uma ideia errada sobre o capitalismo, a maioria são só pessoas a quererem trabalhar para ter uma vida confortável, poucos conseguem ficar ricos a trabalhar
Deixa-te dessa cassete, meu. Em capitalismo neoliberal, quando não há ninguém a dar-lhes luta, o céu é o limite para a concentração/sucção dos rendimentos pelos capitalistas. E em Portugal não há mesmo, os sindicatos estão de rastos.
Calma camarada, a nova edição do Avante só sai amanhã
Lá vão estar os camaradas na av da liberdade a tentar impingir o jornaleco quando estou a descer para ir almoçar ao jncquoi Ásia
Esquerda, centro, direita – sao todos iguais amigo. Quem comandou o pais nos 00s? Durante a nossa grande crise? Eles sao todos amigos – nao te deixes enganar com o que nao ves
Se chamas esquerda ao autoproclamado partido S., sim, são todos iguais. Aquilo não passa de um antro do capitalismo neoliberal. E o centro não existe. O centro é capitalistas, e capitalistas é direita.
O português leva 1/3 do holandês, e a produtividade do português é 1/3 da do holandês… E esta hein? Não diga disparates, onde é que metade da população ativa recebe o salário mínimo em Portugal? Nem 25%.
Salário
Portugal 22k
Rep. Checa 22k
Gasolina / Diesel
Portugal 1.686€ / 1.600
Rep Checa 1.368€ / 1.359
https://pt.globalpetrolprices.com/gasoline_prices/
Electricidade
Portugal 0.220€
Rep Checa 0.311€
https://pt.globalpetrolprices.com/electricity_prices/
Tudo dito, em PT os alucinados roubam à descarada os users de carros a combustão para entregarem todos os anos milhares de milhões ao sector elektro boys.
esse custo de energia pelo menos para Portugal está alto que doi, alguém a pagar 22 centimos kwh é por puro desconhecimento…
A maioria paga e nao bufa.
Apenas uma minoria anda de olho nos tarifarios.
0,22 é caro? Mais me ajudas!
+1 ridiculo o preço de electricidade. Devia ser no mínimo a 1€. Electricidade mais cara já.
Na terra onde vives, pouco falta. Há alucinados mas menos.
Isso é culpa dos subsídios aos carros e a esse combustível, já sabemos isso há muito tempo.
Nada a ver. Os impostos dos combustíveis não são para o setor energético. Os impostos dos combustíveis alimentam o orçamento de Estado, que é ávido e gasta muito mais do que devia. A eletricidade em Portugal é cara, na Noruega é bastante mais baixa.
Um café na Suíça custa 6€, em Portugal custa 1€.
Para ajustar o salário médio ao custo de vida, o Eurostat publica um indicador para o “salário médio líquido ajustado em PPS” (Purchasing Power Standard). Não se pode ler como um valor em euros, mas como índices – em 2024, a média da UE é de 27.391, Portugal é de 17.803, na Suíça é de 47.234.
Dá uma ideia mais correta do salário médio mensal de cada país e do que se pode comprar com ele nesse país. Para 2024 (pode-se ordenar os valores na respetiva coluna):
https ://ec.europa.eu/eurostat/databrowser/view/earn_nt_netft/default/table?lang=en
Em compensação um litro de gasolina é mais barato na Suíça que em Portugal. Gasóleo já não, lá não há políticas parasitárias de subsidiação fiscal à custa dos consumidores de gasolina.Os supermercados são quase aos mesmos preços de cá. E na Suíça quase ninguém toma café fora de casa.
A diferença é que vives pior em Portugal com o seu ordenado médio do que em qualquer outro país da Europa com o seu ordenado médio
Não é verdade, como se vê pelo salário médio em PPS (link que coloquei acima)
É verdade no mundo real, neste momento talvez só o uk seja excepção
José dixit, UK brexit 😉
Nem te enxergas José …
swissexit?
Como assim? UK sao 4 paises, nao so Londres. E te digo que quem vive em Londres quer sair do pais porque ate em Londres ja nao se vive bem.
Media verdadeira de salario sao £26k Gross, mais ou menos 1800/mes. A tua renda de um quarto sao £800. Transporte Zona 1-3 uns £200/mes, comida uns £250 por pessoa, cafe £4.50, uma cerveja £9. Passas a vida no trabalho ou a ir para o trabalho – uma verdadeira vida de trabalho so.
Se quiseres T1 sao uns £1200, adicionas council tax, agual, luz, internet, etc. e a chega a £1600 facil, ou seja como individual nunca tens a tua casa so para ti.
Queres comprar uma casa e sao uns £450k, casas novas mas construídas horrivelmente.
Chegas ao final do mes nao juntas dinheiro como antigamente, nem vives uma vida normal, portanto UK ja nao serve para nada, mas ainda cria a ilusao que sim
Aposto que muitos irlandeses devem estarem a questionarem quem lá ganha 61k, quase mais 50% do que um pobre francês e o dobro de um italiano 🙂
Conheço muita gente a trabalhar na Irlanda e não conheço ninguém que ganhe abaixo de 90k, é um país fantástico para se trabalhar
Certo, e também duvido dos valores apresentados para a Polónia.
Polonia está perto dos 30k, não sei onde eles foram buscar aqueles valores
O capitalismo não paga a ninguem, nós é que pagamos aos patrões, acionistas etc e ficamos com migalhas.
Está na altura de montares uma empresa e começares a pagar “salários a sério” às tuas dezenas ou centenas de funcionários.
Bora lá, estamos todos a torcer por ti.
Com regras com leis iguais para todos que asseguram a dignidade dos vencimentos e condições de trabalho ai sim valia a pena, civilizar o capitalismo para que não fique selvagem é uma visão decente.
É por isso que em Cuba e na Venezuela os salários são milionários…
Não deixa de ser duro olhar para a Europa de leste e ver a evolução tal que a maioria dos países já estão à frente de Portugal, só demonstra a estagnação de Portugal por décadas de governação de esquerda
A governação de direita é que é boa… o monte de esterco está a fazer um ótimo trabalho LOL
Uma boa governação não é de direita nem de esquerda, é aquela que usa BOAS medidas seja de que partido for. Infelizmente é quase impossível isto acontecer.
Quem lá está não é de direita, é centrista, além disso não tem autonomia para fazer reformas.
A esquerda colocou Portugal 2 vezes na banca rota e a direita tirou duas vezes Portugal da banca rota e a crescer, para depois levar sempre com 8 anos de esquerda que estagna o país.
É verdade o que dizes, o problema é que o socialismo é um sorvedouro de dinheiro do povo, é impossível boas medidas progressistas com governos socialistas
Duas? Foram 3. Em 1977 também o FMI esteve cá, já eram as consequências do PREC e do “rumo ao socialismo” pós 25 de Abril.
+1
É muito triste
Os pobres cada vez mais pobres e os ricos cada vez mais ricos, este é o estado do mundo onde praticamente não existe grandes politicas de esquerda.
Eu não sou pobre nem rico e casa vez tenho menos poder de compra
O empobrecimento é geral menos para os ricos, politicas de esquerda? nem por isso, os pobres é que pagam as crises é esta a realidade. A continuar assim é ver o PIB a crescer mas a riqueza concentrada nuns poucos o que não vale nada para a vida das pessoas, desse crescimento queres tu se calhar apanhas mais umas migalhas que se lixe os outros.
Os pobres ficam na mesma, quem paga as crises é a classe média
Claro que existem: Coreia do Norte, Venezuela, Cuba. Tudo excelentes exemplos a seguir. Só políticas de esquerda, e lá estão todos ricos.
Tinha de vir o paleio das esquerdas e direitas, como se não soubesses que para uns países terem grandes salários, outros têm de os ter baixos…percebes de tanta coisa e não entendes de economia?
Se isso fosse verdade a Europa de leste ainda terias ordenados de 300€, a diferença é que países recebem apoios da UE e investem na economia, outros como Portugal e Grécia usam para governar e distribuir apoios sociais, depois a balança precisa de ser ajustada com mais impostos o que invalida o crescimento.. bem vindo ao socialismo
De direita e de esquerda.
Não, só de esquerda, basta perceber que os últimos 40 antes deste governo foram de agenda de esquerda, quando tiveste direita no governo nos últimos 40 anos foi a gerir resgates resultado da esquerda, não importa quem estava no poder, a agenda não era de direita e de progresso
Nos últimos 40 anos (1986 até agora):
– Cavaco Silva 1985-1995
– António Guterres 1995 – 2002
– Durão Barroso 2002-2004
– Santana Lopes 2004-2005
– José Sócrates 2005-2011
– Passos Coelho 2011-2015
– António Costa 2015-2024
– Luís Montenegro 2024 – presente
Tira os antolhos. Sabes quando isto desandou mesmo? Com Passos Coelho, que quis ir além da troika, esse herói da ala mais à direita do PSD, que alimentou a IL e o Chega. E que agora quer pôr veneno no governo de Luis Montenegro, mas sem ter a coragem de se assumir como candidato à liderança do PSD (pelo contrário, nega que o seja).
Só que PSD Passista + Chega + IL só dá 1/3 dos eleitores.
À exceção de Passos Coelho, os governos em Portugal não têm sido de esquerda nem de direita, são tradicionalmente centristas/ sociais-democratas.
Se fores ver desde 95 que Portugal morreu, desde aí que não tens dois mandatos seguidos de um partido competente para conseguir mudar o país, além que em 2002 o país estava perto da bancarrota e depois de Sócrates ficou enterrado, o Costa que podia ter aproveitado o balanço que passos deu, resolveu virar completamente à esquerda e fazer duas governações fantoche, ri-se muito e não faz nada
Eu não digo … o mito do Passos 😉
Eu cá prefiro o Isaltino de Morais, que obviamente detesta o Passos e a sua criatura, o André Ventura.
Qual esquerda? Desde 25-11-1975 que isto teve sempre capitalistas no governo, ou comissários políticos ou lacaios deles. Mesmo o autoproclamado partido S nunca governou sem antes ter ido ao beija mão dos cabecilhas das confederações patronais. É mais um antro do capitalismo neoliberal.
Foi bom até ao 25 de novembro não foi? O PREC foi maravilhoso
E infelizmente o cenário por cá não mudará nas próximas décadas.
A esquerda domina os lugares de decisão na “função publica” (Estado) e nunca permitirá que a economia (privado) cresça como deveria; a esquerda sabe que só sobrevive (mantém os seus tachos) se houver precariedade ao seu redor.
Exactamente Jorge, por isso é que a maioria dos pais da classe média quer mais é que os filhos saiam daqui.
Eu não me arrependo de ter voltado para os meus filhos estarem rodeado de família mas nem sequer apoio que ele façam cá a faculdade, quero mais que eles vivam onde tenham oportunidades
A esquerda alimenta-se dos pobres, e dá-lhes a esperança de viverem melhor, só que esse dia nunca chega. Digam os cubanos que esperam esse dia há quase 70 anos, e o governo diz que está quase…
É fácil, lá não querem ouvir falar em socialismo…
Pplware, se adicionarem a este tema, o número de veículos elétricos em circulação em cada um destes países, os avençados fazem a noticia chegar aos 100 comentários. Mesmo a um sábado.