PplWare Mobile

PSP disponibiliza minuta para evitar chamadas de spam

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Marcos Correia says:

    O problema é encontrar o nome das empresas, devo receber pelo menos uma por dia a oferecer empregos através de SMS.

    • Gustavo says:

      eu tambem e tenho cuidado de nao dar o numero, tudo começou pouco depois de aderir a GoldenEnergy

      • Manuela says:

        Tu não tens que dar o numero, as operadores violam os teus direitos, e vendem essa informação, a mal intecionados, estás sempre tramado..
        A maioria dos criminosos são os que trabalham nas operadores que teem acesso a toda a informação..

        Ou a lei começa a ficar dura para este tipo de Prática, ou vai proliferar ainda mais, pois com a quantidade de estrangeiros que já cá estão, vai ser um caos, e é sempre o povo Português a pagar a conta..

  2. MGP says:

    A nova tendência dos bots que “viram o meu CV” com números totalmente descartáveis torna isto impossível. Enquanto não houver um aperto na identificação dos donos dos números, o uso de KYC e regulamentações do género, bem podem enviar emails para onde quiserem que nada vai mudar.

    • Joao Ptt says:

      Não dá para identificar números quando o chamador pode simplesmente exibir qualquer número que lhe apeteça.
      Até existir algum mecanismo de autenticação dos números de telefone, não vai dar para resolver.

    • says:

      Os cartões/números deveriam todos ter um contrato (ou pelo menos um NIF) associado. E já era tempo de começaram a apertar os calos às operadoras porque parte da culpa é delas. O outro não tinha não sei quantos mil cartões em casa?

  3. Patinhas says:

    Se por cada chamada que recebemos fizermos uma pedido/reclamação destes com os dados que temos, número, data e hora, conteúdo, pode ser que as entidades sintam a dimensão do problema. Sugestão.

    • Francisco says:

      Quais entidades? Isto é para enviar para a empresa que faz a chamada de SPAM

      • Patinhas says:

        Eu explico. Se enviarmos à PSP, ao primeiro ministro, CNPD, ANACOM, Patriarcado, Presidente da República, e todos os outros que se lembrem, pode ser que alguém veja a dimensão do problema.

  4. Paula Vadinho says:

    Isto anda muito agressivo. Não há dia que não receba pelo menos uma chamada dessas. Felizmente tenho a opção de bloquear chamadas de spam diretamente no telemóvel. Já ajuda bastante

  5. Zh says:

    Cada vez esta pior autentica praga

  6. Oliveira says:

    Nao contem com a ajuda da Proteção dos dados , eles nao servem para nada , ja apresentei queixa contra o doente da cabeça do meu vizinho , uma pessoa muita curiosa , que ate instalou camera vidéo para as minhas janelas , outras viradas para estrada para estar ao corrente da vida alheia dos vizinhos , e estes funcionários públicos nada fizeram ,a unica coisa que sabem fazer , receberem o seu salario ao fim do mes , tenho dias que recebo tres chamadas para vender panelas , outras painéis solares , outras para vender eletricidade etc a minha esposa igualmente também recebem as mesmas chamadas , mas neste Pais ninguém faz nada , nao contem com ajuda de ninguém , temos que começar a fazer justiça por nos proprios . Obrigado

    • Paulo says:

      Isso que disseste para rematar a tua indignação é perigoso, muito.

    • MLopes says:

      a questão do teu vizinho resolves com uma participação à gnr.
      o que disseste por último indicia algo nada abonatório sobre a tua forma de pensar, está profundamente errado e é perigoso, muito perigoso mesmo

      • Oliveira says:

        no meu caso , fui a GNR que me enviou para a PSP , fui a PSP que vieram a minha casa constatar , que me disseram nada poder fazer , que tem que ser a Proteção dos dados , e depois de duas queixas uma da minha esposa ja faz um ano , outra minha a quatro mes , nada se passa , aqui em Portugal ninguém resolve os problemas .

    • Zé da Quinta says:

      Olha que quem vai à guerra dá e leva, cuidado com isso.

    • José Gonçalves says:

      Pois olhe, só se foi consigo, pois já contactei a proteção de dados e resolveram. Relativamente ao resto, e como já lhe disseram aqui, passa primeiro pela GNR e não pela proteção de dados, ou seja, demonstra desconhecer como as coisas funcionam. Se você a sua esposa estão a ser contactados é porque colocaram o vosso número ou deram autorização para que a empresa com quem possuem contratos, possa partilhar os mesmos.
      Fazer justiça por nós próprios leva a nada, imagine que alguém se engana e o confunde com outra pessoa e quem sofre é você.
      Entendo, o partido teve muitos votos, mas, isto ainda não é a selva

      • Nuno (outro) says:

        Tens notícias quase diárias de bases de dados a serem expostas na internet fora e achas que para receber mensagens e chamadas de spam tens de dar autorização a alguém?
        Quem não sabe como funcionam as coisas és tu
        Compra um cartão novo, coloca-o num telemóvel e ao fim de uns dias diz-me a quem deste o número…
        Até no cartão do carro e do alarme recebo spam…

      • FadoXXI says:

        Ainda há quem goste de Facebook, TikTok, Instagram, WhatsApp e afins… depois queixam-se de chamadas spam.
        Caríssimos, ao permitirem acesso aos contactos nas aplicações que mais usam, estão a expor os vossos e os nossos contactos, ou seja, com mais de 2000 contactos na minha lista pessoal, teria que enviar cartas durante… já perceberam a ideia. Quanto às empresas, as operadoras é que deviam proteger o consumidor.
        De nada serve essa minuta!

        • Nuno (outro) says:

          Porque raio dás tu acesso aos teus contactos às apps das redes sociais?

          • Cláudia says:

            Aí é que está! Não dei!

          • Paulo says:

            Deram os teus amigos… Caso contrário a app não funcionava…

          • Cláudia says:

            Não sei eu, nem deu ninguém, pq ninguém da minha parte tem este numero. Eu tinha o cartao há 2 dias, quando começou o disparate das chamadas. Eu so uso este cartao para ter dados no metro! Nem faço chamadas com ele, pq não é o meu cartão principal. Tanto que as chamadas que recebo são de estrangeiros.

          • Paulo says:

            Exatamente! Então já estamos a perceber como funciona. Ou ainda não?

  7. Alex says:

    O problema não está nas chamadas/mensagens de marketing… É mesmo nas chamadas de bots. Praticamente todos os dias recebo uma chamada dessas. Quer no número pessoal quer no do trabalho. Nessas não há nada a fazer, é sempre de números diferentes.

    • falcaobranco says:

      Este é o ponto!!!

      É as chamadas de bots e numeros estrangeiros, porque os nacionais é facil de contactar com as empresas e dar o conhecimento para retirarem o numero da base de dados.

      Ainda á pouco tempo fiz com uma empresa de combustiveis devido ao cartão de pontos.

  8. Luis says:

    Ando a bloquear e a sinalizar números que até pertencem a pessoas reais! Fazem-se passar por outros números!

    • MLopes says:

      nestes casos o problema ainda se agrava mais!

    • João says:

      Problema é que eles usam o nr de qualquer um. Já usaram o meu e tive pessoas a ligar-me, que tinham chamada não atendida e não fui eu…

      E entretanto o meu número aparece como spam para algumas pessoas por causa disso e não posso fazer nada.

      Eles podem usar qualquer número e a MEO não faz nada…

      • LUISSM says:

        A isso chama-se Spoofing. Quando alguém está a utilizar o teu número para camuflar o verdadeiro. Está considerado como crime de “Burla informática e nas comunicações”.

        Também já passei por isso e comuniquei de imediato à PJ. Podem e devem fazê-lo através do site da PJ em participações digitais.

        No entanto, não esperem que eles consigam fazer alguma coisa, pois é praticamente impossível.

        Serão depois contactados para decidirem se pretendem que seja aberto um procedimento criminal, ou apenas dar nota do ocorrido.

        Nesse caso, sugiro que optem por dar nota do ocorrido, pois evita que a PJ dedique recursos e tempo para procedimentos burocráticos que em nada levarão à descoberta do perpetrador.

        No entanto, o facto de terem efetuado a participação, permite registar o ocorrido, não vá alguém cometer fraudes mascarados com o vosso número de telefone.

  9. Paulo says:

    Há sms que não se consegue bloquear, e há um número infindável de números de telefone que podem ser atribuídos a empresas. Bloqueia-se um, usam outro.

  10. 2 dedos de testa says:

    É preciso resolver sim o problema em 1ue qualquer com um um ferto software a circular por aí, consegue fazer chamadas para qualquer número usando um id de chamada falso( números que atualmente estąo atribuídos)

    não se admite como é que é permitido que qualquer um possa usar um id de chamada que tenha um IMSI associado.

    Estou constantemente a receber chamadas de pessoas a queixarem-se que liguei para elas.

    O problema é conhecido e foi apelidado pela PJ de operação Pandora, em que existem call center a usar isto para esquemas.

    A meu ver as operadoras e ANACOM, têm de atuar

    • Joao Ptt says:

      Os operadores não vão resolver o problema (ex: STIR/SHAKEN ) até que o Estado Português os obrigue a isso.

      O Estado é tão atrasado na tecnologia que ainda anda a pagar aos operadores para enviar SMS’s por parte da Protecção Civil quando poderiam utilizar o SMS Cell Broadcast que em vez de demorar horas/ dias (?) a entregar uma mensagem demora uns 10 segundos entre enviar e toda a gente a receber (+/- 99% dos smarphones)… e na realidade já nessa altura do contrato inicial era esta a solução adequada.

  11. Luis says:

    Isso o melhor é instalar o sync.me ou o truecaller…mas honestamente não sei qual deles funciona melhor…

  12. Marcelinho says:

    De repente também passei a receber chamadas incomodativas , com gravações e mensagens a com supostas ofertas de emprego…..foi muito simples resolver isto , instalei a versão gratuita duma aplicação que deteta estas coisas e foi remedio santo ….desapareceram , não quer dizer que não tentem , mas o telefone nem chega a tocar , não pode ser só coincidência

  13. sergio ramos says:

    Eu já fiz isso e funciona, por algum tempo.
    Mas os nossos dados circulam entre listas de dezenas de empresas de Marketing, então no mês seguinte outras telefonam.
    E já tive uma chatice com a MEO, que deu os meus dados a “terceiros”, mesmo quando eu assinalei no contrato com um “X” para não partilharem os meus dados para fins de marketing. Eles disseram, indirectamente, que após uns dois anos isso deixa de ser “válido” e eles voltam a partilhar os nossos dados.
    É curioso não?
    Eu já cheguei a ter um cartão “pré pago” recarregável sem contrato, e usei num segundo telemóvel, e pasmem-se: recebi chamadas de SPAM. Como? Esse cartão descartável (pre pago, sem contratos) nem sequer tinha o meu nome associado.
    Eu desconfio, que as operadoras (MEO, NOS, Vodafone) vendem os nossos números de cartões activos.
    Mesmo que seja um pre pago, sem nome de proprietário e sem contrato, eles sabem que o cartão está activo, monitorizam que houve carregamento de saldo, telefonemas, etc. E consideram o número activo, bom para ir para a lista e vender a empresas de marketing.

  14. nao says:

    preencham e enviem o formulario para a associação de markting directo. eu fiz isso a anos e não recebo chamadas de phishing, talvez uma vez por ano recebo 1 chamada spam. e mal digo que o numero está na lista de markeing directo, eles desligam logo. nem sequer sou eu a desligar.

  15. IA12H45x13 says:

    Recebi no outro dia um pedido de confirmação do MBWAY para o pagamento na WORTEN de 300 euros . Devem andar a disparar compras com numeros de telefone à espera que alguns se enganem e confirmem o pagamento.

    • Luis says:

      O iPhone tem um função nativa de apenas aceitar chamadas da tua lista contatos, já no Android a APP phone nativa da Google tem uma opção para identificar e filtrar as chamadas spam…basta ativarem isso nas definições da aplicação.

  16. frogisdead says:

    Isto para resultar e até já tinha sido resolvido se os 3 carteis (aka operadoras) bloqueassem essas chamdas a nível interno, mas muitas dessas empresas até têm parceria com os 3 cartéis, como bankinter por exemplo, recebo (recebia) 3 chamadas por dia com espaço de 5 mnutos dessa malta, sempre os mesmos numeros, foram alguns 10 bloqueados. Uma vergonha!

  17. José Gonçalves says:

    Muita gente aqui diz não saber quais as empresas. Simples, NOS, GALP, MEO, etc., estas dão os contactos a call centers contratados por elas que por sua vez ligam para os nossos números. Se enviarmos um mail para a empresa principal eles vão ter de remover os contactos da base de dados e por conseguinte deixamos de ser contactados.

  18. Luís says:

    Como já aqui foi referido aqui varias vezes, as operadoras fornecem os nossos dados a terceiros!. Bastar comprar um cartão colocar num telemóvel mais antigo sem Android/IOS, nem ter apps instaladas, não fazer chamadas e ninguém saber o número, que passado passado algum tempo já estão a receber chamadas e possivelmente sms!. A partir daqui o céu é o limite.

  19. says:

    Eu tenho quase a certeza onde apanharam o meu número de telefone. Terá sito numa plataforma de pagamento de taxas turísticas. Começou desde aí. E o meu número de telefone foi parar a uma “Cherry Blue” que depois os “cede” a outras empresas… isto tudo ILEGALMENTE. Também têm fama de os ceder a outro tipo de organizações ainda mais ILEGAIS. Contactada a CNPD a expor a situação, recebi resposta (quase um ano depois) que a minha questão não era clara e que eu deveria identificar como é que os meus dados foram para à dita “Cherry Blue”… como se agora eu tivesse que ir fazer trabalho de polícia. A Cherry Blue (que ninguém consegue contactar de maneira nenhuma) é que tem a obrigação LEGAL de provar como obteve os dados. Já são mais que conhecidos por obterem dados pessoais abusivamente e ninguém faz porra nenhuma!

  20. Cláudia says:

    O meu caso é um bocado mais caricato. Comprei um cartão da Lyca, e para quem não sabe, eles reciclam numeros. Ao fim de 2 dias de ativar o cartão, sem ter dado o número a ninguém, pois so quero o cartão para dados, comecei a receber chamadas de numeros que nao faço ideia quem seja, de 5 em 5 minutos. Reclamei com a Lyca, a solução que me deram foi comprar outro cartão no site. No deles não compro de certeza! Tive de desligar o cartão.

  21. Andre says:

    A MEO/Altice continua a ignorar o RGPD. Em 2022 pedi a eliminação dos meus dados ao encerrar o contrato e a conta de e-mail @sapo. Até hoje continuam a ligar-me de 3 em 3 meses, o que mostra que mantêm e usam os meus dados sem consentimento. Durante o contrato já eram maus na faturação e os comerciais prometem tudo por telefone, mas nunca cumprem ou dão garantias. Se querem manter clientes, deviam começar por respeitá-los e cumprir a lei.

  22. Gabriel says:

    De facto estas minutas não servem para nada. Não sabendo qual a empresa, o pessoal vai inundar a CNPD com emails, e não vão ter a ajuda que procuram já que a CNPD não tem como resolver o problema. A PSP devia investigar a origem dos números, já que se de terrorismo se tratasse, assim o fariam.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.