Procura por smartphones recondicionados não para de crescer e o futuro é promissor
Os smartphones recondicionados são, basicamente, dispositivos usados com mais ou menos uso, totalmente testados e avaliados por especialistas, e colocados novamente à venda com preços ajustados. As lojas tendem a oferecer garantia sobre esses produtos e o mercado está a confiar cada vez mais nestas ofertas.
A confiança está a aumentar de tal forma que se prevê que, até 2027 haja um aumento das vendas de smartphones recondicionados de 10,23% ao ano.
O futuro dos smartphones recondicionados
Em 2021 as vendas de smartphones recondicionados cresceu 15% face ao ano anterior. Esta procura aconteceu essencialmente com produtos de topo da Samsung e da Apple.
Além disso, à exceção de África, segundo os dados da Counterpoint, todas as regiões do mundo apresentaram um aumento da procura acima dos dois dígitos, com os países da América Latina (LATAM) com um aumento das vendas de 29%.
Para o futuro, as perspetivas são ainda mais animadoras para o mercado. O Statista apresentou recentemente um gráfico que mostra a evolução das vendas de smartphones recondicionados com uma previsão para os próximos 5 anos.
Segundo o que é descrito, prevê-se que haja uma taxa de crescimento anual na ordem dos 10,23%. Assim, 2021 fechou com uma estimativa de vendas de smartphones recondicionados de 251,09 milhões de unidades, significa que em 2027 as vendas devam rondar as 459,86 milhões de unidades.
As vantagens
Ter um smartphone recondicionado nos dias de hoje significa muito mais do que ter um smartphone mais acessível, porque o é. Um modelo nestas condições, dependendo da classificação (grade) dada pela loja, depois de uma avaliação cuidada e reparação de algum pormenor necessário, é sem dúvida uma opção mais barata do que um modelo novo.
Mas mais do que isso, ter um recondicionado significa ter uma vida mais sustentável do ponto de vista ambiental. Com estes produtos estamos a minimizar o desperdício e a combater o problema que existe hoje no mundo das enormes quantidades de lixo tecnológico.
Aliás, o seu velho smartphone, se estiver esquecido numa gaveta aí de casa, pode ser útil ainda para alguém. A Open Box Mobile, por exemplo, tem um programa de retoma muito interessante, que avalia o seu smartphone gratuitamente e paga-lhe um valor justo por ele, procedendo depois à sua venda como recondicionado ou simplesmente dando-lhe um fim digno e amigo do ambiente.
A Open Box Mobile ainda procede à venda de smartphones recondicionados de inúmeras marcas, com maior destaque para os produtos da Apple, mas também tem uma oferta de computadores, tablets, periféricos, acessórios e até produtos como e-bikes. Além disso, ainda procede à reparação de todo o tipo de produtos tecnológico.
Com uma crescente oferta de dispositivos recondicionados, há que estar atento à reputação das lojas, para que não compre um produto mal avaliado ou para que não tenha depois uma assistência de qualidade no pós-venda. Olhar para as avaliações dos clientes é extremamente relevante. E já que estamos a falar na Open Box Mobile, que tem vindo a crescer diariamente, esta loja conta com uma nota de 4,9 estrelas em 5 no Trustpilot.
Leia ainda:
Este artigo tem mais de um ano
Já se Vendem Bons smartphones recondicionados, mas eu prefiro comprar Novo, mas mesmo assim Algumas marcas já trazem Malware embutido, através das aplicações de Origem e os recondicionados não sabemos o que já passou por lá, com tanta Porcaria que se Descarrega da Net e das Próprias Lojas Oficiais .
Tudo é Possível e Tudo pode Acontecer, Dados Roubados e Muito Mais
Obrigado
Mas prefiro Novo
Pois mas para isso é que existe o hard reset certo? Pois não é desculpa, ainda por cima há marcas que premito repor uma rom mais arranjadinha.
Por isso tudo se arranja.
O hard reset, não é solução para tudo, e rom’s alternativas, depende do tipo de uso, mas não compensa já perder tempo com isso, há funcionalidades que se perdem ao recorrer as roms alternativas, originais são originais.
Mas também se ganha. Desde que coloquei uma ROM do pixel num xiaomi o telemóvel ficou outro, nem sequer equaciono voltar a colocar de origem.
O hard reset não o livra de eventuais programas maliciosos que já estejam na raiz do telefone!
Eu também não sou fã de aparelhos recondicionados. Novo é sempre novo!
O problema dos recondicionados é a marca não oferecer os updates após algum tempo.
Para quem quer arranjar um modelo que seja caro novo, vale a pena.
Embora eu não gosto de comprar recondicionados ou usados.
Prefiro novo.
Para a família só compro iPhones e iPads recondicionados e tem corrido muito bem. Sorte? Talvez.
Por muito interessante que seja o mercado de usados\recondicionados, até pode servir para muitos, mas eu prefiro comprar novo, uso e abuso do smartphone e quando justifica face a limitações, é reformado para recurso e compro outro novo.
E servidores recondicionados. Para produção mesmo. O que recomendam?
O Futuro dos Smartphones vai ser como os carros, comprasse um novo e da o antigo como retoma…
sim claro, só com uma ligeira diferença um carro ainda ao fim de 2 \ 3 anos tem um valor comercial considerável e uma esperança de vida na ordem do 10 anos no mínimo, já os smartphones, nem por isso, tem uma vida mais curta, são caros novos, ao fim de 2 \ 3 anos estão ultrapassados e o seu valor é residual para não dizer nulo.
Isto para dizer que não foi a melhor comparação carros e smartphones, nada haver mesmo.
Os veículos elétricos dizem olá!
Ao fim de poucos anos a bateria já perdeu parte da capacidade de carga. Fica muito dispendioso troca-la fora da garantia (8 anos geralmente).
O que é poucos anos? 2? 5? 20? E que o meu carro electrico tem 8 anos e queria saber por entendidos na materia quando é que a bateria vai à vida…
Qual o modelo do Xiaomi e qual a ROM?