CEO de uma das maiores petrolíferas diz que em 2040 não existirão novos modelos a gasolina
Não se sabe como vai correr, mas os objetivos vão sendo traçados e, em alguns anos, é possível que as estradas estejam repletas de elétricos. Aliás, na opinião do CEO da maior petrolífera do mundo, em 2040, não haverá novos carros a gasolina.
Empresas como a sua terão de adaptar a atividade às necessidades dessa altura.
Darren Woods trabalha na ExxonMobil há 30 anos, chefiando a maior refinaria e comerciante de produtos petrolíferos do mundo desde 2017. Sendo um dos principais atores de uma das indústrias mais poluentes, sozinha, a empresa já foi responsável por 3 % das emissões mundiais de gases com efeito de estufa.
Numa entrevista à CNBC, o CEO da petrolífera falou sobre veículos elétricos, soluções com baixas emissões de carbono, alterações climáticas, impostos sobre emissões e procura de energia.
A par das muitas previsões, o CEO da ExxonMobil disse acreditar que, em 2040, nenhum lugar terá carros a gasolina novos para vender. Nessa altura, ele estima que a procura de petróleo será aproximadamente a mesma que em 2013 e 2014. Além disso, acredita que a empresa continuará a ser rentável, uma vez que continuará a vender plásticos para elétricos e substituirá parte da produção de petróleo por metanol, hidrogénio, biocombustíveis, e outros compostos que possam precisar de resposta.
Petrolíferas com objetivos mais verdes
Mais do que as previsões, Woods recordou que a empresa será neutra em carbono até 2050. No entanto, essa neutralidade corresponderá, apenas, às emissões das suas instalações e veículos, não incluindo distribuição, viagens de negócios, ou qualquer um dos seus produtos.
Neste momento, e apesar da sua atividade, existem várias empresas petroquímicas a anunciar a transição para uma atuação mais verde, investindo em energias renováveis, por exemplo.
Assista à entrevista completa aqui.
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Este artigo tem mais de um ano
acham que ele vinha com um discurso comtra a tendencia!?
Não, ele ao menos não é tapado e reconhece o caminho que se está a seguir.
Como qualquer outra empresa já está a preparar o negócio para o que aí vem…
Está calado rapaz, se acabar os motores a combustão vais ter de ir vender Chupetas à porta da maternidade
Não vai. Vai é vender cargas rápidas para eléctricos ao preço da gasolina para a mesma distância, ficando-lhe a 1/3 ou menos do custo dela.
Isso mesmo. Vai ensinar aos milionários como é que fazem negócios e se ganha dinheiro.
Tendo em conta o que eles em conluio com os políticos irão roubar até 2040 ….
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bem, uns dias é 2030 e noutros já é 2040 !!! seja como for, até lá há que continuar a gastar gota 😛
claro, seja qual for o ano eles estão a aproveitar bem os ultimos anos, dá-lhe mais 2 anos e a gasolina já chega aos 5 paus
há dias, li num semanário francês, que no final do ano já estão a prever que a gasolina custará 3 € 🙁
o próprio CEO da Prio já o afirmou, €3 até ao final do ano.
Daqui a pouco será 2050.
Os eléctricos são um fracasso.
Já agora começo a compreender o atual valor dos combustíveis, estão a manar até a última gota ganhar agora que depois fica mais complicado
+1
Sim é verdade mas com isso tambem estão a contribuir para uma mais rapida transição para os VE.
Quanto mais caros ficarem os combustiveis mais rápidamente os consumidores passam para VE visto o seu custo de utilização ser mais barato.
Era preciso que os consumidores tivessem VE tão acessíveis como um 2 CV há uns anos, ou um Sandero menos equipado agora (que já não é barato). O futuro da mobilidade dos portugueses é a bicicleta. Ou o comboio quando quiserem ir um pouco mais longe.
Sempre achei, talvez erradamente e sem provas, que os acionistas das grandes marcas de combustível são os mesmos das grandes marcas de automóveis… Juntam a oferta e a procura… Se este senhor acha que vai deixar a gasolina é porque já tem outro monopólio nos elétricos… Quando existirem mais carros eléctricos, será que o preço dos combustíveis fósseis vai subir ou descer? Acho que vão produzir menos e vender mais caro (mais uma vez só uma opinião sem provas)…
Meu caro a gasolina está dependente do petroleo que é limitado, ja os eletricos dependem de eletricidade que é ilimitada se for do vento, solar, nuclear de fusao! Agora o litio sim tb é um recurso limitado mas ao contrario do petroleo as baterias sao reciclaveis e reutilizaveis! Acredito que o futuro seja hidrogenio e nao litio mas em fase de transicao o litio é muito superior a gasolinas e gasoleos.
O lítio é escasso, o sódio não. O hidrogénio não é tão eficiente como as baterias e exige materiais ainda mais escassos.
Exceto que o vento, solar e nuclear não são ilimitadas. Aliás, bem limitadas até. Porque será que a malta não se informa antes de propagar o mito mais que desmistificado? Talvez porque o marketing e propaganda desses interesses é igual aos restantes e convenceram a malta que são os salvadores do mundo. Sempre o complexo de deus e sinalética de virtuosidade.
Ainda bem que em Lisboa e Porto os carros de combustao vao ser proibidos de circular nos centros ja a partir do proximo ano! Ou mudam para eletricos ou andam de transportes, mai nada!
Isso vai ser uma maravilha para o comércio
E vai ser, e para teu horror vai haver muito ais gente nas ruas esplanadas, a visitar o comércio….. turistas tambem, claro.
Em Lisboa e Porto já hoje o ciclista é o homem mais rápido em pista. E às vezes até o peão.
A data de 2035 ou 2040 é completamente irrelevante… daqui por 8 a 10 anos (no máximo dos máximos), já ninguém vai querer um carro 100% a combustão, e mesmo os PHEV também duvido!
2040, 50, já cá não andas, seu optimista !
E ninguém fala que os carros têm uns maravilhosos quase 0% de impacto na poluição. Assim vão ao bolso à malta e ainda agradecem.