Microsoft estará a bloquear novos downloads do Windows na Rússia
Já vamos com vários meses de duração da guerra da Rússia contra a Ucrânia, mas parece que não há um final à vista deste indesejado conflito. Como tal, os países tentam dar o seu apoio ao povo ucraniano de várias formas, entre elas a aplicação de sanções e bloqueios a vários níveis.
Nesse sentido, as últimas informações indicam que a Microsoft também está a bloquear os novos downloads do sistema operativo Windows no país de Vladimir Putin.
Downloads do Windows bloqueados na Rússia
A Microsoft, à semelhança de outras empresas do setor tecnológico, já mostrou a sua posição contra a guerra que a Rússia iniciou na Ucrânia. No início de março, a empresa de Redmond anunciou ter parado as vendas de produtos e serviços no país euroasiático. Já em abril soubemos que a marca bloqueou ciberataques da Rússia contra a Ucrânia.
Mais recentemente, as últimas informações indicam que a Microsoft estará a bloquear o acesso dos cidadãos russos aos downloads do Windows ou a outro qualquer software que detenha. Ou seja, quem resida no país e tente transferir as ferramentas de instalação do Windows 10 ou do Windows 11 através dos meios oficiais, depara-se com uma mensagem de erro.
Additional confirmation: https://t.co/ROJawaNGS3
Unclear if it's intentional or just a server error, though.
— Catalin Cimpanu (@campuscodi) June 19, 2022
De acordo com o site Bleeping Computer, parece que o problemas acontecem mesmo apenas na Rússia. Foi ainda usada uma VPN configurada com um endereço IP referente ao país de Putin, e o processo confirmou a mensagem de erro obtida.
Para além do Windows, alguns utilizadores também se queixaram de que o mesmo aconteceu quando tentaram fazer o downloads de ficheiros completos ISO dos sistemas da Microsoft. Ao tentarem, surge então a mensagem de que "houve um problema com o pedido", o que não permite que a transferência inicie.
Segundo os detalhes avançados, até ao momento a Microsoft ainda não prestou quaisquer esclarecimentos acerca deste assunto.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Bleeping Computer
A funcionar na boa aqui…
Deves de estar na Rússia… que eu saiba Putin ainda não chegou aqui.
+1 aqui tb ja fiz o download wo win 11 em russo
Pois, e curiosamente eu costumava obter os ISOs mensais do W10 e W11, e a fonte era russa, deste mês não saiu nada, já percebi porquê.
Acho que deves continuar a utilizar os ISOs alterados pelos Russos
Porquê que não usas os que a Microsoft fornece oficialmente?
Eles são bons tipos… sérios e nada suspeitos.
Porque os russos retiram todo o spyware que existe nas versões oficiais!
Ora nem mais!
“Retiraram o spyware que existe nas versões oficiais” e acrescentaram mineradores de crypto
É pena que ainda nao tenham comecado a bloquear o accesso a sites internacionais.
Estava a pensar no mesmo …. deviam era cortar a internet toda à Russia.
Tu ainda queres maior ditadura do que a ditadura em que vivemos…
Já há uma série de sites bloqueados, e tu ainda queres mais…
Muda-te para a Coreia do Norte.
Aparentemente este post é baseado num único tweet… Por isso é que continua a ser possível e sem VPN
O windows11 pirata que aí anda vem com língua inglesa e russa, é a versão de Novembro de 2021 (muito antes da Guerra) e quem a instalar mesmo em Russo e usar cracks que na Rússia é legal tem o windows 11 com atualizações…
Acho que a microsoft deve pensar que os russos são uns bananas que não sabem dar a a volta às suas tretas. Mais facilmente conseguem impedir a instalação do firefox ou outros browsers para usarmos a bela porcaria do edge do que conseguem bloquear o windows na Rússia.
Eu até acho que a microsoft devia era quere que os Russos usassem o windows 11 para os espiar. Querem um SO que espie mais os utilizadores que o W11?