AirTags da Apple estão a enviar falsos alarmes de perseguição às pessoas
Os AirTags são os dispositivos de localização da Apple que, após o seu lançamento em 2021, rapidamente foram adquiridos por utilizadores em todo o mundo, e também já deram origem a diversas notícias pela sua utilização.
A Apple, por questões de segurança, tem vindo a ajustar algumas das funcionalidades dos Airtags e, segundo informações recentes, alguns utilizadores estão a receber notificações de AirTags com falsos alarmes a alertar que estão a ser perseguidos.
AirTags alertam erradamente que as pessoas estão a ser perseguidas
Segundo as informações reveladas, alguns AirTags estão a notificar e a enviar alertas com a informação de que as pessoas estão a ser perseguidas. No entanto, tal não passa de um falso alarme e não corresponde à realidade.
Um dos casos aconteceu com uma mãe e uma filha que estavam a sair da Disney World quando a filha recebeu uma notificação no seu iPhone a informar que alguém a estava a rastrear através do AirTag de outra pessoa. Como seria de prever, o alerta causou um grande susto na família, mas, no final, o alerta não se verificou.
Uma situação idêntica aconteceu com Ryan McClain, um comerciante de 25 anos, residente em Indianápolis, nos EUA. O sujeito recebeu uma notificação em abril a indicar que estava a ser rastreado. Segundo McClain "foi um choque... quem iria querer perseguir-me? Quem iria querer magoar-me?".
Outro caso aconteceu com Natalia Garcia, de 24 anos, que tem um iPhone e recebeu uma notificação a informar o seguinte: "AirTag Found Moving With You". O alerta aconteceu depois que a utilizadora esteve em Chicago e recorda a situação como tendo sido "assustadora". Diz que, na altura, procurou na sua mala e olhou em redor na tentativa de perceber se alguém teria colocado um AirTag em si. Tentou ainda que o localizador emitisse o som de alarme, no entanto, a app Find My referiu que o dispositivo não estava alcançável.
O grande problema é que os AirTags da Apple estão a enviar os alertas de forma errada. Vários canais tecnológicos acreditam que se trata de um bug. No entanto, será aterrador receber uma mensagem do género a meio da noite. Segundo o The Wall Street Journal, os alertas criaram "confusão e preocupação, e levaram os destinatários a perseguições inúteis".
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: PhoneArena
Neste artigo: AirTags, Apple, localizador
Devem de ter aumentado a sensibilidade no último firmware e foram longe demais.
Não me admira nada, os falsos alarmes. Principalmente em turismo e viagens rotineiras, damos por nós acidentalmente a seguir outras pessoas/veículos que tem o mesmo destino/objetivo que nos.
Pelo menos já tem justificação se a Apple for a tribunal, sempre podem dizer que fizeram o melhor que conseguiram antes de começar a dar falsos alarmes.
Eu tb já recebi
Não são os airtags que enviam alertas. É o sistema no próprio telemóvel que acompanha os diferentes sinais de Airtags nas redondezas e acaba por identificar falsamente sinais que poderiam estar a acompanhar o telemóvel.
Os alarmes são os AirTags que enviam, depois quem espoleta essa necessidade do alerta é algo que a Apple tem de corrigir. Por exemplo, uma mala minha, que viajava com alguém que não tem um iPhone 12, mas sim um iPhone 11, disparou um alerta do AirTag que tinha no interior. E essa pessoa perguntou-me porque razão estava o AirTag a dar sinal. Supostamente foi esse erro. Agora, era interessante perceber a razão.
Desculpa mas não! Estás a confundir o sinal sonoro dum Airtag quando está afastado um certo tempo do dono, com o sinal de alerta no telemóvel. O Airtag não faz qualquer determinação se está a seguir outra pessoa qualquer, nem envia sinais de que está seguir uma pessoa estranha.
O sinal de alerta no telemóvel é uma função do próprio telemóvel que avaliará o tempo em que determinados identificadores bluetooth permanecem perto do telemóvel. É esse sistema do telemóvel que cria o alerta.
Certo, uma coisa é o alerta que recebem no telefone, outra coisa, que também acontece, é o alerta sonoro. Sem razão aparente os AirTags disparam o alerta sonoro. E poderá estar interligado o problema. De facto o alerta enviado ao telefone pode ou não estar relacionado com um determinado AirTag (pelo que se percebe, diz que um AirTag foi encontrado…), portanto, pode ser de facto o próprio AirTag por perto a enviar sinais falsos, ou pode ser apenas um bug no sistema. Como referi, um dos meus AirTags disparou o sinal sonoro sem razão aparente. O bug poderá estar interligado.
oh god! os casos reportados nas notícias não têm nada a ver com alertas sonoros…
repito, os airtags não enviam alertas a telemóveis, apenas fazem o que fazem sempre, emitir identificador por bluetooth que os distingue de todos os outros airtags. Não há sinais falsos por airtags.
Se o teu airtag deu um sinal sonoro é porque não teve“ por algum tempo, um aparelho por perto que reconhecia.
Estou-te eu a dizer que existem outros. Abre os olhos jovem. Além dos alertas na app Encontrar, há outros alertas “fantasmas”. Tu tens dificuldade em perceber as coisas não tens?
agora ainda há mais alertas para a mesma coisa!? Qual é que será a tua próxima invenção? Aconselho-te a ver como é que a tecnologia dos Airtags funciona.
Ainda tu estavas a ler como se fazia, já eu usava. Por isso.. esquce isso, treinadores de bancada… não faltam. 😉
lol! antes sequer de tu usares já eu tinha lido descrições técnicas de como funciona.
Mas seria interessante ver-te a fazer uma pirueta a tentar inventar a explicação técnica de como é que um AirTag envia um alerta para o telemóvel da pessoa a dizer-lhe que o próprio AirTag está a seguir a pessoa.
Sim como o laser dos submarinos. 😀
se esse é o paralelismo da explicação que vais inventar, realmente tem muitas piruetas.
Ora aqui está!!!!
Tal como comentei noutra notícia…
Nunca vejo uma noticia destas colocada por ti!
E vens sempre com justificações da treta!!!
” Supostamente foi esse erro. Agora, era interessante perceber a razão.”
Se fosse da concorrência farias este comentário??? LOL Claro que não!!!!!
Não vês porque não queres ver 😉 eu coloco tudo o que seja relevante, mas não percebo que te incomode o sucesso da tecnologia (é só um comportamento infantil). Para que não fiques a dizer disparates e inverdades, https://pplware.sapo.pt/tag/airtags/ vê aí quem mais escreveu sobre o assunto, ainda poucos sabiam o que seria esse gadget e já nós o tínhamos na mão. E quem diz esse, diz outros desse segmento e do segmento GPS. Se precisares de ajuda, nessa tua tanta falta de conhecimento sobre o assunto, fala, eu ajudo-te. Aquele abraço.
Os AirTags da Apple – NÃO – estão a enviar falsos alarmes de perseguição às pessoas.
Os iPhones é que estão a e sinalizar de AirTags que não existem.
Recapitulando:
– começou-se a falar do uso abusivo dos AirTags para perseguição.
– a Apple criou no iPhone uma opção para se receber um aviso caso um AirTag que não nos pertence nos esteja a acompanhar
– há casos de pessoas que receberam avisos desses sem que pudesse existir qualquer AirTag de outra pessoa por perto.
Os avisos já existem desde que a Apple lançou os AirTags. A Apple apenas foi fazendo ajustes a como funcionavam. Pelo meio terá aparecido um bug qualquer no software do iPhone que cria esta situação.
Então se uma pessoa tiver uma Tag numa mochila e alguém a roubar, se o ladrão tiver um iphone vai ser notificado da tag??
Não. Primeiro o dono da AirTag vai marcar como perdido. O ladrão se tiver um iPhone vai logo dizer onde está o objeto roubado. O dono recebe notificações e pode saber com exatidão onde está o seu material. Se o objeto do roubo andar ao longo do tempo com o ladrão, ele poderá receber um aviso, mas o seu iPhone ficará marcado como sendo a pessoa que detetou aquele AirTag e a sua identificação (do dispositivos) poderá ser usado quer para acusar alguém de perseguição, quer para ser acusado de possuir material roubado.
Mas para perceberes melhor como funciona, lê aqui: https://apple.co/3N0Rb51
Atenção, só os iPhone 12 e superior têm algumas capacidades de detetar (ao longo do tempo) os AirTags que possam estar a ser usados para stalking.