Nova bateria para carros leva 6 minutos para carregar 60%
É indiscutível que o segmento dos veículos elétricos tem crescido bastante. Além disso, as infraestruturas de carregamento têm também vindo a sofrer melhorias e há cada vez mais pontos de carregamento.
Também ao nível das baterias há novidades. Uma nova bateria, inventada por investigadores chineses, leva 6 minutos para carregar 60% de um carro elétrico.
As baterias têm sido um dos pontos menos fortes no segmento dos veículos elétricos. As investigações são muitas e os resultados vão começando a aparecer. A mais recente novidade chega-nos da China, após um grupo de investigadores ter conseguido desenhar uma bateria que leva 6 minutos para carregar 60%. Para se ter uma base de comparação, uma bateria de um Tesla leva cerca de 30 minutos para atingir 80% da carga, isto se for carregada num ponto de super carregaamento.
Qual o "segredo" da nova bateria para veículos?
De acordo com as informações, os investigadores chineses procederam a uma ordenação das partículas de iões de lítio. As baterias elétricas tradicionais, utilizam agentes ligantes para solidificar o ânodo (elétrodo através do qual a carga elétrica positiva flui para o interior de um dispositivo elétrico polarizado).
Isso faz com que essas partículas fiquem distribuídas de forma aleatória dentro da estrutura, o que resulta em tempos de carregamento mais lentos.
Nesta investigação, a equipa chinesa decidiu organizar as partículas em ordem de tamanho e reduzir as lacunas (porosidade) entre elas. A porosidade ficou "mais alta na parte superior, e mais baixa na parte inferior, para que a porosidade média tenha um valor normal”.
Os testes realizados foram feitos em laboratório e demonstraram que a bateria otimizada pode ter até 60% da sua capacidade carregada em 5,6 minutos e 80% em 11,4 minutos.
Este artigo tem mais de um ano
Mais rápida a pegar fogo também!
Bem pelo contrário.
Isso é um comentário precipitado porque não temos dados no artigo sobre temperaturas em carga. Nem capacidade da bateria nem degradação da mesma.
O importante é não parar o desenvolvimento de novas soluções.
andamos a ouvir falar no “novas” baterias para carros há mais de uma década. até hoje nenhuma dessas “novas” baterias entrou em produção…em especial todas as que prometeram acabar ou diminuir drásticamente a necessidade de utilização do lítio