Acidente mortal que envolveu piloto automático da Tesla leva ao primeiro dono acusado
O Autopilot da Tesla não é um sistema de condução autónomo na sua verdadeira essência. Com o piloto automático ativado o condutor tem a responsabilidade de estar atento à estrada e a manter as mãos no volante para garantir o máximo de segurança nas estradas, ainda que muitos exemplos revelem que o sistema nem sempre seja usado desta forma.
Agora, pela primeira vez desde que o Autopilot é usado, um proprietário de um carro Tesla envolto num acidente que provocou duas vítimas mortais, com este sistema ativado, é acusado criminalmente em tribunal.
O acidente e acusação histórica
Os promotores da Califórnia apresentaram duas acusações criminais contra o proprietário de um Tesla Model S envolvido num acidente mortal em 2019, que tinha acionado o sistema de piloto automático do veículo. Esta é assim a primeira vez na história que um proprietário de um carro Tesla foi acusado criminalmente nos EUA num caso assim.
De acordo com o promotor público do condado de Los Angeles, o incidente ocorreu em Gardena, um subúrbio de LA, a 29 de dezembro de 2019. Kevin George Aziz Riad de 27 anos estava a conduzir uma estrada no seu Tesla Model S quando passou um sinal vermelho. Esta ação fez com que embatesse num outro carro, um Honda Civic, resultando na morte de duas pessoas.
O homem enfrenta agora duas acusações de homicídio involuntário, de acordo com acusações apresentadas ao Tribunal Superior da Califórnia. Atualmente, está em liberdade sob fiança enquanto o caso está pendente, de acordo com o AP News.
Autopilot, o piloto automático que não pode ser confundido com "autónomo"
No site da Tesla onde é apresentada a informação relativa ao piloto automático é claro:
O piloto automático permite que o automóvel efetue as operações de direção, aceleração e travagem automaticamente, na faixa onde circula.
As funcionalidades atuais de piloto automático requerem uma supervisão ativa do condutor e não tornam o veículo autónomo.
Até então, os vários acidentes que envolveram carros da Tesla com o Autopilot ativado, resultaram em processos dirigidos à própria fabricante, deixando os proprietários dos carros ilibados de qualquer crime.
No entanto, ainda que o sistema de condução automática da Tesla tem tudo para funcionar sozinho de forma muito segura, o condutor é obrigado a estar pronto para agir sempre que existir uma situação inesperada e perigosa.
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Então nesse caso não devia ser permitido sequer incluir qualquer tipo de “Auto Pilot” nos carros para forçar “uma supervisão ativa do condutor e não tornam o veículo autónomo.”
Acho que nao é necessário esse extremo.
A automatização de condução tem sido lentamente introduzida. Como o caso do cruise control, travagem automatica, alinhamento de faixa de rodagem, manutencao de distancias de seguranca entre outros.
Este modo é apenas isso tudo com a capacidade de ler sinalizacao vertical. Estes sistemas ja salvaram mais pessoas do que acidentes que tiveram.
O sistema obriga a presenca de maos no volante. O problema é que pessoas confiam tanto num sistema que nao é perfeito que reclamam dos erros.
Nos teslas para conseguirem tirar as maos do volante têm de colocar objectos no volante. O mais vulgar por exemplo é uma carteira aberta na base do volante.
Aqui a culpa nao é do sistema. Dormir ao volante ou enganar o sistema é da inteira responsabilidade do condutor
O “Auto Pilot” ‘e so um nome… os americanos gostam de nomes simples 🙂
Toda a gente sabe o que significa auto pilot, Querem brincar, assumam as responsabilidades.