A BMW apresentou na CES uma tecnologia que vai mudar a forma de ver os carros
A tecnologia tem estado a tomar de assalto a indústria automóvel, em várias áreas e de várias formas inovadoras. Isto tem cada vez mais visibilidade e agora a BMW apresentou uma nova forma de ver os seus carros, adaptando-os.
Foi durante a CES que a gigante alemã deu a conhecer o BMW IX Flow, com a capacidade de mudar de cor. Este poderá assumir esta alteração e assim adaptar-se ao ambiente e a outros fatores, dependendo sempre do condutor.
É ainda apenas um protótipo, mas a BMW parece apostada em criar tecnologia disruptiva e que vai mudar o dia a dia dos utilizadores. É o caso do novo BMW IX Flow, que terá a capacidade de mudar de cor de acordo com o gosto dos utilizadores.
Recorrendo a apenas um botão, este carro poderá passar de branco para preto, usando tecnologia similar ao que é usada nos e-readers. A superfície da carroçaria conta com milhões de microcápsulas com a espessura de um fio cabelo e cada contém pigmentos brancos com carga negativa e pigmentos pretos com carga positiva.
https://twitter.com/latestengineer/status/1478548105972826114
Por agora, é apenas possível alternar entre o branco, o preto e algumas tonalidades de cinzento. No entanto, e como esta tecnologia não deve demorar a evoluir, em breve deveremos poder ver a oferta disponível alargar-se a outras cores.
A durabilidade desta pintura e a sua capacidade de suportar climas extremos ainda são desconhecidas. Vão ser realizados muitos testes nesse sentido, até que esta funcionalidade seja oferecida ao público. Por agora, a BMW revelou que este é ainda apenas de um projeto avançado de pesquisa e design.
A prova da pouca maturidade deste projeto esteve presente no terreno da CES. A BMW teve 2 protótipos presentes e prontos a ser usados, dado que o clima em Las Vegas é agressivo da maioria das vezes. Ainda assim, este segundo carro não precisou de ser usado.
Apesar de estar ainda longe de ser uma realidade, esta nova tecnologia da BMW poderá tornar-se um padrão na indústria. Dá a liberdade aos utilizadores de expressarem as suas emoções e assim criar carros únicos e com cores distintas.
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Bem, útil para camuflagem em zonas de guerra. No resto das situações parece ser uma coisa bastante irrelevante.
Sim realmente que grande solução …
Parece os outros no iraque a enterrar os tanques na areia a noite. Vinha os e
Helicópteros americanos com camera termica aquilo era uma limpeza
Uma pergunta?
Qual vai ser a cor no certificado de matrícula?
Vai ter que ser “várias”…
Se é baseado na tecnologia e-ink, julgo que só faz uma cor, normalmente branco ou preto consoante o fundo. Neste caso podia-se por branco escuro ou preto claro! 🙂
Não me parece que venha a ser possivel chegar ao mercado…
Como estará registado a cor no livrete?!
Os assaltantes iriam adorar… cometer um crime com um carro branco e fugir num carro preto!
Mais uma tecnologia completamente inutil, com a tentativa de tornar carro num gadget…
A tornar-se realidade, seria uma tecnologia apenas ao alcance de alguns!
Querida, bati com o carro!!!!
Foi muito?
Não!!! só um risquinho
Chega a conta a casa 10k euros.
🙂
Tecnologia engraçada… não será para um futuro próximo, mas poderá ter várias aplicações até fora do mundo automóvel!
Essa tecnologia já é usada no ramo da aeronáutica Militar há mais de 10 anos e tem um custo de milhões. São possíveis 3 Cores e não apenas 2 (Branco, Cinzento, Preto). Mesmo que a BMW consegui-se reduzir significativamente o custo de produção e impregnação na chapa isso seria sempre um extra de 50 mil Euros se não mais. E para terminar, em caso de acidente, teria que se trocar o painel danificado por completo…além disso teria-se que conectar a cada 5 a 10cm um cabo para que o envio de electrões funciona-se e só isso ocupa bastante espaço.da não acreditar que esse carro por exemplo tivesse as janelas a funcionar, porque exactamente ai não existe espaço suficiente para tal.
neste contexto – completamente inútil…
a não ser para sacar uns milhares de euros neste extra…
Não olhem para pequenos detalhes pequenos como livretes. Não pensei apenas um use case e acima de tudo não olhem para os preços actuais. Qualquer tecnologia antes de massificação é cara
Se bater, qual será o preço da reparação?
BMW cada vez mais feios e com linhas que parecem carros chineses mal acabados .
Se adaptassem aos sentimentos do condutor, pelas ruas de Lisboa iriamos ver um mundo de tristes.
Mais um show off inútil. Façam carros mais leves, isso sim seria uma inovação , a de fazer estes “camiões”, especialmente nas versões elétricas, a pesar menos de uma tonelada e meia . O resto são tretas e mais tretas
Pois é… depois vêm com a história de ser ecológico (facepalm) com uma tonelada de matéria prima a passear…