EA considera que o futuro dos jogos está nos NFTs
A inclusão e envolvimento das NFTs no segmento dos jogos eletrónicos tem sido um assunto polémico e que gera discórdia entre as criadoras de títulos, as plataformas gaming e entre os jogadores.
No entanto, recentemente, a popular empresa e criadora norte-americana Electronic Arts referiu durante uma conferência que o futuro dos jogos está nos NFTs.
EA vê os NFTs como sendo o futuro dos jogos
Foi durante a conferência sobre os lucros da Electronic Arts (EA) que o CEO da empresa, Andrew Wilson, classificou os NFTs e os jogos do género "jogar para ganhar" como sendo o futuro da indústria gaming.
Para já, a empresa sediada em Redwood City, no estado da Califórnia, nos EUA, ainda não se iniciou neste mercado. No entanto, esta é uma tecnologia em expansão no setor dos jogos eletrónicos e, como tal, tem chamado a atenção de outras grandes criadoras de jogos como a empresa francesa Ubisoft que recentemente anunciou a sua intenção de desenvolver jogos de blockchain e NFTs.
Segundo refere o site PC Gamer, o CEO Andrew Wilson referiu que:
Acho que, no contexto dos jogos que criamos e dos serviços ao vivo que oferecemos, o conteúdo digital colecionável terá um papel significativo no nosso futuro.
Ainda é cedo para dizer, mas acho que estamos numa posição muito boa e é esperado que pensemos de uma forma mais inovadora e criativa sobre isso no futuro.
O site PC Gamer refere que a lista de novos empregos da EA já incluem menções a NFT e Blockchain. Assim, estima-se que a empresa poderá entrar em breve neste mercado.
O que é NFT?
Para quem não sabe, o formato NFT significa "Non-fungible Token ("Token não-fungível") e trata-se de uma espécie de certificado digital, estabelecido via blockchain. Ou seja, é um título que define originalidade e exclusividade a bens digitais. Portanto, é um formato que dá ao seu detentor a propriedade digital sobre algo.
No entanto, a Steam já proibiu jogos com transações em criptomoedas e NFTs. Por outro lado, como forma de aproveitar a oportunidade, a Epic Games anunciou a sua vontade de ter jogos com estas tecnologias, tal como a Ubisoft.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: PC Gamer
Neste artigo: EA, Electronic Arts, Jogos, NFTs
Até dar barraca…
Que ande da perna porque senão já vai tarde, existe empresas de jogos já a fazer milhões neste mercado.
Futuro é este, ainda existe resistentes a blockchain porque não querem estudar e aprender dá trabalho!
Se uma pessoa estudar astrofísica, para que é que precisa de blockchain para realizar o seu trabalho, mesmo?
Blockchain é no fundo uma forma de garantir a integridade de uma cadeia de operações, se nos teus estudos de astrofísica necessitares de fazer analise de rios de dados (big data) blockchain é potencialmente a melhor forma de garantir a integridade dos mesmos. A titulo de curiosidade tecnologia blockchain é usada extensivamente em astrofísica, particularmente em calculo de modelos avançados
100% – A palavra integridade, será a forma mais descomplicada ou simples de tentar abrir os olhos a quem não gosta de ter conhecimento.
Não sabia, obrigado por me informares.
Blockchain é só mais uma maneira de explorar jogadores com tendências aditivas. Fazem jogos onde o jogador está sempre a necessitar de adquirir coisas, para avançar no jogo ou para ganhar superioridade. Entra num loop completamente vicioso ao ponto de me perguntar se é mesmo um jogo ou só um “gancho” para viciar jogadores e fazê-los gastar dinheiro numa coisa completamente inútil, fútil.
A resistência ao blockchain é mais que merecida e espero que seja uma boa resistência, para não começarem a contaminar tudo quando é jogo. Blockchain não oferece nada ao jogador, é apenas mais uma via para tentarem extraír dinheiro ao cliente. O pior, é que os jogos deixam de ser verdadeiros jogos, para se adaptarem a este modelo de negócio.
Blockchain nada tem a ver com o que mencionaste, esse tipo de venda existe ha muito tempo (farmville foi um dos primeiros em 2006) o que a tecnologia Blockchain trás de novo é a garantia de propriedade. Ou seja, quando eu compro um token esse token é garantidamente meu. Blockchain ou não esse tipo de venda não vai acabar porque como disseste é muito lucrativo, tecnologias como Blockchain minimizam o fraude
Não nos jogos NFT.
Houve até controvérsia devido contas banidas, e jogadores perdendo tudo.
Nada podiam fazer, pois a conte percebe a empresa, e como todas eles tem o direito a banir e excluir a conta quando quiserem e sem aviso prévio.
Portanto não é tão simples como “minimiza fraude”.
O sistema em si até pode fazê-lo, mas os jogos que estão no mercado com o sistema não são tão simples assim.
Basta pesquisar para ver que aconteceu isso que disse.
Obviamente não precisa tomar minha palavra como facto.
isso continua a ter nada a ver com a tecnolofia Blockchain em si, tem mais a ver com a politica das empresas. Blockchain é usada para implementar NFT mas tambem é usada no mundo das apostas, moedas virtuais, IA, Big data etc. A tecnologia em si não causa vícios nem foi desenhada para tal, basicamente o que quero dizer é que o uso de blockchain faz com que toda a gente seja mais honesta mas n muda o facto que muitas empresas tem praticas dúbias. Com ou sem blockchain não vai mudar a existência desse tipo de negócios e se tem q existir com Blockchain fica mais seguro.
E de onde tiras essa opinião? Já jogaste algum jogo do tipo?
“Blockchain é só mais uma maneira de explorar jogadores com tendências aditivas. Fazem jogos onde o jogador está sempre a necessitar de adquirir coisas, para avançar no jogo ou para ganhar superioridade. Entra num loop completamente vicioso ao ponto de me perguntar se é mesmo um jogo ou só um “gancho” para viciar jogadores e fazê-los gastar dinheiro numa coisa completamente inútil, fútil.”
Refereste mesmo a blockchain ou aos jogos que existem na playstore?
Sinceramente ele não está totalmente errado.
Os jogos que estavam na steam com esse sistema, pareciam exatamente um jogo mobile genérico.
Ainda estou para ver um único jogo desses, que realmente dê vontade de jogar.
Garantido que não conheço TODOS os jogos com esses sistema claro.
estás a imaginar o fifa a fazer algo deste genero com as loot boxes certo? Não preciso de dizer mais nada lol
O futuro não é certamente algo que vai ser “arrumado para canto” entre os próximos 10 a 15 anos.
100%
O meu comentário de 100% é dirigido ao Mitra, responder a um comentário em particular, na maioria das vezes dá um BUG a resposta cai no geral. Deve-se aprender o que é descentralização….. para se ganhar um danoninho de consciência sobre o que se passa ao nosso redor, senão iram ser papados…… BLOCKCHAIN = 100%
Isso é o futuro da indústria? Que m&%$da então ein.
Ainda estou para ver um jogo desses, que realmente dê vontade de jogar.
Todos que vejo parecem uma versão Mobile no pc, parace aqueles jogos rasca de Auto-play.
Nem vontade de jogar se dá.
Ainda não vi um único, que realmente eu ficasse “hooo, quero jogar isto”.
Portanto se isso é o futuro da indústria gaming, então que futuro triste.
Ha uma falha muito grande que o pessoal ainda nao está a ver.
que vos vale a posse de uma chave privada para um NFT quando a entidade que elabora o smart contract pode deixar mecanismos de burning de token ativos e queimar-vos o NFT?
Ainda que auditem o código e garantam que não há mecanismos que permitam queimar os tokens.
Quando a utilidade do token será apenas e exclusivamente numa plataforma centralizada de que vos vale terem o NFT? imaginem skins do fortnite lancadas em NFT, o jogo lê a vossa carteira e deixa-vos utilizar essa skin, agora imaginem que a epic bane o ID do vosso token do jogo? podem transferi-lo mas nao o podem usar, neste caso têm um gargalo tao grande na centralização do ecossistema que se torna redundante se o resto do sistema está em blockchain ou não.
Isto.
De que vão servir os NFTs se ficam restritos a uma plataforma centralizada como a Origin (EA), Ubisoft Connect ou Epic Games Launcher? Quê, vão copiar a maneira como se compram skins no CS:GO em sites de terceiros, lol.
Boa sorte a fazer com que a mainstream coma esta treta das NFTs.