Chinesa SMIC vai investir quase 9 mil milhões de dólares numa nova fábrica em Xangai
No que respeita às fabricantes de componentes, sabemos que as gigantes Intel, Samsung e TSMC já têm planos para alargar a sua capacidade de produção, seja através de novas fábricas, quer também de novas estratégias e clientes.
Segundo as últimas informações, também a fabricante chinesa SMIC vai investir perto de 9 mil milhões de dólares numa nova fábrica de chips em Xangai.
SMIC investe perto de 9 mil milhões em fábrica de chips na China
De acordo com as mais recentes notícias, a chinesa Semiconductor Manufacturing International Corp (SMIC) vai investir 8,87 mil milhões de dólares para a construção de uma nova fábrica de chips em Xangai.
A informação foi revelada nesta sexta-feira (3) e mostra então os projetos da gigante tecnológica para expandir a sua capacidade de produção, especialmente enquanto o setor atravessa uma acentuada e global escassez de chips. Esta falta de componentes tem afetado praticamente todos os mercados, como o automóvel, chips gráficos, processadores, smartphones, computadores, etc.
De acordo com a SMIC, esta vai construir uma nova linha de produção com capacidade mensal de 100.000 wafers de 12 polegadas. A fábrica ficará localizada na Free Trade Zone (FTZ), em Lingang, na região de Pudong, em Xangai.
As instalações vão-se focar na fundição de circuitos integrados e serviços de tecnologia relacionados com o processo de 28nm+. Para além disso, a fabricante vai contar com uma parceria joint venture com a Lingang FTZ, sendo que já adiantou que está à procura de mais investidores na empresa que tem um capital social de 5,5 mil milhões de dólares. Na mesma zona existem outras fábricas pertencentes à Contemporary Amperex Technology Co Ltd e à Tesla.
A SMIC é a maior fabricante de chips da China e é apoiada parcialmente pelo governo chinês. Conta com fábricas na China continental e escritórios nos EUA, Itália, Japão e Taiwan. Esta expansão da produção de componentes vai reforçar ainda mais os objetivos do país asiático de ter 100% dos seus chips produzidos nacionalmente.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Reuters
Neste artigo: China, chips, fabrico de chips, SMIC
Uma fabrica nova que nem é para chips de topo custa mil milhões e demora anos. Agora entendem porque há falta de chips. As fabricas não se fazem em 2 dias e requerem investimentos avultados por parte das empresas que muitas vezes são feitos através de empréstimos que demora também meses a negociar. Infelizmente (por bons motivos) a procura explodiu e a industria não está acompanhar. É o que dá criar smart devices para tudo e mais alguma coisa, que é uma coisa boa mas também trás estes problemas. Em 2020 tivemos explosão de carros elétricos e carros a gasolina mais avançados, novas graficas e varias novas consolas que mihões estavam á espera, muito mais gente a comprar computadores ou portateis pessoais, etc…
talvez devesse-mos ser um pouco menos smart… há smart devices que são futeis