Os Talibãs amam a Toyota… mas porquê?
O tema Talibãs está de novo a preencher as linhas de informação do mundo depois deste movimento ter assumido o controlo de todo o Afeganistão. Passados 20 anos, os extremistas do Islão tomam controlo do país após a retirada dos militares dos EUA. O grupo aparece nas notícias com imagens de homens com armas de assalto militar amontoados em pick-ups Toyota.
Já no passado, em 2015, o mundo perguntava à Toyota, o porquê do Estado Islâmico ter tantos carros da marca japonesa. Qual a razão?
90% dos veículos existentes no Afeganistão são Toyota
O tema já não é novo e tem intrigado o mundo. Estes grupos extremistas, como o Estado Islâmico ou os Talibãs têm uma preferência pelos carros da fabricante automóvel japonesa.
Em 2015, a propaganda do grupo EI mostrava muitos carros, novos, o que levou na altura o gabinete responsável pela investigação ao financiamento terrorista do Departamento do Tesouro americano a procurar uma explicação.
O assunto, contudo, vem mais de trás. As milícias há muito usam as pick-ups Toyota como veículo de guerra, especialmente no Médio Oriente.
Estes veículos são leves, ágeis, económicos e adequados ao terreno local. Há uma observação curiosa, deixada em 2013, por Kyle Mizokami, um investigador e escritor especializado em questões de defesa e segurança:
Podemos comprar 266 destas [pick-ups] pelo custo de apenas um tanque. Além disso, é mais confiável do que um tanque - e mais fácil de manter.
Conforme já referimos, os Toyota não são apenas veículos de guerra no Afeganistão, nem apareceram agora. Os senhores da guerra somalis usam-nos na Somália.
O curioso desta história é que os oficiais de ajuda humanitária até compraram os veículos de terroristas para garantir que a ajuda chega ao seu destino.
Toyota: de pick-up convencional a carro de guerra
Continuando a vasculhar na história, no final da década de 80, houve até a Guerra da Toyota, a última fase do conflito Chade-Líbia, em 1987 no norte do Chade e na fronteira entre a Líbia e o Chade.
Foi assim apelidada por causa das carrinhas Toyota usadas para fornecer mobilidade às tropas do Chade enquanto lutavam contra os líbios.
Toda esta preferência assenta, como se percebeu, na agilidade e fiabilidade deste tipo de estrutura automóvel. Atualmente as Forças Especiais equipam estas pick-ups, agora a Toyota Tacoma, com gaiolas de segurança, suportes para metralhadoras, guinchos de para-choque, protetores de escova e suportes de antena. Os faróis infravermelhos substituem os faróis convencionais.
Segundo Mizokami, estes veículos transformados são conhecidos como técnicos e também podem ser usados por terroristas e milícias.
Eles ficam prontos para a guerra com “uma metralhadora, arma antiaérea, um canhão rotativo, arma antitanque, morteiro, lançador múltiplo de foguetes, espingardas e outras armas de apoio.
Alguns veículos até receberam Blue Force Trackers, o sistema de relatório de posição digital do Exército dos EUA.
Talibãs com Toyota: o que diz a empresa sobre este assunto?
Já no problema da investigação levantada em 2015, que foi mesmo escrutinado pela ABC, a entidade oficial de contraterrorismo dos EUA pediu à Toyota para os ajudar a perceber como o ISIS conseguiu adquirir todas as pick-ups e SUVs usados em veículos de propaganda terrorista no Iraque, Síria e Líbia.
A empresa nipónica partilhou a mensagem que a Toyota tem uma “política estrita de não vender veículos a compradores em potencial que podem usá-los ou modificá-los para atividades paramilitares ou terroristas”.
Disse mesmo que não sabe como foi possível o EI ter na sua posse tantos veículos novos da marca. No entanto, referiu que é impossível monitorizar veículos roubados e os comprados e vendidos por intermediários.
Toyota trava revenda de pick-ups e SUVs
Numa publicação da Quartz, é relatado que os compradores do Toyota Land Cruiser 2022 tiveram que assinar um contrato a prometer não revender o veículo dentro de um ano. O SUV é o modelo mais antigo da empresa e começou a ser vendido este mês.
Em comunicado, a Toyota reconheceu a popularidade do Land Cruiser no exterior e disse:
Estamos preocupados com o fluxo de veículos do Japão para o exterior imediatamente após o seu lançamento, bem como a possibilidade de serem exportados para certas regiões onde as regulamentações de segurança estão em vigor.
Se as concessionárias venderem os seus veículos a grupos terroristas, a empresa poderá estar sujeita a penalizações legais, e a declaração ainda informa:
Também estamos cientes de que se a situação evoluísse ao ponto de um concessionário Toyota ser investigado por suspeita de envolvimento em violação da Lei do Comércio internacional, seria um grande problema não apenas para o concessionário Toyota em questão, mas também para todos os concessionários Toyota e para a Toyota Motor Corporation.
As pick-ups e SUVs não são os únicos Toyota populares no Médio Oriente. Um artigo afirma que cerca de 90% dos carros registados no Afeganistão são Toyotas Corolla.
Os Toyotas são acessíveis. Oferecem uma boa quilometragem e é fácil para os habitantes locais acederem a novas peças.
Este artigo tem mais de um ano
Porquê? Porque são financiados!
Os Estados Unidos sempre foram conhecidos por exibir que são “altamente tecnológicos” e por terem “militares com equipamentos especiais”
Mas quando é para fazer uma investigação são fracos, porque será? Foram eles quem criaram o ISIS (Estado Islâmico) foram eles que o suportaram eles.
Existe videos (alguns já apagados) onde se vê, nas armas e mísseis o fabrico nos Estados Unidos.
Se foram fabricados lá, como chegam ali? Como tiveram acesso? Ninguém sabe? Então mas não são bons em tecnologia? Não são bons em segurança? Não são o melhor pais com bons militares e serviços secretos?
Mas são incapazes de saber de onde vem esses toyotas, armas e quem os suporta (em termos de financiamento).
É mais que óbvio que eles sabem quem os financia e de onde vem, a verdade custa.
Depois vão para o Iraque tentar armar guerra, fracos.
São um país que MOSTRAM mais, do que aquilo que realmente têm e são capazes de fazer.
Relembro que o chefe dos ISIS foi treinado pela CIA. E mais não digo. Pesquisem.
As TVs e telejornais sempre a beijar os pés aos Estados Unidos passam a boa imagem, mas nunca questionam o que fazem metidos em guerras e conflitos.
De relembrar
Iraque e Estados Unidos
China e Estados Unidos
Rússia e Estados Unidos
Coreia do Norte e Estados Unidos
Israel e Estados Unidos
Metem-se com todos, quem é que é cria os conflitos? Nisto as TVs nem telejornais questionam ou dão conta disso!
Não só fugiram como deixaram armas para trás no Afeganistão, equipamento especial e tudo.. Correram com o rabo entre as pernas (ou fugiram porque chegaram a um acordo com os Talibãs e deram todo o devido suporte)?
Vão me dizer que não tinham mísseis, helicóptero para atacar as regiões onde estavam os talibãs pelos vistos não… É de rir
É triste.
Hmmm só que a toyota é japonesa…
Independente de tudo isso. Preferia apesar de todos os seus problemas, preferia mil vezes morar nos Estados Unidos que em qualquer um dos outros países mencionados. Mas ainda prefiro a nossa Europa. E para sermos melhor ainda, temos de ter independência de recursos em relação aos países que não partilham a nossa visão (quase impossível – sei).
No fundo parece-me que se tratam de interesses economicos, os EUA sempre tiverem interesse em 2000 na vasta riqueza de petróleo existente nos países como a arabia e muito provavelmente alimentou o que nao deveria.
Agora que o petroleo já não é tao signficante as opçoes ja sao outras
Ao contrário de marcas , VW, são pensados prepositadamente para avariarem, ganham mais dinheiro a arranjar os carros nas suas oficinas do que a vender propriamente o carro…
“pensados para avariarem… Ganham mais dinheiro a arranjar os carros nas suas oficinas do que a vender”… E no entanto as pessoas gostam e continuam a comprar. Haverá tantos masoquistas?
Nuno, compra 1 e vê quantas vezes vais à oficina
Toyota , Honda, ou VW, muita diferença…
Meu rico VW que só vai à oficina trocar óleo e filtros.. 380mil km
Correcção: 380 km
Isso é porque não tiveste Toyota… Quando algum dia experimentares, ficas a pensar se calhar de forma diferente
Nem mais, Toyota está a perder essa característica lentamente, mas ainda é de longe a mais fiável.
Se alguém não quer arriscar rodar a chave e o carro ficar no sítio, pensa nestas coisas.
Na europa estas pick-ups são logo transformadas em mecanicas problematicas pelos senhores da guerra da UE e das suas grandes cruzadas climaticas começa logo com as leis anti-poluição, fitro de particulas o cliente que pague.
Tenho aqui um vizinho que a um mês que o carro não sai da oficina, entra e sai , o filtro de particulas a dar cabo do motor. já está farto do toyota.
Ele que faça alguns quilómetros para o filtro ferver. Isso acontece com qualquer marca.
A minha Astra já entrou em modo de segurança por causa do filtro de partículas, deixei- durante meia hora parada as 3k rpm para aquecer o filtro e ficou como nova
Isso esta o gajo farto de fazer.
De que modelo estamos a falar?
Toyota Verso
Mas é um carro já com alguns anos e KM não? Já lhe mudaram o filtro?
Qual é o modelo?
tem 86.000 Km
Mania de comprar carros a gasóleo para fazerem médias de 5000km ao ano….
“Miguel” tudo dito
A BBC confirma. O terrorista Jeremy Clarkson que fez a série Top Gear e chegou a dar uns sopapos a colegas, aconselha o uso da Toyota.
Carros simples e com aposta na fiabilidade. Por outro lado, ficam atrás das marcas alemãs em muitas coisas, como a tecnologia ou a eficiência.
Marcas alemãs, já foram grandes em fiabilidade, hoje só tem disign ,MT caros de comprar e sobretudo de manter… Agora está a começar uma nova era nos automóveis, vamos ver quem se vai adaptar melhor,
Exacto…
Quanto á nova Era, não os vejo com a fiabilidade dos actuais num cenário destes, até pelo carregamento, penso que ninguém queria ser apanhado desprevenido, quando ainda faltam 8h de carregamento do carro
A Toyota é só das marcas mais fiáveis…
O filtro de particulas só dá problemas porque muita gente não sabe fazer o trabalho de casa.. E compram carros com FAP para depois andarem a fazer meia dúzia de kms por semana… Claro que vai dar problemas….
Porque a Toyota é feita para durar! Não avaria com facilidade!
Tive um Toyota durante 23 anos. Foi despachado porque tinha vários problemas. Suspensão, água a entrar pelo tejadilho, pela mala…. É preciso ver que tive grande acidente com ele.
O que é certo, é que foi embora com varios problemas, mas zero de motor. Nunca falhava nisso.
Toyota os meus velhotes tem um com mais de 28 anos e tem 900.000K e aquilo é só dar a chave.
Hoje em dia não faço ideia como são os novos, mas ando com Renault 1.5 DCI já vai com 220K e para já não posso reclamar muito, só manutenção de prevenção.
Eu fui (e ainda sou) cliente Toyota desde 1994, mas este vai ser o ultimo… sao fiaveis e disso nao me posso queixar, mas a qualidade de construcao agora e 0… carro novo, comprado em Janeiro esta cheio de barulhos no interior, etc. e a Toyota ca do burgo nada faz…
Qual é o modelo?
Queres Bom ? decada 90 e alguns 1º decada 2000 depois disso acabou , plasticos,plasticos, e mastiga e deixa fora que a qualidade já foi.
Isto aplica-se a todos.
A honda por exemplo foi outra que acabou .
Já tenho afirmado por aqui em vários tópicos, que a Toyota e Honda se deixarem de vender para a Europa, não perdem grande coisa, quem conhece os países Asiáticos sabe que em cada 10 carros 7 são Toyota e nas motas é igual.
Nos países Asiáticos a Toyota tem um modelo que é a Toyota Hiace Commuter que é um espetáculo, mas as linhas da Toyota por norma são horríveis faias de criar bicho
Anos 60, 70 a Toyota instalou-se em força na África e no médio oriente, a ponto de em certos países ser quase tudo Toyota a circular. Então em certos países da CPLP a Toyota constitui uma percentagem esmagadora da maior parte dos veículos em circulação. Práticas como just in time manufacturing, delivery, fazem parte do núcleo de produção das linhas de montagem da Toyota, tendo sido ela que praticamente as inventou. Depois grandes carros, robustos, com peças originais e peças compatíveis disponíveis em qualquer boteco oficina… A fórmula sempre foi vencedora, por mérito da Toyota. Outras marcas japonesas têm igual ou melhor qualidade, mas de facto não tiveram a mesma visão de forma tão antecipada como a Toyota.
Se forem a Africa…….irão verificar que 90% das viaturas que por lá circlam são Toyotas…….Isto não é novidade nenhuma
Aí é se vê a robustez e qualidade 98 % daquilo que se vende na europa ficava pele estrada fora escostado a berma, têm muitas luzinhas, muitos porcarias electronicas e depois puff.
Porque a toyota hilux é indestrutivel, o Top gear já o mostrou:
https://www.youtube.com/watch?v=xnWKz7Cthkk
Já em Angola, a FNLA, UNiT e MPLA, em 1974 rtinham preferência pela Toyota, usados na guerra não são agora.
O Toyota hilux é o único carro decente da Toyota no momento único da gama a oferecer motor a diesel e isso vai ser um tiro no pé para a Toyota eles terem mudado todos os outros carros para motorização híbrida com gasolina.
A marca vai perder a reputação tenho 5 toyotas na minha casa 2 corollas d4d com mais de 200 mil kilometros e 3 Hilux’s umas das quais de de 1972 com quase 900 mil kilometros, Máquinas de trabalho que já me renderam muito dinheiro, uma pena esta marca estar a perder este prestigio por causa destas normas de treta.
Muito bom olho têm estes terroristas em escolher um dos veículos mais fiáveis que o ser humano já viu.
Deve ser a mesma coisa que o telefone, eles querem que compre só se for deles.
Toyota é a marca mais vendida no mundo ! Por alguma razão o é..
O grupo que mais vende no mundo é VW, também por alguma razão o é!
No entanto as revisões na Toyota são preços mesmo baixos tipo 110 € de ano a ano enquanto uma VW são a 400 €
Agora um peso pesado da Toyota (Land Cruiser, Hilux, etc etc..) só muito poucas marcas conseguem aquela duração ..
“Andei” uns dois anos com um VX em África e pisos testemunhar que o pobre sofreu tudo o que havia para sofrer para percorrer semanalmente picadas em que os buracos eram crateras… Nunca me parou avariado uma única vez! Ao fim de dois anos levou uma revisão que custou ao dono para cima de 15.000 USD, e ainda lá anda, a servir bem outras pessoas! Toyota é Toyota.
Ao ler esta noticia senti uma enorme nostalgia…
Durante 10 anos tive um Toyota célica 2.0 GTI e posso dizer que foi o meu melhor carro.
Nesses 10 anos era só trocar filtro, óleo, pastilhas de travão e pneus.
Há… E 2 borrachas dos vidros das portas como as portas não tinham aro com o tempo tive de as trocar.
Já tive varias marcas, BMW, Honda Mazda, Seat e ate fiquei satisfeito mas como aquele…
No entanto os Toyota atuais não sei se tem a mesma qualidade, mas acredito que ainda façam justiça a fama que adquiriram ao longo do tempo.
O que me arrependo hoje de o ter vendido.
So por curiosidade…Parte das Land Cruiser PIck-UP sao feitas pela Salvador Caetano em Portugal. Impressionante a durabilidade daquela carrinha.
Exacto. Já vi algumas em cima de reboques com motores V8.
Sou Angolano Vivo em Luanda Na Capital, sem me gabar, se não for Toyota prefiro andar apé ou de Táxi comunitário, em 2008 tinha o Toyota yaris, tentei a Hyundai em 2014 acabei voltando para Toyota eu Amo meu Toyota Prado Txl.