Tesla afirma que os seus carros perdem apenas 10% da capacidade da bateria após 320 mil km
A Tesla mudou a forma como a humanidade olha para o futuro da indústria automóvel. Os seus elétricos estimulam o próprio mercado automóvel a evoluir sem combustíveis fósseis, apesar de ainda ser a bateria, no que toca à autonomia e durabilidade, o calcanhar de Aquiles destes carros. O mundo da tecnologia evolui permanentemente e é a própria empresa de Elon Musk que revela um dado promissor. Os seus carros perdem apenas 10% da capacidade da bateria após 320 mil quilómetros.
Contornados os problemas de autonomia, aumentando ao que hoje um motor térmico tem para oferecer, é na durabilidade que fica o problema. Mas uma bateria poderá "durar uma vida", pelo menos a do carro.
Bateria dos Tesla perdem só 10% em 320 mil quilómetros
A Tesla divulgou números que afirmam que os seus carros elétricos sofrem apenas 10% de perda de capacidade da bateria após cerca de 320 mil quilómetros. Isso significa que os carros com mais de dez anos provavelmente ainda têm cerca de 90% da capacidade do mais importante componente do veículo.
O estado das baterias em carros elétricos mais antigos é algo que tem causado muita conversa e é uma das razões pelas quais algumas pessoas desistem dos VEs.
Todas as baterias se degradam quanto mais são carregadas e descarregadas, e o custo da sua substituiçãoem carros elétricos é proibitivo - o que significa que provavelmente seriam descartadas. No entanto, os números da Tesla são promissores e são baseados nos seus carros Model S e Model X.
Carros elétricos a durar mais de um milhão e meio de quilómetros
Na verdade, a Tesla diz que as suas baterias são projetadas para durar mais do que o metal que as cerca. Isto é um sinal que as baterias poderão "durar uma vida".
As baterias da Tesla são projetadas para durar mais que o veículo. Estimamos que um veículo seja descartado após aproximadamente 320.000 quilómetros de uso nos EUA e cerca de 240.000 quilómetros na Europa.
Embora estes dados sejam limitados aos carros Model S e Model X, a empresa de Elon Musk diz que o Model 3 mais recente deve durar cerca de 800 mil quilómetros antes que a bateria precise ser substituída. No entanto, a tecnologia está permanentemente a desafiar os seus próprios limites e, portanto, os futuros carros elétricos serão planeados para ter o dobro destes números atuais.
Como tal, não demorará até estarmos a informar que estas marcas, que hoje investem no mercado dos veículos elétricos, têm baterias que durarão com qualidade pelo menos milhão e meio de quilómetros. Seguramente permitirá que um elétrico tenha na sua vida úteis vários proprietários e várias vidas.
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A ser assim porque razão não colocam eles isso no contrato de compra?
No futuro, o mercado de usados elétricos como vai ficar?
Porque como em todo o tipo de contrato tem de existir salvaguardas para a empresa.
Não podes assumir que dos milhões de clientes que tens não existem centenas de idiotas preparados a rebentar com o próprio carro e abusar dos carregamentos elétricos rápidos.
Nunca vi ninguém a acusar os produtores de carros a combustão de não terem a média de consumo de combustível no contrato, como bem sabemos a que é colocada na publicidade corresponde apenas a quem tem uma condução exímia.
Tenho um clio que consume de média 7,0l/10. O dobro do publicitado pela Renault. Também sabemos que um carro destes com 300.000km consume muito mais do que originalmente consumia, bem acima de 10%, se é que o motor aguenta tanta rodagem.
Bem visto!
Coisas bem diferentes, aqui o principal são as baterias e não vem no contrato porque sabem que é tudo tretas, a desvalorização desses carros no mercado de usados deve ser uma coisa brutal, um Tesla com 5 anos já tinham que mo oferecer, não arriscava ter que comprar baterias passado 1 ou 2 anos
Se te informares vais ficar a perceber que os Tesla são os veículos que menos desvalorizam. Depois com os updates de software o carro está constantemente a receber correções de erros e a melhorar autonomia.
“Também sabemos que um carro destes com 300.000km consume muito mais do que originalmente consumia”
Não necessariamente, alias até posso dizer que são raros os casos desses e se acontecem é porque algo não esta bem com o carro para alem que, devo ser caso raro então, tenho uma Picasso a GPL que curiosamente faz o mesmo consumo a GPL do que a marca anuncia a gasolina e isto com 207k
Da mesma forma que está mais que provado que os carros com ICE duram mais do que X anos e X km, no entanto as marcas nao te dao garantia de mais de X anos ou X km.
Hoje não é dia 1 de Abril, pois não ?
Tens um Tesla com 320.000km ou mais para poder afirmar que o que foi dito na notícia é mentira?
Tenho um model 3 e posso garantir vos que aos 120 mil ja perdeu 15%. No entanto continuo a adorar o carro e a recomenda lo mas a autonomia efectivamente é inferior a anunciada.
mas chegas aos 320 mil e se calhar perdeu 16 ou 17.. não é linear e a maior perda é no início
Já tem a resposta aqui perto …
Tens um Tesla com 320.000km ou mais para poder afirmar que o que foi dito na notícia é verdade?
Confirma mais ou menos com o meu model S.
Está neste momento com cerca de 425 mil km percorridos e a bateria está a 88% da sua capacidade máxima.
Acho bastante razoável. Não são números nada maus. Então, neste caso ela degrada-se 12% a cada 425mil km ou é exponencial a degradação?
Isso é que é difícil de saber. Tens ali um gráfico que te dá uma ideia.
O meu perdeu mais e é a gasóleo, com o mesmo dinheiro que metia de combustível na altura que o compre agora mete menos…
Não posso dizer o mesmo do Zoe, que já perdeu 20%. Outro que conheço perdeu 10%. Para as voltas que dou na maior parte das vezes o de combustão fica parado, sendo 2a viatura de casa.
quantos km? tambem tenho um zoe perdeu ~11% em 100 mil km nao acho mau sinceramente sendo dos eletricos mais baratos e os primeiros km é onde se perde mais.
Tenho 120 mil no meu model 3 e perdi 7% com 320 deve estar por volta dos 11 12
Poderá não ser, a perda maior normalmente é no início
Não não é. As baterias têm uma percentagem de buffer e os “100%” duram mais. Quando tens 90% por exemplo, a bateria degrada-se mais porque ao não ter tanta capacidade, carregas mais vezes, ao carregar mais vezes degrada-se ainda mais e sucessivamente.
Portanto, os primeiros 10% “demoram mais”, os seguintes são muito mais rápidos.
Qual é o teu carro?
Estas enganado , isso só é verdade para as baterias dos telefones ! Nos carros elétricos o que o ervilhoid disso é o que acontece, uma grande parte da bateria perdesse nos primeiros 6 meses , por causa da barreira salina que se forma , depois a degradação é muito menor .
Então quantos km são esperados para durabilidade da bateria?
Autonomia, até que percentagem de degradação? Autonomia até 40% útil de bateria? 30%?
Porque autonomia vai ter sempre! Mas não vais querer ter um carro que faça 20km e tenhas que carregar outra vez para fazer mais 20km…
E eu sou a favor dos elétricos! Estava só a contestar a forma como foi feita a pergunta 😉
Num tesla a ideia é fazeres pelo menos 500.000 km com capacidade razoável, 1 milhão até estar muito arrebentada. Noutras marcas a ideia é que depois da garantia a degradação seja bem acentuada, logo no grupo VW, Mercedes, Ford, peugeot, Renault, etc se tiveres 300.000 km com 60% ainda, fica contente…
a bateria deverá ter 1 milhão de km ou milha não me recordo bem agora, mas eles consideram que a vida util do carro é cerca de 350 a 500 mil km, pois dizem ser a média de utilização de um carro na europa e EUA respetivamente… mas duvido que seja isso em 20 anos, mas sim em 10 ou algo do genero…
A tesla e a Apple dos automoveis, prometem tudo e dps qualquer carro a combustao de 15k faz mais por menos dinheiro. Eu podia ter um bugatti e um iphone todos os meses a pronto mas prefiro de longe o meu poco x3 e o toyota yaris
A tua comparação é de gente culta…
a minha carrela também leva a terra como um camião, os camiões são sobrevalorizados… Eu podia ter uma frota de camiões e um iPhone, mas prefiro ter um Nokia 3310 dos antigos e uma carrela…
A degradação das baterias não é linear.
Abc
Boa anedota…
Façam uma pesquisa de mercado séria e vejam a brutal desvalorização que estes carros têm. O mercado ainda não está suficientemente consolidado. Se é para trocar passados meia dúzia de anos, é ainda um mau negócio.
Onde é que consigo encontrar esses elétricos com brutal desvalorização?
ando à procura de um
https://www.google.com/amp/s/pplware.sapo.pt/motores/carros-eletricos-desvalorizam-combustao/amp
Eu considero o pplware um fonte de informação credível
Tenho dois teslas e já noto que perderam bastante também e faço médias de 7,5
7.5 kWh…. E sempre a descer!!!
Se a tesla anuncia isso significa que a bateria fica com 10% de capacidade passado esse tempo.
Nem oferecido queria um carro desses. Existem tantos carros eléctricos realmente bons….é basicamente deitar dinheiro à rua.
Ignorância completa. Deitar dinheiro à rua ao comprar um carro da marca que mais está à frente, e que faz carros elétricos desde 2008. Eu tenho um com 50.000km e gastei 60€ até agora para trocar o filtro do habitáculo (coisa que se troca em qualquer carro). Mais nada. Já para não dizer que gastei 500€ Em eletricidade em 50.000km. É fazer as contas. Além disso tem mais de 400cv que chega para deixar para trás a maioria dos carros a combustão.