Intel poderá fabricar chips para a Nvidia em caso de emergência
No mundo da tecnologias, tal como noutros mercados, é óbvio que existem rivalidades e concorrência. Mas quando a situação aperta, muitas empresas conseguem ser colaborantes umas com as outras.
Segundo as informações recentes, a Intel poderá vir a fabricar chips para a Nvidia, numa possível situação de emergência. E, provavelmente, essa necessidade poderá verificar-se dada a cada vez mais acentuada escassez de componentes na indústria.
Intel pode produzir chips para a Nvidia caso seja necessário
A Intel e a Nvidia são duas das maiores fabricantes do mundo tecnológico. Embora a primeira se dedique mais aos processadores, também já se introduziu no mundo dos chips gráficos, setor que toca ao segmento da segunda.
No entanto, numa altura em que mundo industrial sofre uma grave escassez de componentes, é fundamental antecipar as soluções necessárias a médio e longo prazo. E sendo a Nvidia uma das fabricantes mais afetadas por este problema, muito devido à enorme procura das suas gráficas para a mineração de criptomoedas, já poderá estar a definir medidas para o contornar.
Desta forma, segundo as informações, a gigante norte-americana das GPUs, estará a ponderar recorrer à Intel, em caso de emergência, para que esta fabrique os seus chips.
As informações foram reveladas pelo popular canal "Moore's Law Is Dead", o qual adianta que o acordo entre ambas as fabricantes ainda não está definido, mas poderá acontecer. Estes detalhes surgem porque Jensen Huang, CEO da Nvidia tem mantido conversas com Pat Gelsinger, CEO da Intel, sobre a possibilidade, em caso de emergência, a empresa fabricar as suas GPUs.
Evitar o domínio da TSMC
Um dos principais motivos para esta hipótese prende-se com o receio destas duas potências de um possível domínio da taiwanesa TSMC, a maior fabricante de semicondutores do mundo. Ou seja, caso a Nvidia e a Intel se unam, serão uma força maior para lidar com essa possibilidade.
De acordo com o canal, representado pelo youtuber Tom:
Acho que as pessoas precisam de entender que a Nvidia e a Intel não vão simplesmente deixar a TSMC unir-se à AMD e esmagar todos. Ou unir-se à Apple e destruir todos.
Para além disso, o youtuber adiantou ainda que está a chegar uma 'guerra' de chips e de arquiteturas. E em plena crise de componentes, não é difícil de imaginar o que isso poderá provocar no mercado.
Este artigo tem mais de um ano
A TSMC com processo de 5nm, a Intel ainda anda com 10nm (para CPUs low power), e como é que a nVIDIA espera combater a TSMC com a Intel tão atrasada? A própria Intel pretendia recorrer à TSMC para fabricar alguns processadores.
O futuro para a Intel está sombrio. Com o sucesso da Apple no M1 e a rápida migração dos softwares para a arquitetura, acredito que no futuro os SnapDragons também serão usados em notebooks; já existe um esforço da comunidade opensource para fazer as distribuições Linux rodarem com perfeição em ARM. Falta um pouco mais de esforço da Microsoft em criar um port decente do Windows.
Além disso, a Apple está provando que é possível ter processamento de video relativamente decente com o M1.
Quanto à Intel, sua postura de troca periódica de socket, a pouca inovação que tem lançado em seus processadores e o fato de ainda manter preços tão elevados está afastando cada vez mais o nicho dos gamers.
É certo que a Intel ainda dominará o mercado de notebooks, mas vão acabar perdendo esse mercado também.
1 – Já está a ser produzido o notebook com SnapDragons 🙂
2- Já existe distros ARM podes ver a lista toda em https://www.slant.co/topics/5304/~linux-distributions-that-run-on-arm-architecture
Então e agora que está a acabar o teletrabalho, os consumidores compraram o que precisavam e a produção já volta em toda a força, porque continua a haver escassez?