COVID-19: Tem mais de 43 anos? Agende já a sua vacina
O processo de vacinação em Portugal e em outros países não tem decorrido como esperado. No entanto, os esforços para inocular a população têm sido muitos e em Portugal o processo está agora melhor do que no passado.
A Direção-Geral de Saúde disponibilizou recentemente um formulário para agendamento da vacina. Se tem 43 ou mais anos e ainda não foi vacinado(a) faça já o seu agendamento online.
Tem 43 ou mais anos e ainda não tomou a vacina da COVID-19?
O portal para agendamento da vacina passou a disponibilizar um novo formulário para agendamento. Este formulário destina-se apenas ao pedido de agendamento da 1ª inoculação contra a COVID-19.
Se já foi vacinado(a), contraiu a infeção por COVID-19 ou tem agendamento anterior, o seu pedido não será considerado. Depois dos 65 ou mais anos, 60 ou mais anos, 55 ou mais anos, 50 e mais anos e 45 e mais anos, este novo formulário destina-se a quem tiver mais de 43 anos.
Entre as doenças que darão prioridade, independentemente da idade, conta-se a diabetes, obesidade grave, doença oncológica ativa, transplantação e imunossupressão, doenças neurológicas graves e doenças mentais, refere o comunicado da DGS.
Aqueles que recuperaram de infeção por COVID-19 “há pelo menos seis meses” também estão incluídos na segunda fase de vacinação, “de acordo com o grupo prioritário ou a faixa etária a que pertencem”. Estes serão vacinados “com apenas uma dose, independentemente da vacina”.
O Plano de Vacinação é dinâmico, evolutivo e adaptável à evolução do conhecimento científico e à calendarização da chegada a Portugal das diferentes vacinas contra a covid-19”, explica a entidade, sublinhando que o objetivo é “salvar vidas, através da redução da mortalidade e dos internamentos” e “preservar a resiliência do sistema de saúde e do sistema de resposta à pandemia e do Estado.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Já está.Dia 25 de Junho aí vou eu tomá-la. 🙂
Fofcat não te esqueças da dose da estupidez
Joel Kallman, 54 anos, Diretor Senior de desenvolvimento de software da Oracle, da divisão APEX, levou a primeira dose da vacina da covid-19 a 26 de Março de 2021, divulgado pelo próprio na sua página do twitter, e morreu a 25 de Maio de 2021 de…. COVID-19!! A causa da morte foi divulgada através de comunicado da empresa. Não é especulação.
Mas que bela “reação adversa”. Gostaria de poder saber o número de pessoas que morrem, que foram vacinadas e estavam infetadas com o coronavírus, e que neste período pós vacinação não estão a ser contabilizadas como mortes por covid-19, ao contrário do período pré vacinação, em que até vítimas de acidente de mota chegaram a entrar nas estatisticas de mortes por covid-19.
Espero que este meu comentário não seja censurado. Também espero que o meu comentário não aguarde moderação até esta notícia ganhar cabelos brancos, por assim dizer, como tantas vezes tem acontecido, e quanto a mim, constitui em si outra forma de censura, quanto a mim mais rebuscada.
Confirmo, mas com um pequeno detalhe. Ele tomou a primeira dose na data que indica, ao fim de um mês tomou a segunda dose e a 25 de maio de 2021 faleceu imagine-se….de COVID-19 (com duas doses)! Contudo, não atribuem a sua morte à “vacina”. Daqui a uns anos logo se verá se vão atribuir as milhares de mortes que têm ocorrido à “vacina” ou a outra coisa qualquer. Aguardemos.
Pouco Anónimo, não referi esse detalhe porque não encontrei, pois o homem praticamente deixou de usar a conta do twitter depois de levar a primeira dose. Mas supus que sim, que acabou também por levar a segunda dose. Paz à sua alma.
Não existem vacinas 100 por cento protecção. Apesar de ser vacinado pode ser infectado.
Se ele estava infectado antes da segunda dose não tinha protecção máxima da vacina que é proporcionada pela segunda dose.
Por isso é importante ter precauções até segunda dose. Se tiver problemas saúde graves deve continuar ter precaução.
Censura do Art 6 da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital ou outra?
Queres saber o no de mortes na europa é “simples”, vais ao site adrreports e selecionas a aba onde constam (a penúltima salvo erro). Depois é somar as mortes no gráfico por cada uma das reacções adversas graves selecionadas e tens que repetir o procedimento para cada uma das 4 vacinas. À data de 5 de junho tínhamos 13867 mortes e 1354336 reacções adversas na europa (Inglaterra já não consta nessa estatística). Tudo perfeitamente normal e aceitável dado que a dgs insiste que apanhar esta gripe pode ser pior e até concordo, caso a pessoa recorra a um centro hospitalar em vez de ficar em casa na cama numa dieta apenas a canja e citrinos.
Os americanos também têm um sistema similar de notificações, chamado de VAERS, mas acredita-se que apenas uma percentagem muito pequena dos médicos o usa (cerca de 1%), o que quer dizer que os casos estão a ser notificados muito menos do que seria esperado. Não será que estamos a assistir ao mesmo na Europa? Fica a pergunta.
Conheço, os norte-americanos têm cerca de 5000 mortes pós esta vacina e segundo esse mesmo vaers equivalem agora ao mesmo no de mortes dos últimos 23 anos com todas as outras vacinas em existência naquele país. Portanto, tudo normal.
1- Se tiveres uma ruptura nos hospitais como é que vais para hospital, já te esqueceste das ambulâncias a espera nos hospitais.
2- Vacina é único meio para reduzir casos graves
3- Gripe? Alguma vez tiveste uma vírus influenza comparável em termos transmissão e que levasse ruptura dos hospitais por um período prolongado e com tantos casos graves.
Coronavírus está classificado como sendo vírus de gripe, independentemente de ser sars1, sars2, ou 3, 4 ou 5 que ainda possam vir. De X em X anos as gripes são mais violentas e causam mais mortes, não foi o mesmo em 2008(?) com influenza? E nos anos 90, finais dos anos 70…
Quanto ao ponto 1, 80% das fatalidades em 2020 ocorreram em hospitais. Talvez seja melhor ficar em casa, as hipóteses de sobrevivência são maiores.
esta incorrecto. não esta classificado como gripe.
para ser gripe tem de ser provocado por virus influenza.
gripe aves era provocado virus influenza .
gripe espanhola provocado pelo virus influenza.
covid nunca e referido como gripe covid. é um virus diferente.
A serio queres comparar 2008. compara fatalidades.
não faz sentido teu argumento. se ficassem em casa e ocorrerem-se em casa fatalidades, tinham mais hipoteses no hospital?
Não são iguais: https://www.cdc.gov/flu/symptoms/flu-vs-covid19.htm
Além disso, a gripe deixa as urgências à beira de um ataque de nervos, enquanto que o COVID19 atira os doentes para as UCIs e muitas delas têm de usar ventilador – coisa que não acontece com a gripe.
Engraçado como desvalorizam todas as fatalidades causadas pela doença mas se morre uma pessoa no meio de milhões pela vacina já acham a vacina assassina…
@JFMoreira
Correcto, erro meu escrever “classificado como” que podia sugerir serem da mesma família e não são. No entanto vejo mais semelhanças que diferenças, mesmo nesse link do cdc. Na definição de “common cold” na wikipédia coronavírus segue sendo mencionado entre influenza vírus, rhinovírus e adenovírus como os mais frequentes vírus da causa. Bem sei que a wikipédia é má fonte de informação mas neste caso estará de todo errado?
@Tiago E
Desvalorizei em tom sarcástico precisamente o número de mortes pós a vacina. Até contava com muitas mais fatalidades tendo em conta vacinas que foram criadas em menos de um ano, algo inédito. E nenhuma vacina é assassina, dizer isso é o mesmo que dizer que armas matam.
Só loucos da conspiração para pensar que companhias farmacêuticas corruptas com cadastros criminais bem documentados, que causaram danos sérios tendo disso conhecimento prévio e falsificaram dados, subornaram médicos etc, pudessem ter a audácia de seguir fazendo o que sempre fizeram, não é verdade?
É a era da informação e desinformação e ambas abundam, de resto cada qual é responsável pelas decisões que toma.
Não existem vacinas 100 por cento protecção. Apesar de ser vacinado pode ser infectado.
Se ele estava infectado antes da segunda dose não tinha protecção máxima da vacina que é proporcionada pela segunda dose.
Por isso é importante ter precauções até segunda dose. Se tiver problemas saúde graves deve continuar ter precaução.
Para Braga não existem datas disponíveis!
Enquanto isto, numa cadeia próxima de si, todos os reclusos já estarão vacinados durante o dia de amanhã.
Percebo que em termos logísticos, se vacine um estabelecimento prisional inteiro, mas acho que é uma grande injustiça para as pessoas que estão cá fora.
Afinal o crime compensa!
Estive infetado em novembro de 2020, tenho 47 anos, preenchi o formulário e menos de 24h depois posterio recebi um SMS a informar que não estou elegível por ter estado infetado com COVID-19…
jnsilva se já estiveste infetado, tens imunidade natural, os anti-corpos da vacina não te iriam ajudar, bem pelo contrário! Procura por COVID-19: Infetados podem criar anticorpos para toda a vida, aqui no pplware.
Não foste elegível para levar a vacina, mas és elegível para doar sangue, muitos daqueles que venham a cair numa cama de hospital em estado grave por causa dessa doença, agradecerão. Há muitos casos de pessoas que tinham uma taxa muito baixa de sobrevivência e que depois de receberem transfusões de sangue com anti-corpos naturais de pessoas que já estiveram infetadas, sobreviveram, e tiveram uma recuperação muito rápida. Porém, não sei se em Portugal se recorre a este tipo de tratamento.
ta calado nao digas asneiras. ainda ontem tive com uma amiga ke ja teve covid e ja foi vacinada 1x e que nao vai levar segunda dose. ainda me mostrou o papel ke lhe deram ke tinha la essa indicacao. quanto ao jnsilva, uma coisa é o ke ele diz outra coisa é o que é verdade. pode ter interpretado mal o que recebeu, ou outro motivo qualquer de nao a tomar agora. Mas nada como falar com quem de direito em vez de vir para aki chorar.
https: //amp.expresso.pt/coronavirus/2021-02-04-Covid-19.-Infetados-so-necessitam-de-uma-dose-da-vacina
Ele já tem a dose dele, e nem sequer foi vacinado. Anticorpos naturais, que o próprio corpo produziu, e que se vão manter por muito tempo.
Disseram que iam vacinar quem já foi infetado
nao disseram. ja estao a vacinar e ja vacinaram muita gente nesse estado.
Isso não é assim. Quem esteve infetado na casa dos 40,s passados 6 meses, recebe só uma dose de vacina mRNA.
Tenho conhecimento de muitos casos. Os próprios nos centros de vacinação, dizem que são indicações da DGS.