Banco de Portugal alerta para entidade não habilitada em conceder crédito
O Banco de Portugal adverte que há uma entidade não habilitada, com a designação “Instituição Financeira Portugal”, a conceder, intermediar e efetuar consultoria de crédito em Portugal. A entidade está presente no Facebook.
Banco de Portugal informa sobre entidades autorizadas
O Banco de Portugal deu a conhecer que a “Instituição Financeira Portugal”, que está na rede social Facebook acessível através do endereço “https://www.facebook.com/cabeuropebvbank/” e com o site "https://www.cabeuropebvbank.com"
Este instituição não se encontra habilitada a exercer, em Portugal, qualquer atividade financeira reservada às instituições sujeitas à supervisão do Banco de Portugal, nomeadamente, a concessão de crédito, a intermediação de crédito e a prestação de serviços de consultoria relativamente a contratos de crédito.
Refere o Banco de Portugal que "a atividade de concessão de crédito, prevista na alínea b) do n.º 1 do artigo 4.º do Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras (aprovado pelo Decreto-Lei n.º 298/92, de 31 de dezembro), e as atividades de intermediação de crédito e de prestação de serviços de consultoria relativamente a contratos de crédito, previstas nas alíneas j) e p) do artigo 3º e no artigo 4.º do regime jurídico aprovado pelo Decreto-Lei n.º 81-C/2017, de 7 de julho, estão reservadas às entidades habilitadas a exercê-las, conforme o disposto, respetivamente, no artigo 10.º e nos artigos 5.º e 7.º daqueles diplomas.
As listas das entidades autorizadas a conceder crédito, a atuar como intermediários de crédito e a prestar serviços de consultoria relativamente a contratos de crédito podem ser consultadas no site do Banco de Portugal, em www.bportugal.pt, e no Portal do Cliente Bancário, em https://clientebancario.bportugal.pt.
e do caso do conluio em compras de equipamentos informaticos?
Este é o tipo de “empresas” a quem se dá a banhada…
Certo… E em vez do BdP abrir o Facebook, pesquisar “Créditos” e começar a reportar ao Facebook e á Polícia para investigar mantém apenas a lista “Os meus amigos autorizados” e siga jogo.
Não me entendam mal, é sempre bom sensibilizar o público, mas todos sabemos que os esforços para fiscalizar estas situações é mínimo, seja por falta de recursos ou vontade.
Os Emigrantes da Asia teem muitos bancos ilegais por aqui.
Tipo Dona Branca.
Um Guarda o dinheiro, todos poem um X, depois compram-se as casas e os negócios, com o futuro dono como Sócio, e passados uns anos, fas-se uma doação final, e pronto.
Esse fulano obteve financiamento a custo zero, não pagou impostos, e conseguiu passar a frente do Português que tem que pagar impostos a granel, e os bancos sugam-nos bem…
Este tipo de situações é a granel!!
Estão a tomar o mercado de assalto.
O Banco adverte……
Porque o Banco não toma medidas e acaba com isso. Será difícil?