O dia chegou. O rover Perseverance da NASA pousa hoje em Marte, e seguimos aqui tudo….
A missão Perseverance foi anunciada em 2012. Contudo, só a 30 de junho de 2020 levantou para fazer uma viagem de quase 7 meses. Agora, após 480 milhões de quilómetros a missão Mars 2020 está quase a entrar nos derradeiros 7 minutos de puro terror.
Acompanhe aqui toda a aventura, pelas 20h55 (hora de Portugal continental) na chegada da mais ambiciosa missão ao planeta vermelho. A NASA irá transmitir ao vivo, com o respetivo atraso de 11 minutos, tudo o que vai passar a sonda Perseverance para pousar na cratera de Jezero, que já abrigou um lago que secou milhões de anos atrás.
A nave da NASA aproxima-se de Marte e irá entrar na atmosfera a cerca de 20.000 km por hora e em menos de sete minutos o veículo terá de desacelerar para menos de 3 km por hora quando chegar à superfície.
Posteriormente o conjunto de dispositivos que fazem parte de um custo de 3 mil milhões de dólares irão orquestrar uma série de procedimentos que envolvem paraquedas, gruas e retrofoguetes. Seguramente não vai faltar emoção e muito nervoso miudinho.
Vejam a partir daqui a transmissão da NASA:
Marte 2020: À procura de vida microbiana
A principal missão do rover Perseverance em Marte é procurar por sinais de vida microbiana antiga. Esta informação poderá alimentar a investigação da NASA sobre a habitabilidade passada do planeta vermelho. Como a agência espacial explica, esta pesquisa tem quatro objetivos específicos:
- Identificar os ambientes que no passado eram capazes de sustentar vida microbiana.
- Procurar por sinais de possível vida microbiana passada nestes locais habitáveis, especialmente nas rochas que são capazes de preservar sinais de vida ao longo do tempo.
- Recolher amostras de rocha e solo da superfície marciana para análise posterior.
- Testar a produção de oxigénio na atmosfera marciana para possível colonização humana futura.
Além disso, o objetivo é identificar outros recursos, como águas subterrâneas, melhorar as técnicas de pouso e monitorizar o clima, a poeira e outras condições ambientais que podem afetar os astronautas que viverão e trabalharão em Marte no futuro.
Assim se fez história…
Esta foi a primeira imagem enviada pelo robô Perseverance segundos depois de pousar em Marte:
"Aterragem bem sucedida! Perseverance está vivo em Marte", anunciou a controladora de voo Swati Mohan a partir do centro de comando no Jet Propulsion Laboratory da NASA.
Este artigo tem mais de um ano
ha tanto onde podem gastar estes milhares e andam a derreter neta palhaçada de “carrinhos” para marte, não ha nada lá nem vai haver.. nao ha atmosfera e está a meses de distancia.. preocupem-se com outras coisas mais importantes
mas se nao fizerem isso como vamos saber quem é manda nisto? mais vale mandarem metal para marte do que andarem a medirem misseis.
Pensamento retrógado. Temos de evoluir. Um dia este planeta vai à vida (é inevitável) e a humanidade tem de ter um plano b.
Estes biliões têm de ser gastos e quanto mais cedo se começar esta jornada tecnológica, melhor.
Se ninguém se preocupar em descobrir o que anda lá por cima, vamos extinguir nos um dia.
pois andaram a rebentar com este e agora já é tarde para o recuperar, vamos la enterrar bilioes em algo impossível.. se não ha vida nunca vai haver pois não está preparado para tal. invistam os “trocos ” aqui porque pode ser que consigam salvar isto para durar
Sabes que o sol vai morrer jovem não sabes?
Sabes que o núcleo da terra vai acabar por perder o movimento que o mantém vivo não sabes?Não conseguimos preservar este planeta para além do seu tempo útil de vida.
Estás a pensar muito no momento, tens de pensar a longo prazo. Isto é uma aposta no futuro. Não é para o nosso tempo claro.
e achas que vai ser em marte ? a solução ? ha 0,00000000000000000000000000000000000000000001% de isso ser possível.
Também diziam isso aos portugueses que se aventuraram pelo mar fora, e antes desses a muitos outros que saíram da sua zona de conforto à procura daquilo que poucos pensavam ser possível, e hoje somos o que somos muito por causa dessas pessoas. Esta evolução tem de acontecer, e não quer dizer que tem de haver vida em Marte, ou que nós tenhamos que viver lá, mas é o primeiro passo para um futuro.
Isto é apenas a minha opinião.
ho greta, por individuos xuxalistas como ainda hoje viviamos na idade da pedra!
triste greta mesmo triste!
de xuxalismo estou eu cansado, e de gretas e companhia…
Uga buga homem mau
Ahahha tal e qual.
É claro que há muito onde gastar milhares. Marte é só um dos muitos milhares de motivos onde se pode gastar mihares.
A depender de gente com mentalidade como tu ainda vivíamos nas cavernas.
Há sempre um palerminha armado em velho do restelo, a criticar projectos que avançam o futuro da humanidade.
Pensamento retrógado. a pensar assim nos tugas nunca tínhamos ido á india ou feito todo o que fizemos .
Temos de evoluir , a nossa sobrevivência como raça passa por podermos expandir .. sempre foi assim
esta foi a grande razão da cruzadas na idade média , expansão …
Falas de palhaçada e depois mencionas que Marte não têm atmosfera. O único palhaço aqui és tu. E claro que avançar o conhecimento humano para ti é uma coisa muito terrível que não merece qualquer tipo de investimento.
Pois é, mas como eles imprimem dinheiro o que estão a fazer na prática é financiar a tecnologia, não estão necessariamente a desviar recursos dos pobres, que se não fosse isto arranjariam outra desculpa para não ajudar.
Estamos televisionando história para contar aos netos.
Pplware, podiam fazer o que fazem nos posts de venda de serials, desactivar comentários, só faziam um favor a quem tem cabeça.
Excelente aterragem, espero que a NASA disponibilize as imagens assim que as receberem.
Foi mais um pequeno passo na conquista de Marte!
Alguns comentários são de gente tão pequenina que até da pena.
Melhor era deixarem de fazer posts a fazerem publicidade a páginas que vendem keys que além de não ser legal a sua venda nessas plataformas, muitas são roubadas.
Money money money, money!
Ui disse tudo o amigo! Mas infelizmente sao apenas isto desde ha uns anos.
Eu a pensar que isso só acontecia na darkweb… 🙁
Tanto dinheiro desperdicado nestas palhacadas que alimentavam o mundo. Guardem o dinheiro para vacinar as pessoas e descobrir a cura do cancro. Tecnologia a mais so estraga a sociedade
Exacto. Maldita internet…infestada de trolls 😉
Bem vindos a Marte, não se esqueçam de colocar o fato e o capacete quando saírem à rua. 🙂
Mas se a nossa Estrela morrer, não morre também para os outros planetas, nomeadamente marte.
Primeiro fomos só até cabo verde, depois fomos até a africa do sul, depois fomos até a india.
Ou seja, vamos explorar marte e criar tecnologia para levar e instalar lá as pessoas. Assim elas podem explorar e fazer as suas pesquisas e transmitir os dados, como fazem na Antártida.
Depois vamos mais longe, quiçá para fora do sistema solar até encontrarmos um sistema com uma estrela que dure mais tempo. Um dia até encontraremos um planeta habitável com temperaturas adequadas e oxigénio.