WhatsApp: Saiba como reagir se vir a sua conta hackeada
Apesar de toda a polémica em torno do WhatsApp, a verdade é que não deixou de ser uma das aplicações de mensagens mais usadas. Contudo, estando a conta associada ao contacto telefónico e à consequente privacidade do utilizador, é importante mantê-la segura.
Aqui, explicar-lhe-emos, não só como não cair em possíveis fraudes, mas também como pode resolver o problema, se acontecer.
Sendo o WhatsApp utilizado por milhões de pessoas em todo o mundo, é natural que seja um alvo fácil para possíveis hackers. Aliás, nos últimos tempos, tem sido registado um aumento exponencial de contas roubadas.
Assim sendo, ainda que mais valha preveni-lo, vamos ensiná-lo também a remediar possíveis fraudes de que possa vir a ser alvo.
WhatsApp: Um utilizador prevenido vale por dois
Conforme sabe, para que alguém se torne utilizador do WhatsApp, basta apenas possuir um smartphone com ligação à Internet e um número de telemóvel que possa ser associado a uma conta.
Então, aquando a criação da conta, é enviado um código via SMS para o contacto fornecido, que serve como uma forma de autenticar a identidade do utilizador, bem como o próprio contacto. Só assim é possível iniciar uma sessão no WhatsApp.
Portanto, um dos métodos mais utilizados para roubar contas do WhatsApp recorre exatamente a esse código. Ou seja, o hacker arranja uma forma de o utilizador lhe enviar o código, após solicitá-lo por mensagem. Por exemplo, enviando um SMS que contenha assuntos como o possível bloqueio da conta, a autenticação do utilizador, ou o relato de atividade suspeita na conta.
De realçar que nenhuma destas questões é resolvida via SMS, através do envio do código para um número desconhecido. Afinal, trata-se de um código de 6 dígitos que é pessoal e intransmissível.
Uma vez que o WhatsApp não recorre a este método, sempre que receber uma mensagem deste género, deve ignorá-la.
Para todo o problema surge uma solução
Primeiramente, deve ativar a verificação de dois passos, como ensinamos aqui, após instalar o WhatsApp de uma fonte segura e oficial, como a Play Store, a App Store, ou o site oficial da aplicação. Isto, para que, no caso de a sua conta ser roubada, o responsável não tenha acesso às suas conversas.
Depois, apesar do ideal ser não partilhar o código de 6 dígitos com terceiros, se o tiver feito, pode resolver o problema.
Assim que o hacker aceder à sua conta, receberá uma notificação no seu telemóvel a informar que o contacto foi associado a outro smartphone. Então, deve clicar em Verificar e, no passo seguinte, em Concordar e Continuar. Depois, ser-lhe-á solicitado o número de telefone, que deve confirmar como o correto, de forma a gerar o pedido de um novo código de 6 dígitos enviado via SMS.
De realçar que o código de 6 dígitos não é solicitado por mensagem e não deve, por isso, enviá-lo a terceiros.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
SMS e segurança na mesma frase não combinam nada, se o pessoal tivesse uma pequena ideia como é simples receber SMS sem ser o dono desse número ninguém usava esse método!
Se soubesses do que estas a falar , nunca dizias tamanha asneirada , mas já que afirmaste , explica la então onde é que tu consegues receber uma SMS direcionada para um determinado S.I.M. sem o teres em teu poder, simplesmente…
Sim swap pesquisa no google
@Nuno Santos , outra asneirada , em primeiro lugar , não estamos no brasil ( aqui não sem vendem cartões sim sem numero alocado ) e nao venhas falar do e-sim sequer , em segundo , quando pedes uma segunda via ao operador , o cartão original fica desativado ( ou se associas o numero a outro e-sim) , e como é fácil arranjar os dados do titular original do cartão ( seja os dados pessoais para um pós-pago , ou os códigos pin para um pré-pago) ou arranjar um “amigo” dentro de um operador para te passar uma segunda via do cartão , é assim simples como referido ???? vocês andam é a ver net a mais e com noções da realidade a menos.
Brasil, lol… eu até te contava umas coisas mas aqui não é o local.
Continua a pensar que uma SMS em Portugal é mais seguro que na América ou Brasil 😉
continuo, e não estou a falar só de Portugal ( falei Brasil , porque a par dos estados unidos foram os únicos casos de sim swap que aconteceram , imediatamente erradicados , porque o que leio e vejo é balelas apenas , falam , falam , Mas não fazem nada , nem conseguem.
Só é permitido alocar um numero sim a numero de telemóvel , se alocas outro , imediatamente o anterior é desativado , o que significa que o utilizador fidedigno imediatamente sabe. Se estás a falar de clonagem , tens que ter acesso ao sim do utilizador original , e isso é fácil , ou é SIMPLES ???
Não , Não é , por isso alem de dizerem asneiras, parem de inventar , porque os outros não são parvos , e nao preciso de pensar , basta ver.
até parece que existem por esse mundo fora imensos casos …
Fazer como eles fazem em Naver. Cartão de cidadão e ponto final.
Cartão de Cidadão para poder usar uma app? E ganhar juízo, não? É que isso tem zero de lógica, a não ser que seja fã do big brother. Mas se usar Whatsapp, é porque também não deve ligar grande coisa a questões de privacidade…
Pura e simplesmente isso ultrapassa e muito o limite do razoável.
Whatsapp não é nenhuma rede social! É um aplicativo que permite fazer chamadas ou vídeo-chamadas (e mandar mensagens) para outras pessoas, parecido ao Duo
Mas quem se deixa hackear são os mesmos que dão acesso ao mbway
Esses é um exemplo do Ru que é estúpido, e não sabe o que é respeitar o dinheiro e a proteção dos outros. Gajos como esses deviam ser reportados pela polícia e resgatar o seu IP.
Ficou ofendido? Temos pena.
Quando fôr reportar o meu IP, aproveite e também faça queixa de mim por eu ter fechadura e cortinados em casa. Isto de ter vida privada é só para mafiosos. Sabe-se lá o que poderei estar a esconder.
Caso a polícia decida telefonar-me, informe-os também para não ligarem de números anónimos. É que esses nunca atendo.
Alguma dúvida por esclarecer?
PS: o meu IP é o 127.0.0.1 e o meu nome é localhost 🙂
Deixe de ser palhaço.
+1
Eu não tenho desses problemas.
Apaguei a conta WhatsApp.
Quem quiser contactar, já sabe, Signal, Wickr ou XMPP.
Não querem utilizar nenhuma destas plataformas para comunicar comigo?
Melhor, menos conversa para encher chouriços.
O melhor que o WhatsApp me podia ter feito foi enviar me aquela mensagem que depois de dia 08 Fev ou aceitava ou cancelava.
Cancelei logo no mesmo dia.