Toyota bate a Volkswagen e chega ao n.º 1 de vendas
O mercado automóvel sofreu e continua a sofrer bastante com a pandemia por COVID-19. Além da quebra de vendas, registou-se também um abrandamento ao nível da produção de novos veículos no último ano.
Se até agora a Volkswagen era o grupo que mais vendia à escala mundial, com a pandemia tudo mudou!
Toyota vendeu 9,53 milhões de veículos em 2020...
A Toyota foi a fabricante que mais veículos vendeu em 2020! Pela primeira vez em cinco anos, a marca japonesa conquistou o primeiro lugar das marcas que mais veículos vendem. De relembrar que a Toyota inclui várias marcas, como é o exemplo das subsidiárias Daihatsu Motor e Hino Motors.
De acordo com as informações, as vendas da Toyota recuaram 11,3% tendo sido vendidos 9,53 milhões de veículos. O grupo alemão Volkswagen vendeu 9,31 milhões de unidades.
Segundo um estudo do instituto IHS Markit, a procura por automóveis caiu 14% em 2020 face a 2019. Tal cenário deveu-se à interrupção forçada da produção nas fábricas e ao encerramento de showrooms. Além disso, a confiança dos consumidores também diminuiu. Depois existe a questão dos mercados. A Toyota terá sido beneficiada pelo facto de o Japão, e a Ásia no geral, terem sido menos afetadas pela pandemia. Nos Estados Unidos, onde a fabricante japonesa também tem uma forte implementação, as vendas de carros tiveram uma quebra de 15%.
Relativamente à Volkswagen, com forte negócio na Europa, a quebra rondou os 24%. A Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis revelou recentemente que foram vendidos menos de 10 milhões de carros na UE em 2020.
Mas nem tudo são más notícias para a Volkswagen. Os analistas preveem que o grupo recupere já o primeiro lugar em 2021. No entanto, será mesmo a Toyota que depois irá liderar o mercado automóvel, isto por causa da oferta ao nível dos elétricos.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Merecidíssimo! Eu como proprietário dum carro do Grupo VW que já queimou dois injectores, um deles antes dele ter levado o Dieselgate fix, só posso dizer mal da VW. E a Toyota é talvez a empresa no mundo a que mais se reconhece qualidade.
Toyota só tem um mal, “é mais caro” de resto é das marcas mais fiáveis que existem.
Super merecido. Grande qualidade e fiabilidade. Ao contrário do grupo VW
Saudades da minha hilux de 99 … pena que o ponteiro do combustível andava mais rápido que o da velocidade
Mas a qualidade da Toyota já não é o que era, com muitos Toyotas a serem fabricados em países de mão de obra barata. Eu ainda tenho um Toyota fabricado no Japão, com peças/acessórios made in Japan, coisas feitas para durar.
acho que perdi anos de vida (sobretudo $$)enquanto tive um Audi…. que mais parecia uma arvore de natal no painel de instrumentos todo o ano. Fui para um Toyota … a fiabilidade é de outro nivel, até me esqueci o que é ter problemas no carro. a nao ser os triviais de uso.
Infelizmente, a Toyota fez parceria com a PSA para algumas gamas de viaturas, penso que será um tiro no pé para quem está habituado a “Made in Japan”.
A KIA e a Hyundai também têm fiabilidade
Para falar em termos de fiabilidade a diferença é que quem conduz um Toyota anda a ver os VWs a passar na faixa da direita. A meu ver um Toyota não leva tanta porrada como um VW. Já agora isto das vendas cheira-me a marketing.
Xico, estás a falar porque nunca tiveste nenhum
Eu já vou no 5º Toyota e sei que se possível continuarei a dar-lhes a minha atenção. Faço 50/60 mil kms por ano e tenho Toyotas com 500 mil kms. O nível de problemas que me dão deixam-me dormir descansado e sem preocupações.
Eu tambem conheço vw’s com 500 mil kms… e certamente devem existir mais marcas como mercedes que também os têm…
Acho que isso dos carros é como os computadores….vai de quem esteja a usa-lo e como usa-lo…
Trabalho com máquinas diariamente(empilhadores), apenas Toyotas. De facto, embora talvez não possa comparar uma máquina industrial com um automóvel, mas posso dizer que são equipados com motor 2.5d e aquilo sofre muito, mas mesmo muito desgaste diariamente e os motores aguentam e aguentam sem nunca se queixarem. No entanto agora alguns já saiem com um motor pelos vistos francês, Toyota na mesma, mas já produzido em França. O som do trabalhar é completamente diferente, a longo prazo não sei se terá a mesma fiabilidade dos mais antigos. Como proprietário de um VW, confesso que também tenho tido algumas desilusões com o grupo vag.