O Brave é o browser que se está a preparar para mudar a Internet
Num cenário cada vez mais controlado por 2 browsers, é importante que surjam alternativas e novidades como o Brave. Este tem procurado mudar alguns paradigmas e aposta em inovações que estão para lá do que é normal.
Com provas dadas e um número crescente de utilizadores, o Brave é cada vez mais uma alternativa. Este browser traz agora a novidade IPFS e prepara-se para mudar a Internet e a forma como acedemos às páginas e conteúdos que esta oferece.
Um browser que está sempre a inovar
Desde a sua criação que a Internet é inegavelmente concêntrica no que toca à disponibilização de conteúdos. Mesmo sendo distribuída, acabamos sempre por aceder aos servidores para termos acesso aos conteúdos. Isto representa principalmente algumas limitações e problemas já bem conhecidos.
A forma criada para ultrapassar esta barreira foi com a criação do IPFS (InterPlanetary File System). Este protocolo coloca de forma distribuída os conteúdos, dando aos utilizadores a possibilidade de os albergarem. O Brave começa agora a seguir este caminho.
IPFS vai mudar a forma de usar a Internet
O Brave, na versão 1.19, acaba de incorporar o acesso a estes links e a esta nova tecnologia. Assim, e para além dos links https://, este browser consegue também tratar de links ipfs://. Este acontece certamente de forma transparente para o utilizador.
Para além de poderem aceder a estes links IPFS, o Brave traz mais uma novidade nesta área. Com uma configuração simples, os utilizadores podem passar a ser um dos nós desta rede e assim albergar os conteúdos a que outros querem aceder.
Na sua apresentação, a equipa do Brave comparou o IPFS à utilização das redes P2P. Vai ajudar a aumentar a disponibilidade dos conteúdos, diminuindo os custos dos servidores de quem os alberga e melhorar a resiliência geral da Internet.
Com 24 milhões de utilizadores ativos, o Brave é uma das muitas alternativas ao Chrome, ao Edge e ao Firefox. Oferece principalmente novidades constantes e procura garantir a proteção, a segurança e a privacidade dos utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
o brave nao e baseado no chromium tambem? nao estou a perceber… continua a ser controlado por 2…
A Mercedes também não usa motores Renault?
Obvio que quem controla o motor é a Mercedes! 😉
por acaso não é bem assim… A mercedes testou e aprovou os motores da renault, a partir desse momento limita-se a encaixar os motores no sitio.
Se a renault decidir alterar o motor secretamente a mercedes provavelmente não se iria aperceber logo (caso a renault nao notificasse a mercedes), portanto o motor não é controlado pela mercedes não
E quem quer pode continuar a comprar motores mercedes.
Pode, mas no fundo, esta historia dos motores renault na mercedes, so veio comprovar o que ha muito eu digo : Motores Renault, sao Top! Caso contrario, a mercedes nao se arriscava a usa los na sua marca !
Não percebi. Queres tu dizer que os engenheiros da Mercedes recebem um motor aprovado e desenvolvido pela Renault, e que não sabem o que vão colocar num chassis e estrutura na fase de produção? Ou que não conhecem até ao último pistão tudo que ali está? Pareces-me confuso. Até porque em termos de eletrónica, deverá ser a própria Mercedes a trabalhar centralinas e por aí além.
Depende do motor. O bloco 1.5 DCi é na integra todo Renault… Ja o 1.6 DCI , 1.7 DCI e 1.3TCE, foram desenvolvidos em parceria Renault, Nissan, Daimler e Dacia. Salvo erro, o 1.3 TCE é mais Mercedes que renault ate!!!!
Melhor browser que a firefox e de longe.
podes enumerar Pros e Cons?
zero.
Sem dúvida, e ainda por cima, dos browsers mais populares, é o único que não é baseado em chromium, felizmente.
Também é o meu browser favorito, o chrome e o vivaldi comem ram como se não houvesse amanha.
Este browser aceita as extensões do chrome e bloqueia popups e publicidade, super rapido e come pouca ram…..
+1
+1
Bom dia, instalei e já desinstalei…não funciona muito bem com site que mostram popup’s a evitar anúncios.
Tentei abrir a abola.pt, por exemplo e o site fica parado sem dar sequer para refresh. Alguém tem o mesmo problema?
sim, tem a ver com a quantidade de scripts que o site da bola tem, para fazer tracking do utilizador e para despejar publicidade.
para contornar isso podes desactivar a funcionalidade de bloquear publicidades e scripts do Brave, no canto superior direito (no icon com o leao laranja)
Fazendo isso resolve? eu nao instalei mas ate estava pronto a instalar, mas nao queria ter esses problemas.
Bom dia Pedro
A mim só no site de A Bola isso me acontece (no Jogo e Record funciona normalmente)
É para aparecer o aviso
Para ultrapassar essa situação pode ir ás configurações e na opção Rastreadores e bloqueio de anuncios desativar (a partir dai o site de A Bola funciona)
Se algum dos parceiros do forum tiver uma solução mais pratica para não ter de andar a ativar e desativar partilhem SFF
Há muito que uso o Brave (após uma analise aqui no pplware) e estou muito satisfeito, pouco ou nada uso outros browsers
Instalei o Brave Versão 1.19.86 Chromium: 88.0.4324.96 (Compilação oficial) (64 bits), abri o site a Bola e não tive qualquer problema
Pois, isto é pensado para paginas de Internet bem feitas, as páginas Portugueses são uma autentica miséria, quando estou a viajar de mochila às costas, ando por lugares bem remotos e tentar abrir certas páginas Portuguesas é uma autentica dor de cabeça, com constantes refresh, torna-se quase impossível consultar as paginas fora das grandes cidades
Nem tens que ir muito longe. A página das finanças/autoridade tributária por onde todos os negócios do país tem que enviar o ficheiro do saft com a faturação mensal ou levarem multa só funciona direito no Internet Explorer (sim, o velho) porque ainda é o único que ainda é inseguro que chegue para correr o java necessário que faz aquela merda funcionar. Aquilo é basicamente um componente no site para fazer upload do ficheiro com um interpretador xml para validar o ficheiro. Podia ser feito de inúmeras maneiras diferentes que não exigissem algo tão inseguro, mas aqui estamos.
Pensa nisso. O estado português obriga todos os negócios a usarem, pelo menos uma vez por mês, desde 2013 (salvo erro quando se começou com o saft) um browser com mais buracos de segurança que um queijo suíço que já não deve ver uma actualização à anos porque nem sequer é suposto estar a ser usado.
Não sei até que ponto um qualquer comprometimento de segurança devido a uma empresa se ver obrigada a utilizar o IE para usar o SAFT, poderá colocar o governo em tribunal por não lhe ter oferecido alternativas de browser.
Toda a gente está careca de saber que a utilização do IE está repleta de insegurança e o site das finanças não poderá alegar desconhecimento.
A integração dos .onion com o Brave é uma das vantagens, a integração de um torrent manager é outra, só mesmo o fim do referral program é que deixou muitos sem vencimento. O Brave ads não funciona ou acaba no final de cada mês se não tiveres uphold associado. Esta ipfs é mais do gênero de distributed CDN vamos ver se esse método funciona
The integration of .cebola with Brave is one of the advantages, the integration of a gerenciador de torrents is another, only the end of the programa de referência has left many without expiration. Os anúncios do Brave don’t work or stop at the end of each month if you don’t have an associated suporte. This Sistema de Arquivos Interplanetário is more of the distributed rede de fornecimento de conteúdo genre let’s see if this method works
ou seja, mais um problema para a segurança e privacidade.
Imaginem que alguém mal intencionado coloca conteúdo para adultos, que foi filmado ou adquirido sem o consentimento da pessoa, atualmente se isso vai parar àqueles sites que todos sabemos (disse um amigo meu), é possível solicitar a remoção (embora já fique pela internet e seja difícil a sua total remoção).
Com este sistema que imita P2P, será pior, pois o conteúdo a eliminar já está na maquina de cada um.
Isto para disseminar um virus será brutal…
Ou não, porque irá implicar individualmente cada pessoa. Por muito que se queira dar a entender o contrário, em certos cenários criminosos, não há como escapar. Pode demorar, mas eles são apanhados. Ainda há pouco tempo foi visto isso, com mais uma ação na dark web.
Não sei até que ponto essas pessoas se estarão a identificarem de forma a poderem serem apanhadas. Se se deseja ser descentralizado, não me parece que venha alguém querer dizer “sou a pessoa x que cá publicou isto…”.
Hoje em dia eu ligo-me a um qualquer acesso grátis de internet e publico coisas sem que o IP detetado ou registado venha a dar problemas. Quem quer realmente fazer mal, não se importa de obter um qualquer dispositivo descartável para o fazer.
Usei este browser durante 1 ano, não é nada mais do que uma plataforma de publicidade
completamente o contrario!
Melhor navegador do mercado é o Vivaldi, imbatível em recursos e personalização.
Assim como o Opera era o melhor e mais inovador do mercado antigamente, o Vivaldi é hoje. Mas estranhamente tanto o Opera antigo como o Vivaldi hoje são ignorados pela mídia especializada e por usuários leigos.
O Vivaldi recolhe dados dos utilizadores como o IP por exemplo. Em privacidade é o Brave o melhor
recolhe dados? fonte dessa afirmação? Não é isso que é anunciado. https://vivaldi.com/pt-pt/features/privacy-security/
Comecei a usar o Opera há muito tempo (na altura em que o IE apareceu, creio, já o Opera permitia abrir mais do que uma aba) mas sempre me deu problemas em alguns sites. E o mesmo está a acontecer com o Vivaldi. geralmente quando se pretende aceder a áreas reservadas em que é necessário fazer login). É uma pena. Gosto do conceito de “negócio” do Vivaldi (como gostava do Opera antes da sua venda).
Brave apanhado a adicionar links de afiliados a endereços de páginas de criptomoedas – https://pplware.sapo.pt/browsers/brave-apanhado-a-adicionar-links-de-afiliados-a-enderecos-de-paginas-de-criptomoedas/
resumindo, é melhor continuar com o firefox
O firefox continua a ser o pior para aceder a sites em html5 que sejam um pouco pesados.
Começas a abrir alguns separadores de youtube, mesmo que só estejas num, abres o JN (claro, com bloqueador de publicidade), e outros desse género e depois vai ao gestor de tarefas. O consumo de ram e cpu não pára de subir, até que atinge o limite que o browser reserva na memória (dá para mudar nas opções em modo de developer), e assim que atinge esse limite, crasha. Excelente browser.
Essa notícia já é bem antiga, além de que já foram feitas as mudanças e o pedido de desculpas por parte da Brave e do próprio Brendan Eich
Tenho este browser a um tempinho, desisti do google e firefox, é mais rapido a entrar nos sites,
As paginas portuguesas sao um problema para abrir em qualquer parte do mundo, seja com que browser for, eu opera e tenho montes de problemas, anda quase sempre a patinar, mas browser seguros existem muito pouco, certos bancos aconselham a usar Safari e google, existem plataformas de certos bancos que nao abrem com o opera.
O meu browser principal é o Mozilla Firefox 84.0.2 e não quero outro. Aliás, de vez em quando utilizo o Opera Developer 75.0 que também gosto.
Quanto a mim, nunca me basiei na opião de ninguem para formar a minha opinião pessoal.
Por isso, neste momento estou a testar o Vivaldi e ainda não encontrei “contras”, certamente vou encontrar porque não existem sistemas infaliveis.
No entanto e até agora, coloco o vivaldi á frente do chrome, firefox, opera…e do Brave, que tanto se tem falado por aqui.
Se querem um browser rápido, personalizável, e que vos dá a segurança de bloqueio de trackers e afins, experimentem Vivaldi.
Se alguém quiser experimentar a tecnologia ipfs eu próprio criei um arquivo deste artigo do pplware.
O que foi deveras fácil, clique direito, e importar pagina para ipfs.
Deixo o anexo para quem quiser exprimentar.
https://ipfs.io/ipfs/QmXBFppm6afP6mKRvQYhqLCDJVadMPRii6Rr4Dt8jPFv1Y?filename=o-brave-e-o-browser-que-se-esta-a-preparar-para-mudar-a-internet
Ou seja, se o PPlware por algum motivo quiser modificar essa pagina ou mesmo a apagar, não lhe vai ser possível.
A visualização da página poderá ser adulterada como que um técnica de phishing.
Ou esta técnica de ipfs apenas funciona como um apontador?
Tal como previa, fiz um teste a responder a qualquer comentário nessa cópia e dá erro por não chegar ao servidor correto.
Não sei se o Pplware vai gostar disso.
Não queria comentar mas quando aparece isto:”Num cenário cada vez mais controlado por 2 browsers…” Não consigo aguentar.
2 Browsers francamente!! Alguém se esqueceu de 1 deles!! São 3 browsers, o Firefox, o da Mirasoft cujo nome não me lembro e o Chrome.
Mirasoft?? Firefox?? Oh homem anda perdido? So existe Chrome, Safari e Edge no mercado que sao os dominantes, o resto sao uma minoria que n interessa.
Utilizador satisfeito aqui.
continuo com o Palemoon https://www.palemoon.org/
DuckduckGo. Pelo menos diz que bloqueia acessos dos serviços Google ao que pesquisamos. A política de actualização nos que a recursos do utilizador diz respeito tem vindo a aumentar, daí se tornar mais um browser que no início pedia 0 permissoes para instalação.