AMD bate a Intel no mercado dos processadores pela primeira vez em 15 anos
Sem dúvida que a AMD está a crescer a olhos vistos e tem-se tornado numa escolha prioritária para vários utilizadores. No que respeita aos processadores, já muitos consumidores optam por computadores com componentes da AMD, em detrimento dos da Intel.
Desta forma, de acordo com os mais recentes dados, a AMD ultrapassou agora a Intel no mercado dos CPUs pela primeira vez em 15 anos.
Recentemente os nossos leitores votaram na AMD como sendo a melhor fabricante de processadores, com 51% dos votos. Em segundo lugar ficou a Intel, escolhida por 43% pessoas.
Não é de admirar este resultado, pois a marca tem conquistado o seu terreno aos poucos. Quer ao nível dos processadores, como também dos chips gráficos.
AMD bate a Intel no mercado de CPUs em 15 anos
De acordo com uma nova pesquisa da PassMark, a AMD vai bem bem lançada no mercado de processadores para desktop. Segundo o apurado, a fabricante conquistou mais utilizadores para os seus CPUs do que a Intel pela primeira vez desde 2006. De salientar que estes valores dizem respeito aos utilizadores que fizeram testes de benchmark com os equipamentos das duas marcas.
A fabricante dos processadores Ryzen registou uma participação superior à Intel na manhã do dia 4 de janeiro de 2021. Em números concretos, a AMD conseguiu 50,8% dos testes com os seus chips, contra 49,2% da sua rival. Já no dia 5, a Intel conseguiu 50,1% e a AMD 49,9%.
Mas mesmo que estes valores não correspondam a toda a população mundial, é possível ver que a tendência é uma aproximação das duas fabricantes. E percebe-se bem a evolução da AMD pois no início de 2017, a Intel contava com 76,6% do mercado, tendo esse valor caído para 50,1% agora em 2021.
Por outro lado, no mercado global, onde são incluídos todos os CPUs, a Intel mostra uma vantagem bem superior, com 61,2% contra 38,8% da AMD.
Já se olharmos apenas para o segmento dos laptops, então a distância que separa as duas fabricantes é ainda maior. A Intel domina claramente o mercado com 82,7% dos processadores nestes computadores, e a AMD conta com 17,3%.
Por fim, no segmento dos servidores, que é a Intel a 'dona disto tudo', com 99,2% contra apenas 0,8% da concorrente.
Estes dados dizem então respeito aos testes de benchmark feitos através da ferramenta da PassMark. Neste sentido, devem ser vistos como representativo dos computadores em utilização e não das vendas ao longo do ano.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: PassMark
Neste artigo: AMD, benchamark, cpu, Intel, PassMark, processador
Faço regularmente benchmarks a novos modelos de laptops, tanto com a variante AMD como com a Intel e, digo-vos desde já, que valente coça levam os Intel no que toca a números traduzidos pelos benchs!!! A Intel não passa dos 4 cores / 8 threads e vê-se que um simples Ryzen 5 com 6 cores / 12 threads consegue limpar facilmente os i7!! Se passarmos para os Ryzen 7 com 8/16 então…piu piu! Para além de que a nível de autonomia estão uns monstros!
Gostei dos eu comentário.. e perços como estamos?
Preços
Eu sei que neste momento os melhores processadores estão no campo da AMD, mas tenho um i7 8700K e passa dos 4 cores / 8 threads. Da última vez que vi tinha 6 cores /12 threads…
Ele estava a referir portáteis não processadores desktop.
Menos pff… O jogo virou, hoje é a AMD a liderar o segmento high-end, e é a intel a apresentar excelentes propostas baixa e media baixa gama.
o i5 10400f por ex é uma excelente opção até aos 150€, e não é um 4c/8t mas sim um 6c/12t, este comentário faria sentido à 3/4 anos atrás…
O meu portatil deve ter defeito porque aparentemente vem com um Intel i7 de 6 cores / 12 threads.
Não somente os processadores são melhores e mais baratos mas as placas mãe também são mais baratas que as placas da Intel e o soquete da CPU é o mesmo. Só agora que a Intel está mantendo o mesmo soquete e só há pouco tempo a Intel começou a oferecer processadores com mais cores.
Espanta somente 51 por cento dizer que prefere AMD. Acho que estas pessoas ainda estão no passado.
Não é uma questão de estarem no passado, para mim a AMD podia ser 5x melhor por metade do custo, mesmo assim iria comprar intel.
É verdade que a intel adormeceu no entanto para quem anda nisto há algumas decadas é preciso olhar para o track record da AMD, e neste momento nada oferece garantias de problemas daqui por 1/2/3 anos enquanto que um pc com intel actualmente pode durar até 10 anos sem problemas de maior.
Tenho aqui uma relíquia com um Atlhon XP a funcionar ainda perfeitamente… E que track record te referes? Tens fontes a demonstrar cpu’s da amd a morrer prematuramente?
E 10 anos nem é muito tempo para um cpu loool… andas nisto à décadas?? Duvido muito, caso contrário saberias que qualquer cpu pode perfeitamente durar 20+ anos sem problema de maior. Os CPU’s, seja intel ou amd, são dos componentes com menor failure rate entre componentes de computador.
Para desinformação já chega os Trump’s ok? Não digas disparates.
Claro que um CPU dura 20 anos ou mais, mas vai usá-lo durante 20 anos ou mais?
Ainda és daqueles que anda a brincar às distros e aos routers com um 486, get serious, em minha casa se está no armário há 1 ano vai para o lixo.
Track record over time tens N problemas de performance, aquecimento, vários bugs, segurança, compatibilidade com boards e gráficas onde o cpu fazia spikes, são inumeros. No entanto para mim o mais grave que isso é que CPU até 2019 tenham vindo com bugs os piores sendo 3 bugs com o SMM Callout, AVX2 precisar de 2 ciclos de cpu e não suportar AVX 512, bugs com spikes de CPU com determinados softwares de gráficas AMD nomedamente bug com GPIO driver, problemas com chipset que provocam spikes no CPU, podia ficar aqui o dia todo.
Sim são potentes, sim são mais potentes que intel, simplesmente a AMD não apresenta qualidade suficiente para ser confiável, faz muitos rookie mistakes para ter o mais potente e depois é como ter um carro que dá 300 km/h mas vivemos na ilha mais pequena do mundo e as estradas estão cheias de buracos.
Na minha casa e na minha empresa na entram AMD tão cedo, seria preciso a intel fazer muito pior do que aquilo que tem feito.
Apenas nos Desktops, o que é normal dado o segmento do gaming onde têm boa oferta.
O mercado mundial de laptops teve um boom gigante com a pandemia e aí ainda estão longe, mas é bom que sejam concorrência em todos os segmentos desse mercado. Ganhamos todos.
Comprei um portátil HP amd ryzen5 4600H em promoção mas com teclado inglês por 575 euros 🙂 black friday em loja online . Pechincha