Quantcast
PplWare Mobile

AMD é considerada como a melhor fabricante de processadores

                                    
                                

Autor: Marisa Pinto


  1. Miguel says:

    Interessante como os tempos mudam, sempre tive processadores Intel desde que me lembro, no entanto hoje em dia olho para os meus aparelhos e não há vestígios de Intel, 1 ultrabook, 1 portátil gaming e 1 desktop e todos têm processador Ryzen. Todos eles com excelente desempenho para a gama em que se inserem e no caso dos portáteis excelente duração da bateria. Mas quase que nem tenho usado o desktop porque o portátil com Ryzen 5 4600H faz tudo o que preciso sem soluços e ainda com 8 horas de bateria com wi-fi ligado. A AMD fez um excelente trabalho com as CPU, agora oxalá consiga destronar a NVIDIA, nos portáteis ainda é muito difícil evitar o domínio da NVIDIA.

  2. Miguel says:

    Neste momento para jogos ou trabalho que precise de muitos cores sem dúvidas a AMD reina.

    • Marcia says:

      A melhor e a Apple com 5nm em portáteis e amd para desktops. Amd para portáteis vale zero, e a autonomia não dura nada em comparação aos macs.

      • Miguel A. says:

        Se não fosse a Apple a fazer agora os M1, era uma barraca total, porque a AMD já passou a Intel nos portáteis. Aliás, o que acelerou a Apple a mudar para os M1 (os tais de 5 nm), foi o atraso da Intel (que vai nos 14 nm, enquanto a AMD já vai nos 7nm). Além disso, fazer litografia pequena nos processadores X86 é mais complicado que ARM. Vamos ver o que vai ser os ARM da AMD.

        • PGomes says:

          O problema do processo de fabrico foi apenas um dos motivos que levou à Apple a mudar.
          Um dos engenheiros que trabalhou na Intel, reportou que um dos problemas mais graves foram os bugs e falhas de segurança dos CPUs da Intel. E depois isso tinha de ser corrigido por software, por vezes com perdas de desempenho.
          Mais tarde, o mesmo veio a confirmar-se em termos gerais, a partir da descoberta das falhas de segurança em Intel com execução especulativa, encriptação e separação de dados na cache, etc.

  3. Luis Silva says:

    Eu continuo a considerar a Intel melhor fabricante, o problema é que como a AMD tem fabrico de menos de 10nm lincham logo a Intel e ela pode ter razões para isso, além disso ainda esta semana vi num video que um i9 ultrapassa maoir parte dos AMD.
    A Intel continua a ter melhor performance e melhor compatibilidade, se são assim com a tecnologia de fabrico e tão imagino quando alcançarem o que pretendem.

    • D. Sousa says:

      A Intel não tem melhor performances. O Zen 3 tem um melhor IPC ao mesmo clock. 14nm ou 7nm é irrelevante neste caso.

      • Luis Santos says:

        14nm ou 7nm nao representam os tamnhos atuais to transistores, por isso e excusado usarem isso como desculpa para justificar o desempenho dos processsadores.

    • PGomes says:

      A AMD tem melhor IPC, quase que tem a mesma velocidade de relógio, mais núcleos, consumos mais baixos e melhor relação preço/desempenho.
      Para além disso, com AMD não precisamos de uma motherboard a cada geração.

      Neste momento os CPUs da Intel perdem em praticamente tudo.
      A Intel está tão mal que tiveram de fazer um backport do Cypress Cove para 14 nm+++
      Mesmo este, já teve de ser adiado 2 meses por causa de um bug grave.
      Os 10nm da Intel estão há mais de 5 anos com yields miseráveis e os 7nm estão em situação parecida.

    • RM says:

      Compatibilidade !!! a sério !

    • Zeze says:

      Viste um vídeo? Daqueles com software ou jogos altamente limitadores com instruções específicas o optimizadas para desempenho em Intel e detrimento da AMD? Eu já vi mais de 30 que dizem, mostram e comprovam o contrário! Segmento Gaming os novos Ryzen 5000 são superiores aos seus equivalentes rivais. Tanto em single como multicore.
      Não esqueças que a AMD também continua a evoluir e vem já aí os Zen4!

    • Miguel A. says:

      Sr Luis Silva, a Intel é maior, tem mais recursos, dedica-se quase exclusivamente a fazer processadores, tem mais parcerias com fabricantes e mais dinheiro para investir, e vem-se aflito para fazer frente aos processdores da AMD no mercado domestico, e não é melhor no mercado de servidores. Se não fosse a AMD, nem conseguiamos usar Software 32 bits em sistemas X64 (sim, foi a AMD que achou uma solução para correr 32bits e 64bits no mesmo processador). A AMD estuda tambem a hipotese de fazer processadores hibridos que corram ARM e X86-64 de forma nativa (para fazer uma transição sem recurso a emulação). Sim, a Intel é melhor fabricante, muito melhor, até as graficas da Intel são melhores, muito melhores… sim.. ok…

  4. kerbal says:

    A AMD não fabrica nada, que os faz é a TSMC.

  5. Luis says:

    M1 – Apple, says “Hi!”

  6. Security says:

    “AMD é considerada como a melhor fabricante de processadores” – falta aqui uma coisa: “… para os leitores do pplware”. Isto porque o meu primo que é agricultor gosta de cá vir e votar em coisas que não entende. Convém colocar os pontos nos i’s.

    • Barta says:

      De todas as asneiras que li nestes comentários, tenho que dizer que este é o melhor e mais correto que aqui li, finalmente alguém que diz algo de concreto.
      Para os votantes do pplware o vermelho é vermelho, para os entendidos o vermelho pode ser vermelho cereja, vermelho amaranto, vermelho cardeal, vermelho coral, etc etc.

  7. RPG says:

    Melhor fabricante, quando nem é fabricante. Está giro.

  8. TóSousa says:

    Efectivamente deviam distinguir fabricantes de quem desenha chips.
    E além disso há mais CPU’s além de Intel e AMD….seja quem desenha como a Apple, Huawei com os Kirin, todos os baseados no ARM, os da Mediatek, Samsung, enfim uma variado em que alguns desenham e fabricam, outros só desenham e outros só fabricam.

  9. sujeito says:

    Em suma… 50% para cada uma, visto que todos os computadores pessoais trazem/usam processadores das únicas duas empresas que os fazem.
    No fundo ambas estão neste momento ao mesmo nível. A AMD para jogos e a Intel para coisas mais profissionais.
    Tal como os SO, todos têm os seus pontos bons e maus.

  10. TugaTesla says:

    Como é possível a Intel ter 43% dos votos.
    Não me digam que aqui também são usadas as máquinas da Dominion…

  11. moonlightz says:

    Em termos de performance, a AMD é a melhor, visto que há benchmarks que o provam. Outra coisa que a AMD deixou de melhor foi a montagem do cooler+fan. A AMD continua a ter um desenho baseado em pinos. Um gajo mais descuidado que levante o processador a meio e vire, é meio caminho para dobrar pinos, para não falar ao cairem das mãos, ou a arrancar o cpu do socket ao retirar o cooler. A Intel conseguiu cpus sem pinos há mais de 15 anos, é só colocar no socket land grid array e e fechar o arco metalico para prender o processador.

    • Pinho says:

      Partindo do princípio que um processador não está preparado para quedas, e deve ser manuseado com máximo de cuidado. Atribuir a culpa ao design do produto por uma coisa que acontece por mau manuseamento é de todo inválida…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.