Compras online: Dados do cartão já não podem ser usados
As informações impressas nos cartões de crédito deixaram de ser consideradas válidas para autenticar os consumidores em compras realizadas online. Essa autenticação tem de ser feita através de palavra-passe, mensagem enviada para o telemóvel ou impressão digital.
Se realizar compras online, esteja atento a esta mudança.
Já não é possível usar o código CVV/CVC para compras online
Com a entrada em 2021 há também mudanças nos pagamentos das compras realizadas online. A nova Diretiva Europeia de Serviços de Pagamentos, ou, como vulgarmente conhecida, PSD2 (sigla do inglês Payment Services Directive 2), entrou em vigor no dia 3 de novembro de 2018, em Portugal e os serviços foram-se adaptando.
O novo enquadramento regulamentar deixa de considerar válidos para a autenticação em compras online os detalhes impressos nos cartões de pagamento (como, por exemplo, o número do cartão, a data de validade ou o código CVV/CVC), uma vez que poderão ser apropriados por terceiros e não são considerados dados para autenticação forte.
Assim, quando um cliente fizer uma transação em compras online precisa de combinar pelo menos dois elementos de diferentes categorias:
- como algo que conhece (exemplo: palavra-passe)
- que possuir (telemóvel ou outro dispositivo)
- ou que lhe seja inerente (impressão digital, por exemplo).
Assim, por exemplo, um cliente pode querer fazer uma compra através do seu telemóvel e ser-lhe-á solicitada, ainda, uma impressão digital. Serão sempre precisos pelo menos dois fatores de validação.
A Diretiva dos Serviços de Pagamento (PSD2)...
A segunda Diretiva dos Serviços de Pagamento (PSD2) é uma diretiva da União Europeia, transposta para a Lei Portuguesa através do Decreto Lei 91/2018, que atualiza e complementa as regras estabelecidas pela PSD1 e tem como principais objetivos:
- Contribuir para um mercado de pagamentos europeu mais integrado e eficiente
- Tornar os pagamentos mais seguros e mais eficientes
- Fomentar uma igualdade de condições entre prestadores de serviços de pagamento
- Fortalecer os direitos dos consumidores
- Promover a adoção de serviços de pagamento inovadores
Se costumam realizar compras online, estejam atentos a estas mudanças. Algumas marcas e serviços já deram a conhecer tais alterações que visam a melhor segurança dos utilizadores.
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Este artigo tem mais de um ano
So compro em websites com apple pay
Parabéns, fanboys são tipo vegans, ninguém lhes pergunta nada mas têm de vir mandar a sua bosta, perdão, posta.
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MB NET ou cartões de crédito virtuais altera?
é igual “As informações impressas nos cartões de crédito”
Apesar de ainda não ter feito este ano pagamentos por mb net (mb way), diria que a autenticação forte já é usada (para além dos dados do cartão virtual, o utente para gerar o cartão virtual já terá que colocar um pin no smartphone ou impressão digital ou outra autenticação biometrica). Ou seja, acho que nada mudará.
Não consigo entender bem as frases “ Já não é possível usar o código CVV/CVC para compras online” nem o próprio título “ Compras online: Dados do cartão já não podem ser usados”! Parecem ser deveras enganadoras! Não quereriam escrever que tais dados já não são os suficientes para realizar os pagamentos online?! Estes dados continuarão a ser NECESSÁRIOS!
A menos que esteja equivocado em algo…
Como utilizador frequente de compras ao estrangeiro com MB Way, via PC (nunca pedi via smart) sempre que requisito um valor para que o cartão seja emitido, é solicitado o PIN, nome, valor e só depois é autorizada a operação (se existir saldo). Até agora – e ainda não efectuei este ano nenhuma operação online -, o cartão virtual gerado tem os mesmos indicadores de um cartão de crédito: número, valor e CVV/CVC. Como no início do pedido tenho de introduzir o PIN para me identificar, não sei se, com estas novas normas, o procedimento será igual mas pelos vistos parece que não.
Não será igual? Achas que para além do pin inicial, que é obrigatório para se criar novo cartão, quando se usa irá aparecer novamente pedido de pin/dados biometricos?
Quem sabe. Hoje usei dados de um cartão virtual, que está válido por um ano (para pagamentos recursivos para o mesmo comerciante) e não chegou novo pedido de pin. Se bem que este será um caso distinto, eventualmente, já que o cartão já foi criado há uns quantos meses atrás.
Ainda ontem comprei na amazon e não notei diferença
Porque será?
Porque seu banco ainda não se atualizou, no meu caso já lá vão uns largos meses que recebo sempre um SMS cada vez que compro online.
Obrigada ao PPLWARE por informar a malta que ainda está desatualizada.
..pois só que o sistema de validação por SMS, que foi implementado há uns tempos atrás, está a ser posto em causa, curiosamente por questões de segurança!! Qualquer dia, até este método de validação vai ter ser ser alterado.
Já fiz compras em 2013 e recebi SMS.
Depende é do valor da compra.
Nos pagamentos e transferências efectuados online, seja para que entidade for, são sempre autorizadas através de um SMS enviado pelo banco, com o respectivo código de autorização e isso já se efectua há muito tempo. A malta não está desactualizada porque os pagamentos via MB Way são diferentes dado que são cartões de crédito virtuais com quantias apenas para pagamento da operação e o processo é diferente mesmo estando a conta MB Way associada à conta bancária do utilizador.
Ainda ontem fiz uma compra num grande site e foi tudo normal tive que meter os dados do costume (CVV).
+1 por mbway
Não é necessariamente verdade.
O merchant, com base nos seus registos de fraude, pode pedir para fazer Skip ao 3DS até um determinado valor em euros dizendo que está a aplicar uma transaction risk analysis e que os checks de fraude passaram. Conforme os registos de fraude do merchant/acquirer, o valor limite para pedir a exemption pode variar. Mas em última instância é o banco que decide se aceita a exemption ou não. Isto também não se aplica a subscrições por exemplo e acho que a card on file também não.
Esta exemption existe para diminuir a fricção da compra.
Só vendo em acção porque pelo texto não gostei da alteração. Vai tornar todo o processo mais longo e diria menos privativo.
Eu tive ainda hoje um pagamento rejeitado na Amazon.es realizado através de um cartão de crédito. E o pior é que não estou a ver como posso pagar uma vez que não recebi qualquer SMS nem estou a ver, no caso de receber, onde seria para introduzir visto que a Amazon apenas quer os dados do cartão.
Alguém tem ideia como se pode resolver?
Há poucos dias também tentei pagar na Amazon.es com um cartão de débito e falhou o pagamento.
Também tentei com uma conta SEPA e deu um erro.
Tive que voltar a usar o cartão Free do Millennium.
Depende do banco, por vezes tem de ir ao banco online e activar a opção “3D Secure”, e depois recebe uma notificação da operação na aplicação do banco para autorizar ou um código via sms, conforme o banco e tal.
O problema é que o cartão de crédito não está associado a nenhum banco … é da Cofidis! Para pagamentos online já há muito que usavam SMSs para validar códigos, mas na Amazon nunca. Bastava apenas ter o cartão associado!
É ver se aparece alguma indicação no web site e caso contrário é telefonar para a Amazon a saber qual o erro, eles devem ter os registos de erros nas transacções.
Não sei se dá para fazer gestão do cartão de crédito da cofidis em algum web site, mas se der é ir lá e ver se tem de fazer alguma coisa, em último caso telefonar para eles e explicar o problema… a Amazon não é uma plataforma pequena, eles têm de conseguir explicar pelo menos o motivo de não funcionar, pode simplesmente ter de activar algo, ou eles ainda não suportarem algo necessário.
Alguém consegue confirmar se se para cartões de crédito gerados no MBway (Mbnet), continuam a ser válidos para compras online, sem mais quaisquer validação??!
Era o que faltava usar as minhas impressões digitais….PayPal +MBway e siga.
Nas compras on- line, o pagamento pelas administradoras dos cartões só deveriam ser feitos, após os clientes receberem seus produtos (compras). Isso sim, é que é segurança nas compras à distancia para os internautas. O resto é balela, pois o mercado financeiro cuida dos interesses dele e não estão nem aí para o consumidor
Sim, tens razão….
…até porque todos os comerciantes são aldrabões e todos os clientes são honestos.
como é que ainda ninguem se lembrou disto antes?
As compras continuam a poder ser feitas através dos métodos «antigos».
Comerciantes/entidades que não não tenham aderido aos mecanismos 3DS continuam a poder lançar operações, no entanto sujeitam-se a problemas na resolução das disputas (chargebacks).
Os bancos, emissores de cartões, já adaptaram os seus sistemas para apenas realizar operações em conformidade com a PSD2, no entanto, por questões de conforto de utilização e para evitar a retirada de serviço ao cliente, mantêm a possibilidade de pagamentos com cartão sem autenticação forte (internet).
Para pagamentos com cartão, fica a cargo do banco emissor o fecho das operações para autorizações sem segundo fator.
Para os que já estão a esfregar as mãos de contentes porque vão reclamar as operações que não autenticaram com dois fatores, não se esqueçam que em caso de disputa, mesmo sem o segundo fator, o comerciante pode ganhar a disputa e, se isso acontecer, colocar o infrator em tribunal e imputar as custas de processo a este (e nunca serão inferiores a 1000€).
E Paypal ? alguém sabe como fica ?
Pelo pouco que percebo da coisa, acho que tanto o PayPal como a MB way vão ficar iguais porque ja era preciso autenticação para se autorizar a compra. Aliás a caixa até me mandou mensagem a dizer para aderir se ainda não tivesse feito por isso acho que nada muda nesses casos.
O Santander começou a rejeitar praticamente todas as compras online com cartão de crédito a partir de Dezembro. Tudo o que é amazon, ebay, paypal e afins passou a ser automaticamente rejeitado em todas as compras sem ai nem ui.
Estão a pedir aos clientes para usarem o cartão via MBWAY. Ao ridículo que estes senhores chegam para fugir a custos sob pretexto da “segurança online”, é de rir… no final cobram-te as comissões de manutenção do cartão e não choras…
desde 2021 que inventaram esta mariquice , do 3d secure , e para piorar a autenticação forte , para compras online , para evitar fraudes e burlas dizem eles , o que mais se tem visto é burlas no mb way , em anos anteriores a isto fartei-me de comprar online em portugal e no estrangeiro (ebay, amazon) , e apenas com a infomaçao classica , dos dados dos cartao de credito , validade , numero do cartao e o codigo no verso , e nunca me roubaram nada , agora é estas mariquices todas , que só atrapalham , e que obrigam as pessoas a ter net no telemovel e a comprarem telemoveis caros