Tesla Cybertruck desafiada para corrida de 1600 km contra uma besta movida a hidrogénio
Agora as coisas começam a aquecer e Elon Musk, que nunca vira as costas a um desafio, tem agora uma "afronta" para a qual poderá não estar à altura. Musk e a Tesla Cybertruck receberam recentemente o desafio ousado para participarem na 2023 SCORE Baja 1000.
Esta é uma das corridas mais prestigiadas do mundo. Além disso, quem desafia a Cybertruck é um veículo considerado uma besta no off-road.
Estará a Tesla Cybertruck à altura de uma 2023 SCORE Baja 1000?
A SCORE Baja 1000 é uma corrida de automobilismo off-road mexicana realizada todos os anos na Península de Baja Califórnia. A corrida foi fundada por Ed Pearlman em 1967 e classificada pela SCORE International. É uma das corridas off-road de maior prestígio do mundo, mas também muito dura.
O que é bastante notável é que o veículo que provavelmente enfrentaria o Cybertruck na corrida de 1.600 quilómetros seria uma versão movida a hidrogénio. Aliás, é uma besta off-road que já venceu o evento duas vezes.
Em abril do ano passado, Elon Musk afirmou que a Tesla trabalha forte para aumentar os recursos da suspensão a ar dinâmica do Cybertruck para dar à Pick up totalmente elétrica melhores capacidades off-road.
Musk observou que tais mudanças permitiriam à Cybertruck "dar um chuto no rabo" na Baja. Então, esta declaração parece ter ressoado com James Glickenhaus, o líder da fabricante automóvel Scuderia Cameron Glickenhaus.
Conforme pode ser lido numa publicação no Instagram, Glickenhaus mencionou o desdém de Musk pela propulsão movida a hidrogénio e a excursão da Cybertruck à Baja 1000. O executivo da SCG lançou o desafio e, de forma corajosa, diz a Musk "Traga-o".
Disse que a tecnologia do hidrogénio é 'estúpida e estonteante'. Também mencionou que o Baja seria um ótimo teste para o seu Cybertruck. Dizemos traga-o.
O que é a Scuderia Cameron Glickenhaus?
A SCG é uma empresa que fabrica automóveis para os mais diversos exóticos segmentos. A empresa é responsável por veículos como o supercarro 004C, que causou impacto em Nurburgring, e o Boot, um off-road de 250.000 dólares que venceu a Baja 1000.
Durante a prova do Boot na 2020 Baja 1000, o veículo humilhou o barulhento Ford, batendo o poderoso Bronco R em 5 horas e 15 minutos.
Apesar do seu desafio a Elon Musk e ao Tesla Cybertruck já serem dignos de nota, Glickenhaus aumentou ainda mais as apostas.
Respondendo às críticas de Elon Musk sobre a propulsão movida a hidrogénio, Glickenhaus observou na sua publicação nas redes sociais que a sua empresa está a pensar oferecer uma versão movida a hidrogénio do Boot e seria esse veículo que o Cybertruck enfrentaria.
Este artigo tem mais de um ano
Ainda falta bater a volta do Taycan no Ring. Foi para lá com um Model S armadilhado até aos dentes e nada… entretanto veio o covid e fez de conta que saiu para ir ao WC e nunca mais abordou o assunto!
Lol u funny.
O “nada” foi 7.13, o tempo oficial do Taycan é de 7.42…mas é verdade que não era a versão oficial do Tesla Plaid que só vai sair este ano de 2021, nem o tempo foi oficial. Teremos que esperar par ver…
Agora é verdade que o hidrogene para carros é stupidamente ineficiente. Para uma corrida como a Baja, ou outras corridas onde o abastecimento é especialmente feito para a corrida, tudo bem. Tenho certeza que o monstro a hidrogen especialmente preparadao vai bater o Cybertruck.
A diferença na vida de todos os dias é que um carro electrico tem a comodidade de ser carregado em casa (para mais de 80% dos carregamentos), com electricidade que pode até ser produzida em casa (mais de 20% dos donos de carros electricos têm paineis solares em casa para produzir essa electricidade).
As pessoas têm dificuldade em sair dos seus habitos. Mas pensando bem, o facto de ser dependente das bombas de combustíveis de meia duzia de companhias petrolíferos (as mesmo que estão a fazer lobby para o hidrogénio…espertos…que eles produzem a partir de gás natural vindo dos seus poços) que mandam no preço como bem entendem e que nós devemos pagar e não bufar!.
Quanto ao hydrogene produzido a partir da electrolise, é aí que reside parte da estupidez, já que a eficiença de cerca de 50% e depois a passagem do hidrogenio à electricidade para o carro é de só 60 a 70%, quando a electricidade pode ir diretamente para a bateria de um carro electrico com uma eficiença de 95%, contra 30% com o hidrogénio vindo da electrolise.
Para não falar da infraestrutura necessária para abastacer as bombas (realmente são) a hidrogénio para carros a hidrogénio (ou por camião…muitos, já que o hidrogénio tem uma densidade a mais baixo dos compostos quimicos da natureza (e escapa-se com a maior das facilidades, X 100 mais que o gas das nossas garrafas ou o gas natural, e arde sem se ver e basta chegar a uma concentração no ar de 10% para explodir espontadeamente, sem ser precisa nada, e uma bomba de combustivel a hidrogénio pode arrasar um bairro inteiro, quando um carro a hidrogénio na sua garragem vai arrasar tanto quanto uma bomba de combustível normal (várias casas), enquanto um carro electrico a bateria vai arder e derreter-se (não explode).
Guardem o hidrogénio para sistemas de estocagem de energia limpa produzida a mais, para substituir comboios a diesel, o muitos poluantes motores dos navios, e talvez nos aviões.
“A diferença na vida de todos os dias é que um carro electrico tem a comodidade de ser carregado em casa ”
Isto é falso para a grande maioria das pessoas que vivam em zonas de alta densidade residencial e sem garagem… ou seja, para a grande maioria das pessoas que vive em cidade ou áreas sub-urbanas.
não da para ver o vídeo
Da sim senhor…
https: //www.razaoautomovel.com/2019/09/tesla-model-s-porsche-taycan-nurburgring
Tesla Model S “destrói” tempo do Porsche Taycan no Nürburgring, alegadamente
Não há tempos oficiais, mas de acordo com medições retiradas no local, o Tesla Model S “Plaid” já roda praticamente 20s mais rápido que o Porsche Taycan.
“Não há tempos oficiais”
Pronto, o teu argumento após esta frase não faz sentido.
Não o meu argumento mas o de uma revista alemã, basta ler, sei que é difícil
Não vi a indicação de quote no teu post.
Também o Porsche recorre a caixa de velocidades (2 velocidades) para atingir os 3,2s e os 260km/h. O model S atual tem performance superior, sem caixa de mudanças. Não sou fã de um nem do outro mas a nível de preço, já se sabe que a Porsche, embora com melhor qualidade de interiores, puxa a corda, ao custar mais 60% que o model S, acho que por esse custo adicional, 60 000€, poderia fazer um pouco melhor com as performances
e a revista alemã é que referiu, mesmo não sendo oficial, os mais de 20 segundos não deixa margem para que erros mudem o resultado. Se eu fosse, ainda mais longe o Taycan, versão pré-produção, só ganhou contra a versão atual do Model S com alguns anos de vida
Na verdade, enganei-me, porque a versão atual do Model S, versão não Plaid, acelera em 2,5S e o Porche Taycan em 3,2S , Já a versão Plaid de 3 motores, acelerará (só será vendida no final do ano em 2,1S. Enganei-me porque não tenho Tesla e não vi que a versão atual não foi a que o Porche comparou na altura mas sim a versão anterior à atual
A anterior kitada