Apple remove a conta da Epic Games da App Store
Há mais um episódio a começar da novela Apple vs Epic Games. Desta vez a empresa de Cupertino cortou as pernas à criadora de jogos e removeu a conta da Epic da App Store.
Em termos práticos, isto significa que quem já tinha feito o download do jogo Fortnite poderá continuar a jogar. No entanto o responsável por este ou por outro jogo inserido na plataforma da Epic não vai conseguir enviar novas aplicações ou atualizações aos jogadores.
Conta da Epic Games na App Store removida pela Apple
Depois que o tribunal deu parte da razão à Epic Store, no sentido de inibir a Apple de remover o Unreal Engine, agora a marca da maçã fez a sua movimentação de ataque.
A Apple encerrou a conta da Epic Games da sua loja de aplicações App Store, o que traz consequências para utilizadores e programadores. Ou seja, quem já tinha instaladas apps da criadora de jogos, como o popular Fortnite, em princípio poderá continuar a jogar. Mas os programadores não vão conseguir enviar novas aplicações e atualizações, o que limitará certamente a experiência dos jogadores do iOS.
A Apple confirmou a remoção da Epic Games através de um comunicado oficial:
Estamos desapontados por termos que encerrar a conta da Epic Games na App Store. Trabalhamos com a equipa da Epic Games por muitos anos ao longo dos seus lançamentos. O tribunal recomendou que a Epic cumprisse as diretrizes da App Store enquanto o processo avança, as mesmas diretrizes que eles seguiram na última década até criarem essa situação. A Epic recusou-se. E em vez disso, eles enviam repetidamente atualizações do Fortnite para violar as diretrizes da App Store. Isto não é justo para todos os outros programadores na App Store, e os utilizadores estão no meio desta guerra. Esperamos poder trabalhar juntos novamente no futuro, mas infelizmente isso não é possível agora.
Para além disso, a empresa de Cupertino referiu ainda que a Epic tem colocado alguns obstáculos de suporte no encaminhamento dos utilizadores descontentes para o serviço AppleCare.
Depois da remoção, Apple coloca o PUBG no top dos jogos para iOS
John Voorhees, editor da MacStories, partilhou no Twitter o encerramento da conta da Epic Games. Mas também deixou o curioso registo da publicidade que agora a marca da maçã está a dar ao jogo PUBG, rival do Fortnite.
You missed your chance. Epic is off the App Store now.
Also, this fight has gotten very petty. Today’s featured app? PUBG https://t.co/evp2R6qRxC pic.twitter.com/2vyRj6Oy1U
— John Voorhees (@johnvoorhees) August 28, 2020
Este problema começou com a eliminação do Fortnite da AppStore devido às manobras da Epic Games para receber pagamentos diretos e contornar o pagamento da taxa de 30% à Apple.
De seguida a criadora de jogos meteu uma ação contra a marca da maçã, e o tribunal deu-lhe parte da razão, mas o jogo continuará banido até que a plataforma cumpra as regras da Apple.
Mas esta remoção agora da Epic Games não deverá afetar o funcionamento do Unreal Engine.
Este artigo tem mais de um ano
Por um lado a Epic foi malandra… Mas por outro a Apple é a Google abusam. 30% não me parece justo.
Seja ou não justo, aceitaram esse valor para terem as suas Apps/Jogos nas lojas virtuais. Simples.
Agora não podem começar a criar guerra tipo Hungergames
“Depois da remoção, Apple coloca o PUBG no top dos jogos para iOS”
Já lá estava antes da história do Fortnite.
https://sensortower.com/blog/app-revenue-and-downloads-1h-2020
Aproveitem e vejam qual é o segundo jogo no primeiro semestre deste ano – o Honor of Kings, da Tencent, um dos principais acionistas da Epic.
Se a Epic deixasse de pagar comissões a Tencent ia pagar?
Pegaram foi no Fortnite para avançar por ser um jogo muito popular.
Em todo o caso, o que o tribunal mandou a Epic fazer foi deixar as coisas como estavam – que era pagar as comissões à Apple – até à sentença do julgamento que começa em setembro. A Epic não fez isso, porque a sua estratégia pretender provocar uma grande reação nos utilizadores do iOS que queiram atualizar o Fortnite e não possam. Se deixasse as coisas como estavam e esperasse pela sentença final isso não acontecia.
Só estão a dar razão à Epic…
de que maneira se a Epic não respeitou as regras da loja?
Convém também perceber que a Epic & Tencent & Cª tudo fazem para atirar as culpas para a Apple – focando a atenção na atualização do Fortnite e coisas parecidas quando o que lhes importa é acabar com a comissão de 30% da Apple Store (igual à da Google Play).
Por que é que a Epic não deixou as coisas como estavam como mandou o tribunal, até haver a sentença final do julgamento que se diz que começa em setembro?
A epic devia era estar muito agradecida a apple pois não fosse a appstore nunca seriam o sucesso de hoje. Foi infinityblade para ipad 2 que catapultou esta empresa que nem tinha app para android, exclusivo ios.
Como ? A epic era uma empresa extremamente conhecida antes desse jogo, ou vais dizer que nunca jogaste unreal tournament?
Até porque a maioria tem Android e não iPhone…
Logo a tua teoria nem lógica tem
Deve ser a melhor anedota e comentário mais ficcional do dia.
A Epic começa a ter as suas origens em 1991.
Perto dessa data lançaram 2 jogos que foram sucesso Jazz Jackrabbit e Epic Pinball.
Mais tarde, 1998 lançam o jogo Unreal, já com o motor próprio que hoje é conhecido como Unreal Engine.
Unreal Tournement 1º do nome ou UT99 nasce em 1999, seguindo-se o UT2003 que tinha uma demo e atinge 1,2 milhões de downloas , numa internet que aqui em Portugal tinha a velocidades de 64Kbps, com sorte podia por RDIS (2vs 64Kbps). Mais tarde lançam e UT2004
Na minha opinião um dos melhores FPS competitivos de todos os tempos. (Sim sou velhote, sim participei em muitas lanes e sim ganhei alguns torneios. Minho Campus… volta esta perdoada…).
Ainda Hoje, passados mais de 20 anos esse jogo esta vivo, tem clans e alguns torneios.
Mas pronto Sim … Foi tudo graças a Apple …
Alem de ter um dos melhores motor de jogos que existe no mercado.
Quem ganha com isto são os jogadores que não usam ios e mac.
Ganham o quê, ao certo?
A Epic já armou confusão no PC com os exclusivos, coisa que nunca tinha havido, agora foram para os smartphones ditar as normas? Só estão a fazer isso a mando do seu acionista principal, os Chineses da Tencent.
A culpa disto tudo é do trump
Apple assim só esta a dar mais razão a Epic.
O que tribunal decretou era que a Apple não podia bloquear o Unreal Engine, e se a Epic queria ter o Fortnite na loja tinha que alterar a App.
Uma coisa é o Fortnite não cumprir as normas da loja… ok é banida, tudo bem.
Mas porque raio é que a Apple tinha de bloquear o Unreal Engine ou até mesmo a conta da Epic, se as outras apps cumprem as regras?
Se isto não é abusar da sua posição dominante, não sei o que é.
Isto não é o Unreal Engine a ser bloqueado! O que o tribunal determinou é que por o Unreal Engine usar outra conta, associada a outra empresa da Epic, a Apple não poderia terminar essa conta de programador.
O que aconteceu à conta da Epic acontece por violação grave das regras que regem a loja e a conta de programador. As outras apps cumprirem as regras não escamoteia o facto daquela conta violar as regras propositadamente e sem intenção de voltar a cumprir.
Portanto estamos a falar de dupla penalização…
Isso não é aceitável!
Uma coisa é bloquear a app que viola as regras, outra são todas as apps do programador, mesmo que não violem as regras.
Quase parece estar a dizer: “Se app Fortnite não cumpre as regras e voces não querem alterar a app, vou bloquear todas. Ou mudam o Fortnite ou não tem direito a nenhuma app.”
Isso é muito mau por parte da Apple.
Apple até tem razão no caso Fortnite, mas ao tomar esta atitude, mostra claramente que quer controlar o que os outros fazem, mesmo envolvendo apps que cumpre as regras. Isso apenas dá a Epic mais argumentos em tribunal, alegando chantagem por parte da Apple.
Não é nenhuma dupla penalização! Não estamos a falar dum erro numa aplicação.
É o programador que de forma consciente e propositada viola várias regras e indica inequivocamente que não tem intenção de cumprir. Aliás a forma como o introduziu a modificação é bastante grave. Faz todo o sentido que o programador depois de avisado para corrigir veja a sua conta congelada.
A Epic sabia perfeitamente que o congelamento da conta faz parte das regras do suporte a programadores, não é uma medida avulsa.