Tesla pode licenciar o Autopilot e vender motores e baterias a outros fabricantes
A Tesla tem conseguido mudar muito na indústria automóvel. Para além da adoção de motores elétricos e de tecnologias relacionadas com esta importante fonte de energia, tem também criado soluções únicas.
Fruto desta inovação tem sido um constante ultrapassar da concorrência e no tornar a Tesla como uma das maiores empresas do ramo automóvel. Esperava-se que Elon Musk impedisse que a sua tecnologia fosse conhecida, mas o oposto é a realidade. A marca pode em breve licenciar o Autopilot e vender motores e baterias a outros fabricantes.
Tesla abre a porta à concorrência
Com uma concorrência ainda limitada no seu segmento, a Tesla tem dominado o mercado a seu belo prazer. Se concorre com marcas já estabelecidas no que toca às categorias dos seus carros, é no campo dos elétricos que tem a sua presença mais forte.
A marca e o seu homem forte parecem entretanto apostadas em relançar o mercado e a criar novas alternativas. Para isso a marca está disposta a licenciar o Autopilot e vender motores e baterias a outros fabricantes. Esta sua ideia pode ser colocada em prática muito em breve.
Tesla is open to licensing software and supplying powertrains & batteries. We’re just trying to accelerate sustainable energy, not crush competitors!
— Elon Musk (@elonmusk) July 29, 2020
Elon Musk quer outros fabricantes com a sua tecnologia
Outro facto curioso destas palavras de Elon Musk é a seu compromisso para com a concorrência. A Tesla prefere apoiar as marcas que com ela dividem o mercado, revelando que está apenas a tentar acelerar sobretudo a utilização de fontes de energia sustentável, e não a querer esmagar os seus concorrentes.
Na verdade esta não será a primeira vez que a Tesla fornece componentes a outras marcas. Durante alguns anos a marca forneceu motores à Mercedes-Benz e à Toyota, quando estas eram acionistas da marca. Elon Musk acabou posteriormente com esta parceria e o fornecimento dos componentes em 2015.
Mais que motores vão ser vendidos
Há ainda a questão das patentes que a Tesla possui, que em muitos casos são de acesso e utilização pública. Naturalmente que as mais importantes estão decerto limitadas, mas ainda os seus produtos podem em breve ser usados por todos.
Curioso é a forma como a Tesla poderá querer realizar esta disponibilização. Não parece focada apenas no hardware dos seus carros, mas inclui ainda o software que estes usam e que os tornam únicos.
Este artigo tem mais de um ano
“We’re just trying to accelerate sustainable energy, not crush competitors!”
É por isso que tentam a todo custo impedir o aftermarket
Como a Apple…
Quando é que a china pode começa a vender carros na Europa? Isso sim era de valor.
Já vende. A Aiways por exemplo.
https://en.xiaopeng.com/
O maior impedimento são as regras de segurança europeias, desde que sejam cumpridas podem ser vender á vontade.
Conversa… Quer licenciar para evitar que outros continuem a desenvolver e dentro de alguns anos lhe estraguem o negócio. E assim saca dinheiro a todos e monopoliza o mercado de componentes…
Ahah estraguem o negócio. Porque nestes anos todos apareceram todos esses milhares de Tesla killers, não foi? E porque nestes anos todos, nenhuma marca teve visão ou envergadura para conseguir algo melhor, não é?
Deves pensar que isto é pra fazer favores a alguém… Só vão cair na conversa os que quiserem.
Todas as marcas vendem motores a outras marcas. Prática perfeitamente normal.
portanto a renault so vende motores à mercedez para evitar que a mercedes faça os motores e lhes estrague o negocio esta certo amigo acertaste em cheio
Já não vende…
Os Mercedes a Diesel já não são vendidos com motor dos Dacia?
Nem todos. GLB, GLA, C, E usam novos 1.6/2.0 d. Quanto ao resto ( A, B) creio que será uma questão de tempo.
Nem a bmw/mini usa psa nem Toyota, Ford e Volvo já não usa psa e a maior parte dos grupos automóveis voltou ao fabrico próprio
https://en.xiaopeng.com/
Humm… Será que receia que os chinos concluam a espionagem industrial e disponibilizem alguma da tecnologia primeiro que a Tesla ? Uma única marca a vender pra todos era uma golpada… A ver.
E ja esta na hora de um head up display
Se você não pode vencê-los, junte-se a eles. Mercedes benz o melhor ou nada …POWERED BY TESLA. Por cerca de $ 50.000, qualquer Tesla LR ou Performance come Ferraris e Lambo’s para almoços e jantares de pequeno-almoço na Drag Race de 1/4 milha. Qualquer alemão Tesla Killer de 50 a $ 80.000, tem apenas um motor, lento como um Nissan Leaf e 1/2 da autonomia … essa é a diferença. Mercedes, Audi, BMW, Porche e VW desapontarão quando a Giga Berlin abrir as portas.