Opel Mokka-e, um novo carro eléctrico da marca alemã com autonomia de 322 Km
A marca alemã Opel acaba de apresentar o Mokka-e. Este é um carro elétrico com uma linha de design completamente nova. Segundo a marca, este veículo representa a estreia de uma nova linguagem de design sob a grelha Opel Vizor. Ao que tudo indica, este design será o usado nos próximos veículos da Opel, além disso, aproxima-se mais de um Crossover do que de um SUV.
A performance do motor e da bateria prometem um carro competitivo, com um look desportivo.
Opel Mokka-e é o novo elétrico para chegar ao mercado em 2021
Não há dúvidas que em termos de características estas são muito interessantes. Conforme é descrito, o Mokka-e promete até 322 quilómetros com o seu motor dianteiro de 136 cavalos de potência. O veículo estará à venda provavelmente no final do ano ou logo no início de 2021.
A recente adição da Opel ao grupo PSA (Peugeot, Citröen, DS, Opel e Vauxhall) permitiu-lhe tornar-se rentável e poder apostar na eletrificação. Por conseguinte, está a utilizar a plataforma CMP, a plataforma modular do grupo francês. Assim, o Opel Mokka é alimentado por um motor de 136 cavalos (100 kW) com 260 Nm de binário, os mesmos números que vimos no Peugeot e-208.
No caso deste novo Mokka-e, a velocidade máxima é limitada a 150 km/h, independentemente de estarmos no modo Normal, Eco ou Desportivo.
Opel aposta numa oferta jovem e desportiva
A empresa quis oferecer um compromisso equilibrado no que toca à autonomia, por isso a limitação referida acima. Como tal, é prometido um alcance de 322 quilómetros sob o ciclo WLTP em modo de condução normal. Além disso, o carro elétrico pode também rodar no modo Eco, no entanto, a Opel não deu detalhes sobre os números neste modo.
No que respeita à alimentação da máquina, esta vem equipada com um sistema de carga rápida que permitirá ir de 0% a 80% em 30 minutos, dependendo do fabricante.
As linhas posicionam o veículo entre um SUV e um Crossover. O Opel Mokka tem apenas 4,15 metros de comprimento e é mais compacto do que o motor de combustão da geração anterior.
Segundo a Opel, este vem equipado com muita tecnologia, como, por exemplo, cruise control automático (para manter automaticamente uma distância segura de outros veículos), assistência à manutenção na faixa de rodagem, travão de emergência autónomo, ecrã táctil de 30 polegadas, câmara panorâmica de visão traseira 180.º, sistema avançado de assistência ao estacionamento, compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, entre outros.
Preço e disponibilidade
Sem dúvida que o preço pode fazer toda a diferença. Contudo, a Opel não deu um preço ou versões de equipamento para este Mokka-e que. Assim, teremos de esperar mais algum tempo, não deve ser muito, dado que o elétrico deverá estar à venda no final deste 2020 e chegará aos concessionários no início de 2021.
Apesar do mercado estar "confuso", não há dúvidas que é uma aposta forte nos elétricos, até porque a marca está a lançar este modelo antes das variantes de combustão, que se espera que cheguem mais tarde. Assim, depois do Corsa-e, o Mokka-e representa um grande passo em frente para eletrificação dos produtos Opel.
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Este artigo tem mais de um ano
Marcas Europeias a lançar carros nos próximos anos com autonomia inferior a um Zoe de 2019 é no minimo risório.
+1
Para a utilização média dá para uma semana inteira (e ainda sobra)
O zoe é do tamanho de um C1, este aqui é um SUV..mas podia muito bem ter mais autonomia…
automóveis a pilhas não convence, muito menos a custo €€€ em comparação aos a combustível
Mais um carro com baixa autonomia, tempo de carga, que ao fim de 5 ou 6 anos cobram 90% do preço do carro para a substituição das “pilhas” e para rematar o preço do carro menos o preço do carro equivalente a gasolina, daria autonomia para 10 ou 15 anos de gasolina, sabendo que dificilmente qualquer um dos veículos chegará lá.
Mas pronto, daqui a pouco os fanboys eletrocutados da cabeça virão tentar malhar para justificar-se a si mesmo dos disparates.
esses 5 ou 6 anos são um argumento infantil
Não chega nem perto de um Kia Soul/Niro…A ver o preço
O meu já tem 1 ano 30mil kms.
E ate agora sempre a poupar
Gasóleo: 30000/100*6*1.2= 2180
Electricidade: 30000/100*13*0.10 = 390
1790€ poupados +ou-
Pra esses km ou ate um pouco menos, compensa claramente. Falando de preços de carros novos
Tem de me dizer qual é o operador que lhe faz 10 cêntimos por kw/h já com IVA.
E já agora quantos KVA tem instalado em casa e quanto paga só pelo contador/potência instalada?
Não é de certeza com 6,9KVA senão tem de andar de vela acesa em casa e só pode andar de carro dia sim/dia não!
Ah, e outro pormenor, não esqueça da amortização da bateria! Dura quanto? 100 000km? 200 000km? E depois custa quanto a substituir? 10 ou 20 000€?
E não continua a compensar, mesmo que o preço por kw não seja esse?
Convém juntar à equação que nunca vai precisar de trocar fluidos e que mesmo o sistema de travagem irá durar bastante mais, coisas que muita gente se esquece – até porque muitos não fazem a manutenção devida aos carros…
E se houver necessidade de troca de baterias ao abrigo da garantia de 8 anos ou 160.000km, também não vejo que haja um problema por aí.
o problema é depois da garantia, quem vai comprar um carro usado de 9 ou mais anos a saber que vai num futuro próximo gastar 5000 euros ou mais numa bateria?
Habilitas-te a isso com *qualquer* carro com 9+
Procura tarifas bi-horarias…
Enquanto dormes gastas muita eletricidade em casa??
E gasóleo a 1,20???
E outro pormenor: 160.000 de *garantia*. (dura.. muito mais…)
Carro elétrico só não compensa a quem nem faz km que justifiquem carro.
Vê-se logo que percebe pouco de eletricidade e nada de carros elétricos. 6,9 KVA chega e sobra… Ligado a uma tomada normal (schuko), faz 10A x 230v = 2,3 kW de potência. Ou seja, fica disponível 6,9 – 2,3 = 4,6… Dava para carregar mais um carro e ainda sobrava para o standby dos eletrodomésticos e frigorífico durante a noite.
E também não precisa de só andar de carro dia sim dia não. Se faz 30000 Km / mês então faz em média 100 km / dia. Se gasta 13 kWh aos 100 Km então necessita de carregar 13 kWh / 2,3 kWh = 5,6 horas por dia. Arredonde para 6 horas para eventuais perdas de eficiência.
A matemática é tramada…
Pois… a matemática é tramada. 30000 / 30 não dá 100.
30000 / ano. 30000 / 365 = 82 Km / dia. Arredondado para cima. Só me enganei e troquei ano por mês…
O *português* é tramado
30.000 km / *ano* = 82 km / dia
A não ser que aches que *toda* a gente faz Porto–Faro–Porto *todos* os dias terias percebido…
Bem apresentado, mesmo com esses consumos bastante optimistas. Mais hora menos hora…
Correccao nao coloquei o IVA
Electricidade: 30000/100*13*0.10 = 468
1712€
Potencia igual à que tinha 6.9kva
Isso é um falso tema para mim durante 5 meses usei uma tomada normal 12A.
E carregava dia sim dia nao.
Carregar a 2600W
Em 10 horas consigo carregar 26kW. Da para andar 200kms (13kw aos 100km)
Quanto tema de substituição nao sei o valor que vai ser.
Pelo os testemunhos da Noruega e Corei do Sul que vi, espero que dure bem mais que 200mil kms
Pelas minhas contas o carro vai se pagar a ele proprio, so na poupanca de custo dos combustiveis, Ter em conta que se comprei atravbes da empresa.
Se comprasse a nivel privado, compraria um em segunda mao.
De qualquer maneira nao quero convencer ninguem a comprar electricos , cada 1 compra o que quer.
Ate agora está a trabalhar como o esperado.
E estou super satisfeito.
Eu só vejo experts no assunto!!!!
À um mês atrás estive eu a falar com um vendedor oficial da Renault em Viseu, pedi-lhe orçamento para um ZOE (no meio de orçamentos para uma carrinha de 5 lugares diesel). Expliquei-lhe que faço pelo menos 100km por dia, mas posso fazer de uma só vez 200 ou 300km.
O próprio vendedor disse-me logo para esquecer o ZOE, para além deste exigir pelo menos 10,2KVA se for um carregador semi-rápido para empresa, a demorar 8 horas a carregar, porque se utilizar a tomada doméstica, o carregamento do ZOE demora umas 16 horas!!!!! Para a próxima tenho de dizer ao vendedor que ele não percebe nada do que diz, porque o “people” aqui do Fórum é que sabe!!!!
Mas os experts falam em carregar o carro em 6 horas com 6,9KVA e nem pensam que é no horário económico que se utilizam as máquinas de lavar a roupa, louça, secar roupa……. ou não têem nada disso em casa? Ou não vêem tv, filmes, trabalham até tarde!?
Sim, demora 16 horas se carregar do 0 a 100% numa tomada doméstica. Mas não deve deixar nunca ir o carro a 0 nem necessita de carregar a 100% para fazer os 100 Km. E também é verdade que os vendedores tradicionais percebem muito pouco de carros elétricos.
Sim, sou expert porque tenho carro elétrico à 4 anos, com perto de 100.000 Km, e em casa e carrego 4-5 horas à noite para fazer uns 70 Km no dia seguinte. Chego com 30% e carrego até perto de 80%. Tenho bi-horário e programo para carregar à noite juntamente com a máquina de lavar. E sim, tenho 6,9 KVA de potência contratada e nunca me falhou a luz.
Como o vendedor de carros não tem um, não lhe soube responder a essa dúvida básica… Será que deixa sempre o carro a combustão até à última gota de gasolina e depois vai encher o depósito até não caber mais nenhuma gota?
Eu tenho um Tesla Model 3 LR AWD e uma média global de 17kWh/100km em 37.000km.
Faço 120km por dia, tenho 6.9kVA contratados e carrego a 16A (sobra para ligar qualquer outra máquina cá em casa, onde tenho tudo eléctrico) entre as 0h e as 7h a 10 cêntimos (com IVA) com a tarifa verde EDP + 20% desconto por ter EV.
Já fiz várias viagens de mas de 500km seguidos sem qualquer problema.
Provavelmente devia ouvir mais os “experts” que têm experiência própria do que os “experts” que trabalham em stands que ganham a vida a vender a manutenção que o ZOE quase não precisa…
Disses-te bem.
Os experts estão aqui, não no stand.
Os experts:
– compraram carro
– deduzira os impostos
– receberam ou nao ajuda do estado
– utilizam o carro todos os dias
– instalaram posto electrico
– activaram cartões para comprar energia
Qualquer questão … pergunta
Quanto pagaste a mais por ser eletrico? Uns 10.000€. Deves estar a poupar muito deves.
25.2 mil
Kauai custa 42mil.
Depois de deduzir o IVA fica em 34mil.
Pago menos 6.8mil de IRC (sem tributação autónoma)
E o governo ainda me deu uns 2mil.
34-6.8-2 = 25.2 mil
Exemplo de empresa nao me parece valido para a discussao. Se falares em termos particulares e o que faz sentido pois nem todas as pessoas terao empresas. e outra coisa essa de pagares menos 6.8 mil de IRC parece-me algo estranho.
Eu posso dar o meu exemplo que fiz a compra como particular.
Comprei um Model 3 LR AWD por 60k. Tem 400cv e tracção integral. Onde é que posso comprar um carro do segmento D com estas características e mais barato (ou até mesmo a este preço)?
Eu estou a transmitir a minha experiência, não a tua nem de outra pessoa.
Achas que existem poucos carros ligeiros no mercado, que são comprados por empresas ?
Quanto ao IRC, fala com um contabilista.
Mas só dá para empresas que dão lucro. Não para empresas que na próxima década dêem sempre prejuízo.
Acho que seria mais relevante um exemplo particular como o do IonFan. Quanto ao IRC o que falas nao e retirar 6.8mil ao valor da viatura mas sim poupar 6.8 mil em tributacao autonoma se comprasse uma viatura a gasolina/gasoleo o que sao coisas diferentes! o valor final nunca sera 25.2mil mas sim 34mil.
IonFan bom para ti teres uma viatura de 60k e bom ter altos ganhos para ter viaturas com esse valor. A minha opiniao seja eletrico ou gasolina/gasoleo para valores assim tao elevados ha outros investimentos que valem a pena um carro e sempre um mau investimento. Quanto ao carro eletrico em si a minha opiniao nao muda penso que ainda estamos numa fase de testes dentro de 10/15 anos serao a verdadeira alternativa e ai assim teremos um futuro muito interessante seja no design seja na performance seja a tecnologia.
@darksantacruz, não tenho altos ganhos. Sei é fazer contas e moro longe do trabalho 😉 Caso contrário tinha que esperar pela paridade de preços no segmento C.
Tens razão. Um automóvel nem sequer pode ser considerado um investimento, mas sim uma despesa.
No meu caso é uma despesa necessária porque moro a 60kms do local de trabalho. Tendo isso em conta e com um orçamento de 30k para um diesel, fiz as minhas contas e iguala o custo do Tesla em 6~7anos. Faço intenções de ter o carro mais tempo, mas mesmo que só ficasse os 6~7 anos, preferia dar o dinheiro à Tesla do que às “Galps” e “Norautos”…
O que estamos a comparar é gasolina/diesel vs eléctrico.
E com o eléctrico pago menos uns 6.8mil que se comprasse gasolina/diesel .
Por isso retiro ao valor sim, pois ele é 100% amortizável.
https://www.youtube.com/watch?v=ngiaLDhA_io
PeterSnows bem me parecia que eram essas as contas que estava a fazer ou seja retiras os 6.8mil como comparacao mas isso nao entra nas contas o valor final sao 34mil que e o que conta contabilisticamente agora se disseres que Poupas 6.8 isso sim estou de acordo.
Alias um a gasolina/diesel também se amortiza, paga-se é TA.
Cada caso é um caso. É necessário fazer contas.
O video explica melhor.
Eu como não pago TA, só entro em conta com o valor que amortizo, que é 100%. E poupo os 21% sobre esse valor. Eu até fiz 20% e não 21%.
No meu caso o custo do carro e 34mil
E no final de 4 anos poupei mais 6.8mil em IRC
Como tal digo que o custo é de 25mil (cashflow ao final de 4 anos)
Não chega aos calcanhares de Kia soul/niro
Não havia caixa mais feia na kia?
Falam-se nas manutenções caras dos carros a combustão, mas as manutenções dos eléctricos também não é nada barata pelos casos que se tem visto por aí. Mas convencem sempre os mais tapados das quais estão a ser iludidos. Mas claro é o futuro, de ir sempre ao bolso do zé povinho.
Gastam litros e litros de óleo a cada 1000 quilómetros. E discos de embraiagem com fartura, e velas e tantas outras coisas… Mas claro, para quem não faz a manutenção aos carros, dá igual 🙂
mão de obra na tesla é 100€/h, barato
Lá está a falar do que não sabe. Elétrico com 9 meses e 51000 Km. Valor gasto em manutenção: 0.
Diga um a combustão que gaste menos em manutenção.
a pessoa que desenha os carros electricos deve ser a mesma para todas as empresa, é um mais feio que outro
Cada caso é 1 caso!
Só compensa pra quem tem onde carregar em casa e pode carregar no trabalho e pra quem anda a baixo do limite de velocidade!!
É só ver teslas a andar a 100km/h ou menos! ter 1 carro electrico pra andar a poupar ao máximo e ter atenção onde o posso carregar, não obrigado!!!
Isso é dos combustíveis serem baratos…
+1. Vejo isso constantemente até fico pasmo.
Fogo, um tesla ultrapassou-me, não consegui apanhá-lo, perdi-o de vista
Deviam andar todos a 200. Assim já não havia problemas nem a mesma teoria de sempre para justificar conversa da treta.
Para mim basta que seja possível carregar em casa ou no trabalho (uma tomada normal 12A é suficiente para mim).
Acho um factor importante para ter um EV.
Mas isso é para mim.
Quanto a Tesla a andar a 100km/h é conversa da treta.
Eu por vezes ando mais devagar, porque quero. Não por falta de energia.
O que me dei conta é que a quantidade de carros a combustível a andar em uma auto estrada a 80/100 kms/h é enorme. Principalmente nas saidas da cidade de LIsboa (A2,A8,A1…) até um raio bastante grande (80/100Kms)
É só malta rica neste país! Cada vez que o gasóleo sobe 1 cêntimo anda tudo a praguejar nas redes sociais, mas depois não se importam de gastar mais 2 ou 3 l/100km para ir a 140 km/h…
Mas também não é de admirar. É a mesma malta que comprou um diesel por mais 3.000€ ou 4.000€ porque o combustível era 20% mais barato, mas agora não dá mais 10.000€ ou 15.000€ por um eléctrico que custa 1/5 a fazer os mesmos km (carregando em casa) ou, na pior das hipóteses, 1/2 na rua…
10000/15000€ é dinheiro… Se calhar nem todos podem passar de um carro de 25/30k pra um de 40/45. Tirando isso, plenamente de acordo.
O único entrave pode ser o financiamento não ser aprovado. As poupanças cobrem perfeitamente os juros também. Para quem faz os kms suficientes para optar por um diesel ao invés de um a gasolina, certamente faz os suficientes para optar por um eléctrico ao invés de um dos outros. Se o banco emprestar o dinheiro, a única diferença é que, em vez de deixar uma boa parte do ordenado na bomba de combustível, deixa-se uma boa parte do ordenado no banco. Depois de estar pago é dinheiro em caixa…
Se for para empresa compensa largamente.
Kauai custa 42mil.
Depois de deduzir o IVA fica em 34mil.
Pago menos 6.8mil de IRC (sem tributação autónoma)
E o governo ainda me deu uns 2mil.
34-6.8-2 = 25.2 mil
Essas contas com o IRC estão mal feitas.
Lá está mais um a falar do que não sabe.
9 meses, 51000Km, média de 26,5Kw/100Km.
Cerca de 300 Km/dia com 280 em autoestrada.
E carrega em casa à noite. Dá e sobra.
Mas como você deve fazer 500 Km por dia, aí recomendo um a combustão.
Loll !! É um entrave significativo…
Não deves andar nas estradas deste país a ver os BMWs, Mercedes e Audis que eu vejo… Ou o banco só empresta para algumas marcas?
Ando. Não estou a falar desses. Também vejo muitos Renault, Opel, Peugeot, Seat, Citroen…
A electrificação, como todas as novas tecnologias, entrou no mercado por cima. A seu tempo chegará a essas gamas e com preços semelhantes à gasolina. Até lá não podemos (nem devemos) mudar todos ao mesmo tempo.
Pois certo. Muitas vezes a escolha por um EV é pra quem pode, não pra quem quer…
Isso aplica-se a qualquer carro…
Nem por isso. Um a combustão está, em preço, acessível a muita mais gente.
Nem por isso? O que tu escreveste confirma o que escrevi. Muita gente é diferente de toda a gente, logo um (qualquer) carro é para quem pode, não para quem quer…
É verdade que, no caso da combustão, há mais gente a poder, mas, como já escrevi aqui, isso vai mudar num futuro próximo.
Muitos caiem na “falácia da estagnação” e acham que, só porque os EVs são mais caros agora, vão ser sempre mais caros. Isto não é verdade e o conjunto motriz eléctrico tem potencial para ser mais barato que um equivalente a combustão. Tudo depende do preço das baterias e, se continuar a descer ao mesmo ritmo, daqui a 5 anos temos paridade.
Em alguns segmentos essa paridade já foi atingida. Não consegues comprar um BMW série 3 com 400cv e tracção integral pelos 60k€ que custa um Model 3 com essas características.
Ja vi que não queres entender…
@Smirt, tens razão. Um EV não é para qualquer carteira.
Apenas quiz deixar claro que, com menor incidência, isso é verdade para qualquer carro novo.
Há uns anos um EV com 400kms de autonomia custava 100k. Agora custa 35k. Ainda não está ao alcance de todos, mas a trajetória é clara. Nunca vai chegar aos 5k que muitos podem pagar por um carro em segunda mão, mas, uns anos depois de chegar aos 15k ou 20k, vão começar a aparecer no mercado de segunda mão a valores que qualquer família vai poder suportar.
Neste momento cada um tem que fazer as suas contas e tomar em atenção que a rede de carregamento pública ainda está subdesenvolvida, ou seja, ou está disposto a sofrer para carregar na rua ou tem que ter garagem ou lugar com acesso a electricidade.
Deve ser melhor que estes tristes…
https://www.motor24.pt/noticias/primeiro-estudo-global-de-fiabilidade-nao-corre-bem-para-a-tesla/982936/amp/
Há desses para todos os gostos. Desde os tristes com cotovelite até aos felizes dos donos 😉
https://insideevs.com/features/403607/consumer-reports-tesla-highest-satisfaction-rate/
Cais sempre em todas como um pato !! Incrivel.
Estou mesmo a esforçar me para perceber este comentário. Além não ter visto aqui ninguém a cair como um pato, não encontro nada que tenha sido acrescentado… Será que caí que nem um pato? Se caí é incrível!