Cuidado! Há falhas de segurança e privacidade em alguns carros da Ford e Volkswagen
Com cada vez mais tecnologia, os carros modernos enfrentam agora alguns problemas que se sabia que podiam surgir. A maior preocupação está na segurança e na facilidade com que esta pode ser comprometida.
Uma análise recente revelou problemas nos veículos de duas das maiores marcas do mercado. Alguns carros da Ford e da Volkswagen estão vulneráveis e podem colocar em risco a sua segurança e privacidade.
Foi a conhecida revista britânica Which? que revelou falhas de segurança em dois dos carros mais vendidos no Reino Unido. Em concreto, tanto o Ford Focus Titanium 1.0, de caixa de velocidades manual, e o VW Polo SEL TSI 1.0, de caixa automática com câmbio manual, têm problemas de segurança.
As falhas descobertas, em conjunto com a empresa Context Information Security, podem expor informações privadas dos utilizadores e dar igualmente a um atacante a possibilidade de enganar os computadores de bordo destes carros e colocar os ocupantes em perigo.
Fácil enganar a segurança do Ford Focus Titanium 1.0
No caso da Ford, a falha está ao nível do sistema que monitoriza a pressão dos pneus (TPMS - Tire Pressure Monitoring System). Os investigadores revelaram que conseguem enganar este sistema com mensagens falsas, o que faz com que este indique que está tudo bem mesmo com os pneus vazios.
Para o conseguir, e isto é preocupante, bastou um portátil de baixo custo e uma peça de hardware que custa menos de 20 euros na Amazon. Em teoria, este mesmo sistema poderia ser usado para recolher a localização de um carro durante uma viagem.
Confrontada com esta questão, a Ford defendeu-se com a justificação de que o alcance do TPMS é reduzido. Isso obrigaria o atacante a estar constantemente junto do carro, o que, na prática, é quase impossível de garantir.
Volkswagen Polo SEL TSI 1.0 também está vulnerável
No caso da Volkswagen, a falha parece estar no sistema de entretenimento da marca. Assim, é possível ter acesso a dados como a lista de chamadas feitas, as moradas gravadas e o histórico de navegação. Esta falha é ainda mais grave pois permitiu o acesso ao sistema de controlo de tração do carro.
Em sua defesa, a Volkswagen afirmou que o sistema de entretenimento dos seus carros é separado de outros sistemas essenciais do veículo e que não pode causar problemas sem que isso seja detetado. Ainda assim, a marca alemã garantiu que vai analisar as descobertas feitas pela Which?.
Apps das marcas também têm problemas de privacidade
Outra questão que os investigadores descobriram está associada às apps de controlo destes carros. Estas recolhem demasiada informação sobre os mesmos e a sua utilização. Estes dados são depois enviados para as marcas, sem que se saiba para que vão ser utilizados.
Este estudo focou-se apenas nestes 2 carros por serem os mais vendidos no Reino Unido, mas os investigadores estão convencidos que outras marcas e outros modelos devem padecer de falhas de segurança similares ou até piores.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Which?
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A tecnologia é muito bonita, mas depois há estas questões de privacidade e segurança que levantam preocupações.
É preciso ter cuidado, espírito crítico e não aceitar de olhos fechados os avanços tecnológicos.
Isto é válido para automóveis, telemóveis, casas inteligentes, etc.
O problema é mesmo esse não se sabem controlar, querem ir a correr para se gabar que tem tecnologia de topo e depois é o que se vê. Os construtores devem ir com calma, nos avanços tecnológicos, mas ao fim de tanta sensibilização esquecem-se com o tempo ou fazem-se de esquecidos e voltam a cometer os mesmos erros.
Electrónica a mais e carros a menos é o temos actualmente.
Antigamente tínhamos carros feitos por engenheiros.
O que temos actualmente é carros feitos por políticos e contabilistas.
“VW Polo SEL TSI 1.0, de caixa automática com câmbio manual, têm problemas de segurança.”
Caixa automatica com cambio manual? o que é isso?
Antigamente não havia control de pressão dos pneus e os carrtinham segurança máxima, se fazem tentativas de enganar o computador de bordo para dar uma falsa pressão dos pneus, onde está a grave falta de segurança, se na normalidade ele funciona na perfeição. Pk se formos a fazer isso em outras marcas todos vão ter falhas, Isto é informação dispensável.