Ubuntu 11.04 – Aprenda a criar Quicklists
Apesar de receber muitas críticas por parte dos utilizadores, o ambiente gráfico Unity oferece algumas funcionalidades bastante interessantes. Uma das dessas funcionalidades é a possibilidade de incluir quicklists (tipo jumplists do Windows). Desta forma, podemos incluir facilmente sub-items nos ícones da barra lateral, ficando estes acessíveis através do botão direito do rato. Hoje vamos aprender como criar quicklists no Ubuntu 11.04.
![]()
Apesar de não ser um processo muito simples de realizar, a criação de quicklists permite que os utilizadores incluam outros “atalhos” acessíveis através dos ícones principais. No entanto, existem na Internet já muitas quicklists criadas e disponibilizadas, sendo apenas necessário adicionar o código dessas quicklists ao nosso sistema.Vamos a um exemplo.
Por omissão, o ícones Home apenas possibilita o acesso à Home Folder como ilustra a imagem seguinte.
Vamos agora criar uma quicklist que permite além da Home Folder o acesso rápido aos directórios:
- Documents
- Downloads
- Pictures
- Music
- Videos
Para tal, vamos ao terminal e vamos abrir o ficheiro associado ao laucher do ícone Home (não esquecer de fazer inicialmente um backup do ficheiro), através do seguinte comando:
gksudo gedit /usr/share/applications/nautilus-home.desktop
Nesse ficheiro, devemos incluir a seguinte informação:
[Desktop Entry] Name=Home Folder GenericName=Home Folder X-GNOME-FullName=Home Folder Comment=Open your favourite folders in Nautilus Exec=nautilus %U Icon=user-home Terminal=false Type=Application Categories=GNOME;GTK;Core; StartupNotify=true X-GNOME-Bugzilla-Bugzilla=GNOME X-GNOME-Bugzilla-Product=nautilus X-GNOME-Bugzilla-Component=general X-Ubuntu-Gettext-Domain=nautilus X-Ayatana-Desktop-Shortcuts=Home;Documents;Downloads;Pictures;Music;Videos; [Home Shortcut Group] Name=Home Exec=nautilus OnlyShowIn=Unity [Documents Shortcut Group] Name=Documents Exec=nautilus Documents/ OnlyShowIn=Unity [Downloads Shortcut Group] Name=Downloads Exec=nautilus Downloads/ OnlyShowIn=Unity [Pictures Shortcut Group] Name=Pictures Exec=nautilus Pictures/ OnlyShowIn=Unity [Music Shortcut Group] Name=Music Exec=nautilus Music/ OnlyShowIn=Unity [Videos Shortcut Group] Name=Videos Exec=nautilus Videos/ OnlyShowIn=Unity |
Como podemos ver no código anterior, os sub-itens (acessíveis através do botão do lado direito do rato) estão definidos em X-Ayatana-Desktop-Shortcuts. De seguida, basta inficamos qual o nome (Name), qual o comando a executar (Exec) e qual o interface (OnlyShowIn).
No final devemos guardar a informação do ficheiro e fazer logout e login no sistema (ou através do comando unity –replace) para que as novas definições sejam aplicadas. Depois basta carregar com o botão do lado direito do rato sobre o ícone Home para podermos visualizar a nossa quicklist criada.
Apesar de este processo ser um pouco “chato”, a verdade é que funciona! Durante o fim de semana perdi algum tempo a tentar colocar em funcionamento o Quicklist Editor, que disponibiliza um interface para criação de quicklists. No entanto, alertei o autor da aplicação para alguns bugs que, no meu sistema, impossibilitam a criação de quicklists.
O que já falamos sobre o Ubuntu 11.04?
- Ubuntu 11.04 – Teste aplicações antes de instalar
- Como testar o Gnome 3 no Ubuntu 11.04?
- MintMenu – O menu do Mint já disponível para Ubuntu 11.04
- E depois de sair o Ubuntu 11.04 Natty Narwhal…
- Algumas dicas para o novo Ubuntu 11.04 Natty
- Como instalar o Ubuntu 11.04 – Natty Narwhal
- Ubuntu 11.04 Natty Narwhal no VirtualBox com Unity
- Ubuntu 11.04 – Primeiro comando a executar …
- Ubuntu 11.04 – Faça uma limpeza após actualizar …
- Ubuntu 11.04 Natty Narwhal – Instale o Ubuntu Tweak
- Ubuntu 11.04 – Como usar o interface clássico (Gnome) ?
- Como actualizar o Ubuntu 10.10 para a versão 11.04?
- Ubuntu 11.04 Natty – Mude o IP e o nome do sistema
- Ubuntu 11.04 – Partilhe facilmente a sua Home Folder
- CreBS – Wallpapers rotativos no Ubuntu 11.04
- Ubuntu 11.04 Natty Narwhal disponível para download
- Ubuntu 11.04 – Instale o ambiente gráfico KDE
Este artigo tem mais de um ano


















