PplWare Mobile

Algumas dicas para o novo Ubuntu 11.04 Natty

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Alexx says:

    Excelentes dicas. Fico aguardar ainda mais …

  2. Paulo Afonso says:

    As dicas são excelentes… Gostaria que alguém me ajudasse com o seguinte: já tinha testado as versões alpha e beta e regressei sempre ao 10.10 por algumas razões (poucas): o 3D não estava a funcionar em placas ATI pelo que a interface tinha alguns problemas (mesmo quando alterava de unity) e por outro lado o Emerald “ainda” não funcionava… alguém teve a mesma experiência ou conseguiu resolver?

  3. gnu/linux rocks says:

    boas,muito boas dicas ! estou a adorar usar o novo ubuntu 11.04 64 bits!
    tudo funciona de forma perfeita !estou a usar a amd hd 5770 e os derives funcionam a 100% !
    brevemente vou deixar de usar o Windows7,só o uso para jogar !
    vou comprar uma PS3 para matar o vicio de jogar !:-)

    • Jonhy says:

      Como te estás a dar com o flash? pois no 10.10 64bits tinha alguns pequenos problemas (como por exemplo nao deixar fazer o upload de fotos no facebook, apenas usando o metodo nao flash)

      Cumps

      • Roberto says:

        O funcionamento do flash está perfeito!
        Somente encontrei uns pequenos defeitos na exibição do flash com um site(www.charges.com.br) quando utilizo o firefox. No caso deste site, só usando mesmo o Chrome.

  4. Pedro says:

    Bom artigo!
    Acho que seria um bom adicionamento ao post esta imagem que possui os atalhos do unity http://cdn.unixmen.com/images/stories/remote/http–cdn.unixmen.com-images-stories-remote-http–i.imgur.com-cbjs0.png

    Outra dica importante, se algum utilizador estiver com problemas de o ubuntu estar lento (eu tive) é so ir a definições do compiz e depois em OpenGL desactivar o Sync To Vblank, aparentemente há muita gente com esse problema, acho que para quem tem graficas ati, e se isto nao resolver instalem as ultimas drivers actualizadas no site da ATI que sairam a cerca de 5 dias.

  5. Jerônimo says:

    Uso o Ubuntu desde 2007 (7.04) e sempre instalei as novas versões que saiam, essa eu testei com um live-cd várias vezes e não conseguiu me agradar, essa versão vou “pular” e se realmente o Unity continuar como padrão vou partir pra outra distribuição ou quem sabe pro Kubuntu mesmo…

    • André Almeida says:

      podes usar a versão classic é o que estou a fazer não consigo habituar-me ao Unity também…quando vais a fazer login escolhes em baixo, ubuntu classic e voilà ubuntu como sempre foi 😀

      cumps

    • DCA says:

      Se usas desde 2007 já devias de saber muito bem que ao iniciar sessão tens a possibilidade de alterar o ambiente gráfico assim que fazes o login.
      Ora…neste caso podes usar o Ubuntu Classic, que traduzindo em miúdos é o Gnome como sempre o conhecemos.

    • Jerônimo says:

      Galera, valeu mesmo pela dica!!! Tinha me esquecido completamente desta opção, estou tão acostumado a fazer o login direto que nem olho mais pra tela de login!!!

      Mas, pra garantir, estou instalando essa nova versão no VirtualBox e testar essa troca.

      []’s

  6. Joaquim says:

    Não querendo tirar o mérito ao Ubuntu, o FEDORA já traz algumas das aplicações de origem instaladas..system-monitor e pelo menos o suporte para grande parte das graficas..
    Cumps

  7. Bovidino says:

    Eu gostaria de saber instalar o ‘KeePass Password Safe’ e não o KeePassX que já vem nele. Obrigado.

  8. filipe says:

    está muito boa esta versão, só é pena o autocad e a steam não serem nativas para este sistema porque se fosse ja tinha deixado o windows..

    • L. Valente says:

      Filipe, este SO ainda so o testei por virtualbox, e a minha primeira curiosidade foi a de testar a steam… não sendo o ideal para testar, posso te dizer que o resultado nao me deixou mt desiludido! 🙂 parece me estar bem melhor.. não consigo é testar o CS 1.6 (pelo menos é esse que jogo). Mal teste, posso deixar ca o meu feedback 😉

      abraço

      • filipe says:

        agradeço muito, mas é sempre emulação, um cs é capaz de correr bem, mas um call of duty já é mais lento.. eu não jogo cs só call of duty e uns outros tambem puxados, num asus g50 que corre mais ou menos bem em windows mas em ubuntu arrasta um bocado..já cheguei a jogar na versao 10 do ubuntu e arrastava um bocado o call of duty warfare 2 e o left 4 dead.. mas entretanto vou testar esta nova versão para ver :-). quanto ao autocad acho que não há nada a fazer, so em windows.

    • qb says:

      Eu a suite adobe. Ainda assim admito que o windows 7 esta mt mt bom, ate me custa admitir.

    • zem@nel says:

      Filipe, experimente o DrftSight que tem versões para todos os sistemas: Windows, Mac e uma série de “Linuxes” começando logo pelo Ubuntu. Ele lê e grava em dwg. É free, pedindo apenas o registo.

    • zem@nel says:

      peço desculpa que me enganei a escrever no primeiro recado O nome é DraftSight

  9. André Almeida says:

    Algéum sabe qual o plugin do compiz que faz isto que está no video em baixo? eu tinha isto guardada nas definições mas por alguma razão que desconheço, este ubuntu não dá para usar as definições guardadas do compiz da versão 10.10

    Alguma dica?

    https://www.youtube.com/watch?v=63HlDF2k9uc – 54 segundos…colocar as pastas e programas todos abertos tipo em minuaturas para se escolher o que se quer

  10. Jorge says:

    Pessoal, alguém sabe onde buscar temas porreiros para gnome e adicionar transparência?

  11. Pedro Ricardo says:

    Boa Tarde!

    Gostaria de saber se ja está disponivel o pacote com a língua portuguesa total para o novo ubuntu?

  12. R. Campachi says:

    Eu tenho uma dica para quem acha o Ubuntu 11.04+Unity pesado:
    Usem o Xubuntu 11.04 ou o Debian 6 (Eu uso ambos). HEheehehe

    Testem lá o Xubuntu live-CD ou via Virtualbox (instalar o Guest Addons 4.0.6 pois o 4.0.4 não vai subir o X).

    Brincadeiras a parte, me parece que o Natty está muito estável para uma versão recém lançada. Diferente do que aconteceu com o Lucid (minha opinião).

  13. melissa says:

    E como instalar o ubuntu ? 🙂

  14. Emannxx says:

    Pelos vistos o suporte a dupla placa gráfica (Gráficos comutáveis… Intel x ATI, Intel x Nvidia) ainda não está disponível.

    • CMatomic says:

      O suporte das placas gráficas não é da responsabilidade Canonical , mas sim dos fabricantes de hardware, deves perguntar ao fabricante da marca do teu computador, se dão suporte em sistemas Linux , se não derem terás que aguardar.
      A mesma coisa se passa com a Microsoft eles não dão suporte as drivers do teu pc mas sim as empresas de hardware da marca do teu computador.

      Mas também poderás pesquisar, com nome da marca do teu computador e modelo, sobre o teu problema em questão , grande parte das vezes á uma solução, mas essa solução poderá ser um pouco exigente nos teus conhecimentos nos sistemas GNU/Linux.

  15. moonnn says:

    E ja agora eleminem a aplicaçao Zeitgeist Datahub
    pois ela recllhe TODOS os dados do utilizador
    que ainda por cima arranca directamente com o OS
    INVASAO DE PRIVACIDADE AO MAXIMO “OBRIGADO UBUNTU”

  16. Helder Nunes says:

    Fui durante algum tempo um utilizador do Ubuntu, mudando agora recentemente para o fedora. Que dentro de alguns dias ira ter a sua nova versao (Fedora 15) com o gnome 3. Tenho muita pena que o ultomos artigos do pplware sejam agora mais encaminhados para MacOS, Ubuntu e windows. Sendo muito pouco o que se fala das outras distribuições. Penso que seria uma boa dica falarem um pouco do Fedora. Principalmente o Fedora 15 que esta bastante interessante onde o gnome 3 fez com que se torna-se especial.

    Abraço a todos.

  17. Serva says:

    não vou actualizar , o Unity não me convence nem a Shell já experimentei o Fedora 15 beta e foi uma desiluzao completa , vou manter o 10,10 e vou estar atento aos proximos lançamentos

    CUMPS

  18. Paulo Ferreira says:

    Já testei o Ubuntu 11.04 e já desinstalei. A estupidez do sistema faz com que o Unity funcione perfeitamente em Live e ao instalar não reconhece a placa e aparece o Unity em todo o seu esplendor 2D. A placa é a velhinha X700 da ATI. Vou instalar o Opensuse pelo menos esta estupidez não acontece e penso que é uma distro cada vez mais solida.

  19. jouze says:

    Instalado e a funcionar impecavelmente bem, mesmo com a minha ATI x700, mas com o Gnome3.
    Gosto!
    Cumps 😉

  20. nunov says:

    Boa noite,
    neste sábado instalei o ubuntu 11.04 com muita curiosidade em ver a nova interface unity, etc, e acabei muito desiludido pois não a consegui por a trabalhar visto o ubuntu só iniciar na versão clássica e mesmo após varias pesquisas no google acabei por não conseguir. Estou a usar uma placa nvidia geforce go 7300 (e acho que é por ser nvidia). Alguém com uma placa nvidia conseguiu utilizar o unity no modo 3D?
    PS:Acho que vou voltar ao windows mesmo :).

    • Artemis says:

      Estou com o Unity 3D rodando perfeitamente com a minha placa nvidia geforce 9500GT. A primeira vez que iniciei o sistema, a interface que apareceu foi o gnome 2, mas foi só instalar o drive do fabricante da placa e reiniciar que o unity rodou numa boa.
      Quem sabe reinstalando o drive?

  21. André Almeida says:

    Pessoal estou com um problema no conky…tipo funciona tudo bem, mas as fonts não…tenho algumas que são tipo mais grafismo e fiz o que sempre faço noutros ubuntu que era copiar as fonts para a pasta fonts e ao iniciar o conky ele ia buscar essas mesmas ditas fontes…com este novo ubuntu o mesmo não acontece…já pesquisei mas ainda não encontrei solução…

    cumps

  22. Boas.

    Antes de mais, parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido aqui, diria mesmo, que isto é serviço público :-)…
    Segui a vossa dica do tempo para o ubuntu, mas o meu sol não tem cor :-)…alguma configuração que me foge?

    Muito Obrigado.

    Parabéns mais uma vez por esta bíblia de informação!!!

  23. R. Campachi says:

    Sugestões:

    1)
    sudo apt-get install gdebi

    2) http://www.opera.com/
    install opera_11.10

    3) http://www.opera.com/browser/next/
    install opera-next_11.50

  24. Helder says:

    Ola,

    Grato pelas dicas.

    Voce sabe como colocar o NetSpeed que mostra a velocidade da conexão de rede ?

    Na versão com GNOME funcionava bem, agora não funciona mais.

    http://www.ubuntugeek.com/netspeed-traffic-monitor-applet-for-gnome.html

  25. Tha says:

    Meu gconf-editor não mostra a opção Unity e eu uso o 3d.
    Vc sabe como resolver isto?

  26. Christophe Silva says:

    “Emannxx” o suporte a hybrid graphic intel/ati tem evoluído um pouco por parte da causadora deste problema ” ATI “, pois neste momento, estou com ubuntu 11.04, consigo usar os novos drivers catalyst 11.5 na boa selecionando se quero a placa intel ou ati. Notei dificuldade acrescida em conseguir por a funcionar estes drivers na versão x64 ubuntu 11.04, na versão x32 é na boa. Se precisares de input na instalação diz.

  27. KLEBER says:

    parabens pelo site.Boas dicas.Valeu

  28. mauricio says:

    Alguem tira essa duvida akii???

    quando eu coloco o comando
    pede passworld, mas aii nao da para digitar nada, o que faser???

  29. mauricio says:

    consegui

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.