Gigafactory 4 da Tesla inicia a produção em 2021 e começa com os Model Y e Model 3
A expansão da Tesla não parece abrandar. Depois de pronta a Gigafactory na China, é hora de Elon Musk se virar para a Europa e começar outra fábrica. A Gigafactory 4 está já definida e muito em breve será uma realidade.
Os planos apresentados dão agora informações mais concretas. Já há uma data de início de produção e quais os modelos que vão ocupar o arranque da produção desta nova fábrica da Tesla.
Gigafactory 4 inicia produção na Alemanha em 2021
O processo de aprovação da Gigafactory 4 está iniciado. A decisão parece estar agora nas mãos dos responsáveis alemães, que vão avaliar as propostas feitas pela Tesla. Os dados apresentados mostram que a construção da nova fábrica terá início nos primeiros 6 meses de 2020.
A informação que os responsáveis alemães têm libertado mostra certamente que este deve ser um processo rápido e livre de problemas. Axel Vogel, o Ministro do Ambiente Alemão, está confiante que a Tesla cumpra, acima de tudo, os planos definidos e que foram apresentados.
Esta fábrica ficará instalada num terreno de 300 hectares que a empresa comprou. As suas equipas já estiveram no local a preparar sobretudo a remoção de toda a floresta, abrindo caminho para a sua construção.
Tesla Model 3 e Y são os primeiros a sair
Os planos da Tesla foram também conhecidos e apontam para uma produção semanal de 3.000 carros do modelo Model Y. O mesmo valor será também produzido para o modelo Model 3. A Tesla quer igualmente alargar a produção anual para 500 mil carros.
Estes valores são significativamente maiores que os das restantes fábricas da Tesla. Na Gigafactory chinesa a meta foi colocada nos mil carros por semana. Estes valores vão obrigar a uma força laboral elevada. A marca conta sobretudo contratar 3 mil trabalhadores, alargando mais tarde para os 8 mil.
Os resultados anuais da marca mostraram que voltou a quebrar os seus recordes. O crescimento da marca foi meteórico e promete continuar a crescer. Será com a ajuda da fábrica chinesa, mas principalmente com a Gigafactory que está agora ser começada.
Este artigo tem mais de um ano
Bom para a Alemanha e para os despedimentos em massa que estão lá a acontecer no sector automóvel
+1
Que todos se preparrm, pois a mão humana já vai cada vez mais desaparecer para o mercado de trabalho, e começam a entrar num mundo que tudo será comandado por máquinas.
Esse tema é o chamado “bla bla bla”.
Desaparece um tipo de trabalho, aparecem 2 ou 3.
Há uns 100 anos não havia carros como hoje, e havia outro tipo de empregos como tratadores de cavalos. Hoje em dia, contam-se.
Os carros vieram simplificar a vida das pessoas, mas não foi por isso que tiraram emprego às pessoas. Só como mecânico, criou-se a chaparia, o electricista, o de motores, criou-se os reboques, os taxis, etc etc.
Agora os carros são feitos “semi-automáticos” por máquinas, mas QUEM cria essas máquinas robots?
Dou-te a resposta, é a mão-humana.
Por mais que seja automático, nada se faz sozinho.
Mas ainda acrescento, não é qualquer um que faz um robot destes. É preciso muito conhecimento, além de programação, do que está a desenvolver.
Good luck 😉
Excelentes notícias. Este carro (especialmente o Model Y) será certamente o carro produzido na Europa mais vendido.
Excelentes noticias são as do motor a combustão para gerar uma autonomia de 1000km, isso sim são boas noticias para os electricos !
O que que o model Y traz de especial, para alem de ser novidade? Tou a ser sincero e desconheço se traz algo novo ou é apenas mais um, mas no aspecto familiar.
Se não fossem os egos e o querer mostrar ao vizinho, nunca na vida a Tesla venderia outro carro para alem do model S, que é o unico realmente diferente, pelo seu caracter mais desportivo e por papar grandes carros no arranque, porque vender carros que não fazem 200km por 60mil€(Model 3) não é lá muito bom po consumidor, mas se o consumidor compra… secalhar todos os problemas inerentes a um veiculo electriculo são apenas expeculação e vindas da minha cabeça, apesar de que já existem relatos das condicionantes de um electrico, mas pronto, não quero ser o desmancha prazeres da malta, é basicamente deixa-los sofrer e perceberem que nem tudo é um mar de rosas, como se faz sempre parecer que é.
Para um carro secundário como o model 3, preferia sem dúvida ir buscar um Golf R, um RS3 ou um bimmer por 60 mil€, obvio que depois ia ter mais gasto no combustivel, mas o prazer de condução e o valor da retoma são superiores ao model 3.
Vai à revisão dos 30 mil no BMW e no RS3, deixa lá ficar 600€ no mínimo e depois vem aqui mandar palpites.
Ahhh!!! mais uma coisa, a gasosa vai aumentar lá com o assassinato do general Soleimani portantos pé leve ou são mais 100€ por mês em fósseis líquidos e se calhar temos uma guerra à porta, o Trumpa quer fazer bonito para ganhar as eleições.
E tudo isto porquê, perguntas tu? Por causa do ouro negro. Duuuhhhhh!!!
Se numa troca de baterias, uma Nissan cobra 20 mil euros, quanto é que achas que uma Tesla, “dona” do mercado dos electricos não cobrará?
Se cobram 60 mil euros por um carro que anda a volta de 200km e apenas tem um tablet grande lá dentro, por quanto é que não serão as componentes principais do carro… Lá está, palpites 🙂
600€ por uma “simples” revisão é de facto caro, concordo contigo, mas e se for a vez do menino Tesla ter de ir ao hospital, com algo grave e não apenas uma simples revisão? Achas mesmo que vais pagar preços de Opel corsa ou renault clio? Pagas tanto, senão mais que um RS3…
Sem existir estudos, tambem não saberei o preço final, mas sendo a empresa da moda e com preços bastante puxados, acredito que fique tão ou mais caro que um RS3… Palpites 🙂
Exacto. Palpites. Não percebes nada do assunto e vens mandar palpites.
Uma coisa é certa. Apesar de ter experiência com carros a gasolina, não me vais encontrar nos comentários sobre esses carros a dizer mal só por ter um eléctrico. Não preciso disso porque estou bem com a minha vida e carro…
Eu uso um eléctrico e estou feliz. Tu usas um a gasolina e estás feliz. O mundo é maravilhoso.
Deves ter um problema com a Tesla, só pode. Passas a vida a falar sobre o que não te agrada.
Vai lá andar no teu Cupra e deixa de comentar disparates
Meus amigos, Só porque voces tem posses, digamos posses como, casa com garagem e dinheiro para ir buscar um electrico, não quer dizer que a restante população tenha a mesma possibilidade!
Sempre que falo, ou começo um “tema”, nunca é a falar mal, mas sim a alertar dos varios problemas, que voces querem “esconder”.
Carregar em casa é a solução né?… Só espero é que não se venham a lembrar destas discussoes quando o pior acontecer, ai talvez aprendam o quão bom é o VE atual.
O fabricante do meu cupra diz que faço 600km de deposito cheio, na verdade faço 400km porque gosto de ir avontade, nao tar obrigado a andar a pastelar, sabem a sensação ou ainda não experimentaram com medo de 400km passarem a 100km?
Todos os relatos que vejo, vejo sempre esta queixa, portanto ou sou muita nabo e nao devia confiar nos testemunhos de outros, ou realmente existe aqui um problema…
Como é que voces fazem pa superar este problema? Andam a 70 pa aumentar mais a autonomia ou vão de comboio para o Algarve se quiserem passar lá um fds?
Volto a referir, 60k ou 40k por um carro que só faz 100, 150km?? Não obrigado!
@Ionfan, e como é que conseguias falar mal de um carro a Gasolina?
Gostava de te ver dizer que um Tesla model S é melhor que um porsche gt3, um Aventador ou até mesmo de um GTR!!
Só uma pessoa que não goste de carros, tenha o dinheiro e goste muito de tecnologia é que gasta 100k num Tesla, podendo ir buscar um Godzilla… Mas lá está, palpites 🙂
@Paulo, 0 problemas com a Tesla !! Só acho é engraçado ver as pessoas dizerem que um Tesla é o melhor carro de todos os tempos e que é tudo um mar de rosas.
Até te digo mais, se ganhasse o euromilhoes, teria um Tesla!! A ideia de ter um tablet grande para poder brincar, enquanto o chofer conduz é excelente! Sem contar que é uma viagem bue tranquila, não sofrer aquela força G gostosa no corpo(Não passar dos 70) e sem ouvir ali o escape a cagar barulho… Mas lá está, é um otimo carro para ir as compras, mais que isso não dá.
@ King Banido, vamos já tirar aqui uma questão da discussão. Eu não tenho posses. Pode ser um choque para ti, mas eu ganho pouco mais do que a média nacional.
Comprei um Tesla porque faço 120kms todos os dias para ir trabalhar. Vou abrir o jogo e dizer te que fiz uma folha de excel com a comparação de TODOS os custos de um diesel de 30.000€, contra TODOS os custos do carro que tenho actualmente, um Tesla Model 3 LR AWD de 60.000€. O “TODOS” inclui a depreciação. Cheguei à conclusão que ao fim de 7 anos o custo do diesel apanha o custo do Tesla. Como eu vou manter o carro mais do que isso, parece me uma escolha óbvia, até porque o Tesla é do segmento acima e a performance tem uma diferença brutal. Prefiro dar o dinheiro à Tesla do que à Galp.
Aqui ninguém anda a esconder problemas. Eles existem e, para já, o eléctrico não é solução para todos. Mas o custo já não é um problema, porque pode ser amortizado nos custos de operação.
A maior parte dos problemas que referes já foram aqui desmentidos, inclusivamente por mim. Se vais continuar a imaginar cenários, como o dos 100km de autonomia que ainda há pouco noutro comentário eram 200km, ou as velocidades a que os eléctricos andam que cada vez dizes serem mais baixas, não te posso ajudar.
Só conheço esses relatos de ter 1/4 da autonomia anunciada daqui destes “forums”, onde comentam todos menos que realmente tem experiência. Acredita que não vês mais comentários de utilizadores REAIS de EVs do que eu. É normal encontrar casos onde o carro consome 20 ou 30% a mais do que o WLTP, mas nada que se compare a consumir 300% a mais como dizer.
A atitude de alguém inteligente e curioso seria ouvir o que os reais utilizadores têm a dizer e aprender para, da próxima vez que comprar um carro, poder tomar uma decisão informada. Afinal, só este ano, juntaram se mais 7.000 eléctricos ao parque nacional. Ou somos 7.000 ignorantes enquanto tu foste iluminado pela sabedoria nata sobre esta matéria?
Já agora, um Model S pode custar 100k, mas devido ao baixo custo de utilização, podes comprar um com o mesmo orçamento que tinhas para um diesel ou gasolina de 60k.
E sim, é melhor que qualquer um desses carros, mas também não é melhor que nenhum desses carros. Tudo depende da função do carro. Como full size premium sedan é o melhor que existe. Não sou só eu que o digo, são várias publicações da especialidade.
Não sei se já percebeste, mas eu estou a tentar ajudar te. Não quero que vás já a correr comprar um EV, mas estou a tentar tirar te uma quantidade de mitos que tens presos nas tuas ideias. Vai fazer um test drive a um Model 3 e tira as tuas próprias conclusões. Se fores sem preconceito, garanto te que vens com uma ideia completamente diferente e, quem sabe, o teu próximo carro pode ser um eléctrico.
Eu não vendo carros nem tão pouco Teslas. O que aqui escrevo é a minha verdadeira opinião e experiência pessoal. Se não tivesse convicto disso, nem me dava ao trabalho de andar aqui a comentar.
Agora faz o que quiseres com esta informação…
Meu caro King, faço 300km na boa a abrir em AE. Se for a 70, como dizes, faço 600. E isto com as baterias a90%.
Quanto à condução nem sei que te diga. Posso dizer-te que tenho bons termos de comparação. E aconselho-te a ecperimentares antes de falar.
Quanto à autonomia, nada de preocupante. Se antes fazia Trás-os-Montes/Lisboa e parava em Pombal para “mexer os pés”, agora paro na Mealhada ou Fátima. E não vou a pastar.
E sempre podes ter o carro durante 15 dias ou 1600km. Se não gostares, devolves que eles devolvem-te o dinheiro. A Seat também faz isto em caso de insatisfação?
@IonFan,
Eu não sou nada contra os electricos, posso falar mal deles agora, mas tambem ja o disse várias vezes, que os EV’s só não são bons em Portugal neste “tempo”… Não temos infraestruturas que aguentem o Parque nacional inteiro com EV’s, que é o que se está a tentar fazer.
O Model 3 é certamente melhor que o meu cupra em termos de velocidade e interior, e eu nunca pus isso em questão, apenas coloco a questão da velocidade vs autonomia, e como gosto pessoal, não compraria um Model 3, mas compraria por exemplo o Model S…
Eu se quisesse ter um electrico estava avontade, faço pouco mais de 30km diarios, tenho garagem e se precisar de fazer uma viagem, ou apanho boleia ou peço o carro do meu irmao ou pais emprestado, portanto, para mim os problemas tbm são quase “inexistentes”.
Como carro, os que mencionei acima são sem duvida Carros a sério, pois dão-te a experiencia que tu queres, mas lá está, nunca me sentei num Tesla então não conheço a “condução”, mas sentir aquela força G de um torque imediato deve ser brutal, apesar de que para mim, o torque não é tudo, e eu acabo por ser suspeito, pois não ando todos os dias acima dos 200, então ter ponta acaba por ser indiferente…
Os Teslas(Nunca pensaria noutro sem ser Tesla, dar 40k para andar menos que o meu cupra e ter uma autonomia horrivel… não obrigado!) são grandes carros, alguns modelos muito basicos para o preço que cobram, mas não deixam de ser grandes carros, apesar dos problemas que vão existir em Portugal.
Conclusão: Tens garagem ou maneira de o carregar em casa? Força, aproveita! Se não tiveres, vais ter de esperar que as questão inerentes ao aumento do parque sejam resolvidos, coisa que por alguns relatos não vai acontecer tão cedo… de “50” postos em Portugal, só funcionam a volta de 15??
@King Banido, os Tesla, em conjunto com a rede de Supercharger, é perfeitamente viável para viagens longas. Eu posso confirmar isso porque já as fiz e os tempos de paragem são mínimos. Normalmente o carro está pronto a arrancar novamente antes de mim. Se procurares no grupo do Facebook, encontras exemplos de pessoal que, principalmente nesta altura do ano, atravessa a Europa. Segundo eles, ou demoram o mesmo que antes, ou a diferença é negligenciável.
Tens razão em relação a não se poder confiar na rede pública, mas isso vai mudar nos próximos 2 ou 3 anos. O mais importante está feito: começar a ser pago. Ou achas que, caso a gasolina fosse de borla, havia a quantidade de postos que há? O problema das avarias fica igualmente resolvido, pois ninguém vai querer ter postos que rendem dinheiro parados…
Resumindo, com o número de EVs a aumentar exponencialmente e agora com o incentivo do lucro, a rede vai crescer e melhorar também exponencialmente. Vai ser bem mais rápido do que foi a expansão dos postos de combustível no início dos ICE (até porque é tecnicamente bem mais simples montar postos eléctricos).
Quem tem dinheiro para comprar um RS3 ou um Golf R, não deve ter problemas em deixar 600€ numa revisão.
Quem tem dinheiro para comprar um RS3 ou um Golf R, não deve ter problemas em deixar 600€ numa revisão.
O Model Y é um pequeno SUV/5 portas, em vez do formato “sedan” 4 portas que é o Model 3.
É um dos formatos preferidos dos Europeus, já que pode roubar clientes que queiram um pequeno SUV, um grande hatchback ou um carro familiar espaçoso.
É por isso que o Model Y será um sucesso ainda maior que o Model 3, já que em tudo o resto (design interior, tecnologia, performance) é quase o mesmo que o Model 3 (apenas um pouco mais lento por ser um pouco mais pesado).
O Model Y é um pequeno SUV/5 portas, em vez do formato “sedan” 4 portas que é o Model 3.
É um dos formatos preferidos dos Europeus, já que pode roubar clientes que queiram um pequeno SUV, um grande hatchback ou um carro familiar espaçoso.
É por isso que o Model Y será um sucesso ainda maior que o Model 3, já que em tudo o resto (design interior, tecnologia, performance) é quase o mesmo que o Model 3 (apenas um pouco mais lento por ser um pouco mais pesado).
O effeito tesla comecou, o tesla killer Mercedes EQC e um flop que so vendeu 55 unidades na alemanha. A Tesla offerece technology fora deste mundo. Porche, Mercedes, bmw, audi so podem continuar to master vellha technology de carros combustao. Bancarota e o fim destes JOKERS…