E se o Windows 10 fosse desenvolvido pela Apple, como seria?
A Apple, desde a sua formação, dá uma importância acrescida ao rigor gráfico e funcional nos seus produtos. O tão falado look&feel sempre foi uma espécie de imagem de marca da empresa de Cupertino. Dessa forma, até aplicações de terceiros têm regras apertadas para figurar nas lojas da empresa. Assim, como seria se, em vez da Microsoft, fosse a Apple a desenvolver o Windows 10?
Um vídeo, da autoria de Kamer Kaan Avdan, levanta um pouco o véu de como seria o Windows 10 se a Apple o desenvolvesse.
Windows 10 pela mão da Apple
Conforme todos os utilizadores sabem, o Windows 10 é um sistema operativo que corre em praticamente qualquer tipo de equipamento. Contudo, este sistema está longe de estar polido. As atualizações são um problema constante, ainda padece com o malware, a privacidade também necessita de atenção e procura ainda corrigir problemas herdados dos seus irmãos mais velhos.
Quando nos referimos aos problemas herdados, falámos, por exemplo, à tentativa que a Microsoft fez, no Windows 8, de o tornar "híbrido". A empresa de Redmond procurou nesse Windows um desenvolvimento exclusivo capaz de governar qualquer tipo de dispositivo, de um PC a um smartphone.
O resultado foi um sistema confuso com uma interface dupla que não deixou ninguém satisfeito. Fizeram-se ouvir muitas queixas dos clientes "mais tradicionais" e que depois acabou mesmo por se tornar num fiasco, no segmento móvel.
E se o Windows fosse desenvolvido pela Apple?
Não, o Windows ainda é um produto em desenvolvimento e aperfeiçoamento. A Microsoft vem a aprimorar a interface do utilizador com o ajuste aqui e ali nas sucessivas atualizações do Windows 10. Além destes ajustes, há outros que a empresa quer fazer.
Nesse sentido, o criador Kamer Kaan Avdan, que já lançou vídeos para versões atualizadas do Windows 95, Windows XP, Windows 7, Windows 11 e macOS 11 Ventura, fez um exercício de criatividade e questionou-se como seria o Windows 10 se estivesse nas mãos da Apple.
Claro que a Apple tem os seus próprios problemas, mas no que toca à integração de hardware e software, a experiência do utilizador é muito positiva.
Conforme podemos ver no vídeo, o resultado é muito interessante, mas fica aquém do tal look&feel puro Apple. O criador esforçou-se para produzir uma combinação elegante e com identidade. Mas o hábito já nos incutiu outras cores e outros ícones, por isso parece-nos estranho este Windows by Apple.
Os mosaicos do menu Iniciar e da barra de menus na parte superior da área de trabalho, são elementos amplamente usados no Mac e Linux, mas não no Windows.
O redesenhado Explorador de ficheiros inclui algumas novas opções no Acesso rápido: AirDrop e iCloud. Vemos o iMessage para Windows e, é claro, o Safari que substitui o Edge. O Centro de Ação foi redesenhado, assim como o Painel de Controlo e as notificações. Inclui um modo escuro elegante, wallpapers dinâmicos e permite desbloquear o PC recorrendo a um iPhone.
Em resumo... a Microsoft continuará a desenvolver e a melhorar o Windows 10, mas o caminho não será colar-se à Apple.
Este artigo tem mais de um ano
Eu gostava de ter o ctrl + espaço para iniciar aplicações no Windows!!!
Bom ano
O menu iniciar faz isso…é só carregar na tecla com o logo do windows e começar a escrever o nome!
Bom ano.
Talvez me tenha dado uma ideia de criar um atalho para a pesquisa
Se quiser algo com a interface semelhante ao do Spotlight Search do MacOS, experimenta instalar o Wox ou KeyPirinha – ambos gratuitos
encontrei esta ferramenta fabulosa para Win e Mac: ueli
https://www.electronjs.org/apps/ueli
Nunca tive problemas maiores com windows, então com o 10 anda tudo bem.
Ainda este fim de semana instalei windows 10 num portátil hp de 2012 por ai, que estava condenado, pois tinha o hd lixado, meti um ssd de 500 gb, e fiquei impresionado com ele, até acho que roda melhor do que o portátil da minha esposa.
É preciso é saber mexer e tirar a porcaria que só estraga.
Só mudaste o disco ou mudaste o suporte? É que as motherboards dos portáteis de 2012 não permitiam instalar SSD… só se gastaste 63000 reais num maquinão, dessa altura, já tendo SSD.
Ou será que nem sabes o que é o SSD e acreditas que qualquer HDD é SSD?
Além disso, em 2012 poucos portáteis tinham mais de 2gb de Ram que é o mínimo dos mínimos para o Win10 funcionar em pleno, como anuncias…
Não acertaste uma. Ou o Brasil estava muito atrasado ou não sabes o que dizes. Dei ao meu pai o meu portátil antigo de 2011. Na altura da compra era apenas portátil de gama média. É claro que suporta SSD, como a maior parte dos portáteis da altura. Mudei o HDD para SSD 2 ou 3 anos mais tarde. E claro que o portátil vinha com mais de 2GB. Aliás julgo que na altura o normal era 4GB. Continua a funcionar sem problemas.
Como assim um portátil de 3012 não aceita ssd? Qualquer PC com um Sata aceita ssd.
desde quando portateis de 2012 nao aceitam ssds? eu instalei um ssd num toshiba de 2007 e funciona, alias se o portatil utiliza porta sata entao qual o problema?
What?? O meu portátil de 2006!!! De 2006 vê tu bem. Tem 4GB de RAM…
Miguel vc está enganado as máquinas de 2012 suportam até 16gb de ram e suporta o SSD sim
Eu sei bem a diferença entre hdd e ssd……
Aliás já vo máquinas bem mais antigo que 2012 com ssd.
Pena é o MacOS/OSX ter a mesma interface (gasta e aborrecida) de há 30 anos atrás e continuar a padecer com o malware, a privacidade também necessita de atenção e procura ainda corrigir problemas herdados dos seus erros anteriores.
Se a ideia era fazer o Windows (um sistema operativo de longe superior) parecer algo aborrecido, acho que devia experimentar ao contrário.
lol
Já pensar “se o MacOS fosse feito pela Microsoft” é bem simples, basta desenhar uma tela azul. Brincadeira, nunca comprei nada da Apple.
Pra começar se Windows fosse desenvolvido pela Apple nao existiriam as milhares combinações de hardwares que existem
Arquitetura extremamente fechada com mínimas derivações.
Provavelmente tinha de haver algo diferente do que existe agora. Mas repara, no passado o Mac OS corria em máquina diferentes do que atualmente exige, adaptou-se, conforme as necessidades da empresa. Por exemplo, algo muito marginal mas que faz sentido, tens o Hackintosh e que podes instalar no hardware que quiseres.
A grande limitação e que se fez sentir muito foi que no sistema operativo que a Apple usava o mesmo estava adaptado a processadores Motorola 68000 sendo impossível esse sistema correr em processadores X86.
Quando o Mac OS foi lançado era um sistema operativo completamente novo com base em Linux e que corria em processados X86.
Assim sendo o Mac OS não se adaptou mas foi substituído.
Quanto ao correr Hackintosh isso só acontece porque o hardware de base dos Mac hoje em dia pouco difere do PC comum pelo que com algum esforço se consegue que ele corra.
Agora ninguém duvide que Linux, OS2 , e Windows tinham tarefa bem mais complicada pois corriam em milhares de combinações diferentes de Hardware ao invés do Mac OS que corria em máquinas quase sempre com pouquíssimas diferenças de hardware.
Basta ver o caso das placas gráficas que tinham milhares de variantes para os pc e duas ou três variantes para o Mac OS.
A Apple nunca quis que outros fabricantes vendessem PCs com o seu sistema operativo ao contrário por exemplo da Microsoft que até permitia a pirataria.
Por isso hoje grande parte dos PCs usam Windows e apesar do crescimento dos últimos anos os Mac devem representar o terceiro mercado de software atrás de Windows e Linux
A Apple desenhou o seu mercado, mas tem software que, se quisesse, corria em qualquer hardware. E sim, a verdade é que a pirataria deu o ser ao Windows. Mas resultou.
Ui que afirmação forte:
” tem software que, se quisesse, corria em qualquer hardware.” Clar que sim desde que se alterasse o suficiente do codigo fonte construindo novos driver’s e reconstruindo 100% da programação se necessário.
Qualquer programa corre em qualquer software nem que tenha de ser escrito de raiz.
Agora já o MAC OS por exemplo correr num PC normal seria mais simples pois a base sendo linux já corre em muito tipo de hardware, o problema seria que teriam de desenvolver driver’s para esse hardware e talvez alterar o sistema em si pois da forma que está feito talvez desse muitos problemas em caso de identificar erroneamente algum driver….
Completo dizendo que a pirataria nao deu o ser apenas ao windows mas á microsoft pois todos os produtos deles beneficiaram imenso da pirataria e do lobby que eles faziam junto das faculdades e posteriormente junto das escolas….
Só assim um produto inferior como o office destronou o lotus 123, netscape navigator, quattro pro e outros softwares que na epoca eram bem melhores e lideres incontestados de qualidade.
onde é que foste buscar a ideia de que o Mac Os tem base Linux??
Eu não disse isso, mostra lá onde escrevi isso.
Lamento, mas o MacOS instalado em máquinas não-Apple, vulgo Hackintosh, infringe os termos de utilização do SO (EULA), onde o utilizador não compra o software – apenas o licencia.
Claro que podemos instalar o que quisermos no nosso hardware, mas convém dizer que estaremos a infringir com as regras e leis que protegem os autores – a semelhança da pirataria de programas, jogos, filmes, musica, livros, etc
ninguém tá a falar do licenciamento mas sim das limitações do MAC OSX
“(…)podes instalar no hardware que quiseres.”
Já estás a dizer baboseiras, não instalas uma full-functional em qualquer hardware. Há limitações, por exemplo a nível de wi-fi, nem todas as placas funcionam e as GPU Nvidia com o Catalina esquece, ardeu o suporte.
Ò que treta. Não instalas Em 1 ou 2 num universo de dezenas ou centenas de opções de hardware. Ainda por cima isso nem é de autoria, desenvolvimento e suporte Apple, se fosse achas que isso era problema? Que tretas! Foi meramente um exemplo para dizer que um SÓ Apple facilmente se adaptaria a qualquer hardware.
Não entendi a proposta. Se a Apple fizesse o Windows ele seria igual ao MacOS, pois a Apple já fez um sistema operacional e ele é daquele jeito. Por que ela faria diferente se chamasse Windows 10 e não MAcOS.
É como perguntar como seria um carro da Honda se fosse feito pela Toyota… Seria igual a um carro da Toyota.
Resumindo… Seria uma mistura do KDE com GNOME3.
a imagem me faz lembrar do ubuntu mobile ja abandonado pela canonical
parece versão para android ou iPhone, esta mais para versão lite. tendo seus pontos fortes com certeza
Se o Windows 10 fosse desenvolvido pela Apple simplesmente seria todo o design e layout do Mac com uma certa apaência do Windows e só, simples e legante. Taskbar seria finderbar, a busca seria no modo spotlight, o file explorer seria o finder, etc.