Yoyo: “Papa reformas” elétrico impresso a 3D por apenas 7.995 euros
O mercado dos carros elétricos "low cost" tem vindo a crescer! Destaque para o Zetta, um carro que chegará ao mercado por apenas 6300 euros. Um dos projetos que agora irá mesmo avançar é o carro elétrico Yoyo.
Este veículo destaca-se da concorrência devido à sua construção ser feita numa impressora 3D. O Yoyo deverá chegar ao mercado por apenas 7.995 euros.
Foi em 2018 que o conceito de um carro elétrico impresso a 3D começou a aparecer. Baseado no Renault Twizy, o Yoyo quer conquistar o mercado dos carros elétricos "low cost". De acordo com as informações, este "papa reformas" tem apenas 2,5m de comprimento, 1,5 metros de largura e um peso de 750 kg. Permite viajar apenas dois passageiros.
"Papa reformas" Yoyo garante uma autonomia de 150 km
Este novo veículo da sociedade italiana ZEX, garante uma autonomia a rondar os 150 km por carga. O motor elétrico é de 7,5 kW podendo ter picos de 22 kW. Tal potência garante permite este veículo atingir uma velocidade máxima de 70 km / h.
A bateria tem como base tecnologia de fosfato de ferro e lítio e tem uma capacidade de 9,2 kWh de capacidade. Na Europa o Yoyo custará 7.995 euros, um valor bastante atrativo sabendo que os governos oferecem ainda apoios à compra deste tipo de veículos "verdes".
Por meio da plataforma de crowdfunding Kickstarter, a sociedade XEV espera arrecadar 560.000 euros para iniciar a produção. O conceito, como é apresentado, é bastante interessante e ecológico.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Até parecia interessante… design porreiro e tal… autonomia de 150km’s com 9,2kwh… ok para o tamanho do carro até dá para perceber… mas quando li que a velocidade máxima era de 70kmh…… mesmo para cidade é pouco! Até uma moto 125cc anda mais… e quem anda de moto sabe bem que é necessário mais velocidade para não se correr certos perigos! Não é por aqui o caminho… pelo menos 100kmh!
200km/h devia ser a velocidade que todos os carros de cidade devem atingir.
Na minha triste e insignificante opinião, carros de cidade só precisam de cumprir os limites de velocidade das cidades (50km/h) e dos limites urbanos.
Por ex. diz-me lá onde é que na 2ª Circular em Lisboa o limite é 50km/h? Ou na marginal… Ao menos tens idade para ter carta ou já conduzis-te? Pois… não me parece…. ou então apenas estás a ver a santa terrinha onde aí sim há limites até inferiores a 50km/h e acho muito bem que se cumpre para segurança de todos! Agora não ter um carro ou moto capas de ultrapassar os 70kmh… para mim é um perigo, mas quem andou por ex. em uma moto 50cc ou 125cc sabe bem do que falo!
Prefiro nem ter de conduzir em Lisboa… cada Azeiteiro nesse fim de mundo que até mete dó de ver.
Mas tu é que apitas, fazes bip bip.
Em cidade o que interessa é a aceleração e travagem.. Mania de querer que um veículo faça aquilo para o qual não foi concebido.
Para 125cc é equivalente a 11kwh, este tem 9.2kwh…
No entanto o público alvo deste quadriciclo deve ser os jovens com 16 anos e idosos, onde é necessário carta de condução.
*não é necessário
Depende da homologação deste carro… tal como acontece com o Renault Twizy.
Está a confundir potência do motor elétrico (kW) com capacidade do “depósito” das baterias (9,2 kWh). Pelo que percebi a potência máxima é de 22 kW a que corresponde cerca de 30 cv (muito semelhante ao cv típicos de 125cc).
Os “Papa reformas” não dão mais que 70kmh também :/
impressão 3d?? mas esta gente deixou de saber usar moldes??
os moldes é coisa do passado, com as Impressoras 3D conseguem logo fazer a peça como pretendem, e alterar e fazer uma nova e montar logo.
as impressoras 3D já existem em dimenções consideraveis para conseguir imprimir uma viatura ou outra coisa qualquer em tamanho real.
é o futuro.
Pois, mas fazer um molde para uma peça com 20 cms custa à vontade €5000…
A não ser que tenhas economias de escala suficiente, não te compensa.
Assim a impressão 3D é um caminho viável devido à multiplicidade de formas que podes obter sem necessitar de novo investimento em moldes.
5000€? Trabalhas na China?
finalmente o carro do ze povão
os cães ladram e a caravana passa
O que é que a impressora 3D não fará? Vidros, pastilhas ou calços, discos ou tambores, assentos… tenho curiosidade em saber o que não poderá fazer… não acredito que seja capaz de tudo.
As impressoras 3D não fazem de certeza os tubos para os hidráulicos e os discos ou tambores para a travagem. Outra coisa que não fazem são os rolamentos para as rodas etc. O que fazem são apenas os painéis exteriores da carroçaria pequenas peças etc.
Pois, já desconfiava… melhor sabia que não era possível! Só quem não faz a mínima ideia dos componentes de um carro…
E já é bem bom. Calços, tambores, discos, rolamentos já existem nas lojas por todo o lado.
Ah sim… então para este modelo não faltam é esse tipo de componentes…
O AG se fores buscar essas peças e sobressalentes às lojas de peças auto vão ser peças de brincadeira porque senão o carro nunca fica nos 7995 Euros.. Só por um jogo completo de travagem com discos, bomba central, bombites, tubos, abs etc paga bem acima de 2000 Euros
Em país de primeiro mundo funciona… quero vê aqui no Brasil, com os donos de postos lucrando cada vez mais com o preço do combustível lá nas alturas, a falta de interesse por parte dos estados e mais o valor sobre a importação que é outro absurdo.
Más… Tenho fé!!
70 por gora tá de ótimo tamanho pra um carrinho destes!
Que interessa um carro andar a 200km por hora se o limite é de 100km? Ainda não entendi essa mania de ter carros de alta velocidade que só causam acidentes e infrações
Vi um hoje em preto e com matrícula Portuguesa. Muito fixe visto do exterior…