Apple contrata vice-presidente da Samsung para cuidar das baterias
Estamos a falar de uma contratação "explosiva". Na verdade, esta jogada poderá significar algum esforço da marca americana para evoluir as baterias dos seus dispositivos. Nesse sentido, a Apple contratou Soonho Ahn, um ex-vice-presidente da Samsung.
Depois de mais de 3 anos na gigante sul-coreana, o responsável pela inovação no desenvolvimento de baterias da Samsung entra nos quadros da Apple.
Quem é Soonho Ahn?
Soonho Ahn é um engenheiro e cientista sul-coreano de 58 anos. Formou-se Bacharel em Ciências pela Universidade Nacional de Seul em 1982. Dois anos depois, obteve o seu título de mestre em ciência, no Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia do Sul.
A sua carreia passou por investigador no Departamento de Engenharia Química do Instituto de Energia Espacial da Universidade de Auburn. Posteriormente, em 1996, Soonho foi nomeado vice-presidente da LG Chem Energy Solution, onde trabalhou até 2014.
Em 2014, tornou-se professor do departamento de energia e engenharia química do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Ulsan. A empresa que se seguiu, em 2015, foi a Samsung, onde Ahn ocupou o cargo de vice-presidente sénior, no departamento de Baterias de Próxima Geração, dentro da Samsung SDI.
Em 2016, Soonho tornou-se vice-presidente sénior do departamento de Baterias de Próxima Geração e Inovação de Materiais, igualmente na Samsung SDI Co. No final de 2018, o engenheiro químico tornou-se líder global de desenvolvimento de baterias na Apple.
As baterias explosivas do Samsung Galaxy Note7
Na memória ainda está o caso das baterias explosivas que equiparam o Samsung Galaxy Note7. No entanto, segundo informações, este investigador ainda não fazia parte da equipa da Samsung que desenvolveu estas baterias.
Cargo Apple: Global Head of Battery Development
Segundo o que se consegue apurar das informações descritas no seu perfil de LinkedIn, este engenheiro foi colocado numa posição semelhante dentro da gigante de Cupertino. Embora não tenha, contudo, o status de vice-presidente.
A sua experiência irá certamente trazer à Apple um desenvolvimento melhorado neste componente. Refira-se que a Apple no passado já usou nos seus dispositivos baterias produzidas pela Samsung. Atualmente, a marca americana já tem produção própria, desenvolvendo este componente conforme o seu desenvolvimento tecnológico.
Provavelmente, a contratação de Soonho Ahn poderá passar pelo aperfeiçoamento de um componente que também tem marcado alguns incidentes com dispositivos Apple, embora nada que se compare ao grave problema que afetou o Galaxy Note 7 no ano de 2016.
Apple não quer depender de ninguém no desenvolvimento
A Apple já possui alguns chips: processadores do iPhone e iPad, processadores do Apple Watch, chips para AirPods e auriculares Beats e chips de segurança para Mac. Além disso, rumores anunciam que a Apple está à procura de tecnologia que lhe permita desenvolver dentro de portas o seu próprio chip 5G, os seus próprios ecrãs MicroLED e os seus próprios processadores para Macs.
Este artigo tem mais de um ano
Quando a Apple o contratou, ele era vice-presidente. Ex é agora, depois de ter saído da Samsung e entrado na Apple.
Então nesse caso deviam ter escrito, “ o agora ex vice-presidente “.
Não há necessidade, dado que os factos reportam-se à altura que ela era vice-presidente da Samsung. Na data ele tinha essa posição, daí em diante não importa, dado que seguramente ele irá colecionar cargos ao longo da sua vida profissional e não faz sentido a cada cargo novo vires alterar essa designação que sugeres 😉
a samsung teve um modelo com as baterias defeituosas e recolheu esse modelo, a apple esteve anos a fio a usar baterias de baixa qualidade e depois obrigou os seus cordeirinhos a substituir as baterias por outras que nem da apple eram reduzindo a velocidade! é simplesmente lindo ver esses comentários insinuando expulsão quando têm os telhados de vidro e tão frágeis quanto o novo ipad!! ahahahaha
Ena tanto ódio que vai por aí… calma moço… respira, bebe um copo de água…
Segundo diz o Arstechnica, a Apple parece estar com vontade de fabricar as sua próprias baterias
https://arstechnica.com/gadgets/2019/01/apple-hires-a-samsung-battery-exec-suggesting-it-may-make-its-own-batteries/
Uma coisa é fabricar, outra é idealizar/ desenhar. A AMD, Apple etc não fabricam os seus chip, elas desenham os seus chip, o fabrico fica a cargo de outras empresas.
A Apple já desenha as suas baterias mas de forma muito rudimentar. Agora quer passar a dominar o processo e no final (como no SoC A) alguém na China fabricará .
Obg.
É uma informação que ninguém sabia 😉
“Estamos a falar de uma contratação “explosiva”.”
Tiraram logo a oportunidade do pessoal fazer a piada!
Este passo só demonstra que a qualidade das baterias da Apple atuais são de muito boa (coff coff, ironia) qualidade.
Isso é o mesmo que dizer que se usasse SoCs da concorrência eram maus.
Tal como desenvolveu SoCs próprios quer desenvolver baterias próprias – para serem melhores.
“…embora nada que se compare ao grave problema que afetou o Galaxy Note 7 no ano de 2916.”
Nem sei se existe planeta nessa época, quanto mais Smartphones… XD
que explodem 😉 está certo o termo contratação explosiva 😀
Esta contratação é como passar um atestado de incompetência ao pessoal que na própria Apple estava encarregue das baterias. Vão buscar pessoal à maior rival precisamente para substituírem pessoal que até agora estava a falhar no departamento das baterias da Apple.