Campo magnético da Terra mexeu-se e está a deixar os cientistas preocupados
O campo magnético da Terra está a mexer-se e os geólogos não sabem a razão.
O movimento errático do polo magnético norte força os especialistas a atualizar o modelo que ajuda na navegação global. Afinal, o que está a acontecer com o planeta Terra?
Algo estranho está a acontecer no topo do mundo. O polo magnético norte da Terra está a afastar-se do Canadá e da Sibéria, impulsionado pelo fluxo de ferro líquido dentro do núcleo do planeta. Assim, o polo magnético está a mover-se tão rapidamente que forçou os especialistas em geomagnetismo do mundo num movimento raro.
No próximo dia 30 de janeiro, os especialistas estão programados para atualizar o World Magnetic Model (Modelo Magnético Mundial), que descreve o campo magnético do planeta e subjaz a toda a navegação moderna, desde os sistemas que orientam navios no mar até o Google Maps nos nossos smartphones.
Atualmente, a versão que está em vigor do Modelo Magnético Mundial é datada de 2015 e teria data de validade até 2020. Contudo, o campo magnético, o escudo protetor do planeta, que defende a Terra dos ventos solares e radiações cósmicas e cujos polos se situam próximo dos polos geográficos do planeta, está a mudar de forma acelerada e urge uma atualização do modelo.
O erro está a aumentar o tempo todo.
Alerta Arnaud Chulliat, cientista da Universidade do Colorado em Boulder e dos Centros Nacionais de Informações Ambientais da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA).
Poderá haver problemas de georreferenciação?
O problema está em parte com o polo móvel e em parte com outras mudanças no interior do planeta. A agitação líquida no núcleo da Terra gera a maior parte do campo magnético, que varia com o tempo à medida que os fluxos profundos mudam.
Em 2016, por exemplo, parte do campo magnético acelerou temporariamente no norte da América do Sul e no leste do Oceano Pacífico. Satélites como a missão Swarm da Agência Espacial Europeia acompanharam essa mudança.
No início de 2018, o World Magnetic Model estava em apuros. Investigadores da NOAA e da British Geological Survey, em Edimburgo, vinham a fazer a sua verificação anual para perceber a qualidade dos dados recolhidos em relação a todas as variações no campo magnético da Terra.
Polos errantes
Contudo, a equipa percebeu que a informação recolhida era altamente imprecisa e que estava prestes a exceder o limite aceitável para erros de navegação.
Esta foi uma situação interessante em que nos encontramos. O que está a acontecer?
Questionou Chulliat.
A resposta é dupla, como afirmou recentemente em Washington.
Primeiro, o impulso geomagnético de 2016 abaixo da América do Sul ocorreu no pior momento possível, logo após a atualização de 2015 para o World Magnetic Model. Inevitavelmente isso significou que o campo magnético havia caído logo após a última atualização, cenário que os coordenadores, que estavam a planear o sistema, não haviam previsto.
Posteriormente, o movimento do polo magnético norte piorou o problema. O polo vagueia de maneiras imprevisíveis, movimento que fascina os exploradores e cientistas desde que James Clark Ross o mediu pela primeira vez em 1831 no Ártico canadiano.
Um polo que há décadas está irrequieto
Em meados da década de 1990, aumentou a velocidade, de cerca de 15 quilómetros por ano para cerca de 55 quilómetros por ano. Em 2001, havia entrado no Oceano Ártico - onde, em 2007, uma equipa que incluiu Chulliat, pousou um avião no gelo marinho na tentativa de localizar o polo.
Em 2018, o polo cruzou a Linha Internacional de Data no Hemisfério Oriental. Atualmente está a traçar um caminho mais curto para a Sibéria.
A geometria do campo magnético da Terra aumenta os erros do modelo em locais onde o campo está a mudar rapidamente, como o Pólo Norte.
O facto de o polo estar a acelerar torna essa região mais propensa a grandes erros.
Afirma Chulliat.
Assim, para "reparar" o World Magnetic Model, os cientistas reuniram dados recentes dos últimos 3 anos, incluindo o impulso geomagnético de 2016. Desta forma, a nova versão deve permanecer precisa, referem, até à próxima atualização programada para 2020.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Pois é, sou engenheiro mecânico e não sou especialista no assunto, mas ao que me parece, estabelecer os pólos magnéticos como referências para orientação fazia sentido quando se precisava de bússolas, etc. Hoje com os mecanismos digitais, satélites, etc, sabemos o norte “real” onde é, portanto deveriam ter estudado a possibilidade de um pólo Norte “arbitrário” ou “virtual” um artifício físico-matemático-digital para que se tivesse sempre as mesmas referências.
Não vejo sentido em manter os sistema todo referenciado geograficamente com base nos campos magnéticos. Claro que o seu estudo é primordial para outras áreas e impacta até em movimentações de pássaros e cardumes, onde estudos sobre a Terra e seu manto são extremamente importantes.
Há necessidade de um referenciamento arbitrário, ou algo que possa ser corrigido/atualizado de forma a não causar desastres.
Há várias dezenas de anos, muito antes de haver GPS, que o Norte geográfico (a utilizar nos mapas) é diferente do Norte magnético, alguns desses mapas (entre eles as cartas 1:25000 do exército) indicam a variação anual para se fazer a correcção entre os valores indicadas pelas bussolas e os mapas.
Lembro-me de há uns anos eles terem dito algo do género do sistema solar ter passado para o “hemisfério” sul da via láctea e que isso poderia levar a que os pólos se invertessem. Mas a minha memória não é grande coisa, por isso posso estar só a dizer asneira. 😀
Programa de 10º ano desatualizado, portanto!
Nibiru aproximando-se
A grande velocidade, mas ainda vai demorar algumas décadas a chegar… e não, não vai colidir com a Terra, embora passe tão próximo que durante uns dias isto vá abanar por todo o lado que para muito irá parecer o fim do mundo.
Aqui del Rei que é o fim do mundo! Arrependam-se pecadores antes que seja tarde, salvem a vossa alma que o fim está próximo.
I’m scared now
«No próximo dia 30 de janeiro, os especialistas estão programados para atualizar …»
“especialistas programados” !?
São máquinas?
Qual é a novidade aqui? Já no passado em civilizações antigas isto aconteceu.. nem sempre existiu gelo na Sibéria para não comentar o facto de continentes que desapareceram do mapa.
Deste mapa, or certo!
A própria Terra vai ter as suas próprias mudanças, mesmo no próprio campo magnético da Terra, eixo e até nas estações do ano vai haver mudanças.
Para mim não é nada de extraordinário é tudo natural, agora uma coisa, o Homem está a acelerar esse processo de mudança.
Concordo
Se criou no mundo o título mudanças climáticas para se obter controle de um novo mercado de negócios no mundo.
É puro marketing global.
O pior que vem acontecendo para o planeta e a poluição de resíduos sólidos nos mares como os plásticos e resíduos químicos que contaminam a pouca água potável do planeta
Bem, essa rapidez me deixou com dúvidas: será que o aquecimento global acelerado está fazendo isso?
Não. Simplesmente o campo magnético está se invertendo novamente. Vai demorar mto tempo até os polos ficarem totalmente de lado opostos.
Alteracoes no campo magnético desta magnitude é péssimo. Mas mesmo péssimo seria mesmo uma redução da protecção que este campo magnético faz, pois ai sim radiação solar e radiação cósmica atira o barraco pró desastre . E não é preciso muito, por vezes uma redução de 5 a 20% destas grandezas pode ser o suficiente para irmos desta para melhor. É preciso agitar consciências que já vamos com séculos de atraso de investigação científica por frivolidades como religião e despessismos bélicos ou outras parvoíces ( futebois etc)
Já. Devíamos estar a colonizar e terra formar planetas à muito tempo.
Na vez disso temos uma NASA que tem um orçamento de um batechapas.
Admirável mundo este ,andamos mesmo a pedi-las…
E uma sociedade assente na energia elétrica… Basta o Sol carregar mais forte um pouco e passam todos a religiosos num ai. Somos uma sociedade extremamente frágil em relação a eventos que não controlamos. E achamo-nos acima da natureza em tantos momentos.
dizem que os polos invertem se de milhares em milhares de anos
Sim. Não. Simplesmente o campo magnético está se invertendo novamente. Vai demorar mto tempo até os polos ficarem totalmente de lado opostos.
o planeta terra não assenta em nada assim como os outros planetas a construção de grandes barragens pode ser o maior problema para
“É preciso agitar consciências que já vamos com séculos de atraso de investigação científica por frivolidades como religião e despessismos bélicos ou outras parvoíces ( futebois etc)” primeiro nosso planeta. Nao sabemos estragaremos tambem outro que exista
E uma sociedade assente na energia elétrica… Basta o Sol carregar mais forte um pouco e passam todos a religiosos num ai. Somos uma sociedade extremamente frágil em relação a eventos que não controlamos. E achamo-nos acima da natureza em tantos momentos.
Dizem não.. invertem se mesmo! A média é de 500 mil em 500 mil anos. Segundo estudos ao gelo, onde é possível perceber qual era o sentido do campo magnético á data da sua formação, a última inversão já foi a sensívelmente 750 mil anos… O pólo magnético norte já devia estar no polo geográfico sul á cerca de 250 mil anos… Em relação ao infraquecimento do escudo magnético durante o processo de inversao.. isso sim pode ser preocupante.
Dizem não.. invertem se mesmo! A média é de 500 mil em 500 mil anos. Segundo estudos ao gelo, onde é possível perceber qual era o sentido do campo magnético á data da sua formação, a última inversão já foi a sensívelmente 750 mil anos… O pólo magnético norte já devia estar no polo geográfico sul á cerca de 250 mil anos… Em relação ao infraquecimento do escudo magnético durante o processo de inversao.. isso sim pode ser preocupante.
O Homem è louco por tentar sempre que pode e, porque Acha que tem intelegência a mais que outros ludebriar as mentes sádias de outros e,os levar querer acreditar neles. A MAE NATUREZA SABE O QUE FAZ E,TAMBEM O PODER DIVINO!SEMPRE ASSIM FOI E SERÀ…
O Homem è louco por tentar sempre que pode e, porque Acha que tem intelegência a mais que outros ludebriar as mentes sádias de outros e,os levar querer acreditar neles. A MAE NATUREZA SABE O QUE FAZ E,TAMBEM O PODER DIVINO!SEMPRE ASSIM FOI E SERÀ…
spock lets go back to vulcan
A inversão dos pólos magnéticos já ocorreu várias vezes, e nas rochas consegues comprovar isso não vejo o espanto. Supostamente está reversão dos pólos está atrasada.
E se a terra leva-se uma descarga electrica não aumentaria a sua força magnetica?