O carro elétrico e autónomo precisará de um quarto da produção mundial de energia
De acordo com um estudo, as três revoluções que estão em curso, a eletrificação, a condução autónoma e o veículo partilhado irão necessitar entre 570 e 1140 TWh (terawatts-hora) de energia, representando entre 13% e 26% da produção mundial de eletricidade.
Estará o mundo preparado para estes consumos?
Uma equipa da Universidade de Boston e da Universidade da Califórnia em Berkeley publicou um estudo na revista Energy Policy sobre a procura de eletricidade que a nova indústria automóvel exigirá em 2050.
De acordo com as conclusões, as três revoluções que estão a começar atualmente, a eletrificação, a condução autónoma e o veículo partilhado irão necessitar entre 570 e 1140 TWh (terawatts-hora) de energia, representando entre 13% e 26% da produção mundial de eletricidade.
Nesse mesmo estudo, os investigadores também inferem que esse aumento na procura de eletricidade poderia corresponder a uma redução de até 80% nas emissões de gases de efeito estufa, dependendo da taxa de descarbonização do setor elétrico.
O estudo é baseado num modelo matemático chamado 'Kaya identity', que é usado para descrever a relação entre os fatores que influenciam as tendências relacionadas à energia e emissões de dióxido de carbono emitidas na atmosfera.
No modelo, os quilómetros percorridos pelo inventário de veículos em 2050 foram introduzidos como base de cálculo, considerando os efeitos de cada uma das três revoluções descritas.
Os investigadores concluem que o grande crescimento da procura por veículos elétricos e veículos autónomos representará um importante e novo desafio para o setor elétrico, que, no entanto, não deve ter problemas para servir a procura de energia elétrica.
A eletrificação rápida e completa dos transportes e de uma rede elétrica livre de carbono deve continuar a ser a pedra angular da política de descarbonização dos transportes a curto prazo. No longo prazo, os veículos autónomos, elétricos e partilhados devem ser capazes de realizar um maior número de quilómetros, permitindo a expansão urbana e suburbana, aliviando o congestionamento do tráfego e proporcionando maior segurança nas estradas, reduzindo assim os acidentes.
Para Peter Fox-Penner, gestor de projetos, "os possíveis futuros dos transporte ainda são muito incertos, mas os investigadores estão a começar a estimar os verdadeiros impactos na procura de energia da automação de transportes". A importante implicação dos veículos elétricos e automatizados na redução das emissões de gases de efeito estufa e o seu desenvolvimento na infraestrutura das cidades e da sociedade exigem uma necessidade óbvia de continuar trabalhando ", acrescentou.
Em causa estarão os meios para atingir os fins, melhor dizendo, o que será usado para produzir a enorme procura de energia que o mundo necessitará já daqui a pouco mais de um quarto de século.
Este artigo tem mais de um ano
A única forma para produzir tanta energia é com a FUSÃO nuclear, ou então como alternativa carros movidos a HIDROGÉNIO. Já vi autocarros aqui em Portugal movidos a hidrogénio, porque não fazer carros ou drones para transporte de pessoas movidos a hidrogénio, já que é o elemento mais abundante no universo.
Não há carros movidos a Hidrogenio,,, o hidrocoiso serve para produzir eletrecidade que alimenta as baterias que depois por sua vez alimenta mum motor electrico.
Sim! Há carros movidos a hidrogénio. O hidrogénio pode ser queimado como a gasolina ou convertido em electricidade para alimentar um motor eléctrico. Veja aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ve%C3%ADculo_movido_a_hidrog%C3%AAnio
Claro que são movidos a hidrogénio, o que se passa no meio não interessa… através do hidrogénio se move um motor, seja ele eléctrico ou não. Só como termo de comparação, o nosso corpo humano utiliza açúcar como fonte principal de energia… pela tua lógica, o açúcar é transformado em ATP que depois é consumido nas células…
Just my 5 cents!
A questão é que para produzir electricidade eu preciso de andar com o tanque de hidrogenio ás costas mais as baterias num carro, bastava encher as baterias como se chega á electricidade é-me indiferente…
Por essa ordem de ideias também não há carros movidos a gasolina.
Existem autocarros e claro que existem carros movidos a hidrogénio, e andam muito bem.
Vai lá ver o ciclo do hidrogénio até chegar ao carro e a eficiência do processo, e depois volta cá.
O facto de ser o elemento mais abundante no universo, não quer dizer nada.
Pois vais ver que o futuro passa por carros a hidrogénio 🙂 Quem anda a comprar carros elétricos vai depois ter que os trocar por carros a hidrogénio, mas o futuro ainda está muito perto.
Discordo, o futuro na minha opinião são mesmo os carros elétricos, por agora apenas é necessário desenvolver baterias com mais capacidade, mais rápidas de carregar e amigas do ambiente que são o grande problema.
Já os carros a hidrogénio é um retroceder, é como voltar aos carros a gasolina mas são movidos a hidrogénio, toda o restante mecanismo dos carros a gasolina se mantém, o que não faz sentido dado que os carros elétricos não precisam de tantos mecanismos e aceleram muito mais rápido, além disso são mais fáceis de conduzir, porque lá está, não tem tantos mecanismos.
“Apenas é necessário desenvolver”
Como o apenas apareça aos trambolhões. Obviamente que o problema geral e maior são as baterias, é a base do problema o alicerce, SE tivessemos baterias maiores e melhores estava tudo resolvido, por isso é que a alimentação a hidrogenio deva ser o passo seguinte.
Pode levar decadas a desenvolverem uma bateria que seja segura e cumpra todas as pretensões do problema atual que é o das baterias não é facto de ser eléctrico ou não.
Duvido muito, vamos a ver
A partir do inicio de 2019 irá estar pronta, em Portugal, mais uma central de produção de energia a partir da biomassa. Irá queimar 1000 toneladas por dia de resíduos florestais
E outras centrais termoeléctricas poderão ser produzidas, a carvão ou biomassa, consoante a procura. A EDP já é a empresa portuguesa que emite mais CO2 para o ambiente… mais central, menos central, já consta das estatisticas
O povinho será ecológico nos seus veículos eléctricos. Limpinhos, limpinhos… não matam e nem prejudicam ninguém!
A poluição existirá na mesma. Só mudará a fonte emissora
E tu continuas na mesma…. Eu trabalho por turnos e quero ter um carro elétrico. Como tenho paineis fotovoltaicos no telhado, permite-me carregar à vontade um carro elétrico durante o dia. Mas não te esqueças, existe também produção de energia eólica que também permite o carregamento à noite. So um defensor da poluição como tu é que acha devemos ficar sentados e continuar presos ao petróleo. Só o facto de eu ter produção elétrica a partir dos painéis, já é menos carvão que as centrais queimam para alimentar a minha casa. Diga o que tu disseres!
Sabe quantos painéis precisa para carregar um carro eléctrico? Partindo do princípio que obtém 32 amperes e carrega em 8 horas!!!!!!!
Podes carregar a 10 amperes, se carregares 32 amperes X 8 horas com um consumo de 12Kw aos 100Km’s dá para fazeres 500km’s todos os dias, acho 90% não faz mais de 100km’s todos os dias logo 10 amperes e carregas 4h.
Vais gastar quanto, com esses painéis?
Investimento total de carro + painéis?
Compensa?
O carros elétricos e a bateria também são poluentes, onde é que vão parar todas a baterias de lítio???!!! O que vai acontecer ás montanhas onde vai ser extraído o lítio? E as fábricas para produzirem as baterias também não poluem? E para mover os carros elétricos onde vai-se buscar a energia??? Agora imaginem biliões de carros a circular, como vai ser? Como dizem os mais otimistas, depois vê-se, lol
Esse argumento é totalmente enganador. Não leva em conta que a produção de carros a diesel e gasolina também polui? A extração do petróleo a que são movidos os carros a gasolina e diesel também polui (destruição de habitats naturais, poluição atmosférica, derrames de petróleo, etc., etc.) E a refinação de petróleo também polui (basta ter passado perto de uma refinaria para o saber)! E o transporte de combustiveis fósseis (em petroleiros ou camiões cisternas) também polui! Se formos a ver, possívelmente tudo isso é muito mais poluente e destrutivo que a produção de baterias de litío. Além disso os carros de combustão, poluem sempre que andam – ao libertar CO2 e outros gases nocivos para a saúde e ambiente, enquanto que os veículos electricos não emitem esses gases. Obviamente se a fonte de energia electrica não for renóvavel, existe uma emissão “secundária” de gases nas centrais electricas. No entanto parece que mesmo assim o valor de CO2 atribuível a carros electricos é menor que os de combustão, pois uma central electrica tem um maior rácio de aproveitamento do combustivel que milhares de carros a diesel/gasolina juntos!!!!
Não me surpreende este cenário. Se enquadrarmos os navios e camiões facilmente se chega a esta percentagem. Aliás, poluem mais do q os ligeiros todos juntos
Não é nos próximos anos que temos substitutos eléctricos para os camiões, navios e aviões. Vão continuar a queimar combustíveis fósseis sem parar.
Já agora o Elon Musk até podia substituír os Falcon e Falcon Heavy por foguetões que não poluam uma barbaridade 🙂
Eu já uso a bastante tempo a condução autónoma é muito util e com Iinteligencia Artificial associada.
E com custos muito mais baratos.
Quero agradecer a todos os intervenientes neste fórum foram muito esclarecedores , carros e aviões a hidrogênio autónomos , fusão nuclear??? Admirável mundo novo , aonde é que isto irá parar.
“No modelo, os quilómetros percorridos pelo inventário de veículos em 2050
foram introduzidos como base de cálculo”
Para mim o setudo é logo chumbado ao usar dados destes.
Será que não percebem que com a revolucao de carros electricos autonomos o parque automovel será menor e percorrerá menos quilometros?
Basta isso para o estudo ser uma perda de tempo…
Indepentemente da tecnologia, irão existir progressos nas várias vertentes.
No ramo automovel já é possivel reduzir as emissões de CO2 de um diesel a praticamente zero (penso que nos proximos anos poderá estar no mercado). O hidrogenio também é uma possiblidade, embora, hajam algumas questões pertinentes (eficiencia do processo, e pressão do tanque). Na area dos eletricos temos vistos grandes desenvolvimentos (autonomia da bateria, efficiencia, etc.) e provavelmente é o cavalo que vai na frente.
Pessoalmente acho que o futuro será electrico, prova disso são os imoveis já é obrigatorio terem instalação fotovoltaica (ou termica), a energia produzida durante o dia será injetada na rede. Durante a noite, será usada no carregamento de veiculos electricos (a uma tarifa mais reduzida). A eficiencia de um painel fotovoltaico também está a ser melhorada, apesar da maioria da pessoas esse investimento não faça sentido. A minha aposta é que no futuro, irão haver inumeros micro-produtores (prosumers).
O futuro deverá ser electrico, no entanto, irá ser um processo mais ou menos gradual. Haviam muitos que diziam que a venda de eletricos iria acabar nos primeiros anos, e o que se tem notado (em Portugal), é que aos poucos estão a aumentar. Apesar desta costela ecologica, como fanático, ouvir um V12 a cantar é priceless 🙂
“O carro elétrico e autónomo precisará de um quarto da produção mundial de energia” título enganoso porque actualmente os veículos a combustão consomem ainda mais energia. Por isso é que queimam e poluem tanto!
A vantagem dos elétricos é que podem ser alimentados com energia elétrica que nao produza CO2 ( solar,eolica, hidrica..) tornar todos os veículos elétricos alimentados por energia elétrica diretamente das baterias é a forma mais eficiente de todas as opções conhecidas actualmente(combustão, hidrogénio, híbridos, baterias elétricas) e portanto a melhor opção!! Falta claro complementar com uma rede elétrica robusta e alimentada por fontes que não produzem carbono.
EVs é metade(um pouco mais até) da equação, falta o resto.
Se já hoje, a produção renovável não dá conta do recado, imagina se todos os veículos fossem eléctricos!
Está claro que esse é um passo que temos que dar e quanto antes melhor! Requer esforço, trabalho e cooperação de vários sectores da sociedade mas é algo que tem de ser feito e que vai trazer enormes benefícios a médio e largo prazo, de entre os quais ar limpo nas cidades, reduzir imenso CO2 que libertamos para a atmosfera e custo por km mais barato para os condutores.
Eu sou o único que acha que ainda poderão aparecer carros híbridos movidos a eletricidade e hidrogénio? É que assim, na minha opinião, conseguir-se-ia acabar com um dos grandes problemas dos carros elétricos, a autonomia, ao mesmo tempo que não se poluiría o ambiente com a queima de combustíveis fósseis para a obtenção de energia que por sua vez iria alimentar os carros eletricos.
Francisco o que tú dizes faz sentido à primeira vista mas o uso de hidrógenio tem algumas desvantagens , uma é incontornavel debido as leis da física e química e é que de ponta a ponta , leia-se desde a produçao da materia prima ate ao motor eléctrico nao pode ser tao eficaz como as baterias o outro sería o custo brutal que sería criar uma rede de produçao , transporte e armazenamento de hidrógenio. A segunda podia-se resolver mas se Vai ser sempre menos eficiente creio que mais vale investir em desenvolver baterías melhores. Os Tesla ja tem autonomías bastante aceitaveis , sendo o maior problema a meu ver o preço mas o model 3 ja Vai reduzir bastante o custo, portanto Acho que estamos lançados para em 5 anos ou menos ter carros a batería com autonomías grandes e preços accesiveis a maioria.
mas tb temos que salientar que a tecnologia que envolve o hidrogénio ainda tem muita coisa em que pode ser melhorada,e tal como todas as outras tecnologias ainda poderá a evoluir ao ponto de, lá está, ter utilizações no que toca a autonomias. Se pensarmos bem, talvez essa tecnologia híbrida pudesse vir a ser implementada nos camiões de longo curso (TIR) e em outro tipo de máquinas que exijam mais potência. Porém, só o futuro nos dirá, não é verdade?
Este artigo de facto e ótimo, o carro também deve representar mais de 50% dos consumos de combustíveis fósseis e por sua vez de poluição. O mundo só tem de abandonar um sistema superganancioso e aprender a viver com respeito pela natureza e pelas pessoas. Todos temos de nos controlar nos consumos pois o planeta não aguenta este consumo compulsivo e exagerado da adotado por tanta gente. Quando nós vemos a pensar como resolver estes problemas a verdade é que tudo está mal, desde o início quando mais lucram as empresas mais destroem do meio e mais obcecadas ficam as pessoas pelo consumo… E eu acredito que os carros elétricos são o futuro mas tem de ser um futuro próximo porque a raça humana esta descontrolada
Quanto à autonomia dos carros eletricos muito está para fazer e novas ideias surgem com frequência:
– ja se pode ver na net veiculos que carregam as baterias com energia eólica. Possuem 2 geradores à frente do carro que produzem energia com a corrente de ar do movimento do carro. Imagine então deixar este carro estacionado num dia de vento forte durante algumas horas. Carrega as baterias a custo zero…
– na faixa direita de muitas autoestradas pode ser instalado um carril com corrente contínua. Os carros terão um braço que desce para o carril de onde vai receber energia para recarregar as baterias e em movimento. Autonomia seria ilimitada. Será idêntico aos troleis mas estes recebem a energia por cima do tejadilho.
– novas baterias em estado sólido estão em desenvolvimento com uma autonomia enorme e carregamento em poucos minutos. O mais tardar dentro de 2 anos será uma realidade para competirem com as de litio, estas ja têm os dias contados…
Muito se vai falar e modificar na tecnologia dos EV nos próximos tempos.
Esse sistema das eolicas nos carros ainda pode ser melhorado. Em vez de 2, porque não 4 ou 5!?
OS carregamentos em poucos minutos… Estou mesmo a ver uma estação de carregamento a faze-lo a meia duzia de carros ao mesmo tempo… Quanto mais em casa….
Hidrogénio e energia solar. Baterias é tudo interesses.