Huawei e Leica: A parceria que ultrapassa os limites da fotografia
A aposta da Huawei no campo da fotografia é algo que todos temos como adquirido. São já muitos os modelos que a marca chinesa lançou e que se distinguem nesta área.
Para dar esse passo, a Huawei escolheu como sua parceira uma marca icónica e que tem provas dadas. A Leica uniu esforços com a Huawei e o resultado podemos ver todos os dias nos smartphones da marca chinesa. O Pplware esteve recentemente na sede da empresa alemã, onde conheceu melhor os contornos desta parceria de sucesso.
O sucesso da parceria entre a Huawei e a Leica
Desde que lançou o P9 que a Huawei tem uma parceria próxima com a Leica, usando módulos de lentes criados de forma dedicada e que concentram um desenvolvimento entre as duas marcas. Na verdade essa união começou um ano antes, para a preparação deste smartphone e continuou nos anos seguintes.
O expoente máximo desta união foi materializado agora no Huawei Mate 10 Pro, que para além de toda a tecnologia da Leica, conta com o processador Kirin 970 e o seu NPU para ajudar no campo da fotografia com a deteção de cenas e de pessoas, ajustando depois as definições para a melhor fotografia possível.
Mesmo com uma diferença abismal em funcionários, com a Leica a ter 700 e a Huawei mais de 8 mil, estas duas empresas criaram uma equipa única que conta com elementos de ambas as marcas e que trabalham de forma indiferenciada e apenas com um objetivo em mente: criar as melhores soluções para os smartphones, criando a tecnologia necessária para atingir os seus objetivos.
Ao contrário do que muitos possam pensar, e os responsáveis da Leica fizeram questão de frisar, a parceria já excede apenas a produção de lentes dedicadas à Huawei. Ambas trabalham no software presente nos smartphones, conseguindo otimizar a fotografia e conseguindo um resultado final único, como todos reconhecem.
O museu da Leica e a história da marca
Para além do foco dado a esta união de sucesso, a visita que o Pplware fez à sede da Leica incluiu uma visita ao museu da marca, onde podemos ver a evolução da Leica, desde os primeiros modelos construídos até às mais recentes ofertas que podemos encontrar no mercado.
Claro que não podia deixar de estar presente o único elemento central da Leica. Não falamos das máquinas, que muitas vezes são consideradas as ferramentas, mas sim das próprias fotografias, o produto final e que podemos apreciar.
Mas este museu é também uma entidade viva. A prova disso é a possibilidade de, durante a visita, termos acesso às linhas de produção de lentes e, através de janelas, podermos ter uma visão de todos os processos que estão presentes na sua construção.
Claro que, e porque a Leica não se resume apenas a máquinas fotográficas, estavam em exposição as lentes e os binóculos que a marca tem construído ao longo dos anos.
Por fim, e porque esta era uma visita conjunta entre a Huawei e a Leica, foram recordados todos os pontos fortes que a marca chinesa colocou no seu mais recentes smartphone, o Mate 10 Pro, novamente com foco no que o distingue, não apenas no campo da inteligência artificial, mas também no campo da fotografia, que o tem colocado ao nível do que de melhor o mercado tem para oferecer.
A experiência de utilização da fotografia do Mate 10 Pro
Depois da visita que o Pplware fez à sede da Leica, o passo lógico seguinte seria experimentar e aprender mais sobre todas as capacidades únicas de fotografia do Mate 10 Pro.
Para isso, o fotógrafo e embaixador da Leica, Alex Lambrechts, acompanhou-nos e deu-nos a conhecer alguns pequenos truques e configurações que podemos aplicar para tornar uma fotografia realmente única.
Alex Lambrechts tem trabalhado com a Leica e a Huawei, para conseguir explorar o que os smartphones já conseguem dar à fotografia, competindo lado a lado com as máquinas profissionais.
Não se considera um utilizador intensivo dos smartphones para fotografia profissional, mas reconhece que estes são já capazes de atingir níveis que as muitas máquinas profissionais não atingem.
O destaque que Alex Lambrechts deu no novo Mate 10 Pro vai para a sua inteligência em reconhecer cenas e situações, ajustando-se depois para as melhores configurações. Desta forma, ajuda os utilizadores a conseguir as melhores fotografias. Claro que o fator humano também conta, mas com esta ajuda preciosa, fica mais espaço para a criatividade.
A experimentação do Mate 10 Pro foi feita no mercado de Natal de Frankfurt, onde fomos desafiados a representar o verdadeira espirito desta época pela lente de um Mate 10 Pro.
Apesar do tempo não ter ajudado, brindado-nos com chuva e muito frio, foi graças às dicas de Alex Lambrechts que conseguimos as fotografias que apresentamos neste artigo.
O Pplware agradece o convite da Huawei para nos deslocarmos a estes dois locais e termos partilhado a experiência da visita à sede da Leica e a aprendizagem sobre fotografia com o Mate 10 Pro.
Este artigo tem mais de um ano
Um excelente artigo, parabéns.
Obrigado. Da nossa parte só podemos dizer que foi uma excelente visita.
Acabei de adquirir um P10 plus e estou completamente chocado com a qualidade soberba da maquina fotográfica. A continuar assim a Huawei terá sempre vendas garantidas.
Vou tentar descobrir se existe algum manual para tentar obter o máximo partido de todas as funcionalidades.
Alguém conhece algo do género?
Podes pegar num tutorial de fotografia. Desta forma começas a usar o Pro-Mode tanto no telemóvel como qualquer máquina.
pode ter cameras boas mas depois fica se no resto
o Honor V10 tem as mesmas capacidades do que o P10 em termos de fotografia?
Boa tarde o número de funcionários da Leica deve estar errado. 700 funcionários têm a Leica Portugal (https://www.dinheirovivo.pt/empresas/leica-portugal-muda-para-as-novas-instalacoes-em-abril/).
Caro, este número foi dado pelos responsáveis da Leica e até foi motivo de brincadeira dada a diferença para os da Huawei. Provavelmente os funcionários da Leica em Portugal têm um estatuto qualquer diferente, não sei, estou eu a especular
As lentes da Leica sao todas feitas em Famalicao
O meu P10 também me deixou rendido à qualidade fotográfica. Pena que o Android não esteja ao mesmo nível. Mas com a descontinuação dos Microsoft/Nokia/Zeiss estes equipamentos com Leica são de facto os melhores da atualidade no campo da fotografia.
Nao
Nokia 8 com lentes zeiss
vai ver
Esse ainda não vi. Mas brevemente poderei comparar. Duvido é que seja superior. A Nokia já não faz nada apenas licenciou o nome a um chinês qualquer.
A nokia pertence a uma empresa finlandesa, hmd global, composta por ex dirigentes da nokia
O Android não está ao mesmo nível? Só se usas alguma versão cozinhada má.
Eu tenho versões 7.x num Samsung S8 (700€) e Huawei P8 lite 2017 (180€) e não entendo o que possa haver de mau já que em ambos os modelos é fluído, personalização sem fim, acesso fácil a tudo e podes usar como APP de fotógrafos, Office, PDF, browser, motor de busca, Launcher etc ao teu gosto. Estabilidade total (não preciso desligar o S8 ou P8 salvo para updates de ROM).
O único é não haver updates iguais e para todos, de resto não vejo qual o teu stress com o sistema, sem ser de ” clubista”. Que haja quem goste mais de IOS ou W10M ok, agora dizer que o Android desilude …lol
Falando em Android’s apenas, Pixel e Samsung metem a parceria Huawei/Leica no bolso.
Falas por experiência própria ou apenas no que tens lido? Aconselho que testes e bem…
Falas por experiência própria ou apenas no que tens lido? Aconselho que testes e bem…