Última hora: Intel vai despedir 12 000 funcionários
Apesar de parecer que na área da tecnologia não há crise, o cenário real é bem diferente!
Depois da gigante Microsoft ter cortado 18 mil postos de trabalho, agora foi a vez da Intel anunciar que vai despedir 12 mil funcionários e assim conseguir “poupar” mais de 750 milhões de dólares já este ano e 1,4 mil milhões de dólares até meados de 2017.
A Intel, bastante conhecida pela criação de circuitos integrados, anunciou que está num processo de optimização/reestruturação e nesse sentido vai reduzir drasticamente o número de recursos humanos.
De acordo com as informações da própria empresa, ao todo estão em causa 12 mil postos de trabalho, o que corresponde a aproximadamente 11% do número total de funcionários. Os despedimentos serão realizados por fases até meados de 2017.
These changes will result in the reduction of up to 12,000 positions globally — approximately 11 percent of employees — by mid-2017 through site consolidations worldwide, a combination of voluntary and involuntary departures, and a re-evaluation of programs. The majority of these actions will be communicated to affected employees over the next 60 days with some actions spanning in to 2017.
Apesar de ser uma das empresas de referência no mundo tecnológico, a forte quebra nas vendas de PCs tem afectado a Intel, que assim se viu obrigada a reduzir custos. Obviamente que a empresa continua a ter um grande mercado no segmento dos dispositivos móveis mas, ao que tudo indica, nesta fase tem mesmo de reduzir custos.
Este artigo tem mais de um ano
funcionários? as empresas chamam-lhes números. 🙂
Sem do nem piedade, querem fazer crer que somos respeitados e reconhecidos, criando eventos que parecem para criancas, oferecendo pizza days, cafe e cha gratis, e etc, mas quando veem os numeros a baixar a primeira coisa a fazer e sempre despedir pessoal, e nao interessa se es bom ou nao, se estiveres no sector errado es sempre irradicado.
Na minha opiniao se as empresas continuam a agir desta maneira a tendencia sera para perderem qualidade nos produtos e servicos, e serao ultrapassadas por aquelas que conseguirem inovar voltando as origens, tratando os funcionarios com respeito, fazendo com que se sintam gente e nao numeros.
Espero que ao menos influencie o preço final, pois pra comprar 1 CPUzeco decente com uma performance quase equivalente à umas quantas gerações anteriores, tenho de gastar quase 400€…
Influenciar o preço final? Em que mundo vive?
sim de pouco ou nd têm evoluido, o meu i5 2500k ainda se encontra bastante bem!.. e em overclock poucos lhe batem!.. dai pensar duas x antes de pensar em trocar, não vale a pena o esforço financeiro para ficar basicamente no mm!
Qual crise, a Intel é uma das empresas mais lucrativas do mundo! Eles querem é aumentar mais os lucros já astronómicos, mandando imensa gente para a rua. E quando a robótica se desenvolver, mandam os trabalhadores que restarem e ficam só as máquinas. É assim que vai o mundo.
o mundo onde tu vives… o mundo onde tu colaboras… o mundo onde participais para que isto aconteça 😉 lembra te disso antes de dizeres que as coisas acontecem….
todos participam para o mundo em que estamos, uns mais outros menos
É que não tenha a menor dúvida. A Foxconn, que fabrica para a Apple entre outras, já introduziu recentemente mais de mil robôs nas linhas de produção.
Para substituir as criancas?
e quem produz os robos?
O problema é que já existe robôs a produzir robôs.
SKYNET is near!
Obviamente!
LOL e quem e que produz e mantem os robôs que produzem os robôs?
Verdade, mas alguém tem que construir o Robot, peças têm que ser feitas, manutenção, etc. etc. e isso são postos de emprego que vão ser criados. a vida é mesmo assim, o consumo é diferente, antigamente o telemóvel era uma mala, agora são feitos aos milhões, por robots e acredito que haja mais emprego agora nesta área do que à 30 anos atrás.
E quando o robot fizer o próprio robot? Nem têm noção no que vai acontecer no futuro.
Alguem vai ter que fazer esse robot, novos empregos serão criados, nada é feito do nada, novos setores serão criados.
Quem ira fazer esse robot provavelmente vao ser empresas especializadas nisso que ja existem ha um tempo, nada vai ser criado de novo. E essa mesmo empresa esta a fazer esses robots com outros robots e ninguem vai criar mais nenhuma empresa porque esses robots ja existem.
Era o que vinha aqui dizer, qual crise???? Quando via regularmente o Euronews, na parte da economia, regularmente aparecia uma empresa qualquer a despedir, normalmente eram empresas gigantes do sector onde atuam, e 99% não era porque tinham prejuizo, mas sim porque tinham quebra nos lucros.. Eu sei que um bom gestor dá lucro, o ideal seria dar mais lucro que o ano anterior, e sempre assim, porque accionistas também têm de comer.
Quando estas empresas notarem que estão a despedir a mais e a destruir mercado de trabalho, talvez passem a dar menos importância a accionistas do que trabalhadores, até lá vão sugar o que podem
Nicetry123, se penssasemos como vc ainda estariamos no tempo da pedra, a inovação só gera consumo´pois aumentos da produtividade são a unica forma de produzir mais e vender mais.
Provavelmente movem grande parte do R&D para a China. Há lá muitos chineses qualificados e a ganhar bem menos do que um americano.
A evolução tecnológica nem aqueles que a promovem poupa ao despedimento. Infelizmente o capital apodera-se de tudo, até do conhecimento que pertence à Humanidade e coloca-o ao seu serviço. É a escravidão total e global.
Tem um nome. Contar cabeças. Dividem o lucro pelo número de empregados. Quando desce abaixo dum certo limiar mandam uns milhares embora e a ratio volta a subir. Não é para proteger a empresa. É pra proteger os lucros.
Tudo isto para baixar os preços dos novos cpu’s…e era, ainda vão ser mais caros xD
Há uma coisa que ainda não perceberam: as empresas não são a santa casa da misericórdia, e o seu objectivo principal é o lucro.
Se é imoral ou não, fica ao critério de cada um.
Esquecem que é esse lucro que cria novos empregos, que cria inovação. Fazem dos investidores o bicho papão, mas são eles que criam os empregos. Provavelmente despendem 1000 para mais a frente não despedir 10000 ou para vir a criar mais 1000 noutra altura e se calhar noutro sector.
Realmente despede os teus funcionários e depois vais ver lucro, vais vais. Eles vão dizer mal do teu produto, de ti, da tua empresa e acima de tudo nunca mais vão comprar material vindo de ti. Boa sorte com essa mentalidade.
Ao menos a AMD lá vai ganhando uns tustos a fazer cpus para as consolas,sem despedir muita gente.
Isso é verdade,”Paulo”.Mas em relação à parte de CPU’s para PC’s a AMD ainda está muito longe de chegar aos pés da INTEL.A nível de processadores a AMD está bem atrás da INTEL.
Eu tenho um PC com um AMD X6 há já um bom par de anos,e realmente como só o uso para jogar o COH2,e por agora vai servindo,nem estou a pensar trocar,a Intel realmente tem processadores mais rápidos,mas tendo em conta o custo qualidade e o clubismo a AMD lá vai vendendo alguns.
A AMD foi pioneira nos 64bits!!
E ao comprarem a ATI já compensam a perda no mercado com os CPUS com o ganho no mercado das GPUs!!
“obviamente q a Intel tem mt mercado no sector móvel” epá parece-m q n
É onde tem mais concorrência. “Zenfons e memopads’ n chega
Espera daqui cinco anos… desemprego geral no globo
sim e aí ninguem compra nada e depois a Intel irá vender cpu’s a robot’s
sim e aí ninguem compra nada e depois a Intel irá vender cpu’s a robot’s
Quem ainda usa pc? Hj em dia fazemos tudo, através do smartphone.
Não despenso o pc. Nem toda a gente anda apenas agarrada ao facebook.
Isso é porque deves fazer muito pouco Kel
Estás a falar de fazer algo útil?
E depois aparecem os “famosos” estudos por aqui “vão ser precisos mais X milhares de «inginheiros» informáticos…” right.
A Intel não é uma empresa de informática…
Deve empregar uns milhares de engenheiros informáticos,ou serão trolhas?
Duvido que sejam engenheiros informaticos. Devem ser de eletronica e telecomunicaçoes. Maçons tambem pode ser devido à arquitetura dos processadores…
Essa frase deveria ser emoldurada… de tão cômica se for sarcástica ou ridícula se for a sério.
HAHAHAHAHHA
Ainda dizem que há falta de informáticos…
Então aqui na Tugalândia…!
Vamos lá ver… eu uso AMD no meu pc principal. A Intel pode despedir quem bem quiser, os trabalhadores são livres de fazer concorrencia a essa empresa migrando para outras industrias.
Mas, li nos comentários pessoal a justificar mão humana quando foi dito que hoje robos fazem robos… É uma realidade cada vez mais presente. Não só nas industrias de tecnologia. Numa simples industria de telhas (das maiores do nosso pais) conta-se facilmente o numero de funcionários. Tudo é feito usando máquinas, robos e muita engenharia.
Depois falam-me que isto desenvolve mais mão de obra qualificada… cada vez menos. Não é bem assim… Na verdade o emprego sobe quando há um novo evento. Existem ciclos. E cada vez por conta da tecnologia o emprego como o conhecemos está a escapar-nos das mãos. Independentemente do nível de formação de cada um.
Caminhamos para lá… actualmente as coisas ainda nos parecem normais. Aproveitem! (esperem para 2020)