20 invenções da NASA que mudaram a nossa vida
Há organismos que quando pensamos neles, não temos consciência de como são importantes à nossa vida, ao nosso dia-a-dia. Um desses exemplos é a NASA.
Quando se pensa na NASA vem-nos logo à memória os feitos espaciais, a conquista do universo, naves, sondas e satélites. Mas e o resto... sim, o resto que usamos no dia-a-dia?
Pode não saber, nem sequer imaginar, mas todos os dia usamos importantes evoluções tecnológicas descobertas pela NASA. Sabe quais são?
São muitas, para as mais variadas utilizações. Embora o objectivo principal do estudo da NASA seja o universo, grande parte da tecnologia desenvolvida pela Agência foi introduzida no mundo e, agora, dos maiores ao mais pequenos dispositivos e técnicas parecem ser simplesmente insubstituíveis!
Mas foi a NASA que fez tudo? Foram milhares de investigadores de vários países, grande parte das vezes sob a coordenação técnica da NASA, mas tudo resulta de sinergias... e de dinheiro dos contribuintes claro!
Só a NASA tem mais de 6.300 patentes. Assim, deixamos 20 invenções que serviram para a exploração do espaço e hoje fazem parte da nossa vida, no fundo conquistaram "o nosso espaço".
1. Membros artificiais
Uma das invenções mais inspiradoras da NASA foi a criação de próteses. A acção da NASA contou com um financiamento de longo prazo nesta área que permitiu a descoberta de materiais leves, com grande poder de absorver o impacto e que se ajustassem às condições do ser humano e mesmo de animais.
O departamento NASA Space Robotic é o que desenvolve continuamente membros artificiais permitindo uma utilização destes recursos a nível espacial. Há pesquisas já direccionadas ao desenvolvimento de músculos artificiais para a robótica espacial e outras aplicações da NASA relacionadas.
2. Implante coclear
Os implantes cocleares foram inventados no final de 1970 pelo engenheiro da NASA Adam Kissiah. Impulsionado pelo seu próprio problema de audição e três cirurgias correctivas falhadas, Kissiah começou a trabalhar, em meados da década de 1970, no que se tornaria conhecido como o implante coclear, um dispositivo implantável cirurgicamente que proporciona a sensação de ouvir as pessoas com perda auditiva severa ou profunda que recebem pouco ou nenhum benefício a partir de aparelhos auditivos.
Excepcionalmente, o conceito de implante coclear não foi baseado em teorias da medicina, porque Kissiah não tinha qualquer conhecimento médico. Em vez disso, ele utilizou a perícia técnica que aprendeu enquanto trabalhava como engenheiro de sistemas de telemetria e sensores de detecção electrónica de som e vibração no Centro Espacial Kennedy da NASA. Esta foi a base da sua invenção. Isso ocorreu ao longo de três anos, quando Kissiah iria passar seus intervalos de almoço e à noite na biblioteca técnica de Kennedy, que estuda o impacto dos princípios de engenharia no ouvido interno.
Foi então que ele veio com a ideia de criar um implante auditivo moderno, que iria transmitir impulsos digitais que estimulam as terminações do nervo auditivo, que, por sua vez, transmitem sinais para o cérebro.
3. Bomba de insulina
Graças a investigadores que trabalham com a criação da unidade Mars Viking, a NASA tem ajudado a tornar o controlo do processo da diabetes mais fácil de gerir.
As viagens ao espaço representam um problema grave na monitorização da saúde dos astronautas. Estes são confrontados com agressões tremendas derivadas das constantes modificações do ambiente ao seu redor. O ideal era a NASA conseguir ter uma monitorização permanente da saúde dos astronautas. É desta necessidade que surgem dispositivos de controlo vital a grandes distâncias.
Peritos médicos do Centro de Voo Espacial Goddard Space Flight Center criaram um dispositivo que permite controlar o nível de açúcar no sangue e, se necessário, induz uma dose de insulina no organismo. Esta invenção, hoje conhecida como a bomba de insulina, ajuda ao controlo do açúcar no sangue em pessoas com diabetes. Esta novidade está no mercado desde o final dos anos 80.
4. Detectores de fumo
Na verdade, a NASA não inventou o primeiro detector de fumos mas, na década de 1970, em conjunto com a empresa Honeywell, desenvolveram uma nova versão do detector de fumos.
Este dispositivo foi modificado para que fosse instalado na primeira estação espacial americana, a Skylab. A sua funcionalidade era avisar os astronautas caso houvesse fumos, derivados de um qualquer incêndio ou libertação de gases.
O detector moderno está equipado com bateria e permite avisar as pessoas, quer de forma sonora quer já via ligações WiFi onde os avisos aparecem nos smartphones. Hoje estão muito precisos e já não têm o problema dos falsos positivos.
5. Painel Solar
Esta invenção teve início no programa da NASA que recebeu o nome de Erast. O principal objectivo era criar um avião pilotado remotamente que poderia voar em altitudes elevadas durante vários dias seguidos. Este ambicioso projecto exigiria que a aeronave tivesse fontes adicionais de abastecimento.
Contudo, a abordagem convencional iria aumentar o peso da unidade, por isso decidiu-se utilizar células solares à base de silício monocristalino. Esta tecnologia está actualmente disponível a um custo relativamente baixo. Em comparação aos convencionais painéis instalados antes da chegada desta inovação, os painéis com células solares à base de silício monocristalino eram 50% mais eficientes. Com esta invenção, milhões de casas foram abastecidas com energia barata e não poluente.
6. Sistema anti-formação de gelo no avião
A empresa KATS (Kelly Aerospace Thermal systems) em conjunto com a NASA, tem vindo a desenvolver mecanismos para a integração de sistema termo-eléctrico anti-gelo chamado Thermawing, que é um condicionador, projectado para aviões monomotores.
O sistema usa uma folha flexível de grafite electricamente condutor ligado à extremidade da frente da asa. Depois de ligar o sistema, a folha é rapidamente aquecida, derretendo todo o gelo das asas.
7. Detector de Minas
A NASA em conjunto com a Thiokol Propulsion conseguiu criar uma tecnologia especial que permitiu destruir as minas a uma distância segura através de combustível de foguete.
Este dispositivo utiliza combustível sólido de foguete que inflama e neutraliza as minas sem detonação. Esta acção abre um orifício na parede da mina e queima todos o explosivo sem que este seja detonado.
8. Melhor Software
A Google e a NASA estão a colaborar em vários projectos para um futuro melhor. Entre os produtos que estão a ser desenvolvidos, são conhecidos os mapas tridimensionais de Marte, da Lua e o rastreio em tempo real meteorológico feito a partir da Estação Espacial Internacional.
Estes dois gigantes das tecnologias modernas estão envolvidos no estudo da questão da gestão de dados, interacção humano-computador, bem como na distribuição de vários cálculos.
A NASA e os seus parceiros têm investido no estudo das questões da realidade virtual, na melhoria dos programas espaciais existentes, no treino e simulação para melhorar a qualidade das fotos captadas a partir do ar.
9. A tomografia computadorizada
Embora a NASA não tenha inventado a tecnologia de ressonância magnética, teve, contudo, um contribuído para uma parte significativa da área.
Em meados da década de 1960, após a conclusão do pouso na Lua, o Laboratório Jet Propulsion Laboratory, de propriedade da NASA, desenvolveu uma tecnologia, agora conhecida como processamento de imagens digitais, permitindo que o software fosse usado para melhorar a qualidade das fotos da lua.
O processamento da imagem digital tem desempenhado um papel na medicina, permitindo obter as imagens necessárias do corpo humano no formato certo. Com base nesta tecnologia foram criadas a tomografia computadorizada e a ressonância magnética.
Hoje esta tecnologia permite ajudar nas imagens digitais captadas de Marte.
10. Termómetro auricular
No passado, a medição da temperatura do corpo era um grande desafio. Até 1991, a temperatura era medida por termómetros de mercúrio convencionais, o que nem sempre permitia discernir a temperatura exacta. Também eram usados os termómetros rectais, que eram simplesmente inconvenientes.
Aproveitando a tecnologia que a NASA utiliza para medir a temperatura das estrelas, recorrendo à tecnologia de infravermelhos, em 1991, a empresa Diatek, em conjunto com o laboratório de propulsão a jato da NASA, criou um sensor de infravermelho que é utilizado como termómetro auricular.
Este dispositivo lê a energia térmica contida no tímpano, logo, a leitura é feita a partir de um órgão interior do corpo, obtendo uma leitura mais exacta da temperatura corporal.
1 2
Este artigo tem mais de um ano
6. Sistema anti-formação de gelo no avião – No comments.
10. “Até 1991, a temperatura era medida por termómetros de mercúrio convencionais, o que nem sempre permitia discernir a temperatura exacta” – Ainda usa-se disso cá em casa xD O eléctrico ficou sem pilhas e arrumou.
11. Lentes resistentes a arranhões – Nem dizem o nome do plastico/coating
12. Aspirador sem Fios – »NASA«
16. Aparelhos dentários invisíveis – Transparentes no primeiro dia xD
>xD
Sem comentários.
Não esquecer a forma como revolucionaram o cinema, com a encenação de que foram à Lua e convenceram o mundo disso xD
+1
😀
+1
😀
E se foram mesmo à Lua? Não me parece nada inverosímil. Depois podem ter aproveitado a experiência para fazer bons filmes 😉
Ainda tem gente que acredita nessa teoria da conspiração. Que burrice.
Não te admires, são os mesmo que devendem que terra é plana e que a lua é holograma….
defendem dizia eu
Também há quem acredite naquela mitologia em que alguém transformou água em vinho, caminhou sobre a água entre outras peripécias!
Vamos a factos; Em 1961 Kennedy anuncou que colocaria seres humanos na Lua até ao final da decada. Este anuncio não foi ao acaso. Wernher von Braun já sabia que era possivel desde da década de 30. Durante 10 anos um país trabalhou nesse sentido, sim um país porque envolveu a NASA, Universidades, empresas de aeronautica e tecnologia. Tudo isto sob o escrutínio da inteligencia russa. (sabe-se hoje que os russos tinham espiões bem dentro do sistema americano). O projecto envolveu 400 mil pessoas e dividiu-se em 3 sub programas. Mercuty, Gemini e Apollo. A comunidade cientifica nunca questionou tal facto (nem os russos). Mas é tudo uma questão de perspectiva, eu acredito na NASA que emprega milhares de pessoas, que trabalha com universidades em todo o mundo com mais pessoas, etc. Há quem acredite nos teóricos da constipação. São escolhas….
O melhor comentário!
Em que ano mesmo eles foram a lua 1961? Rapaz Barack Obama fala em publica que conseguiram construir uma nave tripulada para chegar até a orbita baixa da terra. Um sei…. Lua não é? heheheheheheh
Boa tirada. vê-se que és adepta do defunto olavo de carvalho.
Bom artigo! Parabéns.
Hm… não! Há quem diga ténis e há quem diga sapatilhas. Eu, por exemplo, digo ténis.
ténis
té.nis [ˈtɛniʃ]
nome masculino de 2 números
1. DESPORTO jogo com uma bola de borracha revestida de camurça, impelida por uma raquete, praticado em pavimento próprio, dividido ao meio por uma rede, entre dois ou quatro jogadores
2. sapato de lona, tecido ou pele, geralmente com sola de borracha e com atacadores, usado para atividades desportivas ou, no dia a dia, com roupa informal; sapatilha
Cumps 🙂
Eu também digo ténis…raramente jogo sapatilhas 🙂
É importante diferenciar a detecção de minas da desactivação ou remoção. A detecção de minas começou a ser desenvolvida após a 1ª Guerra Mundial, muito antes da NASA ser criada. Mesmo a desactivação das minas já era feita antes da NASA existir. O que a NASA desenvolveu foi uma técnica para desactivar minas, diferente das que já existiam. No entanto, a forma mais utilizada hoje em dia consiste em explodir as minas no local, excepto se exixtir o risco de contaminar terrenos agricolas ou cursos de àgua.
Correcto,
o detector de minas, foi Desenvolvido pela Polónia no Inicio da WWII…mas so em 1941-1942 é que se tornou uma especificação…
A NASA nem existia nessa altura, porque os EUA ainda nem tinham roubado os cientistas,tecnologia e os Judeus de Dinheiro, da Alemanha…so o fizeram no final da WWII, e só muito mais tarde, é que criaram esta solução,existem outras , esta é só uma delas..
http://en.wikipedia.org/wiki/Polish_mine_detector
Excelente artigo,comendador.Dos melhores que já vi aqui no Pplware,senão o melhor.Dá gosto ler um artigo destes.Um grande abraço. 🙂
Raios, mas que grande propaganda à NASA. Quase tudo listado aqui não foi inventado pela NASA, e também em muitos deles a NASA esteve longe de ser quem deu o maior contributo.
Ao menos o artigo têm um lado positivo. Não diz que foi a NASA que inventou os conectores gancho e laço (também chamamos velcro, mas velcro é uma das marcas que fabrica este tipo de material). Outra inexatidão propagada pelos media durante décadas e mais tarde pela internet.
Mas está bem referido, inclusivo tem os links para artigos da NASA onde está tudo explicado de forma pormenorizado. Pode ler também que muitas destas ‘invenções’ são depois melhoramentos feitos pela NASA que colocou algo existente no papel ou ainda na gaveta em ferramentas do dia a dia.
Nuno
Completamente,
7. Detector de Minas
O detector de minas foi inventado pela Polónia.
8. Melhor Software
referem os mapas 3d, mas esquecem-se que o melhor software, e hardware para isso é Europeu…pois é…
9. A tomografia computadorizada
Foi um filho de emigrantes da Arménia(Europa ), emigrados nos EUA, que descobriu a ressonancia magnética, não foi a Nasa.
Foi em 1960, mas não foi a NASA…
http://en.wikipedia.org/wiki/Raymond_Vahan_Damadian
10. Termómetro auricular
O termometro de infra vermelhos foi inventado por David B. Phillips em 1987 e não pela NASA…
http://www.davidbphillips.com/
quem inventou o primeiro termometro de ouvidos foi Theodor Benzinger que é Alemão, eu acho que foi por volta da WWII, que ele inventou o termometro de ouvido…
http://inventors.about.com/od/tstartinventions/a/History-Of-The-Thermometer_2.htm
também não foi a NASa
12. Aspirador sem Fios
Aqui não sei mas exitem referencias a aspiradores de inventores ingleses da decada de 70, na Europa aspiradores portateis ha quase 100 anos, pela Electrolux…
13. Trainers (passadeiras de corrida)
Dr. Robert Bruce and Wayne Quinton at the University of Washington in 1952.
Mas as passadeiras electricas já existem desde perto de 1900 dc..também não foi a NASA…
http://en.wikipedia.org/wiki/Treadmill
15. Liofilização
Ninguém sabe ao certo quem inventou isto…porque já vem do tempo dos Incas…mas massivamente usado foi na WWII quando as pessoas precisaram de um método que conservasse o estado dos Alimentos…não foi a NASA…alias , ainda nem havia nem NASA NEM CIENTISTAS AMERICANOS PARA O ESPAÇO, PORQUE ESTES FORAM CAPTURADOS NA aLEMANHA…
A Nasa usou foi uma especie de gelado usando este processo, mas não foram eles que inventaram isto… e foi muitos anos depois da Neslté…e a empresa que trabalhou com eles para o programa Appolo dizem ser a Whirlpool, esta sim americana a Nestlé é Europeia..
A Nestlé inventou este processo mas para o café(Nescafé), ainda antes da WWII, em 1938…muito antes de haver NASA 🙂
http://inventors.about.com/library/inventors/blfrdrfood.htm
18. Repelente de água wetsuit
http://en.wikipedia.org/wiki/LZR_Racer
Foi desenvolvido pela empresa Italiana Mectex…e é Fabricado em Portugal, em Paços de Ferreira!
Sim usaram um tunel de vento da NASA, e usaram o software de fluidos da NASa, mas podiam ter usado outros tuneis de ventos e outros sofwares…a NASA não tem nada a aver com esta invenção!
5. Painel Solar
bem aqui não sei onde a Nasa tem também invenções…
Segundo o wikipedia…nem constam na historia da painel solar…mas a URSS consta..
“1967 – Soyuz 1 is the first manned spacecraft to be powered by solar cells”
http://en.wikipedia.org/wiki/Timeline_of_solar_cells
não é facil encontrar informação credivel nos dias de hoje 🙂
A guerra fria enganou, alterou factos, etc, em prool dos Paises interessados, e hoje é dificil encontrar factos REAIS sobre invenções…no entanto em sites Americanos é complicado pela própria natureza deles..
A NASA não inventou muitas das coisas descritas, mas deu-lhe um uso. E a própria NASA nunca negou os avanços russos, até porque hoje dependemos deles para colocar humanos em orbita.
Vamos lá não confundir tomografia com ressonância magnética, é que não tem nada a haver uma com a outra. Metam lá a que deve ser 😉
cumps
NASA ou nao… muita da tecnologia usada teve a partir da NASA um uso pratico diario. Alguem tinha de usar primeiro… Bom artigo…
entao e o iphone? o primeiro tlm que hj todos usam, ipad que revolucionou os pcs portateis que se usam.
Faltou mencionarem que a tecnologia aplicada nas impressoras. Os meios que permitem os pontos de impressão de milhares de graus centígrados no momento em que saem do tinteiro e com a eficácia nanometrica.
Ou estarei enganado?
As coisas que eu aqui aprendo!
Artigo muito interessante 🙂
E a roda?!?! Também foi a NASA que inventou!! Não a descobriram, inventaram mesmo!
quando que isso foi postado
Se fosse uma farsa a Russia teria os meios e todo interesse em desmascarar.
To na escola aqui mermao
Muito interessante, todoss colocações de descobertas e opiniões! Mas eu recebi um de um amigo uma sugestão que o laboratório Nasa faz uma radiografia do corpo humano dectando todos órgãos que teêm uma doença? Verdade ?
obrigado