Samsung abandona Android e aposta no Tizen nos novos Gear 2
Após apenas 6 meses do lançamento do Galaxy Gear, a Samsung volta a apostar no mercado dos smartwatch e prepara o lançamento de dois novos modelos, tal como havíamos avançado ontem com a informação. Já são conhecidos os modelos Gear 2 e Gear 2 Neo.
Estes relógios inteligentes foram anunciados hoje no evento Mobile World Congress em Barcelona e, como podemos ver, a marca coreana manteve o aspecto do Galaxy Gear original mas colocou um substancial número de alterações. A mais audaz foi o abandono do Android e a aposta no seu sistema operativo, o Tizen.
A Samsung abandonou o Android nos novos Smartwatches e colocou o Tizen. Mas, para quem não sabe a origem do Tizen, deixamos aqui alguma informação. Este não é um sistema operativo qualquer, poderá em breve ser uma grande alternativa ao Android.
Mas o que traz de novo os Gear 2?
A empresa sul coreana não especificou por que razão abandonou o Android em favorecimento do Tizen, nem o que isso representa para a Samsung em termos de compatibilidade entre apps para a primeira geração dos Gear e para esta nova versão, mas refere que o Gear 2 e Gear 2 Neo serão compatíveis com dezenas de dispositivos Samsung, logo no início do seu lançamento.
Esta política em nada se destaca do que a Sony faz com o Sony SmartWatch 2, que funciona com qualquer dispositivo Android 4.0, contudo é um passo significativo face ao que o Galaxy Gear oferecia. Entre as primeiras aplicações para os novos Gear está software da BMW, CNN, Garmin, line e Path.
Uma novidade é um reprodutor de música independente capaz de emparelhar com os auscultadores via Bluetooth 4.0, o que irá certamente fazer as delícias dos desportistas. Além disso, existe software dedicado à monitorização do ritmo cardíaco e várias outras funcionalidades para a prática desportiva.
As funcionalidades existentes no Galaxy Gear estão também presentes, não havendo uma perda mas sim uma melhoria das apps e respectivos comportamentos. Ainda é possível atender as chamadas no relógio e verificar as notificações. No novo Gear 2 a câmara que estava na bracelete ganha nova posição mais em cima do Smartwhatch e no modelo lowcost, no Neo, a câmara não existe mesmo.
Esta alteração na câmara irá permitir que a Samsung possa oferecer um leque de novas braceletes, o que não o podia na primeira versão do relógio. Internamente há um upgrade ao processador alterando de um single-core a 800MHz para um dual-core a 1GHz, também o peso e a espessura foram ligeiramente reduzidos.
O Gear 2 Neo, como não tem câmara, é mais leve e fino que o Gear 2, mas no resto mantém a mesma oferta. A Samsung ainda não avançou com preços mas sabe-se que a ideia da empresa coreana é lançar o Gear 2 e Gear 2 Neo em Abril. Para quem está no MWC em Barcelona provavelmente irá ter a possibilidade de o experimentar, tal como foi feito com o Galaxy Gear na IFA, em Berlim.
Via | The Verge
Este artigo tem mais de um ano
Se as imagens estiverem correctas…o hardware passou a estar todo na “caixa” do relogio…:) E se os preços baixarem…é desta que compro um!:)
Se aumentaram o processador a autonomia de 1 dia não deve ter ficado beneficiada…
Muito bonito. Mas ainda longe do relógio da Sony.
LOOL. Como?? Nem tem comparação possível!
se é o que estou a pensar o da SONY é horrível (vi na media market). Pequeno, grosso e design pouco ergonómico.
Exacto… E pouco ou nada tem. Não tem câmera, não tem microfone no relógio, etc etc. Tem cerca de 20% do que o da samsung faz
Para que queres a camera? Achas que tira fotos decentes? Por alguma razão não esta incluída na versão mais barata. Deve ser uma valente bosta.
a nivel de design está bem melhor. Pelo menos não tem aquele fail de se ver parafusos. Ainda assim continua acreditar que o relógio é inútil. a única feature de jeito é a capacidade de ler o pulso. deduzo que através daquela parte transparente na parte de trás.
Para correr prefiro um mp3 ao menos tem mais espaço e a bateria dura bem mais, para ver chamadas, sms ou até as horas acho que é muito mais fácil tirar o telemóvel do bolso. O ecra é maior.
Para já é desperdício de dinheiro. A ver vamos como será no próximo ano com a próxima iteração.
Estavas à espera que a camera fosse o quê? Uma de 17 megapixels com lentes Carl Zeiss? O objectivo é tirares fotos rapidas, fotos que nao se justifique tar a tirar o telemovel. E alias, isso é extensível ao resto do conceito. Dizeres que para veres chamadas é preferivel estar a tirar o telemovel pra fora, é ridiculo. Aí falas por ti mesmo e nao generalizares ao ponto de dizer que nao serve pra nada quando pra ti é que não. Para mim eu acho que daria muito resultado, estar numa reuniao, estar a conduzir, estar num local perigoso à noite, etc etc etc, podia dar ínfimas situaçoes. Até meter a mão ao ouvido para atender uma chamada no carro e nao desconfiarem ser um telemovel acho fantastico.
E os parafusos? Nao faço ideia que parafusos estas a falar, sei é que acho que o smart gear tem um aspecto lindo. Ja tive o Smartwatch da Sony e acho feio… Nem tem metade das aplicações que este tem.
concordo!
câmera é mais enfeite que outra coisa! Quase ninguém vai andar a orientar o pulso para tirar uma foto… há alternativas bem melhores que as pessoas já usam!
Design melhorou, mas a bateria ainda continua longe do necessário, deveria durar no mínimo uma semana!
Ainda não tem nada que atice a curiosidade e prove ser uma mais valia no dia a dia, embora o sensor de pulsação seja já uma adição interessante.
O que seria interessante era o relógio ser capaz de identificar a pessoa por impressão digital ou outro parâmetro biométrico, e desse modo permitir aceder a certos serviços… Ou ainda um interface inteligente de navegação!
Se realmente o Gear 2 sair Abril como está anunciado pela marca e o primeiro Gear baixar significativamente, é desta que o compro. Comprei o da Sony à poucos meses e neste momento está na gaveta. Foi um desperdício de dinheiro.
O que este tem que o sony não te de? Ambos continuam a ser um desperdício de dinheiro. Não dão nada extra ás pessoas. fazem o mesmo que o mp3 muito mais barato, ainda é mais fácil tirar o telemovel para verificar coisas e como acessório de moda prefiro um relógio real.
Só vendo. O Galaxy Gear nas fotografias também parecia jeitoso, mas ao vivo, posto em cima do pulso, é um mamarracho sem jeiteira nenhuma. A sensão é de pôr meia carcaça no pulso.
Eventualmente a Samsung percebeu o erro e corrigiu.
Eu sinceramente acho que isto é um simples gadget para se deitar dinheiro fora, já que não faz nada que não se faça com um smartphone (e com mais qualidade). Estamos ainda nos primórdios dos relógios inteligentes, é possível que duma próxima vez tragam algo realmente entusiasmante e que me surpreenda. Por agora isto não vale muito.
O que mais me entusiasma é o sensor de ritmo cardíaco, comprarei se fizer uma monitorização constante, que permita durante a pratica de exercícios ir verificando os bps, calorias gastas, queima de gordura etc.
Se fizer só uma medição instantânea do ritmo cardíaco não me interessa, para isso continuo a utilizar o meu relógio da Polar que me obriga a usar uma banda à volta do peito.