Alternativas ao Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal
No passado dia 18 de Outubro anunciámos aqui a disponibilização da nova versão do Ubuntu (12.10 Quantal Quetzal). Para quem ainda não testou, o Pplware também já produziu e disponibilizou aqui um guia de instalação do sistema operativo assim como um conjunto de alternativas à Interface Unity (KDE,Gnome e XfCE).
Para que quiser uma distribuição alternativa ao Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal, o Pplware deixa aqui algumas sugestões.
Kubuntu 12.10 Quantal Quetzal – O Ubuntu com KDE
O Kubuntu é um distribuição Linux, baseada no Ubuntu e que utiliza o KDE com ambiente gráfico, em vez da interface Unity. Esta distribuição tem como browser por omissão o Rekonq mas como assenta na plataforma Debian, facilmente podemos facilmente instalar outros browsers ou aplicações.
Homepage: Saber mais sobre o Kubuntu 12.10
Xubuntu 12.10 Quantal Quetzal – O Ubuntu com XFCE
Xubuntu é um distribuição Linux elegante, baseada no Ubuntu e que utiliza o leve XFCE com ambiente gráfico de trabalho, em vez da interface Unity. O Xubuntu foi concebido para computadores com baixo poder computacional, garantindo sempre a melhor performance. Basicamente esta é uma distribuição que retira a “gordura” ao Ubuntu, oferecendo o melhor do open source, sem grandes deslumbramentos e efeitos gráficos.
À semelhança do Kubuntu, o Xubuntu 12.10 Quantal Quetzal terá suporte também durante 18 meses.
Homepage: Saber mais sobre o Xubuntu 12.10
Edubuntu 12.10 – o Ubuntu Linux para a escola
O Edubuntu é uma distribuição para ser usada em salas de aula e que traz consigo muitas aplicações educacionais e jogos. O Edubuntu é desenvolvido em colaboração com professores e técnicos de informática de várias partes do mundo com o objectivo de facilitar o processo de aprendizagem por parte dos alunos.
Homepage: Saber mais sobre o Edubuntu 12.10
Lubuntu 12.10 – Flavor do Ubuntu com LXDE
Para quem procura uma distribuição leve, com alta performance então o Lubuntu cumpre esse requisitos. Esta distribuição é suportada por um conjunto de entusiastas do mundo Linux, que têm como objectivo disponibilizar um sistema operativo baseado no Ubuntu que seja rápido e eficiente em termos energéticos, necessitando de poucos recursos a nível de hardware.
Homepage: Saber mais sobre o Lubuntu 12.10
Ubuntu GNOME Remix 12.10 – O Ubuntu sem Unity
O Ubuntu Gnome Remix 12.10 foi criado por um grupo de entusiastas do mundo GNU/Linux que, descontentes com a integração do Unity no Ubuntu (desde a versão 11.04 Natty Narwhal, decidiram disponibilizar um Ubuntu com Gnome 3, ao qual deram o nome de Ubuntu GNOME Remix.
O Ubuntu GNOME Remix 12.10 é baseado no recente Ubuntu 12.10 e inclui muitas novidades interessantes.
Homepage: Saber mais sobre o Ubuntu Gnome Remix
BackBox 3 – Um distro Linux ao estilo do Backtrack
O BackBox é uma distribuição Linux, baseada no Ubuntu, que tem como principal ojectivo disponibilizar aos utilizadores um conjunto de ferramentas para realização de testes de penetração a redes de dados e avaliar a segurança. Uma vez que tem como base o Ubuntu, o BackBox apresenta muitas características presentes na distribuição da Canonincal mas também algumas apostas que marcam a diferença, como é o caso do Xfce como ambiente de trabalho.
Homepage: Saber mais sobre o Backbox
Estas são algumas das alternativas ao Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal que propomos hoje. Caso ainda não encontraram a distribuição à vossa medida, vejam por exemplo na categoria Linux ou então adiram à Comunidade Pplware@Linux.
Qual das alternativas consideram que irá ter mais sucesso?
Este artigo tem mais de um ano
Alternativas ao Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal? N é mais
alternativa ao Unity?
Nops, isso seria alternativa interface gráfica Unity. Neste caso é uma distribuição num só todo…não é apenas o unity que muda.
mas mesmo assim n acho o titulo mais indicado para esta noticia/reportagem.
Pq a primeira vista parece sugerir soluções sem ser a distro ubuntu. Como o Fedora,Mint,Arch,etc.
Pq a primeira vista parece sugerir soluções da distro ubuntu. Como o Fedora,Mint,Arch,etc.
Marzkor, interpreta esta artigo como um Resumo das ultimas distribuições Linux, baseadas no Ubuntu 12.10.
das apresentadas só vi uma que poderia ser uma alternativa ao ubuntu, o resto são o próprio ubuntu, unicamente com ambiente gráfico diferente.
Uma verdadeira alternativa seria composta por distros, que baseadas ou não no ubuntu, e destinadas ao mesmo tipo de utilizadores mas possuem formas diferentes de interagir com eles, como seria o caso de distros como Debian, Fedora, Opensuse, Mint, Mageia, Mandriva, CentOs, Arch, Sabayon, Gentoo, Slackware, entre outras.
Das apresentadas nada mais é que um Ubuntu focado a um tipo de utilizador diferente, mas o núcleo continua a ser o mesmo (Ubuntu).
Concordo. Devia ser: Variantes do Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal ou Alternativas ao Unity do Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal.
Requerer interpretação específica que não a directa só demonstra ser um título incorrecto.
lubuntu!
+1
Esqueceram-se do Mint ou estão à espera da versão 14?
Apenas referenciamos as “Recognised Flavors”
Edubuntu – Ubuntu for Education
Kubuntu – Ubuntu with the KDE desktop environment
UbuntuStudio – Designed for multimedia editing and creation
Xubuntu – Ubuntu with the XFCE desktop environment
Lubuntu – Ubuntu that uses LXDE
https://wiki.ubuntu.com/DerivativeTeam/Derivatives
o ubuntu studio tambem é “Recognised Flavors”
A que vai ter mais sucesso deve ser o Ubuntu mesmo, pois é a que recebe mais apoio.
Mas esperem até o Ubuntu 13.04, ai sim será uma das maiores revoluções no que diz respeito a Sistemas Operativos :p
Eu penso que a melhor distribuição alternativa ao Ubuntu não está listada, é o Linux Mint, a versão Cinnamon ainda tem alguns pontos a melhorar mas a MATE é totalmente estável, traz uma experiência completa out-of-the-box, tem plena compatibilidade com os repositórios do Ubuntu, aliás pode-se considerar um Ubuntu com outra cara, mais elegante e refinado.
Aliás entretanto já sairam o Linux Mint 13 KDE e XFCE!
Concordo contigo CMX,o Mint MATE é fenomenal e out-of-the-box,por isso é uma das minhas distros LIVE-MODE que uso diáriamente;como a CM18 , puppylinux e parted magic por exemplo numa pen com a aplicação YUMI.
Aqui podem consultar uma lista alargada de distros derivadas do Ubuntu, as oficiais e não só:
https://wiki.ubuntu.com/DerivativeTeam/Derivatives
Lubuntu!
rsrs
Para mim a melhor alternativa ao Unity do Ubuntu esta sendo o Linux Mint 13 com MATE, pois além de bonita é muito estável.
Falta o Fubuntu…..
Enganei-me é Fuduntu!!
Está aqui 🙂
https://pplware.sapo.pt/linux/fuduntu-2012-4-um-nome-divertido-uma-distro-a-serio/
O Fuduntu é uma fork do Fedora!
Xubuntu 12.10…
O link para saber mais sobre o Ubuntu GNOME Remix 12.10 está errado.
Lubuntu 🙂
XFCE é uma beleza! uso o Xubuntu 12.04 e não quero outra coisa! =]
Fazer ai uma pergunta ao pessoal. De todas as distribuições que há (não hapenas a que estam neste artigo). Qual a melhor para pcs antigos e com fraca capacidade?
https://pplware.sapo.pt/linux/gnulinux-distribuicoes-para-pcs-antigos/
O título está desadequado, não se tratam de alternativas, mas sim de variantes.
A família Ubuntu é composta pelas seguintes distro’s:
Ubuntu
Kubuntu
Xubuntu
Lubuntu
Edubuntu
Mythbuntu
Ubuntu Studio
Estas são as oficialmente reconhecidas pela Canonical.
Falar em “alternativas ao Ubuntu” é mencionar outras distro’s e podem ser por exemplo:
Mint
Mageia
Fedora
openSUSE
Debian
Arch
PCLinuxOS
Zorin
Slackware
Pode-se ainda encaixar o termo “derivados” para incluir distro’s baseadas no Ubuntu:
Linux Mint
Zorin OS
Snowlinux
Bodhi Linux
Pear Linux
OS4
Pinguy OS
LuninuX OS
BackTrack
Peppermint OS
(…)
Entre 88 disponíveis derivadas do Ubuntu.
Tirando Kubuntu e Xubuntu, os links estão todos a apontar para o Edubuntu 😉
– LinuxMint 12 LXDE – Rodando em um K8N 1Gb de memória está perfeito.Pelas minhas peregrinações em Linux não encontrei melhor.
Experimentei o Debian em Virtual Box. Acham que substitui com vantagem o Linux minte 13? Achei que esra simples e eficiente. Obrigado
Cumprimentos
Só tu poderás saber isso experimentando diferentes sabores. 🙂
Com tanta coisa para discutir, tipo outras Distribuições que podiam estar nesta lista, qual destas preferem, etc etc… Preferem discutir sobre o título? Serio? O.M.F.G.
Ubuntu com o Unity está “quase” perfeito. Só se pode queixar quem tem computadores à espera da reforma. Good work Ubuntu Team!
O meu tem 5 anos, o que para muitos é demasiado antigo já… E corre Ubuntu 12.04/12.10 sem travar uma única vez. Os que choram e dizem que Ubuntu não vale nada, se tivessem um PC que rosa-se ele como deve de ser, mudavam de opinião, mas como não tem, preferem dizer mal… “Carga” nisso.
Infelizmente os profissionais do rato gostam de se queixar por tudo e por nada. Querem ambiente gráfico leve não usem o X ou usem o Fluxbox. Uso o Ubuntu 12.04 em máquinas virtual com 512 MB de RAM alocada e 128 MB de gráfica e é mais rápido que uma lebre. Queixem-se menos e programem mais porque é muito fácil queixarem-se e ter as coisas de borla. Ked.
Alguem podia me dizer como é possivel eu ter um disco com duas partições e o ubuntu na instalação sem tao pouco me ter pedido ter eliminado as duas criando apenas uma? E perto do final da instalação dizer que o cd esta “provavelmente sujo” dai que não seja possivel continuar com a instalação (apesar de estar a instalar de uma PEN)?? é só rir…
Elementary Os Luna.
Certo que ainda vai na versão Beta. Mas já se apresenta consideravelmente estável.
Muito leve, fluido com um interface polido.
Eu também não gostei do Unity no Ubuntu,eu gosto mais do Xubuntu e do Lubuntu,para mim os melhores