PplWare Mobile

Tecnologia pioneira de condução autónoma do Nissan LEAF vence prémio de inovação

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Byte Bandit says:

    Com 300 Lidars…
    Qualquer dia temos de andar com óculos escuros como o Abrunhosa se não ficamos cegos 😐

  2. guilherme says:

    Deveriam era dar baterias novas a todos os compradores que ficaram com pisa papéis em casa!

  3. Ri says:

    Imaginem se a comma.ai tivesse uma equipa desta dimensão

  4. Max says:

    Trocando por miúdos. Na fase de testes o sistema de condução autónoma premiado atingiu o nível 4 de automação, ou seja, “Ends-off/ Eyes-off” em zonas de “geofencing” (cercadas por um muro, imaginário).
    Bem, mas isso também os Waymo, que circulam há bastante tempo nos EUA …
    Pois, mas nos EUA, os Waymo circulam em áreas urbanas, bem mapeadas e iluminadas.
    No UK, o sistema da Nissan & associados provou que podia circular em cenários de chuva, neblina, por ruas residenciais estreitas e estradas rurais sem linhas de marcação no chão, e provou a capacidade de previsão da interação com pedestres..
    E como é que isto foi conseguido? Com:
    – 13 a 14 câmaras de alta resolução espalhadas pelo carro, incluindo câmaras no tejadilho de longo alcance e nas laterais, para ângulos mortos
    – 6 sensores LIDAR
    – 9 a 10 radares
    – GPS de alta precisão
    – unidade de processamento da NVIDIA (com sistema de refrigeração)
    – antenas V2X (vehicle-to-everything, para permitir, por exemplo, falar com um semáforo inteligente antes de lá chegar
    – sistema de controlo de chassis ativo.
    E quando é que se vai ver isto traduzido num negócio, como os robotáxis, de nível 4 de automação? Parece haver ainda bastante trabalho, designadamente para tornar o hardware mais barato.
    E automóveis que se possa comprar? Provavelmente vai começar a ser utilizado, parcialmente, em carros da Nissan de nível 3 de automação.

    • Yamahia says:

      Ou como complicar o que é simples.

      • Max says:

        Nos robotáxis, dentro da cerca (“geofencing”) faz sentido – os Waymo estão-se a safar bem.
        A questão é que o pessoal pensa que pode comprar um carro relativamente barato, como um Tesla, com câmaras normais e andar por todo lado com condução totalmente autónoma (agora com uma assinatura de 100 €/mês, em vez de compra única de 7.000 €). É só reparar no equipamento do Nissan do post e no preço que há de custar e percebe-se por que é que os Teslas não passam do nível 2 (e na Europa ainda nem o licenciaram para nível 2).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.