PplWare Mobile

Na China, powerbanks móveis carregam carros elétricos em qualquer lugar de estacionamento

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. guilherme says:

    China está noutro nível, só os velhos do Restelo acham o contrário.

    • B@rão Vermelho says:

      Os velhos do Restelo sabem o que é viver em ditadura, do que vale ter tudo à tromba estendida mas sem liberdade?
      Mas é verdade a China está em outro nível, creio que nas grandes cidades este serviço não deve de adiantar muito, pensando que nas grandes cidades deve de haver vários carregadores, fora dos grandes centros deve ser muito interessante.

    • Ilmari says:

      tens de vir cá ver se gostas da liberdade que gozas…
      Abr.

      • guilherme says:

        Tinha a mesma ideia há 10 anos atrás, quando comecei a viajar para a China e a ter mais contacto com o povo chinês mesma aqui em Portugal e noutros países quando lhes fazia perguntas sobre isso, para eles era um não assunto ligado a politica que nada lhes dizia, com o tempo fiquei a perceber que eles não se metem em assuntos de política e não dão tanta relevância como nós a isso, são livres de entrar e sair do país e fazerem o que querem maior parte sai para estudar, negócios, férias e volta aliás preferem a China a maior parte dos países ocidentais.

        Aconselho a falar sobre isso com um chinês e vai perceber que é um não assunto, aliás eles sentem um orgulho na China que é raro ver noutras pessoas.a

        Querem é prosperar e isso a China tem facilitado e muito dos países que mais pessoas tirou da pobreza e até a classe média é dos que mais cresce.

        • B@rão Vermelho says:

          Pois eu conheço bastante bem a Ásia, e lá esta, “era um não assunto ligado a politica que nada lhes dizia”, uma pessoa sim é normal, duas pessoas sim, agora como dizes minguem quer saber de politica, acredita quem quer.

          Fazes lembrar os saudosistas da ditadura Portuguesa, “naquela altura havia respeito”, não não havia havia era medo, e medo nada tem a ver com respeito.
          Tenho um grande amigo que o pai chegava todos os dias bêbado a casa e batia a todos, achas que eles respeitavam o pai ou tinham medo dele?

          Independentemente da China estar em outro patamar, alias as grandes cidades Asiáticas estão em outro nível, as nossas cidades são históricas, e por isso atraem tantos turistas e as deles estão super modernas e atrai os turistas deste lado do mundo.

          A estratégia da China é fantástica, só é pena e ser uma ditadura.

      • Ivo says:

        Ilmari, falo com conhecimento de causa, pois viajo com frequência à China e tenho familiares a viver e trabalhar lá há vários anos. A realidade que conheço é bastante diferente daquela que muitas vezes nos chega através dos media ocidentais, sobretudo americanos e britânicos.
        Os chineses que conheço têm total liberdade para sair do país, estudar, viajar e eles regressam por vontade própria. Se o país fosse assim tão mau, certamente não o fariam. É útil comparar com lugares como a Coreia do Norte, onde a situação é completamente diferente.
        O povo chinês valoriza muito o progresso e a estabilidade. Aliás, o governo tem vindo a abrir o país ao mundo, incluindo programas que permitem a entrada temporária de turistas europeus e americanos sem necessidade de visto – justamente para combater preconceitos e mostrar a realidade por dentro.

        • Ilmari says:

          Se repararam disse tem de vir cá(!)…

          Estar na realidade de trabalho e de vivência.

          Claro que política para eles é um não assunto. Nada podem levantar a crista.
          Ninguém está a falar de entrar ou sair do País ou estudar. Não é a Coreia do Norte.
          Mas o controlo de movimentos e limitações existe e não é pouco.
          Está sim modernizado tem uma cultura fantástica e infra-estruturas que faz ver a Europa. Em desenvolvimento e segurança idem aspas, mas o controlo cedido é gritante.
          Tudo está feito para haver controlo. Não dá para criar ilusões.

          • Ivo says:

            Compreendo o teu ponto — quem vive aí dentro sente o peso do controlo de forma muito mais direta, e não estou a negar que ele existe. Mas a experiência que tenho através da minha família e das viagens que faço é um pouco diferente da imagem que muitas vezes chega cá.

            Por exemplo, parte da minha família vive em Xangai, e aquilo é tudo menos um ambiente onde as pessoas “aguentam porque não têm alternativa”. Há comunidades enormes de europeus — especialmente alemães — além de muitos americanos e japoneses a trabalhar e a viver lá há anos. Se o ambiente fosse realmente sufocante ou inseguro, seriam precisamente esses os primeiros a sair. Mas o que vejo é o contrário: muitos renovam contratos, constroem carreira e até levam a família.

            O que eles me descrevem é um quotidiano muito normal, com oportunidades, estabilidade e uma qualidade de vida que, em certas áreas, ultrapassa a de muitas cidades ocidentais. Isso não apaga as limitações políticas — e aí concordo contigo — mas ajuda a perceber porque é que para a maioria das pessoas que lá vive, incluindo estrangeiros, o tema não domina o dia‑a‑dia como domina aqui.

            Acho que estamos a falar de duas realidades que coexistem: há controlo, sim, mas também há um nível de desenvolvimento, segurança e previsibilidade que faz com que muita gente, chinesa e estrangeira, escolha ficar. E é essa nuance que às vezes se perde quando olhamos só de fora.

  2. ManuelRocha says:

    Algumas empresas, de reboques, já possuem carregadores móveis, para salvar carros que ficam, sem baterias, em locais remotos. Os seguros, pode ser de 2500-9000 euros anuais, acima dos outros, só por poderem usar, esse serviço, 2 vezes, por ano. Além de existirem limitações, nas localizações, onde existe esse serviço disponível.
    Não é um robot, automático, podendo ser um serviço futuro. Claro que o custo pode ser gigantesco, tudo em nome do ambiente… ou das produtoras energéticas.

    • Realista says:

      Mostra-me um seguro de €2500…

      Fiz agora uma simulação para um condutor com 18 anos, carta tirada hoje, a viver em Lisboa, com um Tesla Plaid S de 03/2026, proteção contra terceiros de €50.000.000, quebra isolada de vidros, €50.000 de proteção para ocupantes, 3 assistências em viagem e o valor não chegava aos €850/ano…

    • Realista says:

      Fiz simulação para um BMW 520i com 197cv… saiu mais caro.

      lol

    • JL says:

      Lá vem a invenção do custome.

  3. Nuno says:

    Não é novidade. No Dubai isso já existe à pelo menos 2 anos. Chamas o carregador móvel autónomo via App.

  4. Zulmira says:

    Alguem sabe o que vão a estas e outras baterias? É so porque porque estou preocupado com o ambiente e gostaria de saber.

  5. Yamahia says:

    Agora é que a BYD vai passar a VW.

  6. Grunho says:

    Muito jeitosos, esses power banks. Dão para levar no bolso?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.