YouTuber tentou descer uma montanha “usando só a gravidade”: até onde chegou o elétrico?
Colocando à prova o seu carro elétrico de 10 anos, um YouTuber iniciou a descida de uma montanha com pouquíssima bateria (1%, segundo ele), confiando que a travagem regenerativa iria ajudá-lo a terminar a viagem em segurança.
Com a infraestrutura de carregamento de carros elétricos a crescer, mas ainda longe de ser a ideal, não é inédito que os condutores se vejam abaixo do limite de 20% de bateria.
Um dos métodos para ganhar alguns quilómetros é usar a travagem regenerativa. Aliás, há rotas que são muito favoráveis a esta estratégia.
Usar a montanha como um "carregador gigante de bateria" de carro elétrico
O YouTuber Efficient Alex enfrentou uma descida de cerca de 15 km: de Brecon Beacons, no País de Gales, no Reino Unido, até Cardiff, a capital do País de Gales.
Nesse cenário, decidiu que queria ver se o seu Nissan EV com 10 anos poderia ganhar mais bateria do que aquela que consumia, testando se era possível partir com 1% de carga e sobreviver à viagem - mais ou menos...

Infografia da autoria de Super Car Blondie.
Conforme documentado no YouTube, o Efficient Alex acabou por usar quase 10% da carga, embora a travagem tenha regenerado 1,9%, o que significa que, no total, ele perdeu 8% na descida.
A regeneração funciona em períodos curtos, mas, no final das contas, não é suficiente para recarregar a bateria quando se desce uma montanha.
Disse o YouTuber, acrescentando estar "genuinamente surpreendido com o facto de isso não ter carregado a bateria de todo".
Hoje em dia, carros elétricos como os da Tesla podem percorrer alguns quilómetros com apenas 1% de bateria, o que significa que um teste deste tipo com um modelo mais moderno poderia ter resultados um pouco diferentes.





















grande coisa, o walter mitty já tinha feito isso de skate
Tinha 1%, na descida carregou 1,9% e perdeu 8%…preciso de estudar matemática novamente? Ou os elétricos continuam a rolar só que simplesmente vão até 100% negativo?
No meu tempo o orelhas era um camelo.. como lhe chamam nos dias do wokismo?
Areias, o nome do camelo
E o Guedes também fez de skate… Só que não era elétrico!!!
https://www.youtube.com/watch?v=5nTAn6E_flE
😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀
Eheh .Eu com um Tesla M3 SR ganhei 9% de bateria desde a torre na serra da estrela até á Covilhã . Então com um carro mais recente é possível recarregar bastante a bateria só descendo
Foste em agosto só pode. Gostava de ver os corajosos a usar travão e não travar com o motor a descer da torre..
Como é que o tesla trava com motor?
inversão no motor elétrico gera uma força eletromagnética oposta no motor, que desacelera as rodas sem o uso do composto de travagem. Isto é um princípio básico do modo de uso de um carro elétrico. o meu model 3 vai trocou as primeiras pastilhas de travão aos 111.000km.
Ao “Carregar” o motor gera resistencia, quanto maior energia produzida, maior a resistencia.
Teoricamente um motor electrico de 200 kW possui uma resistencia de 200 kW (268 hp).
Motor electrico e Gerador sao a mesma coisa, a direcao de energia é que muda.
É preciso travar com os travões a descer a serra ? não estamos a falar de híbridos, que ao fim de 500 metros já carregaram a bateria e portanto só travões físicos é que funcionam.
Trava da mesma maneira que o seu hibrido quando carrega a bateria hibrida.
“Carrega” para quem considerar ganhos de meia dúzia de kms algo de útil
É algo que se não tivesse o consumo era muito maior.
Foi á umas 3 semanas que fui. Aposto que nunca conduziste um para dizer isso! Claro que trava. Nunca ouviste falar na regeneração ? E os semi-trails … como funciona o travão elétrico da galera? Nem é preciso travar ; basta tirar o pé do acelerador. Alguém que vá lá e comprove .Se num Tesla meteres o destino Covilhã estando na torre, o carro mostra uma previsão de ganho de 10% de bateria até lá .Pelo menos aconteceu comigo e estava uma temperatura á volta dos 5 graus …
Muito estranho….
Segundo o JL, em AE a velocidades de 120km/h com a bateria a mais de 36% não se deve usar a regeneração ao retirar o pé do acelerador, pois corre-se o risco de em menos de 5 minutos a bateria ficar sobrecarregada a 100%!
Ah sim, onde ele disse isso ?
Andas sempre mal disposto….
Alegra-te homem….não entres em curto-circuito.
Eu mal disposto ? não entendi.
O Anung é que parece não estar bem, a “descarregar”para cima dos outros.
E explode ou ficas com bateria ilimitada? É tipo a estrela do Mário?
Olha outro, andam de carros que lhes dá agonia e depois tentam descarregar nos outros. LOOOL
A minha agonia é só de não ter um motor a diesel para acompanhar a bateria
Diesel é para tractores.
“A regeneração funciona em períodos curtos ” podera apanhou pouca descida, maioria do percurso nao é a descer.
Mesmo assumindo que era sempre a “descer”, perder 350m de altimetria em 15 km dá uma coisa bruta de 2.3% de descida média, isso é praticamente plano.
Que inteligente! Agora não precisas de gastar guito em cargas. Levas o carro até ao cimo de uma montanha e fazes o caminho todo à borla. Digam lá se os vossos a petróleo fazem isto.
Ate te digo mais, nem precisaa de carro. Salta do cimo da montanha que chegas ca em baixo ainda mais rapido
Um salto comunista…..
Se le fizer isso até chegar cá abaixo muitos bichos morrem há fome!
Pois não, mas os capitalistas exigem carro: “tens de gastar, tens de consumir, tens de desperdiçar, tens de poluir”. E este nem sequer polui, o que é suficiente para eles ficarem muito zangados com as pessoas. Não, não pode ser!
Tenho um ZOE e todos os dias subo a Serra da Estrela até às Penhas da Saúde.
No meu percurso de 25kms, gasto em média 25% de bateria em tempo quente e 30% no inverno.
A descer, recupero sempre 5% da bateria.
O que esse Youtuber demonstrou foi o mesmo que nada, visto que a montanha escolhida tem pouco declive e maioritariamente deve ter andado com o pé no acelerador para se conseguir deslocar.
https://www.youtube.com/watch?v=nILM_DEdBqM
A descer é fácil.
o LEAF velho foi o problema, num Ionic 5 descer uma aldeia de xisto até à ao castelo de Lousã (10 km) ganhei 1% de bateria.
Na Subida de volta gastei 20 km de bateria.
Resumindo, fazer 20km em linha reta ou metade a subir/descer num eléctrico acaba por ser a mesma coisa. Num veiculo a combustão já não é assim.